Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
A Prefeitura de Camaragibe iniciou a entrega de kits escolares e mochilas para os 9.581 estudantes matriculados na rede municipal. A distribuição começou nesta segunda-feira (9), na Escola Municipal José Collier, na Vila da Fábrica, onde 547 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram os primeiros a receber o material. Segundo a Secretaria de Educação, a entrega seguirá um cronograma e deve contemplar todas as unidades escolares até o final deste mês.
O secretário de Administração, que acumula a pasta de Educação, Paulo Freitas, acompanhou a entrega e destacou a importância do material no processo de aprendizagem. “Ele dá ferramentas para as crianças, que vão ser usadas, não só em sala de aula, como também em casa. Hoje os pais também estão aqui e vão participar de uma reunião com a direção para entender a necessidade dessa parceria escola/família também na questão do cuidado com o material ao longo do ano”, afirmou. Os kits variam conforme o ano escolar e incluem itens como lápis, caneta, cola, giz de cera, borracha, tinta guache, lápis de cor, estojo, caderno e apontador.
Ainda nesta segunda-feira, o município empossou mais 11 professores aprovados em concurso público, que se somam a outros 194 docentes nomeados em junho do ano passado. A professora e intérprete de Libras Sheila Carvalho comemorou a nomeação e citou o foco pedagógico antirracista da rede municipal em 2026. “Dá um sentimento de satisfação e felicidade entrar numa rede municipal que se preocupa com a educação inclusiva. É esse caminho que precisamos construir para nossas crianças, que vão fazer uma transformação social”, declarou.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira (9) o envio da Proposta de Emenda da Constituição (PEC) que põe fim à escala 6×1 para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Segundo o parlamentar, após a análise do texto pelo colegiado, a proposta será encaminhada para debate em uma comissão especial da Casa. O deputado declarou que todos os setores serão ouvidos, “com equilíbrio e responsabilidade”, para que a melhor legislação seja entregue à sociedade.
“O mundo avançou, principalmente na área tecnológica, e o Brasil não pode ficar para trás”, disse Motta. As informações são do g1.
Leia maisO presidente da Câmara juntou uma proposta da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) que acaba com a escala 6×1 a um texto apresentado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), para análise em conjunto.
O objetivo central do texto de Erika Hilton é acabar com a possibilidade de escalas de 6 dias de trabalho e 1 de descanso — chamada de 6×1.
A iniciativa da deputada nasceu de uma mobilização do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que ganhou força nas redes e somou 1,5 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado que pede à Câmara dos Deputados a revisão da escala 6×1.
A PEC, que agora poderá ser discutida na Câmara, pretende alterar um trecho da Constituição que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.
A proposta de Erika Hilton prevê estabelecer que a jornada de trabalho normal:
Segundo o texto, as mudanças entrariam em vigor depois de 360 dias da eventual promulgação da PEC.
O governo e partidos da base do presidente Lula já disseram ser favoráveis a uma redução da jornada de trabalho. O encaminhamento anunciado por Motta nesta segunda é também um aceno ao Palácio do Planalto.
No Senado, uma PEC com teor semelhante ao texto de Erika Hilton já foi aprovado pela CCJ da Casa, mas ainda não foi pautado no plenário pelo presidente Davi Alcolumbre (União-AP).
Leia menos
O Governo de Pernambuco nomeou João Batista Alves como secretário executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil, função ligada à articulação política da gestão Raquel Lyra (PSD). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do último sábado (7). João Batista é aliado do ex-senador Armando Monteiro e irmão do vereador Gilberto Alves.
Ele presidia a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e foi substituído pelo então vice-presidente Paulo André Rabêlo. Advogado, João Batista também já exerceu o cargo de secretário municipal de Saneamento e atuou em funções no Senado Federal, na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e na Câmara dos Deputados.
“Desejo sucesso a João que assume uma nova missão em nosso governo depois da sua importante atuação na presidência da Jucepe e agora vai continuar contribuindo com Pernambuco em ações estratégicas na Secretaria da Casa Civil”, afirmou Raquel.
Após a publicação da matéria noticiando a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) que suspendeu pagamentos relacionados a um contrato de R$ 1,1 milhão para aquisição de kits pedagógicos na rede municipal, a Prefeitura de Arcoverde enviou uma nota ao blog informando que o procedimento já havia sido anulado administrativamente pelo próprio município antes da medida cautelar (vide anexo). A gestão afirma que não houve execução financeira após a anulação e que permanece à disposição dos órgãos de controle para prestar esclarecimentos.
Confira o comunicado na íntegra:
Leia mais“A Prefeitura de Arcoverde informa que, em relação ao contrato para aquisição de kits pedagógicos destinados à educação infantil, o procedimento já havia sido anulado na via administrativa pelo próprio Município, antes da decisão cautelar proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
Dessa forma, não houve execução financeira do contrato após a anulação administrativa, reforçando o compromisso da gestão com a legalidade, a boa governança e o zelo pelos recursos públicos.
A Prefeitura segue à disposição dos órgãos de controle para quaisquer esclarecimentos adicionais”.
Leia menos
Por Alex Fonseca – Blog da Folha
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), voltou a comentar, nesta segunda-feira (9), a especulação de que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) pode não ser mantido na chapa majoritária do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Lula e Alckmin trocaram afagos no encontro do PT em Salvador, na Bahia, na semana passada, mas nenhum dos dois cravou como ficará a configuração da chapa.
“Acho que não só é importante para o nosso partido ele como vice, mas eu acho que faz bem ao Brasil ter Alckmin como vice”, declarou o prefeito.
Leia maisJoão Campos, que também participou do encontro do PT, preside o PSB, partido de Alckmin e é um defensor da manutenção da aliança entre os dois. Na semana passada, o prefeito recifense chegou a dizer que “não se mexe em time que está ganhando”, ao comentar a possibilidade do vice-presidente não entrar na chapa de Lula.
Leia menos
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, vai solicitar ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que assuma a intermediação das negociações entre o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) e o Governo do Estado. A iniciativa trata da implementação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e do reajuste salarial de 33,33%, relacionado ao aumento da jornada de trabalho e já reconhecido pelo próprio tribunal. A categoria pede que o TJPE instaure audiência de conciliação e mediação.
O pedido foi feito pelo Sinpol diante da dificuldade de diálogo com o Executivo estadual. Em reunião com Álvaro Porto, nesta segunda-feira (9), na Alepe, o presidente do sindicato, Áureo Cisneiros, afirmou que a categoria cobra desde agosto do ano passado a implementação da Lei Orgânica. “Numa reunião que fizemos com entidades da sociedade e também deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, representantes do Governo Estadual informaram que o projeto estaria em fase final de elaboração e que seria apresentado ‘nos próximos dias’ à Assembleia. Mas já se passaram mais de seis meses e isso não ocorreu”, disse. Segundo o sindicato, também foi enviado ofício à governadora em 30 de dezembro de 2025 solicitando reunião para tratar do reajuste, mas não houve resposta. “Estamos sem qualquer sinalização de abertura de diálogo”, afirmou.
Álvaro Porto declarou que a solicitação dos policiais é necessária para assegurar segurança jurídica, valorização profissional e cumprimento da legislação nacional. “Estas condições são fundamentais para a estabilidade institucional e o eficiente funcionamento da segurança pública em Pernambuco”, afirmou. O parlamentar disse ainda que a Alepe pretende contribuir com a construção de soluções por meio do diálogo e do respeito às instituições.
Pesquisa Real Time Big Data sobre a eleição presidencial de 2026 divulgada nesta segunda-feira (9) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) à frente nas intenções de voto.
Em um primeiro cenário, Lula aparece com 39% das intenções de voto e Flávio, com 30%. Com 20 pontos percentuais a menos, vem o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 10%. As informações são da CNN.
Leia mais
Segundo cenário
Em um segundo cenário — com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), no lugar de Ratinho —, Lula aparece com 40%; Flávio, 32%; e o governante goiano com 6%.
Pela margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Caiado aparece empatado tecnicamente com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 4%.

Terceiro cenário
A Real Time Big Data também testou o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).
Neste cenário, Lula aparece com 40%; Flávio, 32%; e o governante gaúcho, com 5%, em empate técnico com Zema (4%) e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo (3%).

Metodologia
A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 2.000 eleitores em todo o território nacional, entre os dias 6 e 7 de fevereiro, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-06428/2026.
Pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, o prefeito João Campos alimenta a expectativa de poder contar com a Federação União Progressista no seu arco de alianças, no pleito deste ano. Nesta segunda-feira (9), o socialista aposta nas articulações do presidente do União Brasil, Miguel Coelho, para também conseguir o apoio do presidente do PP e da federação, deputado Eduardo da Fonte. Miguel e Eduardo são pré-candidatos ao Senado, mas o progressista é aliado da governadora Raquel Lyra (PSD). As informações são do Blog Dantas Barreto.
“Existe a Federação União Progressista e, claro, a partir do momento que é homologada no TSE, passa a ter um comando unificado. Quem estiver no PP ou no União, a decisão que a federação tomar vai ser seguida pelo conjunto de partidos. Acredito na condução de Miguel Coelho dentro da federação”, disse João Campos.
Leia maisO prefeito voltou a destacar as presenças de três pré-candidatos ao Senado, ao seu lado no Baile Municipal do Recife, sábado passado, afirmando que fazem parte do time que estará junto na campanha eleitoral.
“É importante a gente ter clareza dos times construídos, da posição de cada um estar jogando, se posicionando. A gente tem um grupo político da Frente Popular e esse grupo está representado pelas lideranças. Fiz questão de citar as presenças de Miguel Coelho, Silvio Costa Filho e de Marília Arraes, que são pré-candidatos e colocam seus nomes ao lado da Frente Popular, da qual também faço parte. São nomes que estão com a gente e acredito esse time vai caminhar e fazer muito ainda pelo Estado”, ressaltou.
Quanto a não ter citado o senador Humberto Costa (PT), João Campos esclareceu que o petista ficou em Salvador, mas que conversaram durante a comemoração dos 46 anos do PT, , na Capital baiana. “Humberto é senador e candidato à reeleição”, assinalou. Na semana passada o senador disse que há uma tendência de aliança com o socialista em Pernambuco, mas o partido ainda está avaliando e aguardando a posição da direção nacional.
João Campos ainda reiterou a defesa para Geraldo Alckmin (PSB) continuar na vice do presidente Lula, apesar de o PT estar propondo que seja candidato a governador de São Paulo. “Time que está ganhando a gente não mexe. Acredito que Alckmin é um grande vice e acho que não é que seja é importante para o nosso partido ele como vice, mas eu acho que faz bem ao Brasil ter Alckmin como vice”, insistiu.
CRAS
As declarações do prefeito João Campos foram dadas durante a inauguração do segundo Centro Arrecifes do Recife, no bairro de Afogados. O novo equipamento amplia a rede de proteção social básica do município, fortalecendo políticas de inclusão social, produtiva e digital, com capacidade para atender até cinco mil famílias. O investimento para implantação do equipamento foi de cerca de R$ 3,1 milhões.
O espaço vai ofertar serviços como atendimento do CRAS, Cadastro Único, acompanhamento psicossocial, qualificação profissional, inclusão digital, orientação jurídica e ações de fortalecimento de vínculos comunitários.
Leia menos
Diário de Pernambuco
O Instituto Nacional Meteorológico (Inmet) atualizou, na manhã de hoje, o alerta de chuvas para todo o estado de Pernambuco, com validade até o final noite da terça. Para 51 municípios do Sertão o alerta é laranja, com grau de severidade de ‘Perigo’, e acúmulo entre 30mm e 60mm, a hora, ou 50mm e 100mm, o dia.
Os outros 133 municípios pernambucanos estão com alerta amarelo, de ‘Perigo Potencial’, abrangendo Região Metropolitana do Recife, zonas da Mata Norte e Sul, Agreste e parte do Sertão. Confira as localidades do Sertão com risco de chuvas intensas nesta segunda e terça-feira:
Leia mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que se o presidente norte-americano, Donald Trump, soubesse do seu “parentesco com Lampião” não provocaria o Brasil. A declaração, em tom de brincadeira, foi feita durante uma cerimônia no Instituto Butantan, em São Paulo. Em seguida, Lula afirmou não querer briga com o norte-americano, já que haveria o risco de o Brasil ganhar.
“Quando eu viajar [para os EUA], eu sou muito teimoso e sou muito tinhoso, sabe? Se o Trump conhecesse o que é a sanguinidade de Lampião de um presidente, ele não ficaria provocando a gente”, argumentou. As informações são do portal G1.
Leia maisLula ainda ponderou que o trabalho do Brasil é “na construção da narrativa” sobre a importância do multilateralismo para o mundo. “Eu não quero briga com ele, não sou doido, vai que eu brigo e eu ganho, o que eu vou fazer? Então, a briga do Brasil é a briga da construção da narrativa, nós queremos mostrar que o mundo não pode prescindir do multilateralismo”, justificou.
Na sequência, o presidente ressaltou que foi o multilateralismo que garantiu a paz em uma parte do mundo. “Nós precisamos provar, num debate político, que foi o multilateralismo, depois da Segunda Guerra Mundial, que criou uma harmonia entre os Estados, e que permitiu que a gente vivesse em paz até agora, pelo menos numa parte do mundo. O unilateralismo imposto pela teoria que de que o mais forte pode tudo contra o mais fraco, a nós, não interessa”, argumentou.
Leia menos
A Prefeitura do Recife anunciou, hoje, a realização de concurso público para a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), com 400 vagas. Ainda segundo a prefeitura, o edital previsto para ser lançado no início do segundo semestre de 2026. As provas deverão ser aplicadas até o fim do ano.
Atualmente, a corporação conta com 1.632 agentes na ativa. A iniciativa integra o processo de reestruturação da segurança pública municipal e atende à necessidade de ampliação do efetivo, que passará a atuar com armamento letal a partir de 2026. As informações são do Diário de Pernambuco.
Durante o anúncio, o prefeito João Campos (PSB) destacou a importância do concurso para o fortalecimento da Guarda Municipal e da segurança da cidade. Segundo ele, a medida permitirá uma recomposição significativa do efetivo e a ampliação das ações de segurança no município.
Enquanto o relator no Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, mantém sigilo total dos dados do Banco Master e de Daniel Vorcaro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que acompanha as investigações, deve requisitar o compartilhamento desses documentos nesta quarta-feira (11), durante votação de requerimentos. As informações são do blog do Valdo Cruz.
No mesmo dia, a comissão vai estar com a direção da Polícia Federal (PF) e com o presidente do STF, Edson Fachin. Em 15 de janeiro, o Senado criou um grupo de trabalho para acompanhar as investigações e apurações relacionadas a irregularidades atribuídas ao Banco Master. O grupo de trabalho pode convocar autoridades, além de realizar visitas institucionais.
Leia maisSegundo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da CAE, a Comissão do Master quer o compartilhamento dos dados sigilosos para evitar que haja uma blindagem das investigações e alguns documentos não sejam analisados.
“Não podemos permitir que esse caso seja abafado. Devemos votar nesta quarta o compartilhamento de dados sigilosos do Banco Master, mesmo dia em que vamos conversar sobre isso tanto na PF como no Banco Central”, afirmou o senador Renan Calheiros. A comissão já esteve com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
No BC, a orientação é para colaborar com a comissão, como tem sido no relacionamento com o STF e o Tribunal de Contas da União (TCU). Causou desconforto, porém, uma mensagem publicada pelo presidente da CAE em que ele faria uma ameaça indireta a Galípolo.
O senador citou que um presidente do BC já saiu preso do Congresso e afirmou esperar que isso não venha a se repetir, acrescentando confiar no apoio do presidente do Banco Central.
Interlocutores de Gabriel Galípolo destacam que o BC agiu de forma técnica desde o início e que não poupou Daniel Vorcaro, dono do Master, que acionou sua rede de apoio político para tentar evitar, sem sucesso, a liquidação do Master.
Esses mesmos interlocutores afirmaram que, se houve alguma falha, a comissão de sindicância vai esclarecer onde poderia ter ocorrido e como evitá-la no futuro.
Leia menos