











Candidata a deputada federal, Cássia do Moinho (MDB) exaltou a força de João Campos (PSB) após a passagem do candidato ao Governo de Pernambuco por Carpina. Eles estiveram juntos no município da Mata Norte no último sábado. O socialista levou para a cidade o “Chega Junto, Pernambuco” – programa de escuta popular que está percorrendo todas as regiões do Estado.
“A Mata Norte mostrou sua força e deixou claro quem quer para governador nos próximos quatro anos. Nossa região foi a que menos recebeu investimentos da atual gestão. Foram muitas promessas e obras cercadas com tapumes”, afirmou Cássia.
No ato de anúncio de apoio à reeleição do senador Humberto Costa (PT), hoje, o senador Fernando Dueire (PSD) informou que, na semana passada, apenas comunicou sua decisão à governadora Raquel Lyra (PSD). Até porque não foi ouvido sobre a formação da chapa majoritária.
Quanto ao segundo candidato que apoiará, também não será por orientação dela, mas conversando com os prefeitos que defendiam a renovação do seu mandato. Dueire ainda confirmou que fará campanha para o presidente Lula (PT). O anúncio aconteceu no Centro Debate, no Recife, e contou com as presenças de 32 gestores municipais. Outros 14 que tinham preferência pelo pessedista também ficam com Humberto. As informações e imagem são do blog do Dantas Barreto.
Leia mais“Eu comuniquei à governadora na semana passada. Procurei e comuniquei a ela, eu não perguntei a ela. Eu comuniquei a ela que o nosso senador seria Humberto Costa. Ela defendeu os nomes de sua chapa e eu não fui retrucado”, enfatizou Fernando Dueire, durante entrevista coletiva.
O senador esclareceu que sua escolha se deu pela confiança que passou a ter em Humberto, desde 2018, quando foi suplente do ex-senador Jarbas Vasconcelos (MDB), na mesma chapa que tinha o governador Paulo Câmara concorrendo à reeleição pelo PSB. E a aproximação aumentou na convivência no Senado. Também pesou a defesa que tanto ele quanto o petista fazem aos municípios pernambucanos.
Perguntado se os candidatos da chapa governista, Túlio Gadêlha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP), ainda não conquistaram a sua confiança, Dueire disse que a decisão do segundo voto será discutida com seu grupo. Eu não vou decidir sem ouvir aqueles que formam a minha base. Eu vou conversar com os prefeitos, vice-prefeitos, lideranças. “Vou falar com eles e depois que concluir esse trabalho aí vou me sentir legitimado por eles para fazer a opção”, desconversou.
Fernando Dueire, porém, deixou claro que o fato de não ter sido escolhido para compor a chapa majoritária motive seu afastamento de Raquel Lyra. Considerou que se deu por questões políticas e não por aparecer bem-posicionado nas pesquisas de intenção de votos.
“A história mostra que, nesse período – em 2022 –, a senadora Teresa Leitão (PT) tinha a pontuação que hoje eu tenho e ela teve 2 milhões de votos. Não acredito. Mas essa é uma boa pergunta para ser feita à governadora porque eu não participei da escolha. Não fui ouvido com relação a isso, mas respeito profundamente a escolha que ela fez. Ela deve ter feito de uma maneira estratégica e eu tenho todo o respeito e não é isso que me afasta dela. Meus argumentos foram tão sólidos, foram tão bem-postos, que ela compreendeu”, disse Fernando Dueire.
Leia menos
O candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD) conta com o apoio de dois nomes que já disputaram a Prefeitura de Caruaru: Marcelo Rodrigues e Marcelo Gomes. A adesão dos dois ex-candidatos, na manhã desta segunda-feira (10), reforça o grupo político que vem sendo construído em torno da candidatura de Anderson e amplia sua articulação para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Para Anderson, a união de lideranças com diferentes experiências políticas demonstra a capacidade de agregar em torno de um projeto voltado ao fortalecimento de Caruaru e do Agreste. “Recebo esses apoios com muita alegria. Marcelo Rodrigues e Marcelo Gomes têm suas histórias e contribuições para Caruaru, e contar com eles nessa caminhada fortalece ainda mais nosso projeto para representar a cidade e toda a região na Assembleia”, afirmou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem em suas redes sociais, hoje, na qual lamentou o terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia nesta manhã. Na publicação, Lula se solidarizou às famílias das vítimas e disse que o governo brasileiro estará à disposição para prestar o apoio necessário ao povo colombiano. As informações são do portal G1.
O tremor na Colômbia causou destruição em diversas cidades do país. Segundo os últimos balanços de autoridades locais, mais de 70 pessoas morreram. “Recebi com preocupação a notícia do forte terremoto que atingiu hoje [segunda] a Colômbia, com epicentro no departamento de Chocó. Em nome do povo brasileiro, manifesto minha solidariedade ao povo colombiano, especialmente às famílias das vítimas e a todos os afetados pelos tremores. O Brasil permanece à disposição da Colômbia para prestar o apoio necessário”, escreveu Lula.
Leia maisMais cedo, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) publicou uma nota de pesar na página oficial do órgão. No texto, o Itamaraty menciona que o Brasil acompanha a situação com atenção e está disponível para colaborar nas ações de resposta à emergência. O ministério acrescenta que, até o momento, não foram identificados brasileiros entre as vítimas.
“O Brasil manifesta solidariedade ao governo e ao povo colombianos e faz votos de plena recuperação aos feridos. O Brasil acompanha, com atenção, os esforços de busca e de assistência às populações afetadas e manifesta sua disposição de colaborar, na medida de suas capacidades, com as autoridades colombianas nas ações de resposta à emergência”, diz um trecho do comunicado.
A nota menciona também que o plantão consular permanece à disposição para prestar assistência a cidadãos brasileiros em situação de emergência. Os telefones fornecidos são: +55 (61) 9.8260-0610 e +57 3108096169. Esse último, da Embaixada do Brasil em Bogotá.
Leia menos
O deputado federal e pré-candidato ao Senado pelo PP, Eduardo da Fonte, anunciou, em suas redes sociais, há pouco, o apoio do prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (UB), à sua candidatura. O gesto reforça a articulação política de Da Fonte em Pernambuco e amplia o grupo de lideranças que já aderiram ao seu projeto de chegar ao Senado. Confira!
Por Luiz Queiroz – Capital Digital
O plano de governo entregue ao TSE pelo Partido Novo (NOVO), do candidato à Presidência da República Romeu Zema, desenha uma estratégia digital baseada em forte protagonismo privado na infraestrutura, nos investimentos e na inovação, combinada a um Estado mais digitalizado, integrado por dados e concentrado em regulação, segurança e coordenação. A proposta alcança telecomunicações, data centers, inteligência artificial, governo digital, ciência e tecnologia, energia, minerais críticos, defesa, segurança cibernética e infraestrutura física.
No desenho do seu plano de governo, que ele denominou como “Implacável”, Zema afirma que pretende “privatizar todas as empresas estatais”, sem estabelecer no documento exceções para empresas públicas que atuem em tecnologia, processamento de dados, serviços digitais ou telecomunicações. O plano, entretanto, não define com clareza quanto espaço pretende abrir ao mercado e nem tampouco informa qual será o núcleo tecnológico que o governo considerará estratégico demais para deixar de controlar diretamente. Aparentemente ele não conta com o Serpro, Dataprev, Telebras ou Ceitec em seu governo.
Leia maisO eixo econômico que conecta a estratégia tecnológica é a tentativa de aproveitar energia renovável, recursos naturais, minerais críticos, posição geopolítica e mercado consumidor para atrair investimento internacional. O programa estima que as maiores empresas do mundo devem investir cerca de US$ 750 bilhões em 2026 na construção de data centers e infraestrutura digital associada à inteligência artificial e observa que a disputa global por energia limpa, minerais críticos e novas tecnologias movimenta trilhões. A campanha apresenta o Brasil como um país com 88% da matriz elétrica proveniente de fontes renováveis, a segunda maior reserva de terras raras do mundo, liderança em nióbio, reservas importantes de lítio e um mercado de aproximadamente 200 milhões de consumidores conectados.
A política para infraestrutura segue a mesma orientação. Os ativos economicamente viáveis deveriam ser construídos, operados e mantidos pela iniciativa privada, enquanto o poder público utilizaria preferencialmente PPPs nos projetos em que o mercado não consiga sustentar sozinho os investimentos. A proposta alcança os diferentes setores de infraestrutura e estabelece como regra geral ampliar a presença empresarial privada.
O governo também reduziria a dependência dos bancos públicos federais e multilaterais na estruturação e no financiamento de projetos, ampliando project finance, mercado de capitais e outras fontes privadas. Aos bancos públicos poderiam permanecer instrumentos de garantia, seguros, contas vinculadas e compartilhamento de riscos para reduzir o custo do capital e aumentar a bancabilidade dos projetos.
A campanha afirma que há mais de duas décadas o Brasil não investe sequer 1% do PIB em infraestrutura de transportes, quando seriam necessários aproximadamente 4% ao ano apenas para conservar o patrimônio existente e reduzir o déficit estrutural. Clique aqui e confira a matéria completa.
Leia menos
O senador Fernando Dueire (PSD) anunciou, há pouco, que apoiará o senador Humberto Costa (PT), mas não revelou quem escolheu para a segunda vaga ao Senado. Soube, por uma fonte fidedigna, que o segundo candidato será Mendonça Filho (PL). Isso vai implodir a chapa da governadora Raquel Lyra, que escolheu Túlio Gadelha (PSD) e Eduardo da Fonte (PP). Se, claro, os mais de 40 prefeitos que estavam no ato de Dueire seguirem o caminho dele.
Poder360
A arquitetura da maior fraude financeira da história do Brasil jamais teria sido possível se Daniel Vorcaro, do Banco Master, não tivesse se associado ao empresário baiano Augusto Lima, no final de 2018. E Augusto Lima, o Guga, não teria prosperado sem a ajuda direta dos políticos petistas mais famosos da Bahia, Jaques Wagner e Rui Costa.
Esta reportagem revela nos próximos parágrafos a aproximação do comando do PT na Bahia com Guga Lima. Detalha como as conexões criadas foram a gênese do que viria a ser o Banco Master com Daniel Vorcaro. E mostra o nexo causal entre vários fatos encadeados que resultaram na investigação da Polícia Federal sobre o possível tráfico de influência que é imputado a Jaques Wagner – algo que o senador nega, apesar do volume expressivo de indícios mostrando o contrário – e também a atuação decisiva a favor do Master por parte de Rui Costa quando foi governador da Bahia.
Leia maisO relatório da PF sobre Wagner teve há alguns dias seu sigilo retirado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal. Só que o documento de 98 páginas passa apenas de raspão na origem do caso Master: o cartão Credcesta, que não tem nada de cesta. Tratava-se de um produto financeiro estatal que foi vendido pelo PT da Bahia e turbinado pela administração petista para dar lucro na iniciativa privada.
O Credcesta era voltado para conceder empréstimos consignados a funcionários públicos baianos. Cobrava juros sempre mais altos do que os praticados pelo mercado. Uma mina de ouro na forma de benemerência dada pelo Estado da Bahia governado pelo PT. O Credcesta enriqueceu Augusto Lima, que se associou a Vorcaro.
Em suma, o PT da Bahia deu régua e compasso para Augusto Lima e Daniel Vorcaro. Depois, eles levaram a tecnologia para 24 Estados e 176 cidades. Ficaram bilionários.
Quando ainda era estatal, a operação do Credcesta era considerada um mico pelo mercado. O governo da Bahia queria se desfazer dessa operação, criada nos anos 1980 por Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). O cartão replicava o que existia há décadas em mercearias pelo interior do Brasil: venda fiado de produtos.
ACM criou um sistema em que os 280 mil funcionários públicos da Bahia podiam comprar alimentos numa cadeia de supermercados montada pelo governo estadual. Posteriormente, o modelo evoluiu para a utilização de um cartão (o Credcesta, nascido no Cesta do Povo) em que o valor gasto só caía no fim do mês, descontado dos salários. Isso mesmo: a Bahia tinha uma rede estatal de supermercados, a Ebal (Empresa Baiana de Alimentos).
Ao longo dos anos, a Ebal se tornou uma catástrofe financeira e uma usina de problemas. O PT comanda a Bahia desde 2007. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um fervoroso admirador de operações estatais, mas logo percebeu que esse negócio não poderia ser recuperado nem nunca daria certo. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.
Leia menos
A Prefeitura de Serra Talhada inaugurou, no último sábado, a iluminação pública da avenida de acesso ao Residencial Vanete Almeida. A obra, executada com recursos próprios do município e investimento de aproximadamente R$ 265 mil, contempla a instalação de 37 postes e representa mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida para as mais de 900 famílias que vivem no residencial.
Durante a inauguração, a prefeita Márcia Conrado destacou a importância da entrega para os moradores e reforçou o compromisso da gestão municipal em transformar as necessidades da população em ações concretas. “Hoje inauguramos essa obra que traz mais dignidade para mais de 900 famílias. Quem conhece de perto a realidade dessas famílias sabe o quanto essa iluminação era necessária e urgente. É por isso que nosso trabalho é estar presente, ouvir as necessidades e transformar em soluções”, destacou a prefeita.
A intervenção foi iniciada em julho, após a assinatura da ordem de serviço pela prefeita Márcia Conrado, e foi realizada integralmente com recursos do município. Para a gestão municipal, a entrega reforça uma atuação baseada em investimentos que atendem às demandas concretas da população. “É mais uma obra que sai do papel e chega à vida das pessoas. É esse o sentido do nosso trabalho: estar perto da população e entregar aquilo que realmente faz diferença no dia a dia”, concluiu a prefeita Márcia Conrado.
O apoio do senador Fernando Dueire (PSD) à reeleição de Humberto Costa (PT) foi celebrado pelo petista como um gesto de peso político na corrida pelo Senado. Durante encontro há pouco, no Recife, Humberto classificou o momento como de “muita emoção e responsabilidade” e destacou a proximidade de Dueire com o governo do presidente Lula, sobretudo em votações consideradas estratégicas para a gestão federal. “É um dia de muita emoção e responsabilidade”, afirmou.
Na avaliação de Humberto, apesar de divergências pontuais, Dueire “nunca faltou ao governo Lula” nos temas centrais para o país. A declaração reforça o caráter político da aliança entre os dois senadores, construída desde 2018 e ampliada a partir da chegada de Dueire ao Senado. Humberto também lembrou a atuação conjunta em pautas de interesse de Pernambuco e destacou a trajetória de Dueire, marcada pela relação de lealdade com o ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos.
O senador Fernando Dueire (PSD), rifado da chapa da governadora Raquel Lyra (PSD), está neste momento concedendo uma entrevista a jornalistas no espaço Debate, do ex-senador Jarbas Vasconcelos (MDB). Dueire está formalizando o seu apoio à reeleição do também senador Humberto Costa (PT), que faz parte da chapa do principal adversário de Raquel, João Campos (PSB).
“Eu estarei com a governadora Raquel Lyra, mas, no nosso voto, há um espaço especial para o senador Humberto Costa”, afirmou Dueire na ocasião. Ele arregimentou mais de 40 prefeitos ligados a Raquel. Será que todos acompanham ele?
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Paulo Pereira, será o entrevistado do podcast ‘Direto de Brasília’ de amanhã. Na pauta, a recente ida do ministro ao Congresso para a defesa da atualização do teto de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028. O ‘Direto de Brasília é uma parceria deste Blog com a Folha de Pernambuco.
Na ocasião, o ministro também vai alertar a glamourização excessiva do setor. Segundo ele, há uma visão romântica sobre abrir o próprio negócio. Ele ressalta que a atividade envolve riscos altos, forte carga de estresse, tensão e instabilidade financeira.
Leia maisO ministro pondera que o modelo oferece flexibilidade real para trabalhadores lidarem com desafios urbanos e familiares. Professor do Departamento de Direito do Estado da USP, Paulo é doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito e mestre em Direito pela mesma universidade.
No Governo Federal, passou pela assessoria especial do ministro Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça, comandou a Secretaria Nacional do Consumidor e também atuou no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência. Ele é filiado ao PSB.
O Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além da LW TV, de Arcoverde.
Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.
Leia menos