Gilson Machado visita a OAB-PE e defende isonomia no processo eleitoral

Em visita à sede da OAB Pernambuco, Gilson Machado, candidato à prefeitura do Recife pelo Partido Liberal (PL), discutiu a importância da participação ativa da OAB nas eleições, destacando a necessidade de garantir a isonomia do pleito. Gilson criticou o uso excessivo de recursos públicos em propagandas pela atual gestão, sugerindo que esse valor poderia ter sido empregado na construção de moradias populares. O ex-Ministro do Turismo também ressaltou suas realizações à frente da pasta e defendeu uma maior presença do governo municipal no centro da cidade para revitalizar o comércio local.

Gilson também aproveitou a oportunidade para relembrar seu período como Ministro do Turismo, ressaltando suas realizações à frente da pasta. Ele citou que, sob sua gestão, Recife foi colocado entre as 10 cidades inteligentes do mundo, em um projeto governamental desenvolvido pela Espanha, e que isso foi um passo importante para o reconhecimento internacional da cidade. “Recife tem um enorme potencial para crescer. Não faz sentido Recife estar atrás do Ceará em termos de recebimento de turistas. Maragogi, por exemplo, recebe mais turistas que nossa cidade. Isso precisa mudar,” afirmou.

Do JC.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o economista, professor, ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

O economista, professor, ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, participa, daqui a pouco, do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. Aos 81 anos, ele se prepara para disputar mais uma eleição. Será candidato a deputado federal pelo Cidadania, partido que é presidente no DF.

O podcast ‘Direto de Brasília’ vai ao ar logo mais, das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (14), o substitutivo apresentado pelo deputado Diogo Moraes (PSDB) que endurece as leis estaduais contra a adulteração de bebidas alcoólicas por metanol. O texto foi elaborado após uma série de casos de intoxicação registrados no país e unifica oito projetos de lei sobre o tema, apresentados por cinco parlamentares: Antônio Coelho (UB), Romero Albuquerque (UB), João Paulo Costa (PCdoB), Luciano Duque (SD) e Socorro Pimentel (UB).

Designado relator das propostas, Diogo Moraes apresentou um substitutivo que reúne as iniciativas em uma única legislação, com o objetivo de facilitar a execução e a fiscalização. O projeto estabelece normas e instrumentos de prevenção e combate à produção, distribuição e comercialização de bebidas adulteradas, além de medidas de proteção à saúde pública em casos de intoxicação. “Decidimos transformar essas propostas num único texto para facilitar a aplicação das leis, garantindo uma fiscalização mais enérgica e mais segurança à população sobre um produto tão prejudicial à saúde”, afirmou o parlamentar.

O texto define regras para rastreabilidade das bebidas e obriga a apresentação de laudos laboratoriais que comprovem a ausência de substâncias tóxicas. Também proíbe a adição de metanol na produção artesanal ou industrial e a venda de bebidas sem nota fiscal, com lacres violados ou armazenadas de forma inadequada. A proposta ainda determina que unidades de saúde notifiquem casos de intoxicação por metanol à Secretaria Estadual de Saúde e à Polícia Civil em até 24 horas, e prevê a criação de protocolos clínicos específicos. Após a aprovação na CCJ, o projeto segue para análise nas demais comissões antes de ir ao plenário.

O ex-prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), virou saco de pancadas na gestão dele, mas o tempo está mostrando que em algumas áreas ele acertou, como na educação. Um levantamento recente, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, divulgado neste ano, mostrou que Arcoverde ficou em 5º lugar no Nordeste e em 1º lugar em Pernambuco, superando grandes centros como Recife, Petrolina e Caruaru.

Os números refletem o resultado de um trabalho iniciado nos dois últimos anos da gestão de Wellington, já que ele foi eleito em 2022 e os avanços começaram a aparecer em 2023, se repetindo em 2024. O município se destacou no Ranking de Competitividade dos Municípios, no pilar que mede se o ensino público gera desenvolvimento humano e oportunidades reais. É um reconhecimento técnico, que vai além do discurso e reflete políticas que surtiram efeito.