











Vergonha nacional
A fuga sorrateira do senador Flávio Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos passa à história como um dos capítulos mais vergonhosos da história nacional republicana. Ele desrespeitou não apenas a ordem judicial para entregar seus passaportes, 59 milhões de brasileiros que saíram de casa para votar nele.
Ao publicar, na chegada ao autoproclamado “exílio” nos Estados Unidos, uma carta contestando o resultado da eleição e se proclamando “presidente eleito” do Brasil (ou “líder”, numa versão corrigida), deu prova não apenas de desconexão absoluta da realidade, mas do mesmo DNA golpista que levou à cadeia seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tramar uma insurreição depois de perder a eleição de 2022.
Leia maisAs instituições brasileiras voltaram a dar demonstração de força quando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kássio Nunes Marques, confirmou o resultado das urnas. O próprio partido de Flávio, o PL, reconheceu a derrota, bem como União Brasil, PP e legendas de sua coalizão. Foram declarações oportunas, mas felizmente nem teriam sido necessárias.
Desta vez, não há multidões acampadas diante de quartéis, nem uma conspiração em curso. A carta de Flávio, em cuja primeira versão até o nome e o brasão da República estavam errados, caiu no ridículo. Sua atitude foi rechaçada pelos próprios aliados, perplexos diante da mistura de covardia, prepotência e parvoíce. De modo rude, o pastor Silas Malafaia classificou os filhos de Jair Bolsonaro de “jumentos”.
“Faz carta, fala bobagem depois corrige”, disse a seguidores. Com sensatez, o governador reeleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tentou se afastar do bolsonarismo: “O momento exige responsabilidade, serenidade e a construção de uma oposição forte, capaz de exercer seu papel”, disse.
Trapalhão – Em sua carta, Flávio deixou claro que não está à altura de liderar essa oposição. No texto, ele tem o desplante de se comparar a lideranças históricas levadas ao exílio por necessidade. “Charles de Gaulle liderou a França a partir de Londres, condenado à morte pelo regime de Vichy”, escreveu. “José Martí organizou a luta pela independência de Cuba a partir de Nova York. Na Venezuela, Juan Guaidó e Edmundo González tiveram que deixar o país por enfrentar a ditadura chavista”. Que ridículo!

Acusações graves – Contra nenhum desses personagens, contudo, havia acusações remotamente próximas às que pesam contra Flávio. Ele é investigado em dois inquéritos no Supremo. O primeiro apura o destino do dinheiro que pediu a Daniel Vorcaro, artífice da maior fraude bancária da História brasileira, alegadamente para financiar um filme sobre seu pai. O segundo, aquele que levou a Polícia Federal a pedir recolhimento de seus passaportes, deslinda seu envolvimento no esquema de lavagem de R$ 5 bilhões em dinheiro de apostas que levou ao pedido de prisão contra seu amigo Willer Tomaz, advogado foragido na mesma Miami onde Flávio pousou com a família.
E ainda por cima mente – O roteiro mirabolante de seu trajeto até lá – com manobras de despiste, a declaração mentirosa de que entregaria os passaportes, a cooperação de aliados do argentino Javier Milei e a promessa de visto do governo Donald Trump – supõe planejamento prévio. Não apenas havia risco de fuga, como afirma a ordem judicial; a fuga de fato ocorreu. Para o Brasil, o melhor a esperar do episódio é que resulte numa oposição mais madura e mais democrática do que o patético bolsonarismo.
Trump ajudou e protegeu – A fuga se deu com ajuda de Donald Trump, de acordo com o The New York Times. Segundo a publicação, o jato usado pelo ex-candidato e sua família foi providenciado por um funcionário da Casa Branca. Flávio voou na noite de terça-feira da Argentina para o Equador para reabastecimento e, em seguida, viajou para Miami. O uso da aeronave particular foi organizado por Jason Miller, funcionário de comunicações da Casa Branca, informou o jornal americano. O plano de fuga foi posto em prática na segunda-feira, depois que Flávio foi informado de que deveria entregar seus passaportes. A medida cautelar havia sido dada na véspera pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o NYT, Eduardo Bolsonaro manteve contato com Miller assim que o irmão foi intimado a entregar os documentos.

Alcolumbre já tem adversário – O PL marcou uma reunião para a próxima quarta-feira com parlamentares em exercício e eleitos para definir a posição da sigla sobre a disputa dos comandos das Casas legislativas. O plano é lançar, no mesmo dia, Rogério Marinho (PL-RN) como candidato à Presidência do Senado. O senador deve disputar o posto com o atual presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), que já se articula para se manter no cargo. O senador tem usado a oferta de gabinetes para atrair apoio de parlamentares e já acenou com a possibilidade de discutir o indulto a Jair Bolsonaro, como informou o jornal O Globo.
CURTAS
ÁGUA FRIA – O lançamento da candidatura de Marinho seria uma maneira de abastecer a tropa bolsonarista, que tomou um banho de água fria com a fuga de Flávio para os EUA. Como há 54 senadores de direita, o senador potiguar tem chances de derrotar Alcolumbre.
FORA DO BLOCO – A bancada do PT na Câmara pediu a Hugo Motta (Republicanos-PB) que o PL fique fora do bloco partidário que apoia a recondução do parlamentar à frente da Câmara, num movimento para isolar o partido de Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A iniciativa ocorre após o crescimento expressivo da legenda no Congresso, que terá a maior bancada na Câmara (121 deputados) e no Senado (28 senadores).
ABRIU O JOGO – O governador reeleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitiu, ontem, em entrevista ao Estadão, disputar a sucessão de Lula em 2030. “A gente tem que ver qual é o cenário de momento e, claro, vou terminar o segundo mandato aqui no estado de São Paulo. Terminando bem o segundo mandato, obviamente abre uma possibilidade (de disputar a Presidência). Mas isso é uma coisa que você avalia em grupo, não sozinho”, afirmou.
Perguntar não ofende: A proteção americana impede a prisão de Flávio fujão?
Leia menos
A convite do presidente da Câmara de Olinda, Saulo Holanda (MDB), fiz, há pouco, no plenário da Casa, uma palestra sobre a surpreendente virada do presidente Lula (PT) no segundo turno, impondo uma derrota acachapante sobre Flávio Bolsonaro (PL), com mais de 4 milhões de votos de frente.

O público presente participou ativamente do debate após a minha explanação, que trouxe números não apenas do que as urnas falaram na corrida presidencial, mas também na composição do novo Congresso, passando também pela eleição dos governadores.
Leia mais
“Um debate importante, que nos enriqueceu bastante”, disse o presidente da Câmara e anfitrião. Para o vereador Vlademir Labanca (PV), a palestra gerou uma discussão saudável e democrática, que devia ser estendida a todo o Estado. “Gostei muito e saí muito mais informado com os bastidores trazidos ao debate pelo palestrante”, afirmou.

Presente ao evento, o jornalista Pedro Tinoco, do site Observatório de Olinda, não apenas contribuiu com suas intervenções inteligentes, como fez colocações bem interessantes sobre a pauta em debate. “Sai impressionado com os dados trazidos por Magno para um debate muito oportuno”, afirmou.
A Bandeirantes Mídia Exterior desenvolveu um projeto exclusivo de customização de painel de LED para o Assaí Atacadista, na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em João Pessoa. A estrutura recebeu as cores da marca e apliques em 3D, com o objetivo de ampliar o impacto visual da campanha e a visibilidade da empresa em uma das vias de circulação da capital paraibana. Segundo a empresa, o painel alcança milhares de veículos diariamente.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu, hoje, devolver as investigações no âmbito da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, ao ministro André Mendonça.
Fachin optou, no entanto, por manter “em caráter excepcional e provisório” na Presidência Corte as investigações realizadas pela Operação Compliance Zero, que trata das suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master.
Leia maisOs procedimentos das duas investigações haviam sido remetidos a Fachin no dia 12 de setembro, após a identificação de citações a autoridades com prerrogativa de foro, incluindo integrantes da própria Corte, e do envio de representação pelo ministro Alexandre de Moraes.
A representação enviada por Moraes apontava supostos indícios de irregularidades no exercício da relatoria de ambas as operações, àquela altura, conduzidas por Mendonça.
Caso Master
Fachin decidiu pela manutenção do caso Master na Presidência pelo prazo máximo de 90 dias, contados a partir de 12 de setembro – ou até que ocorra um dos seguintes eventos:
O julgamento foi suspenso no dia 15 de setembro. O mérito do caso, ou seja, se o plenário vai abrir uma investigação ou não sobre Moraes, ainda não começou a ser analisado. Os ministros analisaram uma questão de ordem apresentada pelo ministro Gilmar Mendes e pelo ministro Flávio Dino.
A questão tratava da união dos processos relacionados ao caso, a redistribuição da relatoria por sorteio e a abertura de prazo para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Um pedido de vista do ministro Flávio Dino suspendeu a sessão, que terminou com 4 votos a 3 para manter separadas as análises pelo Supremo das condutas de Alexandre de Moraes, na relação com Daniel Vorcaro, e de André Mendonça, na condução do relatório do caso Master.
Leia menos
O Globo
O número de denúncias de assédio eleitoral no Ministério Público do Trabalho (MPT) já chegou a 1.140, após políticos, empresários e influenciadores de direita incentivarem nas redes sociais a demissão de funcionários que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Diante do movimento, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que as empresas que cometerem essa ilegalidade terão restrição de acesso a créditos públicos.
As denúncias registradas no MPT das 23h59 do último domingo, quando houve o segundo turno, até a noite de quarta-feira correspondem a cerca de 30% do total recebido pela instituição em todo o ano. Até o fim do primeiro turno, o MPT havia recebido 991 queixas. No segundo turno, foram registrados 946 novos casos e mais 1.140 denúncias após a eleição.
Leia maisEm paralelo, há estímulo a boicote de estabelecimentos cujos proprietários declararam voto no petista. De acordo com Marinho, o governo estuda a criação de uma lista suja de empresas que cometem assédio eleitoral no Brasil, incluindo pressão ou demissão por conta de opção política. A partir da lista, poderia haver sanções como restrição a crédito.
Ele não explicou, no entanto, como seria feita a lista ou como seriam comprovadas as denúncias. O governo tem uma lista suja de empregadores que submetem trabalhadores a condições análogas à escravidão, mas, para figurar nela, há uma investigação prévia in loco. Também há abertura de processo administrativo contra a empresa, e ela tem direito a ampla defesa.
“O objetivo é poder, além das providências, ter uma lista que a gente possa mostrar para a sociedade que tem empresas cometendo ilegalidades de eventual crime contra o trabalhador”, afirmou em coletiva na quarta-feira. De acordo com ele, o Banco Central informaria a rede financeira do país sobre quem violasse o princípio democrático de livre escolha dos representantes. Clique aqui e confira a matéria completa.
Leia menos
O advogado e vice-presidente da OAB-GO (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás), Thales José Jayme, foi às redes sociais, no domingo, para afirmar que se os apoiadores do presidente Lula “fossem colocados em um saco e jogados no rio, o prejuízo seria a perda do saco”. As informações são do portal UOL.
A declaração foi feita em forma de comentário a um post no Instagram que trazia a fotos de eleitores do PT comemorando o resultado da eleição na Praça Universitária, em Goiânia. Além de vice-presidente da entidade, Thales Jayme também é presidente do Country Clube de Goiás.
Leia maisA repercussão negativa da declaração levou o advogado a pedir desculpas, mas apenas três dias após a postagem. “Peço desculpas a toda a sociedade pelo comentário publicado nas redes sociais”, escreveu o advogado, que ainda disse ser contra todas as formas de violência e respeitar o direito de cada um de expressar suas opiniões e fazer suas escolhas políticas com liberdade e segurança.
Jayme também afirmou que o post publicado não representa a OAB-GO, que reúne pessoas com diferentes convicções, mas unidas pelo compromisso com a defesa das prerrogativas da advocacia.
Segundo define o próprio site da entidade, faz parte do SDP (Sistema de Defesa das Prerrogativas) a apreciação de queixas referentes a ameaças, afrontas ou lesões às prerrogativas e direitos dos inscritos na ordem. Casos promovidos pelos próprios integrantes, no entanto, não são citados.
Em nota, a direção afirmou que opiniões pessoais, inclusive as de membros da gestão, não representam o pensamento da instituição. “A OAB-GO é contrária a toda e qualquer forma de intolerância e hostilidade, venha de onde vier. A defesa do Estado democrático de Direito passa pelo respeito à escolha popular e pela convivência civilizada entre quem pensa diferente. A divergência é legítima e necessária. Cabe a todos debatê-la com respeito, no campo das ideias, sem ofensas nem extremismos”.
A entidade, no entanto, não respondeu se o atual vice-presidente responderá a algum processo disciplinar a ser conduzido pelo Tribunal de Ética e Disciplina, que, segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB, pode ser instaurado de ofício em função de conhecimento do fato por fonte idônea.
Presidente do PT-GO e eleita deputada federal, Adriana Accorsi afirmou que vai denunciar o caso à Justiça, juntamente com outros episódios de violência registrados no estado contra petistas. “Vem me jogar no saco e jogar no lixo. Aqui é polícia, estou te esperando”, disse Adriana, que é delegada de polícia.
Leia menos
Durante agenda na Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), na Espanha, a governadora Raquel Lyra (PSD) assinou um Memorando de Entendimento (MoU) voltado ao fortalecimento institucional e à modernização administrativa da gestão cultural pernambucana. A parceria firmada estabelece o aprimoramento dos 17 equipamentos culturais sob gestão direta do Estado, que incluem museus, cinemas, centros culturais e teatros. As informações são do Diário de Pernambuco.
Com vigência inicial de três anos, o Memorando de Entendimento prevê a criação de um Grupo de Trabalho nos próximos 30 dias. Entre as iniciativas previstas estão a avaliação para a instalação de um laboratório da escola digital Co.liga, no antigo Liceu de Artes e Ofícios, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a oferta de bolsas no Diplomado de Gestão Cultural na Ibero-América, vinculado à Universidade Complutense de Madrid, voltada a gestores locais, e a adesão a redes internacionais de cooperação cultural.
“Somos um povo que carrega tradições, saberes, ritmos e manifestações artísticas que atravessam gerações e que fazem parte não apenas da nossa história, mas também daquilo que queremos construir para o futuro”, declarou a chefe do Executivo estadual.
Blog da Folha
O deputado estadual eleito Emerson Freitas (MDB) teve a prisão preventiva decretada, hoje, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da 15ª Vara Criminal da Capital. Eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com mais de 49 mil votos, no último dia 4 de outubro, Emerson Jhuan Pereira do Nascimento se tornou conhecido pela divulgação de vídeos nas redes sociais em que se apresenta como combatente de organizações criminosas do estado.
No documento que em que expediu a prisão, o juiz Albérides Nicéas de Albuquerque Filho especifica que Emerson infringiu o artigo 158 do Código Penal, que versa sobre a prática de extorsão. O influencer vinha sendo investigado por envolvimento em um suposto esquema de extorsão contra uma mulher vítima de violência doméstica.
Leia maisO partido ao qual Emerson está filiado, MDB, se manifestou por meio de nota enviada à imprensa. No comunicado, a sigla informa que aguarda esclarecimentos das autoridades. Confira a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL
O MDB de Pernambuco tomou conhecimento, por meio da imprensa, de informações relacionadas ao mandado de prisão envolvendo o deputado estadual eleito Emerson Freitas.
O partido acompanhará o caso e aguardará os esclarecimentos das autoridades competentes, reafirmando seu respeito ao devido processo legal, ao amplo direito de defesa e à presunção de inocência.
MDB Pernambuco
Leia menos
Clique no vídeo e veja meu editorial de hoje no Frente a Frente sobre a fuga de Flávio Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos, após a derrota na eleição presidencial. O Frente a Frente é transmitido pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.
Como ficou a composição do Congresso? Quais os partidos que elegeram maior número de senadores e deputados? Nos Estados, quais os partidos que emplacaram o maior número de governadores? Lula governa com o novo Congresso, de perfil extremamente conservador e de centro direita?
Tudo isso e muito mais vão dar o molho da minha palestra, seguida de um bom e saudável debate, daqui a pouco, a partir das 20 horas, no plenário da Câmara de Olinda, atendendo a um convite do presidente da Casa, Saulo Holanda (MDB).
“O País foi às ruas para garantir a democracia”, diz Saulo, adiantando que, independentemente de qualquer resultado, já tinha amadurecido a ideia da palestra-debate, que é aberta ao público em geral.
A Prefeitura do Recife entregou, hoje, a requalificação da Escola Profissionalizante Bidu Krause, localizada no bairro do Totó, na Zona Oeste da cidade. Após oito meses de obras, a unidade recebeu um investimento de R$ 392 mil, destinado à renovação dos ambientes, à ampliação da acessibilidade e à melhoria das condições para a realização dos cursos de qualificação profissional.
A solenidade também foi marcada pela entrega da maior honraria da PCR, a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, à secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a vida pública.
“Estamos aqui em um momento simbólico, realizando a requalificação de um equipamento tão importante. Mais do que números, o que importa são as histórias de pessoas que têm suas vidas transformadas por ações como essa. Também não poderia deixar de falar sobre Isabella. Tive a alegria de acompanhar a sua trajetória de perto, uma mulher gentil, responsável e comprometida com a gestão pública. Ao longo de sua atuação, contribuiu com pautas importantes para o Recife e fortaleceu as políticas de emprego e qualificação profissional. Entrego essa medalha com muito orgulho, em reconhecimento aos serviços prestados à nossa população. Sei que ela deixa esse ciclo com o coração apertado, mas tenho certeza de que continuará ajudando as pessoas, especialmente as crianças. Muito obrigado por tudo, Bela”, falou o prefeito do Recife, Victor Marques.
Onze pessoas foram presas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (Ficco/PE), hoje. Elas são suspeitas de integrar uma quadrilha envolvida em crimes como homicídios, tráfico de drogas em larga escala, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo de grosso calibre.
Segundo a Polícia Federal (PF), as prisões ocorreram no âmbito da Operação Frequência Zero, que também cumpriu 15 mandados de busca e apreensão. Todas as ações aconteceram no Recife e Região Metropolitana. As informações são do portal G1.
Leia maisOs alvos dos mandados de prisão preventiva são apontados como integrantes do núcleo de liderança ou gerência da organização. Os nomes deles não foram divulgados. As investigações identificaram a atuação do grupo em áreas estratégicas do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Olinda e Cabo de Santo Agostinho.
Na capital pernambucana, foram identificados pontos de atuação nos bairros do Ibura e Boa Viagem, na Zona Sul, e em Casa Amarela, na Zona Norte. Em Jaboatão dos Guararapes, os locais apontados ficam nos bairros de Cavaleiro e UR-2. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Criminal da Comarca do Recife, após representação da polícia.
Investigação começou a partir de outras operações
De acordo com a PF, a Operação Frequência Zero é resultado da análise de informações compartilhadas no âmbito de três investigações anteriores: Manguezais, La Catedral e Sintonia Fina.
Na Operação Manguezais, foram presos 30 suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, em seis estados. A ação também apreendeu carros de luxo, moto e armas durante as diligências.
Já na Operação La Catedral, a polícia descobriu um esquema de corrupção e tráfico de drogas dentro do Presídio de Igarassu, no Grande Recife. Entre os suspeitos estão André de Araújo Albuquerque, ex-secretário executivo de administração penal de Pernambuco, filmado recebendo propina dentro da unidade prisional. Ele foi preso em abril de 2025 e, desde dezembro, está em prisão domiciliar.
Na Sintonia Fina, o alvo foi uma quadrilha ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) que atuava no Grande Recife e no interior de Pernambuco. Dezoito pessoas foram presas e, segundo a PF, o grupo movimentou R$ 328 milhões.
A partir da análise dos elementos reunidos nessas operações, os investigadores avançaram na apuração sobre a estrutura e a atuação da organização criminosa.
As apurações apontam que a organização movimentou grandes quantias de dinheiro nos últimos anos. Segundo a Ficco, o grupo utilizava empresas de fachada e contas bancárias de terceiros para ocultar e dissimular a origem e a movimentação dos recursos, além da propriedade de bens e valores.
Entre as corporações envolvidas na Operação Frequência Zero, estão forças integradas de combate ao crime organizado do Rio de Janeiro e da Paraíba, além de equipes do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de Pernambuco.
Leia menos