Festival Mulherar a Política promove debate entre mulheres progressistas e conservadoras no Distrito Federal

A segunda edição do Festival Mulherar a Política, iniciativa da startup Quero Você Eleita em parceria com o escritório Gabriela Rollemberg Advocacia, reunirá, nesta terça-feira, lideranças femininas do Distrito Federal para debater o tema “Que pontes existem entre mulheres progressistas e conservadoras?”. O evento, exclusivo para convidados, visa fomentar um espaço de diálogo que permita a construção de consensos e avanços políticos com a participação da sociedade civil.

Entre as confirmadas estão a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e as deputadas Erika Kokay (federal), Jaqueline Silva, Dayse Amarílio e Doutora Jane (distritais). A proposta do encontro é a criação de um fórum permanente para o alinhamento de estratégias conjuntas entre mandatos e a população, fortalecendo a presença feminina no debate político e social.

A programação também contará com o lançamento da obra “Lugar de Fala: um retrato das campanhas femininas no Brasil”, que traz relatos sobre a experiência de mulheres candidatas nas eleições de 2024. Outro destaque será a apresentação do projeto “Bancada Feminina na COP30”, que propõe formar prefeitas de diversos biomas para liderar pautas climáticas na conferência global. O encerramento será marcado por uma apresentação artística da cantora Joana Duah, às 20h30.

Veja outras postagens

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que as comunidades indígenas possam realizar atividades de mineração em suas terras. A medida provisória é válida pelo prazo de 24 meses, tempo que o ministro deu para que o Congresso Nacional edite a lei que regulamenta a exploração mineral em terras indígenas.

Na decisão, o ministro explica que a liminar tem como objetivo suprir as omissões legislativas. Segundo Dino, a pesquisa e a lavra de minerais em terras indígenas já ocorrem, mas “de modo ilegal, clandestino, violento e sem respeito às normas ambientais”. As informações são da CNN.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

A página oficial da Prefeitura de Olinda sofreu um ataque cibernético nesta sexta-feira (06), em um post em “collab” com ONG de atuação nacional que tem o objetivo de combater a violência contra a mulher. Houve calúnia e difamação contra os vereadores da cidade, uma dia depois que todos os parlamentares votaram contra os pedidos de impeachment a prefeita. Além disso, os ataques foram disparados por bot ou robôs. A gestão está dando entrada em boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos.

O post alvo do ataque tem o objetivo de conscientizar a população que vai brincar o Carnaval sobre o respeito com o próximo e trouxe orientações de prevenção e acolhimento para brasileiras e estrangeiras que precisarem de ajuda durante a folia.

Logo após a postagem, os comentários da publicação foram dominados por robôs de disparos de mensagens, com calúnia e difamação, ataque feito por uma milícia organizada. Desse modo, os responsáveis pelo post tiveram que remover o espaço para comentários, para preservar as instituições.

Ipojuca - No Zap

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor pernambucano Silvério Pessoa ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Caruaru - IPTU 2026

Após o chefe da Polícia Civil de Pernambuco admitir em ofício que a investigação contra um servidor público da Prefeitura do Recife aconteceu sem qualquer procedimento formal e legal, o deputado estadual Romero Albuquerque cobrou informações oficiais do Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho a respeito do caso.

O deputado também questiona a governadora sobre quem mentiu e quem deu a ordem para início da investigação. “Nos acusaram de estar desviando o foco, fazendo cortina de fumaça e jogo político. Agora que a verdade veio à tona, queremos com urgência um pronunciamento da governadora. Como uma chefe do Executivo Estadual fecha os olhos para os próprios escândalos e ignora perguntas como se não devesse satisfação ao povo?”, afirma Romero.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Segurança nesta sexta-feira (6) e pressionou o Congresso Nacional para a aprovação da matéria.

“Nós sabemos que a segurança pública é um problema no país. Eu tô com a PEC da Segurança Pública para definir qual é o papel da União na segurança pública, porque pela Constituição a segurança pública é da responsabilidade do estado. A união cuida da PF e da PRF”, disse o presidente durante agenda em Salvador, na Bahia.

Ele ressaltou ainda que se a PEC for aprovada, ele irá criar o Ministério da Segurança Pública, “mas vai ter que ter dinheiro para resolver esse negócio”. As informações são da CNN.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe, daqui a pouco, o cantor e compositor pernambucano Silvério Pessoa, artista nascido em Carpina e conhecido por unir tradição nordestina e sonoridades contemporâneas em sua trajetória musical.

Silvério iniciou a carreira como vocalista da banda Cascabulho, com a qual ganhou projeção nacional. Em carreira solo, consolidou-se com trabalhos que valorizam ritmos populares e a cultura pernambucana, além de músicas marcadas pelo humor e pela crítica social, como ‘Micróbio do Frevo’ e ‘Quem Não Chora Não Mama’. O artista também se destaca por projetos voltados à valorização das manifestações culturais do Nordeste. Além da atuação na música, Silvério Pessoa é professor e doutor em Ciências da Religião.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura de Araripina iniciou, nesta sexta-feira (6), o ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino com a entrega de kits escolares para todos os estudantes, contemplando turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (ERJA).

A ação ocorreu de forma simultânea nas unidades escolares do município e teve início simbólico na Escola Guiomar Costa Reis, onde os kits foram entregues às mães dos alunos, com a presença do prefeito Evilásio Mateus e da secretária municipal de Educação, Rachel Cantarelli.

Durante a atividade, o prefeito afirmou que a distribuição reforça o planejamento da gestão para o início das aulas. “Estamos começando o ano letivo com planejamento, organização e cuidado com nossas crianças. Esses kits representam mais tranquilidade para as famílias e melhores condições de aprendizagem para os alunos. Educação é prioridade em nossa gestão”, declarou.

A decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a revisão e suspensão do pagamento de “penduricalhos” nos Três Poderes, foi elogiada por parlamentares da oposição e também da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais.

Nesta quinta-feira, o magistrado questionou a conversão de benefícios indenizatórios em remuneração, além do pagamento “auxílios diversos” sem comprovação de despesas, que deixam os salários do serviço público acima do limite do teto constitucional previsto em lei. As informações são do jornal O GLOBO.

Em lauro médico divulgado nesta sexta-feira (6), a PF (Polícia Federal) afirmou, que foram encontradas alterações neurológicas em exames do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha, em Brasília.

“O histórico de queda recente e desequilíbrio ao deambular direcionou a perícia para um exame neurológico cuidadoso. Dessa forma, foram encontradas alterações neurológicas no exame físico e aventadas hipóteses relacionadas com as demais informações coletadas do caso”, diz a PF.

Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve no início deste ano ao cair durante a madrugada e bater a cabeça em um móvel na sua cela, quando ainda cumpria pena na Superintendência da PF (Polícia Federal), em Brasília. As informações são da CNN.

Devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife no início da manhã desta sexta-feira, 6 de fevereiro, uma árvore caiu e deixou o trânsito intenso na Via Mangue, prejudicando motoristas e motociclistas que trafegam pela área. Registros mostram um trecho da rodovia praticamente parado. As informações são do Portal de Prefeitura.

A Livraria Leitura, no Shopping Caruaru, registrou recorde de vendas do livro Os Leões do Norte, que chegou a esgotar o estoque disponível na unidade diante da forte procura do público na Capital do Agreste. A demanda foi tão intensa que a livraria precisou renovar o acervo, que já voltou a ser disponibilizado para venda.

O crescimento nas vendas ocorre em meio ao aumento do interesse por obras voltadas à história pernambucana, especialmente após o anúncio da governadora Raquel Lyra sobre a criação de uma disciplina obrigatória de História de Pernambuco na rede estadual de ensino. O livro reúne 22 minibiografias de ex-governadores do Estado e vem sendo procurado como material de consulta por leitores e educadores.

Aos que me perguntam onde encontrar Os Leões do Norte: além da Livraria Leitura do Shopping Caruaru, o livro está disponível em qualquer unidade da Rede Imperatriz, nas livrarias Jaqueira (Praça da Jaqueira e Paço Alfândega) e na Leitura do Riomar, no Recife. No interior, também pode ser adquirido nos postos Cruzeiro de Tacaimbó e Arcoverde, na livraria do Shopping Serra, em Serra Talhada, e na Gráfica Zap, em Afogados da Ingazeira.

Quem preferir comprar pela internet pode adquirir diretamente no site da Editora Eu Escrevo, pelo link: https://www.euescrevoeditora.com/os-le%C3%B5es-do-norte.

Por Cláudio Soares*

A acusação de assédio sexual envolvendo o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida em uma praia, reacendeu o debate jurídico sobre a correta tipificação penal de condutas de cunho sexual praticadas em ambientes privados e sem relação de subordinação entre as partes.

A leitura que faço, de acordo com o Direito Penal, é que o crime de assédio sexual, previsto no artigo 216-A do Código Penal, exige como elemento essencial que o agente se valha de superioridade hierárquica ou de ascendência decorrente de emprego, cargo ou função.