Especialistas debatem “Fake News e Crimes Eleitorais”

Nesta sexta-feira (27), o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) promoverá um debate sobre “Fake News e Crimes Eleitorais”, reunindo especialistas em direito penal e eleitoral, além de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e da Polícia Federal. O evento será realizado no restaurante Spettus, em Boa Viagem, a partir do meio-dia.

A presidente do IAP, Erika Ferraz, destacou a importância do combate rigoroso à disseminação de notícias falsas durante o período eleitoral. “É oportuno sempre destacarmos, alertarmos que o combate a fake news será intenso neste período eleitoral. As pessoas que forem pegas praticando a disseminação de notícias falsas poderão ser severamente punidas, variando de penas e podendo até sofrer penas restritivas da liberdade”, declarou.

Entre os palestrantes, estarão Antônio de Pádua, superintendente da PF/PE; Alan Cordeiro, delegado da PF responsável pela operação das eleições municipais de 2024 em Pernambuco; e o desembargador Humberto Vasconcelos, vice-presidente do TRE-PE.

O advogado Daniel Lima, presidente da Comissão de Direito Penal do IAP e coordenador do debate, reforçou a relevância do tema para o fortalecimento da democracia. “A compreensão e o combate efetivo as fake news em período eleitoral é indispensável ao fortalecimento da democracia e, especialmente, ao exercício responsável de um dos direitos mais valiosos já conquistados: o voto”, afirmou.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), passou, na manhã de hoje, por uma cirurgia no coração para tratar uma arritmia. O procedimento foi realizado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Caiado foi internado na tarde de sábado, 22, após apresentar um quadro de arritmia cardíaca. A internação ocorreu no mesmo dia em que o governador se pronunciou sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A intervenção transcorreu com pleno sucesso, sem intercorrências, com restauração do ritmo cardíaco normal e estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento”, informou o hospital, sob chefia da equipe liderada pela médica Ludhmila Hajjar. As informações são do portal Estadão.

Ainda segundo o boletim médico, Caiado encontra-se acordado, bem-disposto, respirando espontaneamente, clinicamente estável e com evolução pós-operatória favorável. “Nas próximas horas, permanecerá em observação, seguindo o protocolo habitual de recuperação, com previsão de alta conforme evolução clínica”, informou o boletim médico.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) promove, nos próximos dias 25 e 26 de novembro, às 9h, em frente à Policlínica Vicente Mendes (25/11) e ao Hospital Mendo Sampaio (26/11), um ato simbólico denominado “Consultório Vazio”. A iniciativa integra a paralisação de advertência dos médicos do Cabo de Santo Agostinho, e tem como objetivo denunciar a grave precariedade enfrentada pelos profissionais e pela população no município.

“O Simepe é o instrumento que tem como fator impulsionador a categoria que está atuando na ponta nos serviços. Por isso, seguiremos unidos aos colegas nessa construção de melhores condições de atuação e de reconhecimento merecido”, afirmou o Sindicato A paralisação envolve os médicos dos PSFs e da rede ambulatorial, mas garante a manutenção dos atendimentos de urgência e emergência pelos plantonistas, bem como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, preservando a assistência em casos graves.

A falta de água no Sítio Pinheiros, distrito da Zona Rural do município de Sertânia, no Sertão pernambucano, já dura 60 dias. Na última semana, a comunidade se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores, Vando do Caroá (PL), e representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), uma política pública do Estado que leva soluções de abastecimento para a Zona Rural, onde a rede pública não chega.

No entanto, a empresa não está sendo suficiente para a região, recebendo diversas reclamações e acusada de receber pagamentos sem repassar os valores à Compesa. Confira no vídeo.

A solenidade de entrega dupla dos títulos de cidadania arcoverdense a bióloga Nayla Valença e ao empresário Antônio Carlos, da Tamboril Veículos, foi cancelada por motivos superiores. A nova data, em negociação com os vereadores Luciano Pacheco e Célia Galindo, respectivos autores das propostas, será tornada pública com a maior brevidade possível.