Equipe de Lula planeja cadastro e regulação para definir direitos de trabalhadores de aplicativos

A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que os prestadores de serviço por meio de aplicativos (motoristas, motoboys e entregadores de plataformas como Uber, 99, Rappi e iFood) tenham direitos correspondentes aos dos assalariados cobertos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O plano é ir além dos benefícios previdenciários — como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e acidente —, conforme chegou a cogitar o atual governo. Pelos planos que começam a ser formulados, esses trabalhadores teriam direito a seguro, jornada diária máxima e negociação coletiva com as empresas.

Segundo estimativas do Ministério do Trabalho e Previdência, há ao menos 3,05 milhões de trabalhadores que prestam serviços para plataformas no Brasil. E está no radar da equipe de Lula a criação de um cadastro único para a categoria, a fim de identificar esses trabalhadores e adequar as políticas a serem criadas. As informações são do O Globo.

Veja outras postagens

Para a bancada governista da Alepe, “é proibido cochilar”

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

O período extraordinário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovado ontem (2), “morgou” (em bom pernambuquês) o recesso parlamentar dos deputados da base governista. O clima na bancada aliada à governadora Raquel Lyra (PSD) é de total mobilização e concentração para tentar enfrentar sem sustos a tramitação dos projetos enviados pelo Poder Executivo à Casa.

Como diz o forró do paraibano Antônio Barros: “A poeira sobe, o suor desce, a gente vê o sol raiar, o sanfoneiro padece, mas não pode reclamar”. Nesse caso, são os deputados governistas que estão vendo o recesso padecer, porque sabem que com a oposição pernambucana “é proibido cochilar”. Teve até deputado que cancelou viagem, como Luciano Duque (SD).

Em Triunfo, cidade que está no cantinho especial do meu coração, com minha Nayla e sua prima, a engenharia Tayse Lira, curtindo a seresta.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Uma tragédia abala a família do deputado federal Pedro Campos (PSB) na noite desta sexta-feira (2). O sogro do parlamentar, Augusto Carneiro, de 56 anos, morreu em um acidente de moto na Avenida Cruz Cabugá, no Recife, após se envolver em uma colisão com outra motocicleta por volta das 17h30, nas proximidades do supermercado Mix Mateus, no bairro de Santo Amaro.

Na outra moto, estava um casal. O homem de 48 anos também morreu no local. A esposa dele tem 47 anos e é enfermeira do Procape. Ela foi socorrida com vida. Uma irmã de Augusto Carneiro esteve na avenida e precisou ser amparada. Também esteve um irmão dele.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Uma fonte governista informou o prefeito do município de Pedra, Júnior Vaz, que obteve 65,32% dos votos nas eleições de 2024, deverá anunciar apoio ao prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, para as eleições de outubro próximo. Segundo a fonte, o anúncio é esperado para os próximos dias, embora ainda não haja confirmação oficial por parte dos envolvidos. Com informações do Blog do Finfa.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Tão logo cheguei em Triunfo, há pouco, para a seresta, fui contemplado com o livro O Triunfo da Bola – Meio século de futebol amador no oásis do Sertão, dos jornalistas Ronaldo Vasconcelos e Robério Vasconcelos. Na foto, no Betos Bar, do meu amigo Beto, está Ronaldo Vasconcelos, jornalista triunfense residente no Recife.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) promove na próxima quinta-feira um evento, em Brasília, para relembrar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes em Brasília. As informações são do jornal O GLOBO.

  • A programação é iniciada às 14h30 com a exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução” no Espaço do Servidor.
  • Em seguida, será exibido o novo documentário “Democracia Inabalada: mãos da reconstrução”, no Museu do STF.
  • O evento continua com uma roda de conversa com profissionais da imprensa sobre o tema, também no Museu do STF,
  • E termina com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no salão nobre do Supremo.
Olinda - Refis últimos dias 2025

A equipe jurídica de Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta sexta-feira (2) ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ex-ministro de Minas e Energia e ex-secretário de política econômica Adolfo Sachsida passe a integrar a defesa do ex-presidente.

Os advogados apresentaram, no processo de execução penal, o ato de “substabelecimento com reservas”, que consiste em delegar ao novo membro da defesa poderes de atuar no processo representando o cliente, neste caso, Bolsonaro. As informações são da CNN.

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, que perdeu o mandato por faltas, usou as redes sociais nesta sexta-feira (2) para rebater a determinação da Polícia Federal para que ele retorne à função de escrivão. Eduardo é concursado da corporação.

“Não abdiquei de todos os privilégios parlamentares para me sujeitar aos caprichos dos bajuladores de tiranos, que chefiam a Polícia Federal”, escreveu.

Numa referência à polícia secreta da Alemanha nazista, o ex-parlamentar diz que não trocaria a “honra” pela “burocracia pública”. “Que a Gestapo faça o que bem entender com meu concurso público, jamais trocaria minha honra por um emprego na burocracia pública”. As informações são da CNN.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Juarez Cantor, ex-integrante das bandas de forró Mastruz com Leite e Magníficos e do grupo Amigos Sertanejos, no quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Por Flávio Chaves*

O estampido que alguns chamam de tradição cobra caro de quem não tem como se defender. Animais, pessoas em tratamento, idosos e cidadãos com hipersensibilidade sensorial

Há um detalhe que deveria encerrar a discussão antes mesmo de ela começar: dá para celebrar sem ferir. A cidade não precisa escolher entre alegria e responsabilidade, entre beleza e empatia. A tecnologia já entregou alternativas que preservam o espetáculo e eliminam o estrago. Mesmo assim, a cada ciclo festivo, o estampido reaparece como se fosse inevitável, como se a pólvora tivesse mais direito à rua do que a paz pública.

O debate costuma ser empurrado para um canto caricato, como se fosse disputa entre gente “sensível” e gente “raiz”. Mas não é. Fogos com estampido não são uma inocente preferência cultural. São uma forma de agressão coletiva de baixa responsabilidade, porque o prazer é individual e os danos são distribuídos sobre quem não escolheu participar. Numa sociedade minimamente madura, isso se chama externalidade: o conforto de alguns depende do incômodo e do risco imposto a muitos.

Por Ricardo Noblat – Metrópoles

Conta a lenda que o jornalista Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo, costumava dizer aos seus colegas de trabalho em tom de advertência jocosa:

– Se um dia eu lhes faltar…

Espero que este meu último comentário de 2025 não soe como presságio de mau gosto ou desejo velado. Porque não é nem uma coisa nem outra.

Simplesmente é um dado da realidade que não pode ser ignorado: o estado de saúde de Bolsonaro inspira severos cuidados.

A PF (Polícia Federal) determinou nesta sexta-feira (2) que o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retorne imediatamente ao Brasil para reassumir o cargo de escrivão da corporação. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vive nos Estados Unidos desde março de 2025 e, caso não se reapresente, poderá ser demitido do serviço público.

Eduardo estava afastado das funções na PF para exercer o mandato na Câmara dos Deputados. No entanto, em 18 de dezembro de 2025, ele perdeu o cargo de deputado após ultrapassar o limite de ausências previsto na Constituição. Ao longo de cerca de dez meses, o parlamentar acumulou 59 faltas não justificadas em sessões deliberativas do plenário. As informações são da CNN.