Decreto desburocratiza abertura de empresas de baixo risco em Jaboatão

 Jaboatão dá um passo importante para desburocratizar e agilizar a abertura de empresas de baixo risco no município com a publicação, hoje, de decreto que atualiza o número de CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para 1.282. Dessa forma, Jaboatão passa a ser a cidade brasileira com o maior número de atividades econômicas autorizadas a emitir, via internet, em poucos minutos, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que oficializa as empresas, dispensando licenciamento e alvará.

“A medida vai beneficiar milhares de pessoas que querem empreender e hesitam diante da burocracia, ou passam por meses de espera para obter autorização de funcionamento. A tendência é que ela seja replicada pelos demais municípios do país, pois não faz sentido que negócios como uma agência de viagens ou um escritório virtual tenham que passar pelo mesmo processo de licenciamento de empresas de médio e grande porte, como um supermercado, uma indústria, que trazem impactos relevantes ao seu entorno”, afirma o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

Acompanhe, ao vivo, minha entrevista ao jornalista Zé Silva, no programa Alerta Pernambuco, da TV Ativa do Araripe, sobre o lançamento do meu livro ‘Os Leões do Norte’, logo mais, às 19h, na Câmara dos Vereadores de Araripina.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Corri, há pouco, meus 8 km diários na principal avenida de Araripina, a 682 km do Recife, onde faço uma noite de autógrafos de ‘Os Leões do Norte’, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. A corrida findou em frente a Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a belíssima igreja matriz da cidade.

A noite de hoje vai se transformar numa grande homenagem ao ex-governador José Ramos, filho da terra.