Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
O São João de Petrolina tem sido alvo de críticas por parte da imprensa local, que aponta problemas na organização do evento, reclamações de barraqueiros e tratamento diferenciado entre profissionais da imprensa e influenciadores convidados.
O jornalista Carlos Britto, do Blog do Carlos Britto, afirmou que o evento “coleciona insucessos e uma sequência de erros que não dá para ignorar”, citando os cachês milionários pagos a artistas de fora, a concentração de atrações em uma mesma noite e falhas na estrutura que, segundo ele, teriam contribuído para um público menor no Pátio Ana das Carrancas. O comunicador também exibe imagens que mostram áreas do espaço de shows com baixa ocupação e relata prejuízos enfrentados por comerciantes.
Além das críticas de Britto, jornalistas que cobriram o evento também reclamaram das credenciais disponibilizadas à imprensa local. Segundo relatos, os profissionais receberam pulseiras com acesso restrito, enquanto influenciadores convidados tiveram acesso ampliado a diferentes áreas da festa. “Uma pulseira simples que não dá acesso a nada, que só dá acesso com um supervisor do evento até para acessarmos a sala de imprensa”, disse um dos jornalistas. Outro questionou: “A imprensa de fora teve todas as pulseiras possíveis para eles. Por que isso? Eles são mais profissionais que nós?”.
Britto também mencionou nomes como Virginia Fonseca e Léo Dias ao criticar o tratamento diferenciado dado a influenciadores. Até o momento, a Prefeitura de Petrolina não se pronunciou. O espaço segue aberto para manifestação.
O governo brasileiro confirmou neste sábado (27) o envio de um quarto voo humanitário para a Venezuela, em apoio às operações de resposta aos terremotos que atingiram o país e provocaram destruição extensa em Caracas e em outras cidades desde a última quarta-feira (24).
A aeronave deve partir na tarde deste domingo (28) da Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, com 35 bombeiros militares dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os profissionais vão reforçar as equipes brasileiras que já atuam principalmente no município de Vargas, no estado de La Guaira, uma das áreas mais atingidas pelos tremores. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisSegundo o governo federal, a missão humanitária brasileira iniciou neste sábado (27), logo após a chegada à Venezuela, as operações de apoio às autoridades locais. A equipe é coordenada pelo diretor de Preparação e Socorro da Defesa Civil Nacional, Armin Braun.
Mesmo diante de dificuldades logísticas, os brasileiros resgataram ao menos duas pessoas com vida e atuam no resgate de uma criança sob os escombros, de acordo com o comunicado. As operações seguem em andamento.
A primeira equipe brasileira enviada para apoiar a resposta à emergência decolou ontem (26), da Base Aérea de Guarulhos, em aeronave KC-390 Millennium da FAB. O avião pousou às 23h40, no horário de Brasília, na Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay.
O segundo voo partiu neste sábado (27), às 11h50, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com hospital de campanha e purificadores de água. A chegada prevista era para as 22h, no horário de Brasília.
Já o terceiro voo decolou também no sábado, às 17h45, com kits de medicamentos e módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha. A previsão de chegada era às 22h40, no horário de Brasília. A operação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5, seguidos de cerca de 20 réplicas, provocaram desabamentos de edifícios em Caracas e em outras cidades venezuelanas. Segundo informações divulgadas pelas autoridades do país, ao menos 1.400 pessoas morreram. O número de vítimas ainda pode aumentar à medida que avançam as operações de busca e salvamento.
Diante da gravidade da situação, as autoridades venezuelanas decretaram estado de emergência nacional e fizeram um apelo à comunidade internacional por assistência humanitária.
Leia menos
O empresário Ricardo de Belo anunciou apoio ao grupo político liderado pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), e pelo prefeito de Casinhas, Lúcio Silva (União Brasil). A declaração foi feita na última quinta-feira (25), durante o São João de Surubim, em entrevista ao comunicador Jota Santos, do Programa Microfone Aberto. Candidato à Prefeitura de Casinhas em 2016, Ricardo integrou posteriormente o grupo do então prefeito João Camêlo e agora oficializou seu novo posicionamento político.
Ao comentar a decisão, o empresário afirmou que acompanhou o desenvolvimento do município e elogiou a gestão de Lúcio Silva, que deu continuidade à administração da ex-prefeita Juliana de Chaparral. “Estamos juntos com Lúcio, que vem realizando um belíssimo trabalho em Casinhas, dando continuidade à gestão da ex-prefeita Juliana de Chaparral. Como cidadão casinhense, acompanho esse desenvolvimento e não poderia deixar de parabenizar esse trabalho. Estamos juntos”, declarou.
O Comitê de Luta em Defesa do Canal do Sertão, que tem como um dos coordenadores o ex-deputado estadual e pré-candidato a federal, Antonio Fernando, deu dois passos importantes por mais segurança hídrica para os Sertões Central, do Araripe e do São Francisco. A semana começou reunindo mais de 200 lideranças regionais numa audiência pública, em Petrolina. Ontem (26), o Comitê teve a confirmação de que o documento do encontro será encaminhado diretamente ao presidente Lula.
A confirmação veio por meio da senadora Teresa Leitão (PT) que, na condição de nova Líder do Governo no Senado, recebeu o documento e vai encaminhá-lo ao presidente da República. A senadora Teresa foi colega de Antonio Fernando na Assembleia Legislativa, e conhece o projeto do Canal do Sertão, defendido diversas vezes no Plenário da Alepe pelo ex-deputado e atual coordenador do Comitê. As informações são do Blog do Silvinho.
Leia maisAo final da audiência pública, realizada no auditório da Codevasf, em Petrolina, foi aprovada a “Carta dos Sertões”, documento em apoio e defesa da obra do Canal do Sertão. O projeto, que prevê o abastecimento de água para consumo humano, pecuária e irrigação, é uma luta de mais de 30 anos de Antonio Fernando, e tem grande potencial econômico e social para o semiárido pernambucano.
O encontro também teve a participação da presidente da Comissão Especial em Defesa do Canal do Sertão, da Alepe, deputada Socorro Pimentel. A proposta é captar água do lago de Sobradinho, na Bahia, para abastecer 17 municípios – Casa Nova (BA) e Ouricuri, Araripina, Ipubi, Bodocó, Exu, Moreilândia, Granito, Cedro, Serrita, Parnamirim, Santa Cruz, Dormentes, Afrânio, Santa Filomena, Trindade e Petrolina, em Pernambuco.
O Canal do Sertão será a maior obra hídrica da história de Pernambuco. Com uma área de 33 mil km², o canal poderá beneficiar uma população superior a 800 mil habitantes, gerar cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, e garantir um faturamento total acima de R$ 15 bilhões por ano. Além de tudo isso, poderá viabilizar economicamente a Ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, que está interrompido pelo Tribunal de Contas União (TCU) por falta de viabilidade de cargas.
Leia menos
Além de atingir a Mata Norte de Pernambuco, fortes chuvas também acometem a Paraíba neste sábado (27). O volume de precipitação foi tão intenso que causou um alagamento parcial no quilômetro 116 da BR-101, que liga o território paraibano ao pernambucano. As informações são do Diário de Pernambuco.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a via alagada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a corporação realizou uma interdição parcial no trecho, que fica na altura da cidade de Alhandra, na Paraíba.
Máquinas estão no local realizando a limpeza da pista. Ainda de acordo com a PRF, não houve registro de alagamentos na BR-101 em Pernambuco. A via foi completamente liberada por volta das 18h, segundo a corporação.
A CazéTV afirmou neste sábado (27) que as mudanças anunciadas pela empresa ontem (26) sobre os comerciais de bets durante suas transmissões da Copa do Mundo “vão ao encontro dos pontos destacados pelo Conar“.
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou ontem (26) a suspensão das publicidades de bets na CazéTV que o órgão avalia serem abusivas. As informações são do Poder360.
Leia mais“As mudanças implementadas pela CazéTV nos últimos dias na forma como realiza ativações de marcas de apostas já vão ao encontro dos pontos destacados pelo Conar. Recebemos a manifestação com tranquilidade e responderemos ao órgão dentro do prazo estabelecido, detalhando as medidas que já adotamos”, diz a empresa.
A liminar assinada por Luiz Celso de Piratininga Jr. ainda será analisada pelo Conselho de Ética do Conar. De acordo com informações do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, o conselheiro do Conar afirmou que a “combinação de odds e apostas em lances iminentes pode levar ao erro sobre informação central da oferta, inclusive induzindo a confusão sobre a probabilidade e possibilidade de ganho”.
Apesar de as bets patrocinarem diversos eventos e terem acordos com outras empresas de mídia que também transmitem as partidas da Copa, o debate está concentrado na CazéTV. Uma das críticas se deve à forma como algumas publicidades de casas de apostas aparecem nas transmissões.
Durante as transmissões, é comum ver um anúncio dizendo que a odd de um acontecimento no jogo, como um gol de Vini Jr., aumentou. Para críticos, trata-se de um incentivo para apostar. Ao falar que decidiu adotar um “padrão mais específico e conservador para ativações de marcas de apostas”, a CazéTV dá a entender que a mudança é nesse sentido.
Eis a íntegra da nota divulgada pela CazéTV em 27 de junho:
“As mudanças implementadas pela CazéTV nos últimos dias na forma como realiza ativações de marcas de apostas já vão ao encontro dos pontos destacados pelo CONAR.
Recebemos a manifestação com tranquilidade e responderemos ao órgão dentro do prazo estabelecido, detalhando as medidas que já adotamos.
Acreditamos que o mercado de apostas esportivas no Brasil ainda está em processo de amadurecimento e que esse debate contribui para a evolução das práticas do setor. Foi com esse espírito que decidimos adotar um novo padrão para ativações desse segmento.
Reforçamos que toda a publicidade veiculada pela CazéTV observa a legislação brasileira, as diretrizes do Conar e é realizada exclusivamente com operadoras licenciadas e autorizadas pelo Ministério da Fazenda.”
Leia menos
Um vídeo enviado ao blog neste sábado (27) mostra os transtornos provocados pelas fortes chuvas em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Nas imagens, moradores empurram um carro que ficou imobilizado ao tentar atravessar uma rua alagada. Outros veículos passam com dificuldade pelo trecho, enquanto a água chega à altura da canela de pedestres. Outro vídeo mostra uma das ruas do município completamente alagada, sem movimentação de pedestres e veículos.
Timbaúba registrou um dos maiores acumulados de chuva do estado nas últimas 24 horas, com 69,4 milímetros, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O município ficou atrás apenas de Abreu e Lima, que contabilizou 73,4 mm no período.
A Apac também informou que o Rio Capibaribe Mirim atingiu a cota de inundação, em Timbaúba, com possibilidade de impactos no próprio município e em cidades vizinhas, como Itambé e Goiana.
Em nota, a Prefeitura de Timbaúba informou que as chuvas provocaram alagamentos em diferentes bairros da área urbana e também na zona rural. Segundo a gestão municipal, equipes foram mobilizadas desde as primeiras horas da manhã para monitorar as áreas mais afetadas, prestar assistência às famílias e realizar ações emergenciais. A prefeitura orienta que a população evite áreas alagadas, não tente atravessar vias inundadas e acompanhe os avisos dos órgãos oficiais enquanto persistirem as chuvas.
Pivô da crise do Partido Liberal no Ceará, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL) rebateu o vídeo gravado por Michelle Bolsonaro e classificou a gravação como “infeliz”. Segundo ele, ela já havia se comprometido a apoiar aliança com Ciro Gomes em abril.
“Política exige maturidade para lavar roupa suja em casa e cumprir acordos publicamente”, afirmou o deputado. Alcides é pai de André Fernandes, presidente do PL do Ceará e que foi criticado por Michelle no vídeo também. “Me surpreendeu você dizer publicamente que não negocia valores e princípios, criticando nossa aliança com o Ciro, mas no dia 14 de abril, em uma reunião fechada entre você, Altineu [Côrtes], André e Valdemar [da Costa Neto], na sua sala, você disse que toparia fazer aliança com Ciro”. As informações são do UOL.
Leia maisA condição de Michelle, segundo Alcides, seria lançar Priscila Costa como candidata ao Senado. No vídeo divulgado nesta semana, a ex-primeira-dama questiona por que “só a mulher tem que ceder?”. “Os valores são mesmo inegociáveis? Ou todo esse estardalhaço contra nós, e esse enorme prejuízo na campanha do Flávio Bolsonaro, foi apenas uma tentativa de criar um caos para impor uma vontade particular sua?”, disse o deputado.
Pré-candidato ao Senado, Alcides defende a aliança do PL com Ciro Gomes. O apoio do partido foi o pivô da crise que levou Michelle a gravar um vídeo em que diz que Flávio Bolsonaro (PL) a maltratou e a humilhou. A ex-primeira-dama é contra a aliança e, além disso, defende que a candidata ao Senado no Ceará seja Priscila Costa, atual vice-presidente do PL Mulher.
Alcides disse que falta para Michelle conhecimento sobre realidade do estado. Segundo o deputado, o vídeo da ex-primeira-dama “tenta descredibilizar todo esforço realizado nos últimos anos” para tirar o PT do poder no estado. “Infelizmente, a direita sozinha ainda não possui a força necessária para derrotar o PT. Seria um sonho, mas a realidade é outra”, afirmou.
Alcides citou ainda reuniões que integrantes do PL Ceará fizeram com Jair Bolsonaro. Um desses encontros teria ocorrido no ano passado, antes do ex-presidente ser preso. Segundo ele, o apoio a Ciro, que é pré-candidato ao governo pelo PSDB, não se trata de “traição de valores”, mas sim de “ter a grandeza de entender que, no momento de guerra, a nossa prioridade é derrotar o mal maior”. Em uma outra conversa, segundo o deputado, Bolsonaro teria dito que Alcides seria o candidato ao Senado.
O UOL procurou Michelle, o presidente do PL nacional Valdemar da Costa Neto e o deputado Altineu. Caso haja respostas, o texto será atualizado.
Leia menos
A convite do prefeito de Vertentes, Rael Ferreira, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, neste sábado (27), de café da manhã que reuniu vereadores e lideranças políticas, correligionários e apoiadores do grupo político liderado pelo gestor municipal. O deputado federal Mendonça Filho também marcou presença.
De acordo com Porto, a confraternização possibilitou o reencontro com amigos e com a população de Vertentes. “Estar ao lado de Rael, de seu grupo político e do deputado Mendonça Filho, num encontro com tanta gente querida é sempre uma satisfação. É também a certeza de que nossa parceria tem proporcionado resultados positivos para os moradores do município”, disse.
O prefeito destacou que o trabalho dos parlamentares tem assegurado benefícios e avanços a Vertentes. Segundo Rael, o deputado Álvaro Porto já destinou mais de R$ 2 milhões em emendas, viabilizando a aquisição de veículos que fortalecem os serviços públicos do município. O gestor reiterou apoio aos projetos de reeleição de Porto e Mendonça.
POMBOS – Ontem (26), Álvaro Porto esteve no município de Pombos onde se encontrou com o ex-prefeito Dr. Marcos, vereadores, ex-vereadores e lideranças locais. “Temos percorrido várias regiões do estado, dialogando e reafirmando compromissos com antigos e novos correligionários. A partir dos nossos mandatos, temos trabalhado em favor da Mata, do Agreste, do Sertão, do Grande Recife e com Pombos não seria diferente”, observou o deputado.
O número de mortos após os terremotos de quarta-feira (24) na Venezuela chegou a 1.430 neste sábado (27), informou o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez.
Outras 3.200 pessoas ficaram feridas e 3.142 ficaram desabrigadas devido ao desastre, acrescentou ele na televisão estatal. Desde os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 de quarta-feira, 430 réplicas foram registradas no país, com o estado de La Guaira sendo a região mais afetada. As informações são da CNN Brasil.
Leia maisRodríguez acrescentou que pelo menos 7.500 triagens médicas foram realizadas e mais de 12 mil atendimentos foram prestados na área afetada pelos tremores.
A informação chega após a presidente interina, Delcy Rodríguez, fazer comentários sobre os esforços de busca e resgate em andamento após os fortes tremores que atingiram o país.
Em uma transmissão pela televisão estatal realizada mais cedo neste sábado, no horário local, ela informou que mais dez países se unirão aos esforços de busca por sobreviventes. “Equipes de resgate vieram de todo o país para ajudar na busca pelos venezuelanos e venezuelanas que ainda estão vivos”, anunciou ela.
“Quero também dizer que a Venezuela não está sozinha. Recebemos a mão amiga do mundo. Gostaria de informar ainda que equipes de mais países chegarão nas próximas horas e que, entre agora e amanhã, praticamente outros dez países se juntarão a esses esforços de resgate”, acrescentou.
Mais de 1.600 socorristas de várias partes do mundo chegaram à Venezuela neste sábado para apoiar as operações de busca e resgate. Eles chegaram em 17 voos, informou Oliver Blanco, vice-ministro da Venezuela para a Europa e a América do Norte.
“É esperada a chegada de mais 25 voos nas próximas 24 horas. Agradecemos o apoio e a solidariedade da comunidade internacional nestes tempos de incerteza para os venezuelanos”, acrescentou Blanco em uma publicação na rede social X.
Equipes de países como México, Estados Unidos, El Salvador, Suíça, Colômbia, Espanha, Equador, Chile, República Dominicana e Panamá juntaram-se às buscas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na quinta-feira (25) que conversou com Delcy Rodríguez e reafirmou o compromisso do Brasil de ajudar o país vizinho após os terremotos que atingiram a região.
Lula anunciou em publicação nas redes sociais, na sexta-feira (24), que o Brasil enviará 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e outros quatro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Leia menos
No podcast da próxima terça-feira, o advogado Chistopher Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, fala com exclusividade sobre o seu livro “E manchado de sangue terás que crescer: uma vida de lutas”, obra que resgata a saga da família no exílio e a trajetória pessoal ligada à história do Brasil, ganhando força a partir das investigações sobre a morte de seu avô, o ex-presidente João Goulart.
Ele vai lançar o livro em Brasília no próximo dia 2, no Sebo Café Amado Jorge, no Cruzeiro, ao lado do seu pai João Vicente Goulart, que na mesma ocasião também autografa “Sonhos de amor, luta e existência”.
Leia maisNa obra, Christopher Goulart reúne memórias pessoais e familiares, tendo como ponto de partida a trajetória do avô, deposto pelo golpe militar de 1964. O autor também aborda a investigação sobre as circunstâncias da morte de João Goulart no exílio e reflete sobre o impacto desse legado em sua própria história.
Christopher nasceu em Londres durante o exílio da família e foi o único neto que João Goulart conheceu em vida. Filho de João Vicente Goulart, o jornalista afirma que sua trajetória sempre esteve ligada à memória do ex-presidente e ao período de exílio vivido por sua família.
O podcast Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além da LW TV, de Arcoverde.
Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.
Leia menos
A Prefeitura de Araripina entregou, ontem (26), a ampliação e a reestruturação da Escola Nucleada Reis Ricardino, localizada na comunidade da Serra do IPA, na zona rural do município. A unidade recebeu cinco novas salas de aula, além de melhorias na estrutura física.
De acordo com a gestão municipal, a obra também incluiu a construção de um novo complexo de banheiros masculinos e femininos, a modernização da rede elétrica e serviços de pintura e reforma do prédio.
Leia maisA entrega contou com a presença de autoridades municipais, professores, estudantes, lideranças comunitárias e moradores da região. Durante a solenidade, o prefeito Evilásio Mateus afirmou que a ampliação da escola faz parte dos investimentos da gestão na rede municipal de ensino.
“Estamos entregando uma escola mais ampla, moderna e preparada para receber nossos alunos com dignidade. Nosso compromisso é continuar fortalecendo a educação em todas as comunidades do município, oferecendo espaços adequados para o aprendizado e valorizando nossos estudantes e profissionais da educação”, disse.
Na ocasião, o prefeito também anunciou a intenção de construir uma quadra poliesportiva para a escola. Segundo ele, a administração municipal iniciará a busca por recursos para viabilizar a obra. “Podem começar a procurar um terreno. A Prefeitura vai trabalhar para buscar os recursos necessários e construir uma quadra poliesportiva para esta escola. Queremos oferecer também um espaço para o esporte, lazer e integração dos nossos estudantes”, afirmou.
Leia menos