Deputada Luiza Erundina é internada

Do Poder360

A deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP), de 89 anos, foi internada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, nesta 4ª feira (5.jun.2024). Segundo informações da assessoria de imprensa da ex-prefeita de São Paulo, “o quadro é estável, aguardando resultado dos exames“.

Erundina passou mal durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, na Câmara dos Deputados. A congressista precisou ser levada para o hospital depois de argumentar contra a retirada do PL (projeto de lei) 7.292 da pauta de votação desta 4ª feira (5.jun).

Veja outras postagens

Em resposta ao texto divulgado ontem, pelo presidente do Conselho de Administração da Compesa, Alex Machado Campos, sobre os indicadores utilizados na modelagem da concessão dos serviços de saneamento em Pernambuco, a PROCOMPESA, associação de atuação técnica, formada por profissionais de carreira da Compesa, emitiu uma nota. No documento, a entidade reafirma a existência de dados irreais no Edital da Concessão. Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota oficial da PROCOMPESA

A PROCOMPESA, associação de atuação técnica, formada por profissionais de carreira da COMPESA, que tem por finalidade defender a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pernambuco, de forma sustentável, diante da nota divulgada pelo presidente do Conselho de Administração da Compesa, Alex Machado Campos, vem a público, por meio desta nota, reafirmar a existência de dados irreais no Edital da Concessão para os índices de atendimento de esgoto em 66 municípios, que gerará um prejuízo de R$ 2,9 bilhões aos cofres públicos.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A comunidade católica de Itapissuma recebeu com estranheza os ataques proferidos contra o Padre Neto Feitosa, pároco da Paróquia de São Gonçalo do Amarante. O sacerdote relata que foi alvo de ataques de um possível gabinete do ódio paralelo na cidade. O episódio aconteceu depois de sua fala no encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição, na última segunda-feira.

Em sua mensagem, o sacerdote pediu por mais respeito, parceria e compromisso com as tradições religiosas que moldam a fé e a identidade do povo itapissumense, por parte da Prefeitura Municipal de Itapissuma. O Padre Neto lembrou que, por muitos anos, Igreja e gestão municipal caminham juntas, mas que recentemente essa parceria tem enfraquecido, trazendo desafios para a realização das festas dos padroeiros.

Após o episódio, o padre passou a ser alvo de mensagens ofensivas e ataques pessoais em redes sociais e grupos de WhatsApp. Para esclarecer os fatos, Padre Neto gravou um vídeo e reafirmou que seu único propósito sempre foi defender sua comunidade, sua paróquia e a fé que move tantos corações em Itapissuma.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Funcionários de três abatedouros mantidos pelo Governo de Pernambuco paralisaram as atividades em greve por falta de pagamento dos salários. Os equipamentos, situados nos municípios de Itambé e de Paudalho, ambos na Mata Norte, e de Escada, na Mata Sul, produzem e forneceram carnes de bovinos, suínos, ovinos e caprinos para dezenas de cidades das regiões.

Os contratos são de responsabilidade do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que, até o momento, não sinalizou quando regularizará a situação. A estimativa é que cada abatedouro realiza o corte médio de 80 a 100 animais por dia.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), escolheu o oposicionista Esperidião Amin (PP-SC) como relator do projeto de lei que trata da redução de penas aos envolvidos no 8 de Janeiro, o chamado “projeto da dosimetria”. A proposição deverá entrar na pauta da CCJ na próxima semana. As informações são do portal Estadão.

Amin é aliado e amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro há 34 anos. Foi ele quem, inclusive, incluiu na votação do Código Eleitoral no colegiado um trecho para permitir o voto impresso. A Câmara aprovou o projeto da dosimetria na madrugada desta quarta-feira, 10, com um placar de 291 a 148. Esse texto, além de favorecer cidadãos que depredaram as sedes dos Três Poderes, também pode beneficiar Bolsonaro.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, participou da cerimônia de entrega do Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública, na tarde de ontem, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Por indicação do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e após a seleção técnica feita pela premiação, João Campos foi homenageado com um diploma de menção honrosa por sua gestão à frente da Prefeitura do Recife. Em seu discurso, ele destacou o legado de seu pai, Eduardo Campos, quando foi governador de Pernambuco, e pontuou diversas conquistas dele na área de administração pública.

Palmares - Natal Encantado 2025

Pesquisa Datafolha, divulgada ontem, aponta que 31% avaliam o Congresso Nacional como ruim ou péssimo e 21% como ótimo ou bom. Para 44% dos entrevistados, o trabalho dos deputados federais e senadores é regular.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com o último levantamento, realizado em julho deste ano, a porcentagem de entrevistados que considera o trabalho do Congresso ruim ou péssimo foi de 35% para 31%, dentro do limite da margem de erro. O percentual de ótimo ou bom variou de 18% para 21%.

Veja os números:

·      Ruim ou péssimo: 31% (ante 35% em julho);

·      Ótimo ou bom: 21% (ante 18% em julho);

·      Regular: 44% (ante 41% em julho);

·      Não sabem: 4% (ante 6% em julho);

Olinda - Refis últimos dias 2025

Dos 25 deputados que integram a bancada federal de Pernambuco, dez votaram a favor do projeto que reduz o tamanho da pena do ex-presidente Bolsonaro e dos demais envolvidos na trama golpista de 8 de janeiro de 23, entre eles Mendonça Filho, do União Brasil, um dos nomes ventilados na chapa de Raquel Lyra (PSD) para disputar o Senado. Confira a lista abaixo:

André Ferreira (PL)

Clarissa Tércio (PP)

Coronel Meira (PL)

Eduardo da Fonte (PP)

Fernando Coelho (UB)

Fernando Rodolfo (PL)

Mendonça Filho (UB)

Ossesio Silva (Republicanos)

Pastor Eurico (PL)

Waldemar Oliveira (Avante)

Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), o PL da Dosimetria, que recalcula e reduz as penas dos condenados por crimes da trama golpista e dos atos de 8 de janeiro de 2023.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também será beneficiado e pode ter a pena em regime fechado reduzida para até 2 anos e 4 meses, de acordo com o relator do projeto, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

Ex-ministro Marcelo Queiroga tenta reinventar a história da pandemia no Brasil

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

Ex-ministro da Saúde do Governo Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19, o médico Marcelo Queiroga declarou que “o ex-presidente não deixou faltar nada para o povo brasileiro” no período crítico da doença. Para Queiroga, Bolsonaro ser chamado de “genocida” pelos adversários é apenas uma “retórica”.

Marcelo Queiroga foi o entrevistado de ontem (9) do podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco. Sobre as mais de 700 mil pessoas que faleceram no Brasil durante o Governo Bolsonaro, vítimas da Covid-19, Queiroga afirmou que “morreram porque a Covid era uma doença grave”, ignorando a postura negacionista do ex-presidente.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou à CNN Brasil que determinou a retirada do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) da Mesa Diretora porque não admitirá que parlamentares voltem a ocupar a cadeira de presidente da Casa.

Glauber Braga ocupava a cadeira em protesto contra o anúncio feito mais cedo por Hugo de que o pedido de cassação do deputado será analisado no plenário nesta quarta-feira (10). A Polícia Legislativa retirou o deputado a força horas depois. As informações são da CNN.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Pernambuco (Sindurb/PE) esteve novamente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (9) para mobilizar os deputados e defender a aprovação do Projeto de Lei nº 2.675, que trata da estabilidade dos funcionários públicos da Compesa. A votação, porém, não ocorreu por falta de quórum. Em vídeo divulgado pelo sindicato, a direção afirmou que “não tem acordo entre os líderes” e que o projeto foi adiado “mais uma vez devido a uma obstrução na pauta”.

Pré-candidato ao Senado, o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL-PB), disparou contra recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O magistrado estabeleceu que pedidos de impeachment contra ele e seus pares seriam prerrogativa exclusiva da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, Queiroga classificou a decisão como um “estupro à Constituição Federal”.

“O impeachment é um processo excepcional, a lei é de 1950 e foi recepcionado pela Constituição Federal. Dois ex-presidentes da República já passaram por processo de impeachment, e o mesmo pode acontecer com ministros de Estado, com ministros de tribunais superiores, com diretores de agências reguladoras. Não se discute o saber jurídico do ministro Gilmar Mendes, é uma pessoa que tem qualificação jurídica inequívoca. No entanto, no que pesa essa decisão temporária, em caráter liminar, eu espero que o ministro reveja esse estupro à Constituição Federal. Até para fazer as pazes, pois creio que os demais ministros não concordam com isso”, disparou Marcelo Queiroga.

O ex-ministro da Saúde avalia que o STF “tem saído da pauta” desde a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O Supremo vinha muito bem. Na época do Mensalão, os ministros andavam na rua e eram aclamados. E hoje eles não conseguem andar na rua, porque a justiça que não é justa, não pacifica o coração do povo. O conhecimento jurídico que o ministro Gilmar tem não é condizente com essa decisão liminar, espero que ele faça uma reflexão e volte a julgar de acordo com a jurisprudência da corte e com a lei”, completou.