Há muito tempo, mantenho a tradição de passar o São João em Caruaru, mas este ano não foi possível. Para não levar falta, resolvi vir hoje acompanhar o finalzinho da festa, infelizmente tão descaracterizada com a invasão desses sertanejos de gosto duvidoso diante de algo tão autêntico e maravilhoso como o nosso forró pé de serra.
Na chegada ao hotel City, do meu amigo André Gomes, tive uma grata surpresa: água em filtro de barro. Maravilha! Fui logo correndo encher a barriga. Lembrei-me dos meus tempos de garoto em Afogados da Ingazeira.
Lá, além do filtro, havia o pote, mas mamãe e papai só deixavam seus nove filhos matar a sede com água filtrada. Como eram cuidadosos e zelosos com suas crias!
Não repetir a conturbada relação entre Poder Executivo e Poder Legislativo, acompanhada durante a gestão de Raquel Lyra (PSD) à frente de Pernambuco, é um dos objetivos do PSB, caso o prefeito do Recife, João Campos, presidente da sigla, consiga vencer Raquel em outubro deste ano e passe a governar o Estado em 2027.
O partido quer fluidez no trato com a Assembleia Legislativa (Alepe) e, sobretudo, governabilidade, como nas gestões anteriores da legenda. Durante as administrações dos ex-governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara, o PSB teve relacionamento harmônico com a Casa, sempre com presidentes aliados e maioria parlamentar governista.
Para obter resultado semelhante, o PSB vem trabalhando de forma intensa na montagem da chapa proporcional, embora o foco maior seja a eleição de João como governador. O líder socialista na Alepe, deputado Sileno Guedes, defendeu a candidatura do prefeito, ontem (20), em entrevista à Rádio Jornal recheada de recados para Raquel. Ao defender a harmonia entre os poderes, criticou diretamente o “estilo Raquel” de se relacionar com a Casa.
“João Campos demonstrou a capacidade de unir, de aglutinar, de não ter preconceito com a política. A política é que reúne, a política é que dialoga”, afirmou Sileno Guedes. “Todo mundo sabe a dificuldade que a governadora tem de dialogar com o presidente Álvaro Porto (da Alepe), de dialogar com os deputados estaduais, de trafegar pela Assembleia com tranquilidade, embora a Assembleia nunca lhe tenha negado nenhuma proposição que foi enviada pelo Poder Executivo”, alfinetou Guedes em outro momento.
Uma das estratégias socialistas para garantir a governabilidade de um eventual governo liderado por João Campos é tentar a descentralização da representatividade. “A gente está se organizando para ter uma bancada forte, que represente todas as regiões do estado: a Mata, o Agreste, o Sertão, a Região Metropolitana. O PSB elegeu 13 deputados estaduais em 2022”, destacou Guedes.
Além da governabilidade no Estado, o PSB quer ampliar também a presença no Congresso, fornecendo sustentabilidade nacional a Campos e relevância da sigla nas grandes articulações. O partido tem atualmente 16 deputados federais, mas deseja subir para, pelo menos, 25. Em 2018, por exemplo, o PSB chegou a ter 32 parlamentares. Para atingir o crescimento esperado, a legenda vem trabalhando para lançar candidaturas competitivas em vários Estados, visando expandir o quociente eleitoral.
Mulher na vice – Por falar em João Campos, a vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB), aliada do prefeito, sugeriu, ontem (20), que ele escolha uma mulher para ser candidata a vice na chapa para o Governo do Estado. A declaração foi dada durante entrevista concedida à Rádio Folha 96.7 FM. “Acho que João Campos precisará pôr uma vice-governadora mulher. É o meu pensamento. Isso é outro imbróglio. Porque você tem do lado de lá uma governadora mulher. Eu não sei se Priscila virá como vice-governadora, embora tenha sido uma excelente vice-governadora, porque a política não é o mundo do ideal, é o mundo de correlação de forças para ganhar uma eleição”, argumentou.
Semana agitada – A próxima semana deve ser agitada na política de Pernambuco. A Alepe e a Câmara de Vereadores do Recife voltam a se reunir, encerrado o período de Carnaval, com pautas polêmicas. Na Assembleia, vão ser analisados os projetos enviados pela governadora Raquel Lyra (PSD) ano passado. Entre eles, a Lei Orçamentária (LOA). Se não for aprovada a tempo, pode prejudicar a execução do orçamento de 2026. Na Câmara, a pauta será a provável instalação de uma CPI proposta pelo líder da oposição, vereador Felipe Alecrim (Novo), para apurar responsabilidades sobre o concurso para procurador do Recife.
Só dor de cabeça 1 – A homenagem ao presidente Lula (PT) no Carnaval do Rio de Janeiro só gerou dor de cabeça ao petista. O PL acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Lula por causa do desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí. A escola homenageou o petista com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Foi rebaixada para o Grupo Ouro no Carnaval de 2026.
Só dor de cabeça 2 – Na ação apresentada ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Antonio Carlos Ferreira, o PL afirma que o desfile extrapolou a manifestação artística e se converteu em “apoteótica peça de marketing político-biográfico e de ataque a opositores”. O partido diz que houve “transmutação de um desfile carnavalesco em peça político-eleitoral” e pede a preservação de documentos e dados para uma eventual Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral).
Caso Eduardo Bolsonaro – A denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi protocolada na última quinta-feira (19) no STF. Caberá à 1ª Turma analisar se recebe a denúncia contra ele por tentar interferir no julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 22 de setembro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ofereceu denúncia contra Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação em processo judicial. Depois, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, determinou que o gabinete de Eduardo fosse notificado para apresentar sua defesa prévia. Agora, caberá à 1ª Turma analisar as alegações e definir se ele se tornará réu.
CURTAS
MINISTRA COMENTA SAÚDE 1 – A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos (PCdoB), usou as redes sociais para comentar o motivo de estar utilizando bengala e, em alguns momentos, cadeira de rodas. Segundo ela, o uso do apoio se deve a um quadro de artrose no quadril, que dificulta a locomoção em trajetos mais longos, como nos aeroportos.
MINISTRA COMENTA SAÚDE 2 – Luciana informou que deverá passar por uma cirurgia para colocação de uma prótese, procedimento que deve permitir o retorno à rotina normal. Na publicação, a ministra agradeceu o carinho e a preocupação demonstrados pelo público e afirmou que segue confiante no tratamento.
PP REÚNE MEMBROS – Em meio a toda especulação sobre as candidaturas ao Senado em Pernambuco, o Partido Progressistas (PP) no Estado reúne, na próxima segunda-feira (23), deputados federais, estaduais e alguns pré-candidatos na sede da sigla, no bairro do Pina, no Recife para ouvir a opinião de todos sobre uma eventual candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado.
Perguntar não ofende: O PP vai anunciar alguma decisão sobre Dudu segunda-feira?
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), comemorou os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e afirmou que 2025 entrou para a história como o melhor ano na geração de empregos no município. Segundo a gestora, os dados apontam um crescimento significativo nas oportunidades formais de trabalho no município.
“Acabamos de receber os dados do Caged e temos um motivo enorme para comemorar: 2025 foi o melhor ano da história em geração de empregos em Serra Talhada. Isso significa mais oportunidades, mais dignidade e mais esperança para a nossa gente. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso para que nossa cidade continue crescendo e gerando oportunidades para todos”, declarou Márcia. Os números reforçam, segundo a Prefeitura, o cenário de crescimento econômico e fortalecimento do mercado de trabalho local ao longo do ano.
O município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, deixou de contar, desde a última quarta-feira (18), com o sistema de videomonitoramento. Durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19), na Câmara de Vereadores, o vereador Antônio Henrique (Fiapo) denunciou a retirada das 35 câmeras que funcionavam em diversos pontos estratégicos da cidade.
Segundo o parlamentar, a empresa responsável pelo serviço, a Sinalvida, removeu todos os equipamentos após mais de um ano sem receber pagamento da Prefeitura. As informações são do portal Moxotó da Gente.
Fiapo afirmou que as câmeras estavam distribuídas em áreas como entradas e saídas da cidade, incluindo os acessos para Monteiro, Arcoverde e Custódia, além de pontos centrais como a Praça de Eventos, imediações de agências bancárias, hospital, rodoviária, semáforos e estabelecimentos comerciais.
Ainda de acordo com o vereador, representantes da Sinalvida teriam se reunido com integrantes da administração municipal, mas não houve acordo para regularização dos pagamentos.
“Desde que a senhora prefeita do município assumiu, ela não pagou mais a Sinalvida. E a direção da empresa esteve aqui, se reuniu com ela, com assessores, e saíram enrolando, e não pagaram um real durante todo esse tempo. Após mais de um ano sem receber, a empresa decidiu retirar os equipamentos”, declarou Fiapo.
A retirada das câmeras ocorre logo após o período de Carnaval, quando a Prefeitura divulgou que a festa contou com monitoramento. Com a desativação do sistema, surgem questionamentos sobre como ficará a segurança pública no município, especialmente em áreas consideradas estratégicas.
A denúncia vem em meio a críticas relacionadas à definição de prioridades orçamentárias por parte da Prefeitura de Sertânia, já que o sistema de videomonitoramento é apontado como um importante instrumento de apoio à identificação de veículos e suspeitos em ocorrências policiais.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, divulgou uma mensagem nas redes sociais em que reafirma que a candidatura do partido à Presidência da República sairá de um dos três pré-candidatos: os governadores Ronaldo Caiado, Eduardo Leite ou Ratinho Júnior.
Nas mensagens, ele disse que “o Brasil estará muito bem servido” se puder contar com um dos três como presidente em 2027, e divulgou quais serão alguns pontos que irão defender na campanha, como estabelecer idade mínima para os novos membros dos Tribunais superiores. As informações são do portal O Globo.
“Será com um dos três, com o apoio do PSD, que iremos promover mais transparência na utilização dos recursos públicos, para combater a corrupção; fazer a tão sonhada reforma administrativa para reduzir o peso do Estado e valorizar os bons servidores; adotar o voto distrital para aproximar o eleitor dos representantes legislativos; buscar o fim da reeleição; estabelecer idade mínima para os novos membros dos Tribunais superiores”, diz a mensagem de Kassab.
O humorista Dedé Santana foi internado, hoje, em Goiânia. Ele deu entrada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira de Goiás (Hugol) após uma indisposição. Dedé teve alteração na pressão e está em observação. Segundo a assessoria informou, ele foi encaminhado ao hospital por precaução e passará por exames.
De acordo com a produção do Espetáculo Abracadabra, integrado pelo artista, até o momento, a apresentação marcada para o dia 28 de fevereiro, em Goiânia, está mantida. A assessoria estima que ele deve deixar o hospital em breve.
Em 2025, Dedé Santana também passou por dois períodos de internação. O primeiro, em São Paulo, também por causa de alterações na pressão arterial. O humorista chegou a aparecer em cadeira de rodas. A segunda vez, no Rio de Janeiro, foi devido a um quadro de infecção urinária que se agravou e evoluiu para um problema renal.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos (PCdoB), usou as redes sociais para esclarecer o motivo de estar utilizando bengala e, em alguns momentos, cadeira de rodas. Segundo ela, o uso do apoio se deve a um quadro de artrose no quadril, que dificulta a locomoção em trajetos mais longos, como nos aeroportos. Luciana informou ainda que deverá passar por uma cirurgia para colocação de uma prótese, procedimento que deve permitir o retorno à rotina normal. Na publicação, a ministra agradeceu o carinho e a preocupação demonstrados pelo público e afirmou que segue confiante no tratamento. Confira!
O cantor e compositor Alcymar Monteiro acaba de lançar uma releitura da música “Você marcou demais a minha vida”, sucesso da década de 70, composta e imortalizada na voz de Cláudio Roberto, conhecido também como compositor parceiro de Raul Seixas. Confira em primeira mão o clipe da versão feita por Alcymar. Está belíssimo!
O indicador histórico de feminicídio zero alcançado pelo município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, se torna ainda mais relevante quando comparado à realidade regional e estadual. Em 2025, o Brasil atingiu o maior número de feminicídios desde que a tipificação do crime, em 2015.
Oficialmente, 1.470 mulheres foram mortas pelo fato de serem mulheres. No ano anterior, esse número foi de 1.450. Em Pernambuco, a curva também segue em ascendência. Em 2025, os casos aumentaram mais de 15%, atingindo 88 ocorrências, frente as 76 registradas em 2024, alcançando o maior índice dos últimos cinco anos. Os dados são da Secretaria de Defesa Social do Estado.
“Este resultado é muito importante e é a prova de que a gestão municipal tem feito tudo o que está a nosso alcance. Mas não se pode esquecer que o Governo do Estado segue sem priorizar nosso município e por isso ainda enfrentamos, infelizmente, uma situação muito delicada em relação a violência de forma geral”, destaca o prefeito Lula Cabral.
Enquanto os números de violência letal contra mulheres não para de crescer em Pernambuco, o Cabo mostrou que políticas locais bem desenhadas fazem a diferença. Entre as medidas adotadas pela gestão estão: o fortalecimento das estruturas de proteção à mulher, com ampliação da rede de acolhimento e intervenção especializada da Patrulha da Mulher; a criação de um abrigo provisório emergencial para mulheres e seus filhos; a integração entre tecnologia e operações de campo, com implantação de videomonitoramento com inteligência artificial e protocolos de pronta resposta; a criação de unidades especializadas e atuação preventiva da Guarda Civil Municipal, com mais de 500 ordens de serviço, 100 operações conjuntas e 1.600 abordagens.
“O compromisso com a vida das mulheres está no centro de nossas ações de segurança cidadã. Estes 365 dias sem feminicídio demonstram que é possível enfrentar um problema estrutural com inteligência, planejamento e decisão política”, afirma Lula Cabral.
Este blog recebeu denúncias, hoje, de que funcionários do Hospital da Restauração (HR) estão acumulando mais de um cargo de chefia na área da saúde, o que não é permitido, e não estariam prestando a assistência que deveriam aos pacientes da unidade.
De acordo com as fontes, que falaram sob reserva por medo de retaliações, uma enfermeira tem dois vínculos, um no HR como “supervisora de andar” (cargo que não existe oficialmente no organograma) e diretora do Hospital da Mirueira, em Paulista, no Grande Recife.
Em outro caso, uma enfermeira tem vínculo efetivo com a Secretaria de Saúde e acumula um contrato por tempo determinado no Hospital da Restauração. Essa profissional teria tido os pontos abonados pela coordenação de emergência da unidade em ocasiões nas quais não trabalhou.
Os favorecimentos ocorrem há cerca de dez meses e o critério é ter bom relacionamento com pessoas da alta cúpula da Secretaria de Saúde do Estado. Há outros casos de profissionais que atuam na rede privada e também no HR, mas, por meio de amizade interna, acabam sendo remanejados para funções administrativas e “fogem” do atendimento direto aos pacientes.
O resultado é o aumento dos plantões extraordinários pagos pelo orçamento estadual, já que aqueles contratados para a assistência aos enfermos estariam sendo deslocados, obrigando a rede a contratar os plantonistas de forma extra para cobrirem os espaços descobertos nas escalas. As fontes informaram que preparam denúncias sobre os favorecimentos para enviarem ao Ministério Público de Pernambuco.
Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora Roberta Campos ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira.Está incrível!
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião vem promovendo uma ampla circulação de ações formativas pelo Sertão pernambucano, por meio de seminários e fóruns voltados ao diálogo de saberes entre grupos culturais, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes. As atividades têm como foco o fortalecimento das culturas populares e tradicionais, valorizando o sertão como território de resistência, adaptação ao clima árido e preservação de costumes ancestrais, longe de visões estereotipadas. Uma dessas ações já acontece na próxima segunda-feira (23), em Floresta, no Sertão de Itaparica.
As pautas abordadas aprofundam temas como o processo criativo e as tradições, a presença das culturas populares no contexto das mídias digitais e as políticas públicas voltadas aos mestres da cultura. Segundo Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, esta etapa do projeto prioriza a escuta ativa dos mestres sertanejos. “Nesta fase de atividades, voltamos nossa atenção para ouvir os mestres da cultura do sertão, por meio dos fóruns e seminários”, destaca.
Cada Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão receberá uma edição das ações, mobilizando municípios do Sertão de Itaparica, Pajeú, Sertão Central, Moxotó, Araripe e São Francisco, com atividades programadas entre fevereiro e março de 2026, incluindo o Fórum Sertão Cultura Viva, em Serra Talhada. As iniciativas contam com incentivo da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo de Pernambuco e do Ministério da Cultura, reforçando o compromisso com o fortalecimento da cultura viva no Sertão pernambucano.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria e Comércio, comemorou, hoje, a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou o tarifaço imposto por Donald Trump no ano passado.
Alckmin classificou a decisão judicial como “muito importante para o Brasil”. Após a decisão do tribunal, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova tarifa global de 10%, com efeito imediato.
Geraldo Alckmin destacou que a nova tarifa valerá para todos os países, o que coloca o Brasil em iguais condições de competitividade com seus concorrentes. “Os 10% global é para todos. Nós não perdemos competitividade, se é 10% geral. O que estava acontecendo é que o Brasil estava com uma tarifa de 40% que ninguém mais tinha”, afirmou Alckmin.
Antes da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, 22% das exportações brasileiras pagavam a sobretaxa de 40%. Caso também fossem cobrados os 10% anunciados por Trump sobre os produtos, isso poderia levar a tarifa para 50%
Com a derrubada do tarifaço, essa sobretaxa de 40% é zerada. A medida alcança produtos como armamentos, máquinas de linha amarela (equipamentos pesados para construção civil), máquinas agrícolas, motores, madeira e café solúvel.
Além disso, alimentos como pescado, cereais, mel, açúcar e tabaco também deixarão de pagar a tarifa. A decisão desta sexta-feira não afeta os produtos taxados pela secção 232, como aço e alumínio. Assim, as tarifas de 40% seguem em vigor para esses itens.
O vice-presidente disse, ainda, que “a negociação continua, o diálogo continua e abriu avenida para comércio exterior mais forte”. Em março, os presidentes Lula e Trump vão se reunir em Washington. Sobre o encontro, Alckmin afirmou que, além das questões tarifárias, outros temas como minerais críticos devem pautar a conversa.