Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
A pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT) participou, neste domingo (28), de mais uma plenária regional do movimento de escuta popular Chega Junto Pernambuco, realizada em Palmares, na Mata Sul. O evento reuniu o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), além de parlamentares, prefeitos, vereadores, representantes de movimentos sociais e moradores da região.
Em seu discurso, Marília dedicou atenção especial à realidade da Mata Sul, ressaltando a dívida histórica do país com a região, marcada pelo trabalho de gerações de homens e mulheres da cana-de-açúcar. Para ela, chegou o momento de transformar esse reconhecimento em políticas públicas que promovam desenvolvimento, geração de oportunidades e segurança para quem vive na região.
Leia maisA pré-candidata também defendeu a conclusão das barragens previstas para a Mata Sul como medida fundamental para enfrentar os impactos das enchentes que historicamente atingem os municípios da região. Marília também afirmou que as obras poderão ser viabilizadas caso haja alinhamento entre os governos federal e estadual e a base aliada no Congresso Nacional.
Marília também afirmou que a eleição para o Senado será decisiva para os rumos do país nos próximos oito anos e pediu que a população acompanhe com atenção a escolha dos representantes da Casa. Ainda, a pré-candidata disse que o enfrentamento à violência contra a mulher será uma das prioridades de seu eventual mandato. “Sou a única mulher pré-candidata ao Senado nesta eleição e quero dizer que nossa meta é que nenhuma mulher perca a vida apenas por ser mulher. Também queremos que nenhuma mãe perca seus filhos para as drogas e que todas tenham orgulho de ver seus filhos conquistando oportunidades e um futuro melhor”, afirmou.
Ao encerrar sua participação, Marília associou a construção da chapa ao legado político de Miguel Arraes, Eduardo Campos e do presidente Lula, destacando que a união das forças políticas representa um projeto de continuidade das políticas voltadas à redução das desigualdades e ao desenvolvimento de Pernambuco.
“Quem sabe de onde veio não se perde no meio do caminho. É por isso que estamos do lado de Lula, porque compartilhamos os mesmos princípios, os mesmos ideais e o compromisso de construir um Pernambuco mais justo para todas as pessoas”, concluiu.
Durante o evento do programa de escuta popular Chega Junto, realizado neste domingo (28), em Palmares, na Mata Sul, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) apresentou a proposta de criar um programa para zerar o IPVA de motocicletas utilizadas por moradores da zona rural. Segundo João, a ideia é custear integralmente a inscrição e o curso para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da entrega de capacetes aos condutores.
“Eu vou lançar um programa chamado Moto Rural, Moto Legal. A ideia não fui eu que tive. Quem teve foi o povo me contando no meio da rua, nessa tribuna do Anota Aí. Qual é a bronca? O camarada está com o IPVA da moto atrasado. Moto de agricultor da zona rural não vai pagar IPVA. Segundo ponto: a pessoa não tem carteira. O Governo de Pernambuco, na nossa gestão, vai bancar a formação e dar a carteira dos agricultores. Terceiro ponto: em vez de apreender a moto, a gente vai dar o capacete”, afirmou.
A proposta é voltada a motociclistas da zona rural, que utilizam o veículo no trabalho agrícola e no transporte da produção. “Sabe por que a gente vai fazer isso? Porque eu não estou aqui para cuidar de quem é grande, mas para cuidar de quem é pequeno”, declarou João Campos.
No tradicional almoço domingueiro com meus filhos, hoje um motivo muito especial: a comemoração do aniversário dos 13 anos de João Pedro, meu ponta de rama, com seu irmão Magno Filho.
O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, neste domingo (28), das comemorações pelos 127 anos de emancipação política de Altinho, no Agreste. A programação incluiu a entrega de 103 títulos de propriedade, além de veículos e equipamentos destinados ao município. O ato foi conduzido pelo prefeito Marivaldo Pena (PSB) e reuniu prefeitos, parlamentares e outras autoridades da região.
Durante o evento, João Campos destacou investimentos federais anunciados para Altinho, entre eles R$ 14 milhões para a construção de uma creche, uma escola e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além do aumento de recursos destinados ao hospital municipal. Em seu discurso, o socialista afirmou que novas ações poderão ser viabilizadas caso haja alinhamento entre os governos federal e estadual a partir de 2027.
Leia mais“São 127 anos de luta, resistência, e nós vamos ter a oportunidade de celebrar muitos aniversários juntos. Marivaldo, você não chega aqui para bater parabéns e cortar uma fatia de bolo, mas chega com presentes para Altinho, fruto do trabalho de um time que tem coerência. E quem tem coerência pode sonhar com um futuro melhor. A gente está junto de Lula porque a gente trabalha pelo mesmo povo. Vejam que aí só tem veículos que vão servir ao povo. É o consultório móvel que vai atender a pessoa idosa que não pode sair de seu sítio, é o ônibus para levar os meninos para a escola, é a máquina agrícola que vai trabalhar no campo”, declarou.
O prefeito Marivaldo Pena também discursou e atribuiu as entregas à parceria com o Governo Federal, sem poupar críticas à gestão estadual. “É o presidente Lula que está trazendo essas conquistas para cá, junto com nosso time. É com sua intercessão, João, junto ao nosso presidente, com esse time, que a gente está conseguindo. Em um ano e meio, nossos investimentos superam em cinco ou seis vezes os investimentos do Governo do Estado aqui nos últimos quatro anos. Meu povo passa um ano para ter oportunidade de fazer uma cirurgia simples. Isso dói na minha alma. Esse é o tratamento cruel, essa é a maquiagem que se faz no nosso estado”, disse.
Entre os equipamentos entregues estão uma unidade móvel do programa Brasil Sorridente, dois veículos do MobSuas, uma retroescavadeira destinada por meio de emenda da senadora Teresa Leitão (PT) e um trator, além de outras duas máquinas agrícolas, articulados junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pelo deputado federal Pedro Campos (PSB) e pelo pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos). Os títulos de propriedade foram concedidos por meio de parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), o vice-prefeito de Altinho, Adnailson Barbosa, além de vereadores, ex-prefeitos e outras autoridades da região.
Leia menos
Imagens impressionantes registradas na Barragem de Serro Azul mostram a força da água passando pelas comportas do reservatório, localizado no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.
A barragem foi construída no leito do Rio Una após a grande enchente que atingiu a região em 2010, causando destruição em diversas cidades da Mata Sul. As obras começaram em 2012 e foram concluídas em 2017, com investimento de aproximadamente R$ 500 milhões através de recursos do Governo Federal e do Governo de Pernambuco. As informações são do Agreste News.
A estrutura tem capacidade para armazenar cerca de 303 milhões de metros cúbicos de água e desempenha papel fundamental na contenção de enchentes, beneficiando diretamente municípios como Palmares, Água Preta e Barreiros.
O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participa, neste domingo (28), de mais uma edição do Chega Junto Pernambuco, em Palmares, na Mata Sul. O encontro integra uma série de agendas promovidas pelo pessebista em diferentes regiões do estado para ouvir a população e lideranças locais na elaboração de seu programa de governo.
A movimentação de participantes provocou congestionamento na entrada do Una Hotel, local onde ocorre o evento. A agenda reúne representantes políticos da Mata Sul que apoiam a pré-candidatura de João Campos. Com informações do Blog do Silvinho.
Batendo recorde de investimento em festas, o Governo Raquel Lyra atingiu a marca de R$ 111 milhões em eventos e festas nos últimos seis meses. Além do Festival Pernambuco Meu País, a governadora apostou em artistas de fora do Estado com cachês elevados, a exemplo do que houve no São João deste ano. Em contrapartida, Pernambuco só investiu R$ 81 milhões em obras nos morros ao longo de todo o governo, mostrando o descompasso entre as prioridades.
Diante do inverno mais rigoroso dos últimos quatro anos, com cheias recentes na Zona da Mata Sul e deslizamentos de barreiras na Região Metropolitana do Recife, as ações do Governo de Pernambuco se resumiram a construção de novas barreiras em Milagres, em Jaboatão dos Guararapes, área que faz divisa com a capital pernambucana e que também conta com obras da Prefeitura do Recife na região.
A governadora tem preferido o investimento em shows e festas como forma de alavancar a sua popularidade em ano pré-eleitoral. Mesmo que por pouco tempo, a ida de artistas consagrados do universo sertanejo e do forró eletrônico para cidades pernambucanas mobiliza milhares pessoas por uma noite. Já as obras de contenção de encostas têm o seu efeito permanente na vida de centenas de famílias, ajudando a salvar vidas.
Por Muciolo Ferreira*
Fátima Bahia estreia hoje mais um ano de vida. Amiga de “priscas eras” e de quem aprendi dicas profissionais no início da carreira, quando trabalhei com ela no saudoso Diário da Noite.
Fafá inovou o colunismo social local por onde passou, seja nos jornais e revistas, assim como nos programas de entrevistas televisivos. Com textos diferenciados, ela usava uma linguagem personalíssima, atemporal, futurista e única para identificar os personagens da notícia.
Sabia priorizar o fato, colocando a notícia sempre em primeiro lugar, acima dos egos pessoais de quem vai dar o “furo” como reza e deve fazer quem exerce a liturgia do cargo que ocupa, seja no jornalismo impresso, nas plataformas digitais ou como âncora de algum telejornal.
*Jornalista
Por Silvino Teles Filho*
O luto é uma resposta natural à perda de alguém significativo. É um processo individual, sem prazo definido, que pode envolver tristeza intensa, saudade, culpa, raiva, dificuldade de concentração, alterações do sono e do apetite. Sentir essa dor não significa, por si só, estar doente.
Na maioria das vezes, o luto evolui de forma espontânea, permitindo que a pessoa, gradualmente, encontre novas formas de conviver com a ausência. Entretanto, em alguns casos, a intensidade e a persistência dos sintomas podem comprometer profundamente a vida pessoal, familiar, social e profissional, caracterizando um quadro que merece avaliação psiquiátrica.
Leia maisO papel do psiquiatra é diferenciar o luto esperado de condições como depressão, transtornos de ansiedade, estresse pós-traumático ou o transtorno do luto prolongado. Essa distinção é fundamental para indicar o tratamento mais adequado.
O tratamento psiquiátrico não busca apagar a saudade nem eliminar as lembranças da pessoa que partiu. Seu objetivo é aliviar o sofrimento incapacitante, restaurar o funcionamento diário e prevenir complicações. Dependendo da avaliação clínica, podem ser indicados psicoterapia, medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos (quando criteriosamente necessários), além de estratégias de suporte psicossocial e acompanhamento contínuo.
Buscar ajuda profissional não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, é um ato de cuidado consigo mesmo. Quando a dor impede a continuidade da vida, afasta a pessoa de seus vínculos, gera desesperança persistente ou desperta pensamentos de morte, a assistência especializada torna-se indispensável.
O luto não precisa ser enfrentado sozinho. Com acolhimento, acompanhamento adequado e tratamento individualizado, é possível transformar a dor da perda em uma lembrança que, embora permaneça, deixe de impedir a reconstrução da vida. Cuidar da saúde mental durante esse processo é respeitar tanto quem partiu quanto quem permanece.
*Médico pós-graduado em Psiquiatria e Neurologia Clínica | Instagram: @drsilvinoteles
Leia menos
Da Folha de S.Paulo
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deixou de votar em 43% das deliberações nominais do Senado neste ano, de acordo com levantamento da Folha nos registros da Casa. O pré-candidato à Presidência é o quinto parlamentar, empatado com outros quatro, que mais deixou de registrar seu voto nas 49 matérias analisadas até o dia 22 de junho.
Votações nominais ocorrem quando os senadores precisam registrar seu voto sobre uma proposta. Foram descartadas as votações simbólicas, em que não é possível checar o voto de cada senador ou mesmo se ele efetivamente estava no plenário ou online (em sessões semipresenciais) durante a sessão.
Leia maisO levantamento considera as votações nas quais os senadores marcaram presença, mas não votaram, ou nas quais não compareceram. Não entram nesse cálculo ausências justificadas por motivos de saúde, missões oficiais, atividade política, licença-paternidade ou por outros dispositivos.
Seguindo esse critério, a média de ausência de registro de voto dos 81 senadores é de 20%. Houve votações nominais em 14 sessões do Senado entre os dias 24 de fevereiro e 16 de junho.
Flávio Bolsonaro estava presente, mas não registrou voto, por exemplo, na análise da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que institui a Política Nacional de Apoio à Atividade de Transporte Rodoviário Profissional e do projeto de lei complementar que adequou o Orçamento à nova licença-paternidade.
O senador também registrou presença na sessão, mas não votou o projeto que autoriza ao governo usar verba do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) para a formação e capacitação continuada dos servidores do sistema penitenciário nacional e dos policiais penais.

O pré-candidato faltou a sessão em que foram votadas indicações de diversas autoridades, como de embaixadores e do novo presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Otto Lobo. Ele também não compareceu à sessão em que foi aprovada lei que isenta entidades filantrópicas de pagar Imposto de Renda e outros tributos federais.
Desde dezembro, quando foi escolhido pré-candidato a presidente pelo pai, Jair Bolsonaro, o senador do PL-RJ tem tido uma agenda intensa de compromissos relacionado à pré-campanha. Já fez viagens aos Estados Unidos e tem percorrido o Brasil para atos com apoiadores e aliados, além de reuniões para definir palanques regionais. Ele também planeja encontro com o presidente Javier Milei na Argentina.
Flávio foi procurado por meio de sua assessoria de imprensa na sexta (26) por email e telefone, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.
O senador Romário (PL-RJ) foi quem mais deixou de registrar sua posição em votações nominais em 2026. Ele se ausentou em 20 das 38 votações em que estava como titular do mandato. Seu suplente, Bruno Bonetti (PL), assumiu a titularidade de dezembro passado a abril deste ano.
O ex-jogador de futebol continua como titular do mandato, apesar de estar na América do Norte para comentar a Copa do Mundo pela CazéTV. O evento acontece no Canadá, Estados Unidos e México e vai até o dia 19 de julho. A previsão é que as votações do Senado durante esse período, se ocorrerem, aconteçam de maneira semipresencial, pelo celular.

Depois de Romário, o senador Wilder Moraes (PL-GO) aparece com o maior registro de ausências. Pré-candidato ao Governo de Goiás, ele deixou de votar em 24 deliberações nominais, 49% do total. Em seguida, há um empate no terceiro lugar: tanto Angelo Coronel (Republicanos-BA) quanto Oriovisto Guimarães (PSDB-PR) não votaram em 47% das nominais.
Dessa forma, Flávio Bolsonaro está num empate quíntuplo no quinto lugar do ranking de ausências em votações. Ele não participou em 43% dessas deliberações, assim como Cleitinho (Republicanos-MG), Eduardo Gomes (PL-TO), Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO) e Wellington Fagundes (PL-MT).
O ranking dos dez mais ausentes em votações nominais é fechado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Ele faltou a 20 das 49 votações deste ano (41%). O Senado possui 81 parlamentares.
Leia menos
O prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos) recebeu, na noite de ontem (27), a governadora Raquel Lyra (PSD) durante a 15ª noite do São João de Arcoverde. A agenda contou ainda com a presença da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, do vice-prefeito Siqueirinha (Republicanos), da vice-governadora Priscila Krause (PSD), do senador Fernando Dueire (PSD), além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas. A visita reforçou a parceria entre a Prefeitura de Arcoverde e o Governo de Pernambuco.
Durante coletiva, o prefeito comemorou o sucesso do São João. “Estamos no 15º dia de festa e nem a chuva diminuiu o entusiasmo do público. Recebemos visitantes de várias regiões do Estado e do Brasil, com uma programação organizada e segura. Esse reconhecimento como o São João mais seguro do Nordeste nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Leia maisZeca também agradeceu o apoio do Governo do Estado para a realização da festa. “Essa parceria com a governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para fortalecer o nosso São João e garantir investimentos importantes para Arcoverde. É uma união que traz resultados concretos para a população”, destacou.
Raquel Lyra afirmou que Arcoverde já se consolidou como um polo turístico permanente e defendeu que o crescimento do turismo passa por investimentos em infraestrutura. “Um lugar só é bom para visitar quando também é bom para viver. Por isso estamos investindo em estradas, abastecimento de água, saúde, educação e segurança, criando as condições para que Arcoverde continue crescendo como destino turístico durante todo o ano”, disse.
A governadora também confirmou a entrega, nos próximos dias, da nova creche estadual de Arcoverde e destacou obras estruturadoras em andamento, como a duplicação da BR-232 e investimentos em infraestrutura e saúde no interior.
Leia menos
Este garotão banguelinho, que amo, o meu ponta de rama João Pedro, apaga hoje 13 velinhas. Implacável, o tempo anda em velocidade cruzeiro. Nesta foto, com apenas dois aninhos, já era travesso, inquieto por natureza e extremamente precoce na visão das coisas e do mundo.
Na escola, virou um pré-adolescente extremamente estudioso. Suas notas, sempre no topo, seja em qualquer matéria, me fazem um pai mais coruja ainda. Fala em cursar Medicina, com especialização em pediatria. Que benção!
Leia maisFilhos são laços eternos e se tornam mais fortes a cada dia que passa. Não existe alegria maior do que criar alguém assim e ver os frutos do nosso esforço todos os dias. De todas as aventuras que eu já vivi, ser pai é a mais bonita e inspiradora. Faço preces a Deus todos os dias para que proteja meus filhos de todo mal e ilumine seus caminhos com muita paz, felicidade, saúde e realização.
João Pedro é um garoto doce, carinhoso, amoroso e cheio de vida. É o sol que ilumina meu dia, inspiração, razão de viver. Meus filhos são um presente de Deus e, também por isso, dedico minha vida a eles, disposto aos maiores sacrifícios. Faço tudo o que estiver ao meu alcance para vê-los crescendo, saudáveis e felizes.
Foi assim que fui criado, com muito amor pelos meus pais Gastão e Margarida, meus referenciais de vida, fé e perseverança. Sempre conto histórias deles para meus filhos, para quem possam ter parâmetros, inspirados nas lições deixadas pelos avós.
Para mim, todos os dias são dia dos filhos, porque eles são a minha prioridade e o centro do meu mundo. Com eles, descobri um tipo de amor inexplicável e percebi que, de repente, existem pessoas na nossa vida que são mais importantes do que nós mesmos.
Que João Pedro enxergue sempre que o seu porto seguro são os pais, como assim o ensinei passando o aprendizado que tive. Que seja sempre uma pessoa correta e repleta de valores, que espalha o amor e a união por todos os lugares da face da terra.
João, filho amado, você é meu sol e meu maior orgulho. Te amo!
Leia menos