De bigu com a modernidade

Os motoristas (distraídos) e as novas tecnologias

Para muitos motoristas, usar dispositivos eletrônicos que nada têm a ver com a condução do veículo é uma prática comum. Para piorar, essas ferramentas estão se tornando mais complexas e acessíveis a cada dia que passa. Telefones celulares e computadores de bordo são bons exemplos. “Usar um smartphone enquanto dirige tornou-se uma parte normal da vida cotidiana. Porém, o número de possíveis distrações nos veículos está aumentando”, diz Lucie Bakker, diretora de Sinistros da Allianz Versicherungs-AG. “Embora muitos motoristas estejam cientes do perigo, eles não transferem essa percepção para a condução do dia a dia. É isso que está no cerne do problema e pode ser fatal. A distração ao dirigir não deve ser um hábito.” Por exemplo: mais e mais pessoas estão lendo e escrevendo mensagens de texto ao volante. “O estudo da Allianz mostra que a proporção de motoristas que pegam seus smartphones para ler ou enviar um texto aumentou quase dois terços entre 2016 e 2022, de 15 para 24%”, pontua Christoph Lauterwasser, head do Allianz Center for Technology (AZT). “Esse desenvolvimento é preocupante e perigoso. Qualquer pessoa que envie mensagens de texto enquanto dirige aumenta o risco de um acidente em mais de 50%.”

Computadores de bordo – Em 2016, apenas um terço dos motoristas possuía um veículo com display central, para operar as funções de comunicação, entretenimento e conforto (computador de bordo). De lá para cá, essa proporção aumentou para quase 50%. Cerca de metade dos entrevistados no estudo da Allianz confirmou que se distrai ao operar o computador de bordo. O risco de acidentes aumenta em 44%. Algumas funções são particularmente arriscadas. Por exemplo, aqueles que abusam de uma função de direção assistida, como o sistema de assistência à faixa, para liberar as mãos do volante por períodos mais longos, têm uma chance 56% maior de sofrer um acidente. Se o rádio for operado por meio do computador de bordo, o risco quase duplica (89%).

Celular para jogar e ouvir música – O estudo também observa um aumento de riscos causados por outras distrações tecnológicas – em particular quando as pessoas fazem uso de funções ou aplicativos que vão além de mensagens de texto, chamadas telefônicas ou navegação. “Telefones celulares ou outros dispositivos eletrônicos portáteis estão sendo cada vez mais usados para jogar, selecionar músicas, ver fotos, navegar na internet ou outros propósitos. Em nossa pesquisa de 2016, apenas 6% admitiram realizar essas atividades enquanto dirigem. Em 2022, um em cada cinco (22%) afirmou fazer isso”, declara Lauterwasser.

Condução distraída – Em 2021, a categoria “Distração” foi integrada pela primeira vez aos relatórios de acidentes policiais na Alemanha. Agora, estamos vendo a relevância desse movimento nos dados oficiais alemães. De acordo com o Federal Statistical Office, em 2021, 8.233 pessoas ficaram feridas em acidentes provocados pela distração ao volante e, dessas, 117 morreram, o que representa pouco menos de 5% de todas as mortes (2.562) decorrentes de acidentes. “No entanto, a coleta de dados oficial adota uma abordagem muito defensiva. São registrados apenas casos em que a atenção do motorista é claramente desviada do tráfego e o termo “distraído” não é usado. Altos padrões de evidência são exigidos no local do acidente, por isso o número de casos não notificados também é muito alto. Contudo, foi confirmado pela primeira vez na Alemanha que a distração é a causa mais subestimada de acidentes em nossas estradas”, afirma Jörg Kubitzki, pesquisador de Segurança do Allianz Center for Technology (AZT) e autor do estudo da Allianz. Os números de acidentes nos primeiros dez meses de 2022 também são motivos de preocupação. Por exemplo, o número de acidentes causados pela distração ao volante, que resultaram em ferimentos pessoais, aumentou em um quarto (23,5%) em comparação com o mesmo período de 2021.

Motoristas jovens – Os condutores com idades entre 18 e 24 anos correm um risco particular de condução distraída; 30% dos motoristas nesta faixa etária dizem que usam o smartphone enquanto dirigem, enquanto, dentre todos os motoristas, esse número é de 16%. Quatro em cada dez afirmam enviar ou ler mensagens eletrônicas com o celular na mão – um aumento de 2,5 vezes entre 2016 e 2022.

Monitoramento do motorista – A maioria dos condutores ainda tem dúvidas sobre o monitoramento eletrônico do automóvel, que visa detectar o estado de consciência do motorista. Por exemplo, apenas 39% dos entrevistados aprovam uma câmera ou varredura infravermelha dos olhos, rosto ou cabeça, em que a tecnologia pode detectar distração. “Ainda há um argumento a ser feito para o monitoramento do motorista”, diz Christoph Lauterwasser. “Não deve ser sobre controle e restrições, mas sobre suporte. As mais recentes tecnologias de veículos e tráfego permitem avisar aos motoristas quando eles estão distraídos. Esse feedback só pode contribuir para uma mudança positiva de comportamento. Devemos fazer uso desses desenvolvimentos para tornar o tráfego rodoviário mais seguro para todos nós.”

Linha 2025 do Sentra fica mais segura – O Novo Nissan Sentra 2025 chega ao mercado brasileiro com uma leve reestilização visual e mais equipamentos de série – muitos deles inéditos entre os modelos com três volumes do segmento e agora também disponíveis para a versão Advance. Essa versão passa a contar com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa e faróis automáticos inteligentes. As duas versões – Advance e Exclusive – ainda incorporam sistema de travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento das portas em caso de acidente, nova chave I-Key, entre outros. O preço sugerido do novo sedã japonês começa em R$ 156.390 (Advance) e vai até R$ 178.390 (Exclusive com interior premium). A versão topo de linha não sofreu alterações nos valores apesar das novidades.

As novidades de design estão concentradas na área frontal. A grade “V-motion” da Nissan ganhou acabamento cromado brilhante, deixando o sedã ainda mais imponente. A entrada de ar frontal dessa área agora é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque. Os faróis são de LED com luzes de condução diurna (DTRL). Ainda em relação ao design, toda a linha ganha o novo logotipo da Nissan na frente e na tampa traseira e chave I-Key redesenhada.

Segundo a Nissan, as linhas da carroceria também ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia imaginaram uma grade com dimensão reduzida, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

O Sentra 2025 tem também teto solar, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 17 diamantadas. Como é mais largo que seus concorrentes, o modelo tem interior espaçoso e confortável. Ambas as versões têm aletas para troca de marchas manuais e o acionamento do piloto automático inteligente – só está disponível para a versão Exclusive.

Segurança – O Sentra 2025 tem um bom pacote de segurança – a maioria para monitorar, reagir e proteger os ocupantes e são parte integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista, como alerta avançado de colisão frontal etc. Sem falar dos equipamentos e tecnologias tradicionais, como seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Força – O motor continua sendo o 2.0 movido a gasolina que desenvolve 151 cavalos de potência e 20kgfm de torque. A Nissan explica que o acabamento interno dele é espelhado para reduzir atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento e, assim, aumentar potência e torque. Essa tecnologia de aço spray utilizada é usada no superesportivo Nissan GT-R. O trem de força do novo Sentra tem quatro programas de modo de condução: Normal (melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição), Sport (mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas), Manual (para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante) e Eco (ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%).

Preços

  • Advance 2.0 CVT – R$ 156.390
  • Exclusive 2.0 CVT – R$ 176.690
  • Exclusive 2.0 CVT Interior Premium – R$ 178.390

Novo Mini: 100% elétrico por R$ 295 mil – E o renovado Mini Countryman SE ALL4 já está à venda no Brasil em duas versões: Exclusive e Top. O modelo cresceu em relação à geração anterior e agora tem 4,43 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,64 metros de altura – e um entre-eixos de 2,69 metros, garantido mais espaço interno tanto para os ocupantes da frente quanto para os de trás. O porta-malas agora oferece 460 litros de capacidade – ou 1.450 litros com os bancos rebatidos. O Mini Countryman é equipado com dois motores elétricos – que, juntos, geram 306cv de potência e 49,4kgfm de torque. Com isso, faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de 66,45 kWh proporciona um alcance de até 320 quilômetros (Inmetro), com capacidade de carregamento rápido que permite recarregar de 10% a 80% em menos de 30 minutos.

Preços 

Mini Countryman SE ALL4 Exclusive – R$ 295 mil 

Mini Countryman SE ALL4 Top – R$ 340 mil 

Nova Ford F-150 – A Ford anunciou para o segundo semestre a chegada da nova F-150. E deve ampliar o catálogo de versões, segundo apuração da revista Autoesporte. A Tremor, com apelo off-road, poderia ser uma configuração escolhida: ela tem pneus de uso misto, rodas escurecidas e grade exclusiva com acabamento de plástico preto. São vendidas atualmente as opções Lariat e Platinum. A F-150 é equipada com motor V8 5.0 Coyote e câmbio automático de 10 marchas – os mesmos do Mustang. Ele gera 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, tornando a picape uma das mais potentes do Brasil. Também virá edição Black, como linha 2025. Ela terá dois conjuntos mecânicos: 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque e V6 3.0 de 250 cv e 61,2 kgfm.

Novo 2008 – A Peugeot divulgou as primeiras imagens do renovado 2008 a combustão, que chegará ainda este ano ao mercado brasileiro. Elas mostram a dianteira e destacam os faróis de LED e as luzes diurnas de condução verticais – formato semelhante ao usado na versão europeia. Atrás, na tampa, o nome Peugeot e a lanterna horizontal dividida em três blocos luminosos. O novo 2008 será o primeiro veículo Peugeot no país a ostentar a mais atual identidade de marca.

Minivan de luxo Carnival – A Kia Brasil anunciou o início da comercialização da nova Carnival, em versão única, modelo 2025. Quarta geração da minivan de luxo, a Kia Carnival passou por um pequeno facelift com características que combinam inovação, espaço, flexibilidade e estilo. Seu preço público sugerido é de R$ 650 mil. Ela vem com um conjunto de duas telas, em formato panorâmico e curvo, sendo o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e a tela de infoentretenimento também de 12,3 polegadas integrada em um único painel. Seu sistema de entretenimento é agora também compatível com conexão via Apple CarPlay e Android Auto sem fio (ou por USB). Há ainda portas USB C (2) no console dianteiro para carregamento de equipamentos eletrônicos, sendo uma para transmissão de dados, e porta USB C no encosto do banco dianteiro convenientemente localizadas para manter os dispositivos móveis sempre carregados para os passageiros. Ao completo pacote de segurança e de ADAS, foi adicionado o assistente de estabilidade de reboque, para trazer ainda mais segurança aos que desejam aproveitar ao máximo a versatilidade de uso do veículo.  O motor é um Lambda III MPi seis cilindros a gasolina 3.5, que gera até 272 cv e 33,2kgfm de torque.

Sobe 156% a procura por elétricos usados – Novo levantamento da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que as buscas por veículos elétricos com preços abaixo de R$ 300 mil na plataforma cresceram 156% em abril deste ano ante o mesmo mês de 2023. Os dados do Webmotors Autoinsights também apontam um aumento de 357% na procura por carros elétricos 0km, considerando essa mesma faixa de preço, nos últimos 12 meses. Já entre os modelos elétricos com valor acima de R$ 300 mil, o levantamento indica alta nas buscas, mas em proporções menores: as pesquisas por elétricos novos subiram 13% em um ano; entre os usados, a progressão foi de 4% em igual período. “Observamos, a partir do comportamento do nosso usuário, que o mercado de carros elétricos está se tornando cada vez mais popular no Brasil”, analisa a CMO da Webmotors, Natalia Spigai. 

Gasolina e diesel mais baratos no Nordeste – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, trazendo uma média precisa, revelou que o preço médio do litro da gasolina fechou a R$ 6,16 na região Nordeste na primeira quinzena de junho, com recuo de 0,32% ante o consolidado de maio. O diesel comum foi encontrado a R$ 5,97 e o S-10 a R$ 6,05, após recuos de 1,81% e 0,98%, respectivamente. Já o etanol apresentou estabilidade na região, em relação ao mês anterior, porém a média registrada a R$ 4,62 foi a mais alta de todo o país. “Os aumentos identificados no Piauí para o diesel comum, no Rio Grande do Norte para o tipo S-10 e no Alagoas para o etanol foram os maiores de todo o território nacional. Já o recuo para o etanol registrado em Pernambuco foi o mais expressivo entre todos os estados”, destaca Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

5 dicas para garantir o financiamento do seu carro – A bolsa de valores brasileira B3 mostrou que o número de veículos comprados por meio da análise de crédito teve um crescimento de 45% em abril em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram registradas 611 mil vendas nesta modalidade, entre novos e usados, dentre eles automóveis leves, pesados e motos. Acontece que trocar ou comprar o primeiro carro ainda é o sonho de muita gente. No entanto, não são todos que contam com o valor total necessário para conquistar esse tipo de bem, tornando assim o financiamento uma ótima alternativa.  “A análise de crédito de um automóvel é uma quantia em dinheiro concedida pelos bancos ao consumidor que não consegue arcar com a compra à vista de um carro, desde que ele pague de volta em parcelas acrescidas de juros. Essa dinâmica pode ser realizada tanto diretamente pelo banco quanto por intermédio de uma concessionária”, diz Keillor Avelar, fundador e CEO da Trokey, rede especializada na compra e venda de veículos. 

O especialista ainda revela que obter um financiamento pode ser desafiador e sugere que o interessado por esse tipo de negócio se planeje. “Antes de buscar esse caminho para garantir um carro novo, é fundamental se preparar. As instituições de crédito querem ter a segurança de que irão ver o retorno desse dinheiro, o que implica em certas burocracias. Outro ponto de atenção é a sua saúde financeira. Indo atrás de um sonho é muito fácil se perder em dívidas e acabar comprometendo seu patrimônio”, revela o CEO. O executivo listou abaixo as cinco principais dicas para quem quer ter sucesso no financiamento sem prejudicar o bolso. Confira abaixo: 

Entenda o que você precisa – Não adianta comprar o primeiro automóvel que ver pela frente ou aquele que tem a solicitação aprovada. Ao dar esse passo, é imprescindível entender as próprias necessidades. “A utilização de um carro é diferente para cada pessoa. Jovens solteiros não têm as mesmas prioridades do que um casal com filhos, que precisa de um porta malas maior, por exemplo. Já para um representante comercial, que usa o bem com mais frequência, é melhor optar por uma alternativa econômica e de manutenção barata”, explica. 

Respeite o seu bolso – Quem vai financiar um veículo deve ter um planejamento financeiro, levando em conta quanto tem à disposição para a entrada e para o pagamento das parcelas. “O ideal é não comprometer mais do que 30% da renda líquida. Aqui, é importante lembrar também que essa aquisição envolve outras despesas como combustível, manutenção, seguro e impostos”, pontua o fundador. 

Cuide do seu score – O score é um sistema de pontuação usado pelos bancos para classificar as pessoas que cumprem com os seus compromissos financeiros. São aqueles que estão com as contas no azul e com a organização monetária em dia. Portanto, quem estiver com poucos pontos, terá uma maior dificuldade em ter a concessão do empréstimo. “Se o seu score está negativo, entenda o motivo. Veja se tem contas atrasadas ou que prescreveram há mais de cinco anos porque sair do Serasa não significa que o seu nome esteja limpo. Tente pagar os boletos com antecedência. Busque melhorar”, declara Keillor. 

Vá a uma loja – Para garantir que você terá acesso às melhores opções, o indicado é realizar o processo de financiamento via concessionária. “Procure uma boa loja e exponha as suas necessidades e condições. Em cima do cenário apresentado, o vendedor irá fazer uma série de simulações e conseguirá te mostrar a solução mais compatível com a sua realidade. Lembrando que quanto mais novo o carro, melhor – já que neste caso se paga juros menores por conta da preferência das instituições financeiras, além de exigir menos reparos”, afirma o especialista. 

Corra de encrencas – Ações revisionais e empresas que prometem melhorar o score podem parecer um bom caminho, mas na verdade são uma armadilha. “Quando o consumidor começa a duvidar de que irá conseguir cumprir com os pagamentos das parcelas, a ação revisional do contrato feito com o banco pode vir à mente – só que não são uma boa pedida. As instituições de crédito são privadas e conversam entre si. Por isso, o seu nome pode ficar marcado como um mal pagador nos cadastros internos. Caso não consiga arcar com os custos, é melhor ir negociar a venda do carro em uma loja de confiança exigindo a quitação. Por sua vez, as empresas que fazem promessas de melhoria no seu score na realidade não agem com transparência de como irão conseguir isto, e quando conseguem, esta é feita de forma obscura, podendo envolver o seu nome em atos ilegais, e logo seu score cairá. O Ideal é você mesmo pagar suas contas em dia, de preferência com 5 dias de antecedência, e não deixar nunca nenhuma conta atrasar, assim a sua pontuação sempre estará boa, as instituições entenderão que você honra seus pagamentos em dia e lhe ofertarão taxas menores, bem como valores maiores”, finaliza o executivo. 

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Raquel se distancia do bolsonarismo

Após ter afastado do Detran todos os indicados pelo ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu, ontem, o tiro de misericórdia no agora ex-aliado bolsonarista, demitindo a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

Aos que nunca ouviram falar em Ivaneide, até porque também é quase impossível um secretário de Raquel se destacar, tendo luz própria, ela foi o braço direito de Anderson durante os dois mandatos dele como prefeito do Jaboatão dos Guararapes e uma das maiores propagadoras das causas bolsonaristas.

Ainda que viesse a gozar da confiança da governadora, que ao escolhê-la deu como justificativa suas qualidades técnicas, Ivaneide era presidente municipal era do PL em Jaboatão e se afastou para assumir o comando da Educação no Governo tucano por intervenção direta de Anderson, que ainda indicou o advogado Anselmo Araújo para a Secretaria-Executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor.

Casado com Mariana Inojosa, irmã do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), Anselmo permanece no cargo na cota do PL, mas até quando não se sabe. Com a exoneração de Ivaneide, Raquel deu uma verdadeira enquadrada no clã Ferreira, responsável pelo Partido Liberal em Pernambuco.

Nos bastidores, a leitura é de que siglas da base de apoio ao Palácio do Campo das Princesas têm cobrado espaços ainda ocupados pelo PL, tendo em vista que os deputados estaduais e federais liberais agem como grandes opositores ao governo Raquel Lyra. Diante da saída de Ivaneide, assume a secretaria o consultor, professor e pesquisador Alexandre Schneider, doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e ex-secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo.

MAIS UM ET – Se não bastassem tantos secretários importados, como o da Fazenda, que veio de Brasília, e o de Defesa, que serviu ao Governo do PSB, mas estava afastado do Estado, Raquel, cuja gestão é maciçamente também recrutada no País de Caruaru, agora importou mais um paulista: o professor Alexandre Schneider, que certamente não sabe nem onde fica Caruaru. Soube que foi uma indicação do PSD, via Gilberto Kassab, de quem ele foi secretário em sua gestão.

Só falta perder o PL – Anderson Ferreira esteve com a governadora na semana passada, conforme antecipei. Provavelmente para ser informado do pé no traseiro que sua aliada poderosa na pasta de Educação iria levar. Para onde vai caminhar a família Ferreira, liderada por Anderson? Fácil matar a charada: para os braços do pré-candidato do PL a prefeito do Recife, Gilson Machado, não porque queira, mas para não perder sua última fatia de poder no Estado: o comando do Partido Liberal.

Distanciamento irreversível – O que corre nos bastidores também é o distanciamento do clã Ferreira do prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), candidato à reeleição. Até as paredes do gabinete onde ele bate ponto já sabem que está em curso um rompimento irreversível. Isso, entretanto, dificilmente virá a público antes das eleições em outubro. Mano pode até ser reeleito, mas os louros não serão mais dos Ferreira.

Caçula na disputa – Filho “04” de Jair Bolsonaro, Jair Renan foi exonerado, onhem, do cargo comissionado que ocupava no gabinete do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC). Seif explicou ao site Metrópoles que Jair Renan foi exonerado para disputar as eleições municipais deste ano, quando concorrerá a uma vaga de vereador em Balneário Camboriú (SC).

A lista é grande – O primeiro secretário a provar do veneno de Raquel foi Silvério Pessoa, da Cultura, que nunca abriu o bico para contar as verdades da sua exoneração. Depois, caiu Aloísio Ferraz, da Agricultura, em seguida Regina Célia, da pasta da Mulher, e pouco tempo depois Evandro Avelar, de Infraestrutura, este indicado pelo pai da governadora, o ex-governador João Lyra Neto. Outra que confiou em Raquel e se deu mal foi Carla Patrícia, sua colega de PF, afastada da Defesa. Também foi afastada Lucinha Mota, de Justiça,

Curtas

MAIS MUDANÇAS 1 – Em novembro passado, Carolina Cabral, secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, assumiu a Secretaria de Projetos Estratégicos, ocupada de forma interina desde o início da gestão por Marcelo Bruto, que fez parte de gestões do PSB. No lugar dela, assumiu interinamente o secretário executivo de Assistência Social, Carlos Braga.

MAIS MUDANÇAS 2 Em fevereiro, a governadora tucana anunciou o engenheiro civil Rodrigo Ribeiro para chefiar a Secretaria de Projetos Estratégicos, após Carolina Cabral pedir para deixar o cargo. Na verdade, ela não pediu. Segundo versão que corre nos bastidores, foi forçada a pedir.

MAIS MUDANÇAS 3 – Nome ligado ao PDT, partido da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o administrador de empresas Ismênio Bezerra assumiu Criança e Juventude, área que estava sendo gerida de forma interina por Carlos Braga e que foi desmembrada da secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas.

Perguntar não ofende: Qual será o próximo secretário que vai cair no Governo Raquel?

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou uma decisão que obrigou um casal de São Bento do Sul (SC) a vacinar as duas filhas. Pela decisão, os pais terão prazo de 60 dias para vacinar as crianças conforme o esquema de imunização do Ministério da Saúde. Em caso de descumprimento, será cobrada multa diária de R$ 100 a R$ 10 mil. As informações são da Agência Brasil.

O tribunal julgou na semana passada um recurso protocolado pelos pais. No processo, eles afirmaram que não podem ser obrigados a vacinar as filhas diante da “falta de aprovação médica” dos imunizantes, fato que, segundo o casal, colocaria em risco a saúde delas. O processo para obrigar a vacinação foi movido pelo Ministério Público.

Ao julgar o caso, o juízo de segundo grau citou a pandemia de covid-19 e entendeu que a Constituição determina o dever do Estado e da família de assegurarem o direito à saúde. Para o magistrado responsável pelo caso, a dispensa de vacinação só pode ocorrer com atestado médico em que conste a contraindicação para vacinação.

“Enquanto cidadãos marcados pela ética, permanecemos com o irrenunciável compromisso para com a saúde e a integridade de cada ser humano, especialmente das crianças e adolescentes, respeitando a ciência em prol da vida”, diz o magistrado. Cabe novo recurso contra a decisão.

Em sabatina da TV Nova, nesta segunda-feira (1º), Mirella Almeida (PSD), pré-candidata à Prefeitura de Olinda, defendeu que o centenário Mercado Eufrásio Barbosa tenha todo seu potencial aproveitado para bem mais que apenas um espaço cultural da cidade. Ela propôs a criação de um HUB de tecnologia, um “mini Porto Digital”. A ideia é incentivar a geração de renda e o empreendedorismo entre os olindenses.

“Esse é um grande desejo meu: que a gente tenha um braço do Porto Digital para que a gente possa dar oportunidades aos jovens, e que novas empresas surjam”, comentou.

Mirella também afirmou que vai tratar como prioridade as obras em locais de encosta. “Cerca de 50% dos olindenses moram em áreas de encostas e a gente vai ter articulação com o Governo Federal para buscar mais obras”, disse.

A pré-candidata também se comprometeu a fazer uma campanha limpa. A ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda se filiou ao PSD, do prefeito Professor Lupércio, em março deste ano.

Tuparetama, no Sertão do Pajeú, festejou mais que a noite de São Pedro, no último sábado. A Prefeitura do município inaugurou dois novos marcos culturais: o novo letreiro turístico e o Beco das Artes Dona Tofinha, um espaço a céu aberto destinado à realização de atividades populares.

Com a participação da Orquestra Sinfônica de Carnaíba e poetas repentistas locais, a festa contou ainda com muito forró pé de serra.

“Entregamos à população não apenas um espaço cultural, mas um lugar onde nossa história e nossas tradições podem ser celebradas e preservadas. O Beco das Artes Dona Tofinha será um ponto de encontro para todos que valorizam a nossa cultura”, disse o prefeito Sávio Torres.

O Governo de Pernambuco dá início, nesta terça-feira (2), as comemorações do bicentenário da Confederação do Equador. O evento de abertura, reunindo as autoridades do Estado e os representantes da sociedade civil envolvidos com o tema, acontecerá no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda, às 10h.

Serão apresentadas diversas atividades agendadas para os próximos doze meses, planejadas desde agosto do ano passado por uma comissão especial liderada pela vice-governadora Priscila Krause. O colegiado reuniu cerca de 20 entidades e órgãos pernambucanos.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, a data ressalta os ideais libertários e democráticos do povo pernambucano. “É uma história que mexe com os brios do nosso povo e precisa ser cada vez mais ressaltada entre todas as gerações”, afirmou.

Para a coordenadora da Comissão, Priscila Krause, as ações têm como objetivo popularizar uma história que precisa ser conhecida por todos os pernambucanos: “Pernambuco vai realizar diversas ações para lembrar da importância histórica da Confederação do Equador e de Frei Caneca. O desejo da formação de uma República no Brasil acontece bem antes em Pernambuco, só se tornando realidade no país 65 anos depois”, destacou

No evento oficial de abertura, serão lançados editais para apresentações de artes cênicas, programação de eventos científicos, ações na Universidade de Pernambuco (UPE), a reedição da obra “Frei Joaquim do Amor Divino Caneca”, de Edvaldo Cabral de Mello, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e uma cartilha para os professores dos anos finais da rede estadual. A comissão ainda vai apresentar um selo postal comemorativo em parceria com os Correios e o evento será finalizado com a apresentação do espetáculo “Frei Caneca – 200 anos da Confederação do Equador”, que tem direção de Carlos Carvalho e produção de Paulo de Castro.

O rosto de Frei Caneca

Reunindo pesquisadores e historiadores da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma das tarefas da comissão do bicentenário foi apresentar o rosto de Frei Caneca, personagem central da Confederação do Equador que pagou com a vida por participar do movimento. Com a carência de representações do religioso, foi feito um minucioso estudo com referências históricas e iconográficas.

No lançamento das comemorações, haverá uma exposição da iconografia de Frei Caneca produzida pelo artista Robert Ploeg.

Sobre a Confederação do Equador

Considerado uma espécie de continuação da Revolução de 1817, a Confederação do Equador se destacou como um dos principais movimentos de contestação ao reinado do imperador D. Pedro I, que ainda flertava com os portugueses mesmo com a independência do Brasil. Depois de uma instabilidade política, os liberais colocam no comando da província Manoel de Carvalho, que declara a independência de Pernambuco em 2 de julho de 1824 e convida outras províncias do Norte como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte para entrarem no movimento e fundarem um governo republicano.

A reação da coroa foi implacável contra Pernambuco, que foi penalizado com a perda de território, como a Comarca de São Francisco, que compreende hoje o Oeste do Estado da Bahia (anos antes, Pernambuco já havia perdido a Comarca de Alagoas, que compreende atualmente o Estado vizinho, pela Revolução de 1817), e a punição de integrantes do movimento, inclusive com condenações de morte, como aconteceu com Joaquim do Amor Divino, o Frei Caneca, que foi executado no Recife pelo Governo Imperial por participar do movimento.

O dólar fechou em alta nesta segunda-feira (1º), chegando a R$ 5,6527. É o maior patamar da moeda americana desde 10 de janeiro de 2022, quando custava R$ 5,6742. Investidores repercutem novas falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltou a criticar o Banco Central (BC), e continuam a monitorar o quadro fiscal do país. As informações são do portal G1.

Após ter criticado o Banco Central do Brasil (BC) na última semana, o presidente voltou a tecer comentários, afirmando que o próximo presidente da instituição olhará para o Brasil “do jeito que ele é, e não do jeito que o sistema financeiro fala”. Além disso, novos dados econômicos dos Estados Unidos também ficam no radar.

O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, também fechou em altaa de 0,9%, aos 124.765 pontos.

Lula

“Eu estou há dois anos com o presidente do Banco Central do [ex-presidente Jair] Bolsonaro, não é correto isso”, afirmou o presidente nesta segunda-feira, ponderando que a autonomia do BC foi aprovada pelo Congresso e será respeitada.

Além disso, o mercado segue atento ao cenário fiscal do país, principalmente após o resultado consolidado do setor público ter revelado um déficit superior às projeções do mercado, na semana passada.

Na agenda, o principal destaque fica com o novo Boletim Focus, relatório que reúne projeções para os principais indicadores econômicos. Segundo o documento, os analistas do mercado financeiro voltaram a elevar as estimativas para a inflação deste ano pela oitava semana consecutiva, de 3,98% para 4%.

Já no exterior, as atenções se voltam para a atividade econômica dos Estados Unidos. Segundo dados do Departamento do Comércio norte-americano, os gastos com construção caíram inesperadamente em maio, uma vez que as taxas de hipoteca mais altas pesaram sobre a construção de residências unifamiliares.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco expediu, nesta segunda-feira (1º), um mandado de segurança cível contra o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), determinando a retirada imediata de outdoors com mensagens alusivas ao pré-candidato por configurar prática de propaganda antecipada.

O Tribunal também arbitrou multa diária ao representado no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento. A ação foi impetrada pelo diretório municipal do Solidariedade.

“Chama a atenção, em uma análise perfunctória, a nítida intenção, ainda que de forma subliminar, de lançar sua candidatura prematuramente. […] Dadas as considerações postas, resta indubitável que as propagandas em debate revestem-se de gravidade, considerando o comprometimento da isonomia do pleito eleitoral o qual se avizinha”, observou o desembargador Cândido Saraiva de Moraes.

Caso insista em descumprir a decisão judicial de retirar de circulação os outdoors em um prazo máximo de 24 horas, Mano pode ser multado em até R$ 50 mil pela Justiça Eleitoral.

O deputado federal Fernando Monteiro postou nesta segunda-feira (1º), em suas redes sociais, o encontro que teve com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, e com o Relações Institucionais e Governamentais, Rodrigo Lira, levando a demanda das 257 famílias de produtores que integram a cooperativa agropecuária da Catalunha, em Santa Maria da Boa Vista.

“Assumi com eles esse compromisso há duas semanas, quando os visitei pessoalmente, junto com meu amigo @humbertomendespe13. Nossa luta é para agilizar a chegada da água para a irrigação da produção. Também apresentei ao presidente da Chesf a justificativa do projeto de lei que apresentei na Câmara dos Deputados, propondo a utilização otimizada, pelos projetos irrigados, do montante energético anual não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco”, publicou o parlamentar.

Veja o vídeo postado pelo deputado:

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (1°), mudanças no comando da Secretaria de Educação. O consultor, professor e pesquisador Alexandre Schneider, doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo por duas vezes (2006-2012 e 2017-2019) assumirá a Pasta em substituição a Ivaneide Dantas.

Os atos de exoneração, a pedido, da atual secretária e da nomeação de Schneider serão publicados no Diário Oficial desta terça-feira (2). O novo secretário tem larga experiência na área educacional. Na sua segunda gestão na cidade de São Paulo, universalizou as matrículas na pré-escola e atingiu 61% das crianças de 0 a 3 anos de idade matriculadas nas creches, o dobro da cobertura nacional à época.

Também liderou o desenho e a implantação do primeiro currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular brasileira e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o primeiro currículo de educação digital, que prevê o ensino de programação desde o primeiro ano do ensino fundamental, de forma inédita no Brasil. 

Já em sua primeira gestão realizou a maior expansão de vagas em creche da história do município de São Paulo, que passou de sessenta mil para duzentos e quinze mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas, antecipando a meta de 50% do atendimento da faixa etária estabelecida pelo Plano Nacional de Educação em oito anos.

Além de sua atuação na educação, Schneider também liderou políticas públicas em áreas como segurança pública e transportes, introduzindo inovações como o sistema de georreferenciamento criminal e o registro online de boletins de ocorrência em São Paulo.  Foi também professor adjunto e pesquisador visitante da School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University e autor de diversos artigos no Brasil e no exterior.

O presidente da Argentina, Javier Milei, virá ao Brasil para um evento conservador e terá reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A presença foi anunciada nesta segunda-feira (1º) pelo deputado federal e endossador do evento Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e confirmada pela Casa Rosada. As informações são do site Poder360.

Segundo o congressista, Milei fará um discurso na CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora) 2024, que será realizado em Balneário Camboriú (SC) em 6 e 7 de julho. Bolsonaro também irá discursar no evento.

A vinda de Milei foi confirmada pelo porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, em fala a jornalistas nesta segunda-feira. Milei também não irá à Reunião de Cúpula do Mercosul. Assessores do presidente argentino anu ciaram o cancelamento de sua vinda para a cúpula no Brasil.

Os presidentes Lula e Milei se estranham desde 2022. Na semana passada, Lula disse que Milei deveria pedir desculpas ao Brasil. O argentino já chegou a chamar Lula de “corrupto” e “comunista”. Além de não participar da reunião de líderes da América do Sul, Milei não tem agenda marcada em nenhuma outra ocasião com o Planalto.

Por Paulo Mustefaga*

Quando dona Márcia Maria da Silva, 31 anos, moradora da favela Vila Emater, na periferia de Maceió, vai ao mercado, ela agora compra mais proteína para alimentar seus 6 filhos. Desde que o governo aumentou o valor do Bolsa Família, a qualidade da alimentação da família melhorou muito. 

“Com o dinheiro, além da feira de sempre, comprei carnes, leite, material escolar e fralda para os meus outros filhos. Antes, o dinheiro dava só fralda para o bebê. E a mistura [proteína das refeições] era quase só ovo, agora dá para ter peixe, carne de boi ou porco todo dia”, contou a dona de casa ao UOL. Casos como esse estão se desenrolando em todo o Nordeste.

Mas o que brasileiros como dona Márcia ganharam corre o risco de acabar se a carne for taxada. Hoje, a carne não paga tributos federais (PIS e Cofins) no Brasil e os maiores consumidores são os das classes C, D e E, ou os cerca de 60% da população que dizem comer carne ao menos duas vezes por semana, de acordo com pesquisa do Good Food Institute publicada em 28 de maio pelo jornal Extra. Por considerarem as carnes produtos essenciais, praticamente todos os governos estaduais também concedem isenção ou redução na cobrança do ICMS.

Estamos num momento de intensas negociações para a regulamentação da reforma tributária recém-aprovada pelo Congresso Nacional. Infelizmente a sociedade está à margem desse debate, restrito aos líderes do Congresso. 
A questão da carne –ou melhor, das carnes– passa pela discussão de quais produtos comporão a cesta básica isenta de impostos.

As carnes bovina, suína, de frango e peixes entrariam, conforme a proposta da equipe econômica do governo, no grupo de produtos com redução de 60% no imposto. O problema é que os 40% restantes acabarão pressionando os preços das carnes para cima, que podem ter impacto de até 12% na sua carga tributária embutida.

Diante disso, dona Márcia lá de Alagoas, que recebe R$ 1.200 de Bolsa Família, 1 kg de coxão mole, hoje vendido a R$ 30,90, passará a custar R$ 34,60 por causa do imposto. O músculo, que custa R$ 24,79 em Maceió, vai para R$ 27,76. Numa cidade onde a passagem de ônibus custa R$ 4,35, a alta nas carnes mais consumidas pelas classes B, C e D impactará, e muito, o bolso de mães de família como dona Márcia.

É fundamental que todas as carnes sejam mantidas na cesta básica e com imposto zero para que a população, especialmente aqueles que recentemente voltaram a consumir proteína animal no dia a dia, depois de um longo período de abstinência iniciado na pandemia. 

Em 25 de junho, a Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores, publicou pesquisa da Kantar mostrando que pessoas das classes D e E, como dona Márcia, passaram a consumir mais carne bovina. Um crescimento de 4,2% no 1º semestre comparado com 2023. E também cresceu o consumo de outros itens como iogurtes, biscoitos, doces, bazar, bebidas e medicamentos de venda livre.

Agora, em plena discussão sobre a composição da cesta básica e taxação de carnes em geral, é preciso serenidade e responsabilidade para que este consumidor de baixa renda, que hoje se alimenta melhor, não seja prejudicado por decisões cujo risco é criar condições para um aumento inconveniente de preços. Quem mais precisa de proteína de alta qualidade é justamente o cidadão das classes C, D e E, que ganham até R$ 3.600 mensais. 

Em entrevista ao UOL, o presidente Lula falou em taxar carnes consumidas pelos ricos e isentar carnes consumidas pelos pobres, como o frango. Mas, como mostrou a pesquisa Kantar, o brasileiro gosta de frango, mas prefere carne bovina, seja uma boa costela, uma picanha com aquela gordurinha ou uma rabada com agrião. É paixão nacional. Não faz o menor sentido taxar carne de rico e liberar carne de pobre, porque carne é carne.

Estudos mostram que as classes de renda mais baixa possuem maior propensão (elasticidade-renda) a consumirem carnes consideradas mais nobres, ou “de primeira”, em razão de estímulos de renda. Quem não gosta de poder comprar uma picanha para comer um churrasco com a família no fim de semana? Dificultar o acesso das classes mais pobres a esse tipo de produto é um contrassenso.

Nos últimos 25 anos, os produtores de carnes investiram e se desenvolveram, passando a ter maior controle sanitário, maior controle de qualidade e a própria fiscalização federal se tornou mais eficiente. Tudo isso fez com que o país deixasse de depender de importações de carnes e passasse a ser o maior exportador de proteína de origem animal do planeta. 

Não é pouca coisa. E os brasileiros, sejam eles de que classe for, ganharam muito com isso e hoje acabou aquela balela segundo a qual o Brasil exportava o que produzia de melhor e deixava o pior para o mercado interno. A mesma carne que é vendida na Ásia ou na Europa é consumida aqui. Corremos agora um risco de retrocesso.

Ser contra os impostos para as carnes em geral não significa ser crítico do governo ou do Congresso, mas defensor das conquistas dos consumidores de baixa renda –que, sabemos todos, são os mais vulneráveis. 

O combustível das pessoas, o que as mantém produtivas e felizes, é a comida de qualidade. O brasileiro, como pontuou inúmeras vezes o presidente Lula durante a campanha eleitoral, é um amante do churrasco. É em torno da carne, especialmente a bovina, que as famílias gostam de celebrar seus melhores momentos. Comer carne é parte integrante da nossa cultura. 

Dentro de mais alguns dias, será batido o martelo e selado o destino das proteínas preferidas do povo brasileiro. Nós entendemos que o governo tem seus argumentos e pontos de vista, os quais respeitamos, mas é preciso entender algo fundamental: do jeito que as coisas estão caminhando, ou ganha o governo, ou ganha a população. O governo perder é do jogo. Mas o que pensaria dona Márcia, que acabou de voltar a consumir carne, se ela fosse obrigada a voltar para o ovo?

*Publicado nesta segunda-feira (1º) no site Poder360

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira, 1º, que o ex-presidente Donald Trump tem direito a receber imunidade parcial nos processos em que ele responde na Justiça americana. A decisão, vista como uma vitória para Trump, determina que ex-presidentes dos EUA tem imunidade em atos oficiais, mas não em ações pessoas do período em que ocuparam a Casa Branca.

Isso deve atrasar os julgamentos de processos de no momento em que ele tenta voltar à presidência. As informações são do Estadão.

Na prática, significa que a a juíza de Washington Tanya Chutkan terá que realizar audiências sobre as queixas apresentadas pelo procurador especial Jack Smith ao denunciar o líder republicano pela tentativa de reverter a derrota para Joe Biden na última eleição. As audiências devem traçar uma linha entre os atos oficiais de Donald Trump enquanto presidente, portanto passíveis de imunidade, e o que diz respeito à sua conduta pessoal.

O tribunal de Washington levará tempo não só para realizar as audiências como também para prepará-las o que torna improvável que Donald Trump volte a ser condenado antes das eleições. Em caso de vitória, ele poderia ordenar que o Departamento de Justiça derrube as acusações federais contra ele ou conceder perdão a si mesmo.

A decisão de hoje remonta o julgamento do caso contra ele por acusações de conspiração para tentar subverter o resultado da eleição de 2020. Trump entrou com o argumento que tinha direito à imunidade absoluta das acusações, baseando-se em uma ampla interpretação da separação dos poderes e um precedente da Suprema Corte de 1982 que reconheceu tal imunidade em casos civis para ações tomadas por presidentes dentro do “perímetro externo” de suas responsabilidades oficiais. Tribunais inferiores haviam rejeitado a alegação.