Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Com a direita rachada em Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco (487.924 eleitores), a disputa pela Prefeitura caminha para ser resolvida no segundo turno. O prefeito Mano Medeiros (PL), apoiado pelo grupo dos Ferreira, segue na liderança em todas as pesquisas divulgadas até o momento sobre Jaboatão. A 15 dias do pleito, a dúvida é quem estará no segundo turno com Mano, a representante da extrema-direita na cidade, a deputada federal Clarissa Tércio (PP), ou o grupo da esquerda, liderado por Elias Gomes (PT).
Se os projetos da direita jaboatonense tivessem se unido, talvez o prefeito Mano Medeiros enfrentasse uma reeleição mais fácil. Não foi o caso. Mano Medeiros e Clarissa Tércio disputam o voto do mesmo eleitorado, de maioria evangélica e conservadora. Mano foi eleito vice-prefeito da cidade junto com Anderson Ferreira, em 2020, e também conta com o apoio da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Já Clarissa é a aposta do grupo da Fonte, dos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, para assumir o poder em Jaboatão. Eduardo e Lula estão engajados na campanha da deputada e têm participado de atos ao lado dela.
Leia maisXô Bolsonaro
A única coisa que vem conectando Mano e Clarissa até esta altura da campanha é o fato de nenhum dos dois querer usar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), líder da direita no País, mesmo com um passado de alinhamento às ideias bolsonaristas. No caso de Mano, nem fazer parte do mesmo partido do ex-presidente o motivou a se assumir como candidato de Bolsonaro no município.
Já Clarissa, que defende as mesmas pautas bolsonaristas, enfrenta um revés na reta final da campanha justamente por ser suspeita de ter incentivado atos golpistas e antidemocráticos de apoiadores do ex-presidente no dia 8 de janeiro de 2023. No último sábado (21), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou pelo retorno dos autos do inquérito contra Clarissa à Polícia Federal, para realizar novas diligências. O posicionamento contraria parecer da própria PGR, que opinou pelo arquivamento do caso. Dessa vez, Gonet quer mais provas de que a deputada não incentivou os atos.
O candidato de Lula (PT)
Diferente de Mano Medeiros e Clarissa Tércio, Elias Gomes faz questão de ser conhecido como o candidato de Lula em Jaboatão, o que deve nacionalizar e polarizar a disputa caso o petista chegue ao segundo turno contra Mano. Neste primeiro turno, inclusive, Lula já enviou um vídeo à campanha de Elias pedindo voto para o candidato, que também tem lembrado por onde passa que, além de Lula, conta ainda com o apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), representando um projeto de esquerda que une dez partidos no município.
Leia menos