Ex-chefe da PM apresenta atestado e não irá à CPI do 8 de Janeiro

O ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Jorge Eduardo Naime, foi dispensado da oitiva da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro, agendada para hoje, depois de apresentar atestado médico alegando depressão e ansiedade.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, havia autorizado o coronel a ficar em silêncio durante o depoimento. A defesa de Naime havia solicitado que ele fosse dispensado de comparecer à comissão.

Veja outras postagens

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou sua presença no meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceira com a Folha de Pernambuco, amanhã. Em entrevista ao podcast da última semana, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, lançou Leite como candidato à Presidência da República, alternativa ao fim da polarização entre Lula e a direita bolsonarista.

Na pauta, as eleições presidenciais, os escândalos do INSS e Banco Master, a prisão de Bolsonaro e o anúncio da candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Ainda a gestão de Leite no Rio do Sul, sua saída do PSDB e a sucessão gaúcha num cenário no qual ele venha a disputar o Senado e não o Palácio do Planalto.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O maior artífice do acordo entre a União Europeia e o Mercosul não mora nem na Europa nem na América do Sul. Trata-se de um cidadão nascido no bairro do Queens, em Nova Iorque, hoje residente em Washington, mais especificamente na Casa Branca: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Sabe-se lá se a razão é a tal “química” exercida pelo encontro dele com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia das Nações Unidas no ano passado. Mas é por causa de Trump que um acordo que se arrastava por 26 anos e que já se apostava que nunca iria sair acabou sendo assinado. Mais do que os eventuais ganhos comerciais, o que mais parece ter motivado sua assinatura foi fortalecer o multilateralismo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O vereador Carlos Bolsonaro usou seu perfil em rede social para dizer que, ontem, seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, voltou a se sentir mal na prisão da Polícia Federal. Carlos postou uma foto do pai de costas e informando que ele tem crises de vômito. Bolsonaro está preso numa cela especial para cumprir a pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

“Prezados, o médico do meu pai foi chamado hoje, domingo, 11 de janeiro de 2026, à prisão, após sermos informados de que suas crises persistentes de soluços evoluíram para um quadro de azia constante, o que o impede de se alimentar adequadamente e de dormir”, escreveu em sua rede social.

Segundo o vereador, a defesa do pai vai protocolar um novo pedido de prisão domiciliar humanitária em função do quadro geral do ex-presidente. “A foto anexa registra meu pai em intermináveis crises de vômito, decorrentes das sequelas da facada que sofreu, praticada por um antigo militante do PSOL, partido historicamente alinhado à facção política de Lula”, diz Carlos. O vereador voltou a criticar a condenação de seu pai pelo STF e listou os crimes pelas quais o ex-presidente está preso.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a vitória do filme ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura no Globo de Ouro 2026. O filme venceu melhor filme em língua não-inglesa e o melhor ator de drama na cerimônia neste domingo (11).

Em publicação nas redes sociais, Lula elogiou o diretor Kleber Mendonça Filho, Wagner e comemorou o desempenho do cinema brasileiro. As informações são do portal G1.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Depois das últimas revelações sobre supostas fraudes e ações coordenadas para atacar o Banco Central, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) querem distância do caso Master.

A avaliação deles é que o TCU entrou de forma equivocada no tema e passou a imagem de que está mais preocupado em investigar a liquidação, deixando de lado as fraudes que podem atingir um banco público e aposentados e pensionistas de fundo de pensão.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA — Petróleo e cocaína são drogas alucinógenas. Produzem delírios de poder. Maduro e Tramp são viciados em petróleo. Maduro costumava injetar cheirar e injetar barris de petróleo nas veias. Em seus delírios, depois de cheirar carradas de óleo de pedra, Maduro dançava rumba, requebrava as cadeiras e cantava a cantiga dos drogaditos da Cracolândia no Palácio Miraflores:

“Eu vou cantar uma linda canção. Tô doidão, tô doidão, bicho tô doidão. Bicho tô doidão. Porque o cowboy Donald Tramp roubou minha mina dentro do salão”.

O cowboy Tramp sempre foi viciado em drogas pesadas, tipo petróleo, dólar e periguetes do cardápio do finado Epstein. À primeira vista periguetes são mercadorias palatáveis e a preços módicos, mas os efeitos colaterais custam caro. Quando chegam neste reino tropical os gringos se deixam fascinar pelas periguetes e caem na gandaia.

Os presidentes americanos são conhecidos pelo vício de cheirar barris e mais barris de petróleo. São drogas produzidas nas Arábias e também na Venezuela. Nessa onda às vezes os bichos ficam doidões com mania de guerra. Bill Clinton também tinha o vício de degustar estagiárias no Salão Oval da Casa Branca.

O comunismo é uma droga sintética criada por Karl Marx e Friedrich Engels, uma dupla intelectual altamente periculosa. Karl era inimigo ferrenho do trabalho e se tremia todo quando ouvia falar esta palavra.  Mas gostava de ter amigos ricos. Daí fez amizade com Friedrich Engels, filho de uma família de industriais alemães de quem se tornou parceiro e que financiava suas farras e foi seu provedor durante toda a vida. O marxismo e o materialismo dialético são culturas as mais inúteis e enganosas das ciências humanas.

A dupla Karl Marx e Engels escreveu o “Manifesto Comunista”, de 1884, e o livro “O Capital” para se vingar da sociedade capitalista na época. Na verdade, o capitalismo daqueles tempos era muito perverso e eles tinham lá suas razoes.  A criação da droga chamada comunismo foi um dos capítulos mais nefastos da história da humanidade. Produz mais vítimas fatais que as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

Os genocidas Joseph Stalin, na URSS, Mao Tse-tung, na China Continental, e Pol Pot, no Camboja, eram viciados na droga do comunismo e foram responsáveis pelo extermínio de mais de 60 milhões  de criaturas. A droga do nazismo, do satânico Adolf Hitler, matou mais de 6 milhões de judeus nos campos de concentração. Foi quando o Papa Bento XVI perguntou, no campo de concentração de Auschwitz, diante do triunfo do mal: “Onde  estava Deus?”

O psicopata Fidel Castro usou a droga do comunismo, versão do Caribe, para fuzilar 3 mil cubanos e matar outros 10 mil nas prisões. Os cubanos hoje morrem de fome no dia a dia.   

Em termos de letalidade a droga do comunismo só pode ser comparada ao Yersinia pestis, o vírus da peste negra que exterminou um terço da população mundial na Idade Média.

*Periodista, escritor e quase poeta

Olinda - Refis últimos dias 2025

Raquel e João a reboque do plano nacional

Nos Estados, as eleições para governador dificilmente ficarão desatreladas da corrida presidencial. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, por exemplo, o presidente Lula (PT) já fez uma jogada silenciosa para viabilizar Geraldo Alckmin (PSB) ou Fernando Haddad (PT) como alternativas a governador quando convenceu Guilherme Boulos (Psol), que queria ser candidato a governador, a virar ministro. Menos um para criar problemas.

Em Pernambuco, não será diferente. A rearrumação do quadro para governador está nas mãos do presidente do PSD, o partido de Raquel Lyra, Gilberto Kassab. Se Alckmin entrar na disputa para o Governo de São Paulo, a vaga de vice na chapa de Lula pode ser ocupada pelo PSD, o que levaria o PT a abrir dois palanques em Pernambuco para Lula.

O deputado estadual Joel da Harpa (PL) divulgou, hoje, um vídeo nas redes sociais para rebater acusações sobre um suposto fechamento do Hospital da Polícia Militar de Pernambuco e do Sistema de Saúde dos Militares (Sismepe), após a repercussão de críticas.. Ao lado do coronel Renato Pinto Aragão, ex-diretor da Diretoria de Apoio Administrativo ao Sistema de Saúde (DASIS), o parlamentar afirmou que as portarias publicadas no fim de 2024 não interromperam serviços e tiveram como objetivo “uma questão de segurança jurídica”, negando qualquer interferência da governadora. “De forma nenhuma. Essa portaria foi publicada por mim por uma questão de segurança jurídica”, afirmou o coronel.

Segundo Renato, o sistema de saúde dos militares tem condições de ampliar o atendimento, inclusive no interior do estado, por meio de um credenciamento de prestadores em andamento. “Esse credenciamento está em curso e é ele quem vai possibilitar a regularização dos prestadores que já estão lá e a contratação de novos prestadores, não só para a capital e região metropolitana, mas para todo o estado de Pernambuco”, disse. Joel da Harpa também respondeu a questionamentos sobre recursos destinados ao hospital e afirmou que enviou emendas parlamentares à unidade. “Tenho conhecimento, sim”, declarou o coronel, ao confirmar que uma das emendas foi utilizada para a compra de equipamentos odontológicos novos, já em fase de entrega.

Se a criação de um ministério dedicado exclusivamente à segurança pública for confirmada, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá chegar a 39 pastas na Esplanada, igualando o recorde estabelecido na gestão de Dilma Rousseff (PT).

O total representaria um aumento de quase 70% em relação ao governo Jair Bolsonaro (PL), com 23 ministérios. No governo Michel Temer (MDB), esse número chegou a 29. A possibilidade de um possível desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltou ser discutida após a saída de Ricardo Lewandowski. As informações são da CNN Brasil.

Da Agência Brasil

A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi atingida pela passagem de um tornado no início da noite de ontem (10) e houve destelhamento de casas, queda de árvores e de energia. A velocidade dos ventos foi de 180km/h, segundo avaliação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o que significa dizer que o fenômeno está na categoria F2 na escala Fujita, que vai até 5.

A região mais afetada foi o bairro de Guatupê, onde os ventos causaram a destruição dos telhados de cerca de 350 residências, segundo informações da Defesa Civil. 1,2 mil pessoas foram impactadas pelo evento, sendo que duas famílias ficaram desalojadas e precisaram ser abrigadas por parentes. Duas pessoas ficaram levemente feridas.

Os ventos causaram ainda outros tipos de estragos, como derrubada de portões, provocou o desligamento de semáforos, a destruição de um galpão e ainda danificou vários postes.

A Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, anunciou na noite de ontem que foi montado um ponto de apoio na subprefeitura de Guatupê com a disponibilização de lonas para proteger provisoriamente as casas que sofreram danos. A Defesa Civil mandou para São José dos Pinhais 2,6 mil telhas para ajudar as famílias atingidas e reconstruir suas residências.

Do g1

O Vale do Catimbau, parque nacional localizado no município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, foi eleito um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil. O local é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. A reserva possui 62.00 hectares e abriga reservas arqueológicas e a Reserva Indígena Kapinawá.

A curadoria foi realizada pela plataforma PlanetaEXO, que reuniu 15 destinos que representam os principais biomas brasileiros e evidenciam a força do ecoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável. O Vale do Catimbau aparece em 9° lugar.

Do Jornal do Commercio

Quase um ano após ter sido alvo de operação contra o forte esquema de corrupção, o Presídio de Igarassu, localizado no Grande Recife, segue preocupando as autoridades. Desta vez, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) identifica uma superlotação de 488% e cobra medidas do Estado para mudar essa realidade.

Segundo apuração da 47ª Promotoria de Justiça da Defesa da Cidadania da Capital, o Presídio de Igarassu chegou a 5.988 presos em dezembro de 2025, enquanto a capacidade é de apenas 1.226. “Cinco corpos para uma cama”, resumiu a promotora Irene Cardoso Souza.