Cronos, Strada, Duster e HB20S: preços e novidades
Algumas montadoras exageram quanto ao ano de fabricação e modelo na hora de renovar seus produtos. Há carros ano 2023 que foram lançados em janeiro de 2022, mudando-se pequenos detalhes ou versões. Esse fenômeno provoca distorções na hora da revenda e faz a festa dos revendedores – especialmente os espertinhos. Como diz o jornalista e engenheiro Boris Feldman, é o carro de duas cabeças: na hora da venda, para o lojista, vale o ano/modelo; quando ele vai comprar do cliente, o mais ‘importante’ é ano/fabricação. Conheça o que surge agora em julho e agosto – prazo mais do que razoável para a troca – em alguns modelos mais populares. Bem, julho e agosto – prazo temporal razoável, por sinal – têm servido para algumas marcas apresentarem novidades, principalmente nos segmentos mais ‘populares’, digamos assim. A Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, é a que mais se mexe.
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O mais econômico? – O sedã Fiat Cronos, por exemplo, ganhou algumas modificações interessantes. Principalmente pelo fato de o segmento de sedãs ter perdido espaço para o dos SUVs. Os engenheiros da Fiat garantem, e a busca por esse ‘título’ é relevante, que ele passa a ser o sedã automático mais econômico do Brasil em uso urbano – seja com o motor 1.0 aspirado, seja como o 1.3 aliado ao CVT. Ele também ganha retoques no design externo e interno.
O Cronos é o sedã mais vendido da América do Sul, com 220 mil unidades (graças também aos argentinos, que o tornaram o líder geral por lá). Desses, 110 mil foram no Brasil.
Na linha 2023, passa a ter cinco opções para os clientes de todos os perfis: Cronos 1.0, Cronos Drive 1.0, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 Automático e Cronos Precision 1.3 Automático.
A nova combinação é o câmbio automático tipo CVT com sete velocidades com o 1.3 Firefly de até 107cv de potência. Na questão visual, mudanças na grade frontal, com frisos horizontais mais modernos e novas opções de rodas e calotas para todas as versões.
A 1.0 MT traz de série direção elétrica, indicação individual do pneu com baixa pressão e ajuste de altura do banco do motorista. Preço sugerido: R$ 74.790. A Drive 1.0 MT custa R$ 78.490; a Drive 1.3 MT, R$ 84.490; a Drive 1.3 AT, com o novo câmbio CVT, controle de estabilidade, controle de tração, piloto automático, Hill Holder e modo Sport, tem preço R$ 88.790; a Precision 1.3 AT, topo de gama, R$ 93.490.
Renegade começa em R$ 128.971 – A Jeep acaba de apresentar os novos preços da linha 2023 do Renegade. Ele não tem mudanças de visual nem de motorização. No entanto, ganha uma alteração importante para a saúde: um novo filtro de ar para a cabine do veículo que, segundo os engenheiros da Jeep, se diferencia por ser o primeiro com classificação N95+bio. Lembra da máscara de proteção contra a Covid-19? Pois o filtro é parecido, capaz de eliminar até 83% das impurezas do ar. Ele possui três camadas e bioproteção, que auxiliam no combate à proliferação de bactérias e fungos. Ah, os preços: são quatro versões, com o motor T270 de até 185 cv. A Sport 4×2 flex custa R$ 128.971; a Longitude 4X2, R$ 144.435; a série S 4X4, R$ 167.768; a S com teto solar, R$ 176.012; a Trailhawk, R$ 167.771.

Mais itens na Strada – A picape compacta da Fiat, campeã de vendas no país, ganhou ar-condicionado digital automático, mas só nas versões topo-de-linha Ranch e Volcano e uma nova cor (cinza). A Volcano equipada com câmbio manual ganha carregador de celular por indução. Os preços começam em R$ 95.290 (Endurance, manual) e vão até R$ 126 mil (a Ranch, automática).

Duster manual por R$ 109.390 – A Renault, por sua vez, lançou uma versão (a Intense) do Duster com motor 1.6 flex e caixa manual de cinco marchas. E ela tem até um bom pacote de equipamentos: controle de cruzeiro e limitador de velocidade, sensor de obstáculos traseiro e câmera de ré, rodas de liga leve de 16’’ e multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay e por aí vai. O motor gera até 120cv de potência e 16,2 mkgf de torque.

Novo Hyundai HB20S – A versão sedã do renovado Hyundai HB já está em pré-venda, com preços que variam de R$ 86 mil (a Comfort manual 1.0 aspirado) até R$ 121 mil (Platinum Plus 1.0 turbo automático). De diferença em relação ao hatch? A inédita abertura automática da tampa do porta-malas, novas lanternas de ponta a ponta e refletor central e a opção de interior cinza. No geral, são cinco versões. De segurança, bom pacote: seis airbags, ajuda de condução semiautônoma e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Vale lembrar: segurança ‘custa caro’ e só é disponível na versão topo de linha. Ele vem com frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa, alerta de ponto cego nos retrovisores externos e farol alto automático.
Recall do Argo – A Fiat está convocando os donos do Argo, modelo 2023, para comparecerem a uma concessionária da marca da rede Fiat para trocar o chicote do painel de instrumentos. Se a peça for acionamenta de forma espontânea pode desativar alguns sistemas do veículo, como o airbag do motorista, chave de setas, chave presencial e comandos do volante e provocar acidentes graves – com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros. A campanha envolve 1.947 unidades do Fiat Argo, com número de chassi (não sequencial, oito últimos dígitos) de PYL97561 a PYM15007, produzidos entre 7 de abril e 30 de julho de 2022. Para consultar os números dos chassis envolvidos ou obter mais informações, acesse www.fiat.com.br ou ligue para o 0800-707-1000.
Fiat Fastback – O segundo SUV da marca italiana no Brasil já tem data para ‘nascer’ – embora se fale nele há quase um ano: dia 14 de setembro. O Fastback ficará acima do Pulse, terá um visual mais alongado, como um cupê, e bom espaço (o porta-malas deverá ter, por exemplo, capacidade acima dos 500 litros.
Procura por seguros cresce – A demanda por seguros de automóveis registrou alta de 25,74% em julho deste ano quando comparada ao mesmo mês de 2021, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Em julho, todas as áreas cobertas pelo INDS apresentaram crescimento. No Rio Grande do Sul a elevação foi 37,35%. No Paraná, 28,57%. Em Minas Gerais, 25%. Os motivos? A retomada das atividades presenciais, por exemplo, em quase todos os setores do país.
Motoboy aos 18 anos? – É certo que, principalmente nas cidades interioranas, muitos jovens menores de idade pilotam motos e cinquentinhas sem serem importunados pelas autoridades. Alguns, até profissionalmente. Para tentar dar uma chacoalhada nessa zorra, o deputado Charlles Evangelista (PP/MG) quer reduzir, para o exercício das atividades como motoboy ou mototaxista, o limite para 18 anos (hoje, é 21 anos completos). O que trata do assunto é o 1821/22, que tramita na Câmara dos Deputados. Até aí, tudo bem. Mas o deputado quer também, além de reduzir a idade mínima, desobrigar que o motociclista possua pelo menos dois anos de habilitação na categoria A (motocicletas).
Brasil, Portugal e as CNHs – O país europeu começou a permitir, desde o mês passado, que os brasileiros usem a CNH nativa para dirigir por lá, sem exigir a troca do documento de habilitação. Por isso, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) propôs um projeto de lei na Câmara para garantir a reciprocidade aos portugueses. “Nada mais natural aprovarmos a mesma medida em território brasileiro”, justificou ele.

Novo Bolt: 459 km de autonomia – O segmento de carros elétricos é o que mais cresce no mundo e já representa quase 10% das vendas – quatro vezes mais do que em 2019. O aumento do interesse do consumidor pela tecnologia também é grande aqui no Brasil. Por isso, a Chevrolet acaba de confirmar para setembro a chegada do Novo Bolt EV. O modelo zero emissão de maior sucesso global da marca chega com design renovado, interior mais refinado, além de equipamentos adicionais de segurança, conforto e conectividade. Ele tem 459 km de autonomia – somando o sistema elétrico com freios regenerativos capazes de recuperar parte da carga das baterias em frenagens. São 203cv de potência e torque instantâneo de 36,7kgfm, suficientes para levar o carro 100% elétrico da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A mesma agilidade se vê em ultrapassagens, incluindo em trechos de aclive. O carro tem simplesmente 10 airbags.

SUV pede cuidado, sim – Sucesso de vendas no Brasil e no mundo, o SUV, segundo alguns historiadores automotivos, surgiu no mercado no ano de 1935. Trata-se do Chevrolet Carryall Suburban, o carro mais antigo em produção no mercado mundial, que possui espaço para nove passageiros, tem cinco metros de comprimento, e atualmente, está na sua 12ª geração.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército norte-americano pediu às montadoras que desenvolvessem um carro que permitisse trafegar em qualquer situação de terreno e clima e, com isso, foi desenvolvido o Jeep Willys. Após a guerra, muitos consumidores queriam utilizar o modelo para ir ao trabalho e para se aventurar nos finais de semana. A partir daí, o Jeep Willys Wagon passou a ser comercializado para atender esta demanda e assim nasceu a sigla SUV, a qual deriva do termo inglês Sport Utility Vehicle, que significa Veículo Utilitário Esportivo.
Desde que chegaram ao Brasil, os SUV’s conquistaram o coração dos brasileiros e, mês a mês, vêm batendo recordes de vendas. Segundo a Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos, no primeiro semestre de 2022 os modelos chegaram a 46,51% de participação no mercado – sendo que no ano passado, o segmento representava 39,4%. Para se ter uma ideia da paixão por essa categoria de veículos, dos 20 carros mais emplacados entre os meses de janeiro e junho deste ano, com base no balanço da Fenabrave, nove são SUV’s. Geralmente este segmento de veículo apresenta porte avantajado, além de um interior espaçoso e a possibilidade, em alguns modelos, de transitar dentro e fora das estradas convencionais.
Mas algumas particularidades desse tipo de veículo, exigem atenções diferenciadas dos demais modelos. Os SUV’s, por serem preparados para rodar em diversos tipos de terrenos, geralmente possuem sistemas de suspensão mais robustos, por isso é preciso alguns cuidados. Evitar buracos e desníveis na pista é extremamente importante, pois muitos consumidores acreditam que pelo fato de terem suspensão mais altas e por terem um espaço interno maior, os SUV ‘s podem “encarar” qualquer tipo de obstáculo e transportar um maior volume de peso, mas isso não é verdade, pois estas condições podem prejudicar o sistema de suspensão do veículo.
Alguns sinais são apresentados pelos SUV’s, quando os problemas e os desgastes aparecem, tais como: vibração no volante, instabilidades excessivas na direção, dificuldade nas curvas e nas freadas e o consumo irregular dos pneus, são alguns indícios de que o carro precisa de manutenção.
“Determinados modelos realmente vêm preparados para enfrentar trechos ‘fora de estrada’, mas a grande maioria deles não estão prontos para isso. Conhecer os sinais de que o carro nos dá e estar em dia com as revisões e manutenções podem evitar problemas e gastos desnecessários”, avalia Emerson Salles, responsável pela Engenharia da DPaschoal.
A maioria dos SUV´s saem das fábricas equipados com pneus para uso misto de alta performance, o qual se adapta a diversos tipos de terrenos e atende a demanda das principais montadoras.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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