Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
Meu voo 1793, da Gol, atrasou seu pouso em Brasília por 45 minutos, devido a um forte temporal que desabou sobre o Distrito Federal, que estava sem chuva há mais de 150 dias. A aeronave ficou sobrevoando a cidade aguardando a melhora do tempo.
Serra Talhada, no sertão do Pajeú, será novamente palco de um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre de Pernambuco. Entre os dias 23 e 27 de julho, sempre às 20h, a Estação do Forró recebe a 12ª edição da peça “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”, que este ano também celebra os 30 anos do grupo cultural Cabras de Lampião. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
A montagem revive a epopeia vivenciada pelos cangaceiros liderados por Virgolino Ferreira da Silva, o temido e lendário Lampião, explorando não apenas o embate com as forças policiais que culminou na emboscada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico (SE), como também seus amores, dilemas, medos e paixões. A dramaturgia é assinada por Anildomá Willans de Souza, pesquisador do cangaço e conterrâneo de Lampião.
Leia mais“O público vai se deparar com um Lampião humano, sensível, afetuoso e apaixonado por poesia. Não se trata apenas do líder temido pelos coronéis, mas de alguém que viveu intensamente sua época”, afirma Anildomá. Segundo ele, toda a equipe envolvida no espetáculo está “energizada de alma para contar essa epopeia nordestina com emoção e verdade”.
A produção mobiliza 30 atores, 70 figurantes e uma equipe de 40 profissionais nas áreas técnica e administrativa, sob a direção do consagrado Izaltino Caetano, nome importante do teatro popular em Pernambuco. No elenco, destaque para o ator e dançarino Karl Marx, que interpreta Lampião, e para a atriz Bruna Florie, de Triunfo, no papel de Maria Bonita.
“A responsabilidade é imensa, porque Lampião é mais do que um personagem: ele é símbolo, mito, memória. Interpretá-lo é um orgulho, principalmente por eu ser de Serra Talhada, terra onde tudo começou”, declara Karl Marx. Para o ator, a peça também cumpre uma função histórica. “É mais do que arte, é missão de vida”.
A cenografia reproduz aspectos do sertão e locais históricos ligados ao cangaço, criando uma imersão visual e emocional para o público. A expectativa é de que milhares de pessoas confiram a montagem ao longo dos cinco dias de apresentação.
Leia menosA Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife. Durante participação no evento, um dos mais relevantes do calendário científico nacional, a Autarquia reafirmou o compromisso com a inovação, a produção de conhecimento e o planejamento estratégico como pilares de um novo ciclo de desenvolvimento regional.
Um dos momentos da participação institucional da Superintendência foi a realização de uma mesa-redonda dedicada ao papel histórico da Sudene no processo de desenvolvimento do Nordeste. A atividade, coordenada pelo professor Romilson Marques Cabral, reuniu especialistas que trouxeram diagnósticos e propostas para reposicionar a Região na agenda nacional a partir da ciência, da inovação e de uma nova abordagem territorial integrada.
Leia maisO superintendente da Sudene, Danilo Cabral, participou da atividade e ressaltou a importância de reposicionar a instituição frente aos desafios do presente e às possibilidades do futuro. “Quando cheguei à Sudene, sabia do desafio de resgatar a Sudene. Quando falamos dela, olhamos muito para o passado. Precisamos olhar para lá, mas sem cair na armadilha de ficarmos presos ao que se foi”, afirmou. Para ele, a legitimidade da Autarquia deve se consolidar como instituição de planejamento e articulação intergovernamental, sendo protagonista dos debates que posicionem o Nordeste como solução e não problema do Brasil.
Danilo Cabral reforçou ainda a necessidade de romper com o ciclo de formulação de políticas públicas que desconsideram a diversidade regional e ignoram o protagonismo do Nordeste. “Temos a tarefa de transformar essas políticas em oportunidades. Precisamos nos apropriar do nosso território, das nossas potencialidades – a exemplo da Caatinga – e investir em políticas de interiorização, ciência e inovação”, concluiu.
Além da participação nos debates acadêmicos, a Sudene também está presente na ExpoT&C, feira de exposições científicas, tecnológicas e institucionais realizada durante a programação da SBPC. A Autarquia montou um estande com atendimento ao público, onde apresenta projetos voltados à pesquisa, desenvolvimento e inovação – temas que têm ganhado centralidade no novo posicionamento estratégico da instituição. O evento segue até 19 de julho e é aberto ao público.
Leia menosDuas reuniões com o setor produtivo para tratar da crise provocada pela taxa de 50% anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, foram marcadas para amanhã, praticamente no mesmo momento. De um lado, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, convocou uma reunião em Brasília, marcada para as 10h, na sede do ministério. Do outro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, agendou um encontro às 9h30 no Palácio dos Bandeirantes, também com foco no impacto da medida norte-americana.
A crise foi deflagrada após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos do Brasil, gerando forte reação da indústria nacional. Questionado sobre a existência das duas reuniões, Alckmin disse não ver problema no conflito de agendas, mas afirmou que não foi procurado por Tarcísio. “Não vejo nenhum problema que haja reunião. Importante destacar que nós já vínhamos fazendo diálogo”, disse Alckmin durante entrevista coletiva hoje. As informa
Leia maisAlém da reunião às 10h em Brasília, o ministério também terá uma segunda rodada de conversas, às 14h. Ao menos 15 empresários do setor produtivo são esperados na reunião marcada para as 9h30 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O empresário Paulo Skaf, ex‑presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), participará da reunião e entrou em contato pessoalmente com empresários para reforçar o convite.
O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, também é esperado na reunião. Representantes de setores produtivos do estado, como de carnes, café e plástico também foram convidados para a reunião em SP. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) informou que irá na reunião de Brasília.
Leia menosO tenente-coronel Mauro Cid confirmou, em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, hoje, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-assessor Filipe Martins discutiram juntos a redação de uma minuta de decreto golpista. O documento previa medidas como a prisão de autoridades, entre elas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além da convocação de novas eleições.
Segundo Cid, Martins levou o texto ao Palácio da Alvorada já com anotações e fez alterações conforme as sugestões de Bolsonaro, digitando as mudanças em seu próprio computador. O documento foi posteriormente apresentado a comandantes das Forças Armadas, em reunião na biblioteca do Alvorada, da qual Filipe Martins também participou. As informações são do portal G1.
“O documento era composto de duas partes. Uma era os ‘considerandos’, outra era os artigos com determinações a serem tomadas. Os ‘considerandos’ eram sobre interferências do STF e TSE no processo eleitoral. O documento era composto de prisão de autoridades e decretação de novas eleições”, afirmou Cid.
Hoje, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, inaugurou o novo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a base administrativa do Grupamento de Salvamento Marítimo (GSMAR), em Itapuama. Localizada nas proximidades do pedágio de acesso à praia do Paiva, a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo às demandas das comunidades da Enseada dos Corais, Itapuama, Pedra do Xaréu e áreas adjacentes.
O equipamento funcionará como um centro integrado de serviços públicos, sob coordenação da Secretaria das Regionais e Serviços Públicos. Lá, a população poderá solicitar serviços como poda de árvores, pintura, manutenção da iluminação pública, capinação, coleta de lixo, varrição, operação tapa-buracos, entre outros. Já a base do GSMAR servirá como ponto de apoio operacional e administrativo para os guarda-vidas que atuam nas praias da região, além de oferecer suporte direto aos banhistas e moradores em emergências e salvamento.
Durante a inauguração, o prefeito Lula Cabral destacou a relevância do novo espaço para o fortalecimento dos serviços públicos no litoral. “Garantir serviços de qualidade e com eficiência é essencial para garantir uma vida melhor à nossa população. Com a criação deste centro, estamos centralizando serviços importantes, promovendo mais eficiência e comodidade para os cidadãos. Nosso compromisso é oferecer soluções que aproximem a administração municipal do cidadão, sempre de olho no que há de mais moderno em inovação e atendimento”, detalhou Lula Cabral.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou, hoje, que todas as sessões desta semana, a última antes do recesso do Congresso, sejam semipresenciais. Segundo o regimento da Casa, nesse formato, os deputados podem votar sem sair dos seus Estados e não são obrigados a ir a Brasília. As férias de meio de ano do Congresso vão de 18 a 31 de julho. Em comunicado enviado aos deputados, a presidência da Câmara avisa da mudança de regime de votação para a semana.
No Congresso, uma das análises sobre a mudança foi a de que Motta quer evitar mais conflitos entre deputados e até com outros Poderes. O Brasil tenta negociar uma saída para as tarifas de 50% prometidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), para o mês de agosto. Enquanto isso, a oposição e o governo tentam culpar uns aos outros nas redes sociais sobre o motivo da taxação extra.
Hoje, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, ao lado do senador Fernando Dueire, do deputado federal Fernando Monteiro e de demais lideranças municipais, assinou a Ordem de Serviço para a pavimentação do trecho do Anel Viário que liga o bairro Bom Jesus ao Terminal Rodoviário Municipal. A obra, com extensão de cerca de 520 metros, representa um investimento total de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões destinados pelo senador Fernando Dueire e R$ 1 milhão pelo deputado federal Fernando Monteiro.
“Essa é mais uma conquista importante para Serra Talhada, que vai garantir mais segurança e mobilidade para o nosso povo. Sou muito grata aos grandes parceiros de nossa cidade, como o senador Fernando Dueire e o deputado federal de Serra Talhada Fernando Monteiro, que têm se empenhado incansavelmente para contribuir com o desenvolvimento do município”, destacou a prefeita Márcia Conrado.
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, começou a semana com uma importante notícia para os empreendedores informais da cidade que desejam melhorar o seu negócio. Hoje, o gestor anunciou um acordo de cooperação com o Banco do Nordeste (BNB) para a instalação de uma unidade do Crediamigo no Mercado Público do município. E o que é melhor: com R$ 14 milhões destinados a empréstimos somente para o ano de 2025. É a chance de muita gente aquecer sua atividade obtendo valores distintos, juros baixos e tempo hábil para pagar.
“Camaragibe tem um comércio bastante aquecido, formal e informal, e sabemos que muitos empreendedores necessitam de um impulso como uma linha de crédito com juros baixos e tempo para pagar. A chegada do Crediamigo vai ajudar muita gente a melhorar seus negócios, são R$ 14 milhões garantidos pelo BNB somente para Camaragibe este ano, ou seja, é uma grande oportunidade para todos aquecerem suas atividades e melhorar de vida”, declarou Diego Cabral.
O anúncio da chegada do posto de atendimento do Crediamigo ocorreu durante uma reunião com a gerente-geral do Crediamigo Escritório Recife, Elza Marques, o procurador-geral de Camaragibe, Luís Rogério Lins e Silva, o administrado do Mercado Público da cidade, Roberto Ferraz, e representantes do BNB, além de alguns servidores municipais. Segundo Diego Cabral, a escolha do Mercado Público para a unidade do Crediamigo foi feita por ser um ponto central da cidade que diariamente concentra muitas atividades comerciais, formais e informais, e consumidores.
O senador Fernando Dueire (MDB) participou, hoje, da assinatura da ordem de serviço para uma importante obra de mobilidade urbana em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. A iniciativa, que representa um investimento de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões disponibilizados pelo senador e R$ 1 milhão pelo município, contempla a implantação do anel viário que ligará o Bairro do Bom Jesus ao Terminal de Passageiros Municipal. Ainda na cidade, o senador também esteve presente na inauguração das novas instalações da Fundação Altino Ventura (FAV), que amplia os atendimentos oftalmológicos na região.
Durante a agenda em Serra Talhada, o senador destacou a relevância da nova intervenção viária, que promete melhorar significativamente o tráfego local, facilitar o acesso ao terminal e beneficiar milhares de pessoas que circulam diariamente pelo município. “A implantação do anel viário é mais um passo para a modernização da infraestrutura urbana e a promoção de mais qualidade de vida para a população de Serra Talhada e região. Seguimos trabalhando de forma muito focada para tirar do papel obras como essa, que fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Leia maisJá na solenidade que marcou a inauguração das novas dependências da FAV na cidade, o senador reforçou a importância da expansão e interiorização dos serviços de excelência prestados pela instituição. “O atendimento da Fundação Altino Ventura prestado especialmente para os usuários do SUS é uma referência. Somar forças com essa equipe é uma prioridade do nosso mandato”, disse Dueire, que na semana passada aprovou no Senado Federal a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres à Fundação Altino Ventura.
Com 600 metros quadrados, as novas instalações da FAV contam com cinco consultórios, seis salas de exames, área exclusiva para triagens, recepção e estar médico. A previsão é que as consultas mensais passem de 2.200 para 6.000, enquanto os exames subirão de 20 mil para 50 mil por mês. As cirurgias, atualmente em torno de 400 mensais, devem alcançar 600.
Leia menosO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), publicou, hoje, um texto no X (antigo Twitter) em que afirma que “o sistema” quer “destruí-lo por completo” visando, depois, alcançar o cidadão comum. A declaração ocorre no mesmo dia em que termina o prazo da Procuradoria-Geral da República (PGR) para apresentar as alegações finais na ação penal da trama golpista.
“O sistema nunca quis apenas me tirar do caminho. A verdade é mais dura: querem me destruir por completo – eliminar fisicamente, como já tentaram – para que possam, enfim, alcançar você. O cidadão comum. A sua liberdade. A sua fé. A sua família. A sua forma de pensar. Sem que reste qualquer possibilidade de reação”, escreveu. As informações são do portal Estadão.
Leia maisBolsonaro e outros 30 réus respondem pela trama golpista, que, segundo a investigação, começou após o então presidente não aceitar o resultado eleitoral de 2022, quando foi derrotado nas urnas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A estratégia de Bolsonaro para se livrar da prisão tem sido tentar converter sua causa própria em clamor popular, utilizando até mesmo tentativa de intervenções estrangeiras na Justiça brasileira. Exemplo disso é a guerra tarifária iniciada pelo presidente americano Donald Trump, que taxou em 50% produtos brasileiros que cheguem aos Estados Unidos, para que o Brasil recue no processo penal contra Bolsonaro.
Sem citar o relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ou qualquer outra autoridade, o ex-presidente afirma que “querem silenciar quem se opõe”. “E se não podem calar com censura, tentam com ameaças, inquéritos, prisão ou até com a morte. Não se enganem: se hoje fazem isso comigo, amanhã será com você”, escreveu.
As alegações finais são a última etapa antes do julgamento de fato ocorrer. A expectativa é que o procurador-geral peça a condenação do ex-presidente. Não se sabe ainda se ele incluirá no documento manifestação sobre prisão antecipada do réu.
A prisão preventiva pode ocorrer mesmo antes da condenação, amparada no Código Penal, em casos motivados para “garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova de existência do crime e indícios suficientes da autoria”.
Leia menosEm sessão extraordinária, o Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu, hoje, o desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira para o cargo de desembargador eleitoral substituto no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em razão do término do biênio do desembargador Sílvio Neves Baptista Filho.
O desembargador Paulo Augusto agradeceu aos demais desembargadores da corte pelo voto de confiança. “Tenham em mim cada um de vocês ali representados. Estarei à disposição de todos e todas e principalmente do povo pernambucano para corresponder com a prestação da Justiça Eleitoral pelos próximos dois anos”, proclamou. As informações são da assessoria do TJPE.
Paulo Augusto é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, formado no Curso de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Paudalho, especialista em Segurança Pública e Cidadania pela ASCES/Unita e especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAPE/UPE). Além disso, o desembargador tem 30 anos de serviço público, com passagens pela Polícia Militar de Pernambuco, como Oficial; Advocacia Geral da União, como Procurador Federal; e Ministério Público de Pernambuco, como Promotor de Justiça.
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) diz que “provavelmente” vai abrir mão do mandato. Ele pediu licença do mandato em março, e o afastamento venceria na próxima semana.
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que “por ora” não volta. “A minha data para voltar é quando [o ministro do Supremo Tribunal Federal] Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender”, declarou ao veículo.
Procurado pela Folha, ele declarou que “muito provavelmente” abrirá mão do mandato. “Ainda tenho assessor meu dando inputs. Não consigo bater martelo se houver alternativa. O prazo acabará no fim de julho. Mas, se for necessário, eu não volto ao Brasil”. As informações são da Folha de S. Paulo.
Leia maisEle cita, porém, uma possível alteração no regimento da Câmara que poderia permitir que parlamentares, em casos “excepcionalíssimos”, exerçam o mandato à distância.
O anúncio é feito no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça impor tarifas de 50% ao Brasil.
Eduardo anunciou em março que pediu licença do mandato parlamentar para ficar nos Estados Unidos.
Ele afirmou na ocasião que tomou a decisão “mais difícil” de sua vida porque poderia ser preso por determinação de Moraes, embora não corresse nenhuma ação neste sentido.
Dois meses depois, o ministro do STF acatou pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e abriu inquérito sobre a atuação do deputado.
A PGR afirma que o filho 03 de Jair Bolsonaro (PL) tem trabalhado, junto a empresários, congressistas americanos e integrantes da Casa Branca para sancionar membros da Suprema Corte brasileira, especialmente Moraes, além de autoridades da Polícia Federal e da própria Procuradoria.
Para o órgão, Eduardo pode estar cometendo os crimes de coação, embaraço à investigação de infração penal e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito.
Nos EUA, Bolsonaro tem conversado com autoridades para reforçar à Casa Branca e seus aliados os pedidos de sanção a Moraes, como noticiou a Folha. Eduardo teve reuniões na sede do Executivo americano, no Departamento de Estado e com um aliado próximo de Donald Trump.
A PGR afirma que a atuação de Eduardo tem “o intuito de impedir, com a ameaça, o funcionamento pleno dos Poderes do mais alto tribunal do Poder Judiciário, da Polícia Federal e da cúpula do Ministério Público Federal, atentando contra a normalidade do Estado democrático de Direito”.
Na semana passada, Moraes prorrogou o inquérito por mais 60 dias. O pedido de ampliação de prazo foi feito pela PF (Polícia Federal) na última quarta-feira (3). Segundo o ministro, há necessidade de continuidade das apurações e diligências ainda pendentes.
Na véspera do despacho de Moraes sobre a investigação, nesta segunda (7), o presidente dos EUA Donald Trump afirmou que o Brasil está fazendo uma “coisa horrível” no tratamento ao ex-presidente e que Bolsonaro estaria sendo perseguido.
Leia menos