De bigu com a modernidade

Frontier Attack aguenta a briga das picapes?

A proliferação de picapes no mercado automobilístico brasileiro provocou uma série de mudanças nesse segmento. Principalmente por parte das montadoras – que, por exemplo, fizeram desabar os preços de seus modelos para tentar mantê-los atrativos num universo de muita oferta e pouca demanda. Há pouco mais de um mês, este colunista testou a versão Attack, da Nissan Frontier. Ela custava, então, R$ 275,5 mil. Nessa semana que se finda, estava sendo anunciada no site da marca por preços a partir de R$ 219.990 – uma redução de incríveis R$ 55 mil (por tempo limitado, ressalta o site). Também, pudera: chegaram (ou vão chegar) a Ram Rampage, a Fiat Titano, a Ford Maverick, a nova Ford Ranger, a grande Chevrolet Silverado e por aí vai – sem falar na tradicional força comercial da Toyota Hilux e Chevrolet S10.

Diante disso, vale a pena apostar nas picapes mais conhecidas, usadas e aprovadas nesses sertões brasileiros? E, especificamente, na versão Attack, a intermediária da linha Frontier avaliada nesse texto? Vejamos os prós e os contras. Visualmente, com o facelift que ganhou no ano passado, a Frontier ficou com mais cara de picape, digamos assim: porte robusto, linhas marcantes e uma grade frontal toda em preto fosco no caso da Attack. Aliás, a cor predomina pelo capô, parte central do para-choque, molduras das rodas (de 17’’), estribos, santo antônio e rack de teto.

Para um carro de R$ 275 mil – pelo menos originalmente -, a lista de equipamentos poderia ser melhor, mas também não decepciona. O ar-condicionado é manual, mas tem saída para os bancos traseiros. Vidros, travas e ajustes dos retrovisores são elétricos. Tem piloto automático, mas peca com a direção hidráulica – muita dura em manobras em baixas velocidades. Pode até ser raiz, mas é desconfortável. A vida a bordo é relativamente confortável: tem câmera de ré com boa resolução, central multimídia com tela de oito’’, conexão com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay, mas apenas com fio, quatro portas USB e três tomadas 12V. 

O painel de instrumentos tem display de 7’’. E os bancos, apelidados pelos engenheiros da marca de “gravidade zero”, têm um exclusivo revestimento de tecido, com camadas de espumas que acomodam bem o corpo e não o cansam após longas horas de viagem. O espaço interno é bom até para quem viaja atrás, devido ao entre-eixos de 3,15m – maior do que o ofertado pela maioria das concorrentes. Do ponto de vista de segurança, são seis airbags – e os essenciais controles de tração e estabilidade e auxiliares de descida e subida em rampa. Não há nenhum item de auxílio à condução – algo que está ficando bem mais comum em modelos nessa faixa de preço. Nem sensor de distância nos para-choques, essencial para um carro de tal tamanho, possui.

Medidas e força – A caçamba da picape, com seus 1,509m de comprimento, tem capacidade de volume 1.054 litros e é capaz de carregar cargas de até 1.209kg. Infelizmente, não foi possível testá-la carregada. Sem carga, e em estradas de terra na região de Jaraguá, em Goiás, ela se mostrou como uma legítima picape: saltadora como uma cabrita, mas com suspensão valente. Por sinal, braço duplo com barra estabilizadora na dianteira e multilink com molas helicoidais, eixo rígido e barra estabilizadora na traseira. Não foi necessário o uso mais intenso do tradicional e confiável sistema 4×4 da Nissan – muito menos da reduzida. No asfalto, a direção fica mais leve à medida que aumentamos a velocidade e o prazer em dirigi-la retorna.

A força do conjunto propulsor torna as retomadas e ultrapassagens seguras. O motor é quatro cilindros 2.3, a diesel, capaz de gerar 190cv e 45,9kgfm de torque. O câmbio é automático sequencial de sete marchas. O consumo nesse período testado ficou na média dos dados divulgados pelo fabricante: na faixa dos 9 km/l na cidade e dos 11 km/l na estrada.

GR Corolla: seu por R$ 417 mil – As primeiras unidades do novo esportivo da Toyota, o GR Corolla, já estão nas lojas. E corram, se tiverem a partir de R$ 417 mil a 462 mil (versão mais completa): o primeiro 100% esportivo terá lote limitado a 99 unidades, em duas versões, a Core e Circuit. O modelo foi criado nas pistas de corrida e aprimorado para o uso nas ruas e é um hatch equipado com tração nas quatro rodas, motor 1.6 turbo de 304cv e torque de 37,7 kgfm. Ele faz de 0 a 100km/h em 5,5 segundos. O visual também é caprichado. O GR Corolla tem rodas aro 18 em acabamento em preto brilhante, para-lamas bem largos e escapamento triplo. Os bancos são do tipo concha, como devem ser de todo esportivo. O é desenvolvido pela divisão esportiva Gazoo Racing, criada em 2007.

Novidades na linha 2023 da Ram – A marca do grupo Stellantis aproveitou a comemoração no Brasil do Cummins Day, em 6 de julho, ou 6/7, a para anunciar novidades para a linha a diesel da Ram, movida pelo lendário motor de 6,7 litros da marca Cummins. O Ram Connect, por exemplo, passa a equipar os modelos da família Heavy Duty após estrear na linha 1500 (Limited e Rebel). Outras são o quadro de instrumentos 100% digital de 12 polegadas, o divisor de caçamba, o alerta do banco traseiro e espelhos externos com mais recursos. Na Ram 2500, o motor ganha o mesmo acerto da irmã 3500, com 377 cv e 115,0 kgfm, e a 3500 Limited Longhorn agora tem controle de ré semiautônomo do trailer e carregador de celular por indução.

Confira os preços:

2500 Laramie: R$ 460 mil
2500 Laramie Night Edition:
R$ 470 mil
3500 Laramie:
R$ 490 mil
3500 Laramie Night Edition:
R$ 500 mil
3500 Limited Longhorn:
R$ 535 mil

Novos preços do C4 Cactus – A linha 2024 do tradicional SUV da Citroën ganhou novo sistema multimídia de 10”, com Android Auto e Apple CarPlay, e inéditas rodas de liga-leve de 16” e 17”. O carregador de celular sem fio e novas entradas USB estão entre as novidades. Os motores são os mesmos: um 1.6 aspirado (até 120cv) e o bom THP 1.6 turbo de até 173 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos, com velocidade máxima de 212 km/h. E o modelo passou por reposicionamento de preços, tornando-o mais acessível.

Confira os preços:

C4 Cactus Live 1.6 Automático: R$ 106.990
C4 Cactus Feel 1.6 Automático: R$ 110.990
C4 Cactus Feel Pack 1.6 Automático: R$ 115.990
C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP: R$ 129.990

350 mil Spin – A minivan de cinco ou sete lugares da Chevrolet acaba de alcançar 350 mil unidades fabricadas no Brasil, na fábrica de São Caetano do Sul (SP). Ela está à venda por aqui desde junho de 2012 e é a líder absoluta do segmento. A Spin tem 4,41 metros de comprimento, 1,76m de largura, 1,68m de altura e 2,62m de entre-eixos. O motor é um 1.8 flex aspirado de 111cv e 17,7 kgfm de torque.

Os R$ 3 bilhões da BYD na Bahia – A marca chinesa BYD vai usar R$ 3 bilhões para produzir veículos eletrificados em Camaçari (BA), especialmente na produção de chassis de ônibus e de caminhões elétricos – e, claro, de automóveis híbridos e elétricos. O início das operações está previsto para o segundo semestre do ano que vem, com expectativa de gerar 5 mil empregos. A BYD, a maior fabricante de veículos do mundo, terá capacidade inicial para produzir 150 mil unidades e, em um segundo momento, alcançar 300 mil. Obviamente, ela terá vários incentivos federais – como a concessão do porto de Aratu, que era gerenciado pela Ford, e redução de 95% do ICMS e da isenção do IPVA para modelos elétricos de até R$ 300 mil.

BMW R 18 edição especial – Ao comemorar 100 anos, a BMW R 18 ganhou uma edição especial limitada a 30 unidades. O esquema de cores combina pintura preta e superfícies cromadas de alto brilho, bem como linhas brancas duplas e um emblema “100 Anos”. O conceito de pintura sobre cromo também é encontrado na tampa da roda traseira em combinação com a linha dupla branca. A tampa da roda dianteira e as tampas laterais são pintadas de preto, complementadas por uma linha branca dupla no para-lama dianteiro. O banco duplo tem acabamento bi-tom, combinando preto com vermelho Oxford e reforçando o caráter exclusivo do modelo, e o escapamento é assinado pela renomada Akrapovic. Além disso, a R 18 – 100 Anos tem linha acessórios de customização e peças com detalhes usinados, pintados e, muitas vezes feitos à mão, da BMW Motorrad. A peça central da R 18 é um motor boxer de 2 cilindros, desenvolvido para esse modelo. Com 91cv de potência e 15,8kgfm de torque, o motor ainda tem um belíssimo ronco, marca registrada do segmento Cruiser. O câmbio é de seis marchas.

MXF lança nova off-road – Os fãs de motocicletas fora-de-estrada têm uma nova opção no mercado: a 270F, da montadora sediada no Paraná MXF. Ela custa R$ 19,5 mil e vem com motor 4 tempos de 271cc, suspensão invertida na dianteira e sistema de link monoshock e amortecedor a gás com regulagem, compressão e retorno pressurizado com nitrogênio. A MXF já conta com as Pit Bikes da linha PRO Racing de 110, 125cc e 140cc e as motos 250 TS e 300 TS e RXS, além de uma série de quadriciclos e minimotos.

NE tem recuo na gasolina – A última análise do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), apontou que a região Nordeste fechou junho com o litro da gasolina comercializado a R$ 5,58, após redução de 0,18% se comparado a primeira quinzena do mês. A região foi a única a apresentar redução no valor do combustível. Já o etanol manteve o mesmo preço médio da primeira quinzena e foi comercializado a R$ 4,51. “Entre os estados brasileiros, a Paraíba apresentou a gasolina mais barata. Se comparada ao etanol, o combustível é economicamente mais vantajoso para o abastecimento em todo o Nordeste. Ainda assim, o etanol é considerado ecologicamente mais viável para abastecimento, por ser capaz de reduzir consideravelmente as emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas”, comenta Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

E se o segmento for fora de linha? – Desde que você comprou seu primeiro carro seminovo, uma regra era anunciada pelos especialistas: “Evite comprar carros fora de linha. Eles perdem preços muito rápido”. Essa é uma daquelas lendas que prevaleceram ao longo de décadas no Brasil. A Mobiauto já havia feito um levantamento em 2022 que apontava o contrário e trazia boas notícias aos donos de carros descontinuados, mostrando que as perdas nas cotações eram bem aceitáveis. Mas o que dizer de carros que pertencem a segmentos fora de linha? Mais do que a saída de produção do carro em si, a paralisação de oferta de modelos daquela categoria mostra, inequivocamente, o desinteresse do consumidor brasileiro pelo tipo de carroceria em questão, certo? Talvez não.

Peruas (station wagons), minivans (ou monovolumes) e hatchbacks médios são segmentos que praticamente desapareceram do país. Exceção feita a uma ou outra minguada oferta de modelos importados, a verdade é que não se produz mais nenhum modelo dos segmentos mencionados acima, compondo opções de vendas em volume. Em dezembro, será o sepultamento do remanescente desses segmentos, o Chevrolet Cruze.

A Mobiauto, um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, acaba de realizar uma pesquisa relevadora. O departamento de Dados e Estatísticas da empresa calculou as cotações de preços de vários exemplares dessas três categorias. Inicialmente os valores médios entre janeiro e maio de 2022 e, posteriormente, comparou-os ao mesmo período deste ano. Se você quer uma boa notícia desde já, lá vai: na média, esses carros perderam somente 3,29% no último ano. Foram pesquisados 26 veículos desses três segmentos, com anos/modelos que variaram entre 2013 e 2022, compondo um levantamento total de 112 carros apurados. Como critério, os analistas da Mobiauto só consideraram veículos com número expressivo de anúncios, tanto no primeiro período como no ano seguinte.

Quando separados por categorias, outra surpresa: as depreciações médias revelam uma ótima performance das peruas e das minivans, sobretudo por já se tratar de veículos que haviam se despedido há mais tempo das vendas de zero km, e também por ainda terem forte apelo para uso familiar. Mais especificamente sobre os resultados da pesquisa, os resultados realmente surpreenderam. De um total de 112 modelos avaliados, 25 obtiveram o êxito de anotar valorização de um ano para cá, tendo a Nissan Grand Livina 2013 como campeã, com 16,76% de alta nos preços.

Revisão de férias nos freios – Com o aumento do volume de veículos nas estradas, mais um item do seu carro: a revisão dos freios, que deve ser feita nas partes dianteira e traseira. Veja dicas que a Jurid, fabricante das marcas globais Jurid e Ferodo, separou para os leitores desta coluna.

  1. O sistema de freio dianteiro possui várias peças, pastilha e discos de freio e outros componentes periféricos, como cubo de roda, pinça e pino deslizante. O freio traseiro também tem essas peças, mas no lugar da pastilha tem a sapata.
  2. A pastilha está mais presente no disco de freio e é responsável por gerar o atrito necessário para que o veículo possa desacelerar até parar. Já a sapata atua na parte traseira do sistema de freio a tambor e tem a função de complementar o trabalho da pastilha.
  3. Como o sistema de freio é interligado com as partes dianteira e traseira e ambas sofrem desgaste, muito embora como os veículos possuem a distribuição de carga do freio 70% na frente e 30% para atrás, o dianteiro é mais exigido durante a frenagem.
  4. Portanto, segundo o gerente da Jurid, Luciano Costa, a revisão completa do freio exige a verificação tanto da parte dianteira, como traseira. “Quando as pastilhas de freio apresentam desgaste, o ruído de metal é um dos indícios que a vida útil chegou ao fim e que necessita de troca, uma vez que a chapa metálica começa a encostar no disco”, comenta.
  5. Outros sintomas que também ocorrem quando há o desgaste das pastilhas são sentidos no pedal do freio que pode estar mais baixo ou duro, além da redução da eficiência nas frenagens, e da resposta da ação ao tocar o pedal que começa a ficar mais lenta.
  6. No caso das sapatas, os sintomas de desgaste são dificuldade para acionar o freio de mão e quando o mesmo estiver duro ou apresentar dificuldade para segurar o veículo. “Ajustes são importantes para mantê-lo em boas condições de uso. A revisão deve ser realizada sempre que existir algum sinal de comprometimento, bem como toda a vez que for efetuada a troca das pastilhas de freio”, afirma.
  7. Para manter o sistema de freio em boas condições, também é necessário fazer a troca do fluido, de acordo com as orientações da montadora.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

Logo mais, exatamente à meia-noite, este blog traz mais uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, encomendada ao instituto Opinião, de Campina Grande, parceiro deste blog há 16 anos. Um bom motivo para a população da cidade dormir hoje um pouquinho mais tarde.

Diante de tantos atos de agressões, tentativas de homicídios e até assassinatos, os diretórios do PT e do PSB lançaram uma nota conjunta repudiando a violência nas eleições deste ano.

Confira abaixo na íntegra:

Diferentemente de tudo o que se poderia imaginar e desejar, a campanha eleitoral em Pernambuco volta a ser notícia não pela festa democrática de cores, propostas e esperança que invade os municípios, mas por episódios graves de violência.

Há cerca de dez dias, vivenciamos momentos de angústia após a tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), vítima da intolerância de um opositor político. E na noite da última sexta-feira (6), novamente nos vimos aflitos, desta vez, com a notícia de um atentado a tiros praticado contra Neto de Véia, candidato a vereador de Surubim pelo PSB.

Nos dois municípios, o PSB e o PT estão juntos apresentando projetos marcados pelo forte apelo popular: em Sertânia, com Rita Rodrigues (PSB) e Dr. Orestes (PT), e em Surubim, com Véia de Aprígio (PSB) e Ivete do Sindicato (PT). Pelo visto, isso está incomodando quem está acostumado a achar que o poder do dinheiro e de uma arma na cintura vence as eleições.

Mais do que nos solidarizar, dar total apoio e desejar pronta recuperação às vítimas, nós do PSB e do PT repudiamos veementemente esses episódios de violência e voltamos a cobrar das autoridades policiais providências céleres e enérgicas para esses casos, no que concerne à prisão dos agressores e ao reforço da segurança nesses municípios. A população pernambucana precisa ter a garantia de que poderá ir às urnas no dia 6 de outubro com a certeza de que sua vontade soberana será respeitada.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, comentou hoje (7) a demissão do ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. A demissão ocorreu após denúncias de assédio sexual suspostamente cometido por ele contra mais de uma dezena de mulheres.

“A parte política já passou com a demissão. Agora, como todas as pessoas, [ele] tem direito à ampla defesa e, depois, se fará justiça”, afirmou Barroso. A declaração foi dada na saída do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O presidente da suprema corte disse ainda que o colegiado da Primeira Turma do STF tem competência regimental para analisar os recursos apresentados pela rede social X (antigo Twitter) e por outras plataformas contra decisões do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, relacionadas ao bloqueio de perfis na internet e da própria rede social no país.

Ontem (6), a Primeira Turma do STF negou recursos do X, manteve a suspensão da rede social e o bloqueio de perfis na internet. 

Dia da Independência

O presidente do STF avaliou como positiva a participação de representantes dos três poderes da República no desfile. “Foi uma cerimônia muito bonita, com a presença dos chefes dos três poderes, demonstrando que o país vive a mais plena normalidade institucional. É um bom momento para a nacionalidade.”

Declaração semelhante foi dada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a data. “O Dia da Independência tem que ser uma vitória da democracia”, afirmou.

Perguntado sobre o simbolismo da presença dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e do Supremo, Luís Roberto Barroso, no desfile em Brasília, Múcio disse que “é o fortalecimento da democracia, a força da política.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deu declarações ao deixar o local. Apenas cumprimentou populares que estavam nas arquibancadas para assistir aos desfiles. 

Da Agência Brasil

O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) acompanhou a mobilização encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo pastor Silas Malafaia, na Avenida Paulista. O parlamentar estava acompanhado do candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado, do deputado federal Pastor Eurico e dos candidatos a vereador do Recife Gilson Filho e Netinho Eurico – além do vereador de Caruaru, Val Lima.

“Um evento pacífico que reuniu, mais uma vez, milhares de brasileiros. Hoje se comemora historicamente o dia da independência do Brasil, mas é preciso novamente fazer história. Os brasileiros que se mobilizaram hoje não só aqui na Paulista, como em outras cidades , diz não a um País onde querem impor a ditadura. A exemplo da Venezuela, Cuba, Guatemala. Pela liberdade do Brasil, pelo respeito à constituição, pela preservação de nossa soberania. Eu estive em mais esse ato democrático. Ficou claro nessa mobilização de hoje que esse desejo é de milhares de brasileiros. Estamos juntos e cada vez mais fortes!”, ressaltou Feitosa.

O candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), participou do ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, na Avenida Paulista. Ele não foi o único: Marina Helena (Novo) também deu as caras na manifestação, mas nenhum dos dois discursou. Diferente do atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, que estava ao lado do líder da direita brasileira e fez uso do microfone.

Marçal chegou à avenida após o discurso de Bolsonaro. Aplaudido por manifestantes, ele circulou pela área próxima ao carro de som em que estava Bolsonaro, mas não chegou a subir. O prefeito Nunes não estava mais no veículo quando o adversário apareceu.

Marçal e Nunes estão empatados tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, segundo a última pesquisa Datafolha.

O candidato do PL a prefeito de Caruaru, Fernando Rodolfo, deu um timing na sua campanha e participou em São Paulo da manifestação bolsonarista em defesa da democracia. Atendeu ao convite do próprio Bolsonaro, que já esteve em Caruaru participando de atos do aliado. “O Brasil já deu o seu grito de independência, Caruaru vai fazer isso no próximo dia 6 , se libertando de 40 anos nas mãos dessas famílias que tiraram o protagonismo da nossa cidade”, disse, numa conversa com o blog.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, neste sábado (7), de um ato contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Avenida Paulista, em São Paulo. Também estavam presentes o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), o pastor Silas Malafaia, fiador do evento, e parlamentares.

Os manifestantes vestiam, em sua maioria, camisas verdes e amarelas e carregavam cartazes em que pediam intervenção militar, o que é inconstitucional, e criticavam o bloqueio da rede social X e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autor da decisão – posteriormente referendada por outros ministros da Corte.

Em seu discurso, Bolsonaro voltou a defender a anistia para os condenados pelos ataques de 8/1, disse crer na reversão, pelo Congresso, da sua inelegibilidade, e chamou de ditador o ministro Moraes, relator de inquéritos nos quais o ex-presidente é investigado.

“Eu espero que o Senado Federal bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador que faz mais mal ao Brasil que o próprio Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o ex-presidente.

Confira o discurso do ex-presidente:

Manifestantes se reúnem na tarde deste sábado (7), dia da Independência, na Avenida Paulista, para o ato convocado por bolsonaristas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ato, organizado pelo pastor Silas Malafaia, conta com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outros políticos e parlamentares da direita.

A Avenida Paulista foi fechada para receber o público, que se concentra em frente ao Masp. O primeiro a falar, em cima de um carro de som, foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Vestindo a camiseta do X e ao lado do pai, Eduardo pediu o fim das “prisões políticas”, a anistia para todos os “presos políticos”, o encerramento do que chamou de “inquéritos ilegais derivados do inquérito do fim do mundo” e terminou pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Alguns participantes do ato também seguravam cartazes com pedido de impeachment do ministro.

Bolsonaro falou por volta das 16h. O ex-presidente se referiu ao ministro Alexandre de Moraes como “ditador” durante seu discurso e pediu que o Senado “coloque freio no ministro” do STF.

Além de Bolsonaro e Eduardo, discursaram no evento o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o pastor Silas Malafaia, o senador Magno Malta (PL-ES), os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Gustavo Gayer (PL-GO).

Sem citar o nome do ministro Moraes, Tarcísio criticou o banimento do X em seu discurso, disse que a manifestação é uma “oportunidade de construir a história” em defesa da liberdade e gritou “volta, Bolsonaro”.

De acordo com a âncora da CNN Tainá Falcão, a Polícia Federal (PF) vai monitorar eventuais “ataques à democracia ou ameaças contra autoridades”.

Da CNN

O ex-deputado estadual e ex-prefeito das cidades do Cabo de Santo Agostinho e do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, celebrou, em mensagem enviada ao empresário João Carlos Paes Mendonça, os 35 anos de atividade da Fundação Pedro Paes Mendonça.

Marcada pela inauguração, em 1989, no Lar Dona Conceição, a instituição atualmente atende a 280 crianças e jovens que estudam na escola em horário integral, com quatro refeições diárias, fardamento e material didático.

“Muitas das boas experiências ali executadas certamente servirão como inspiração na adoção de parcerias análogas aqui, na nossa amada cidade do Jaboatão dos Guararapes, onde nasceu a pátria e o exército brasileiro”, registrou Elias Gomes.

Após a Justiça suspender a veiculação de informações “difamatórias, caluniosas e inverídicas” sobre a gestão das creches da cidade, como publicado por este blog, a assessoria do candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL), afirmou que “as notícias abordadas em sua propaganda eleitoral e nas redes sociais são baseadas em fatos verídicos e continuam sendo discutidas”.

“A verdade é que houve liminares solicitando a suspensão de algumas peças publicitárias, alegando ofensa. Dessa forma, a Justiça, liminarmente, determinou a suspensão de algumas peças publicitárias para evitar ofensa a pessoas específicas, mas não proibiu a discussão do tema das creches. Na realidade, não há fake news nas críticas, visto que o próprio prefeito João Campos (PSB) reconheceu irregularidades nas creches (como confirmou na sabatina JC 90,3)”, complementou a campanha de Gilson.

O candidato reafirmou o seu compromisso com a verdade, transparência e justiça. Ele destacou ainda que não se deve combater uma crítica fundamentada em fatos verídicos com alegações de fake news.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi atendido, neste sábado (7), no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. “Por conta de uma gripe estava sem voz , passou rapidamente pelo Hospital”, escreveu nas redes sociais o advogado do ex-presidente Fabio Wajngarten.

De acordo com a publicação, Bolsonaro foi atendido pelo médico Leandro Echenique, o mesmo que vem tratando o ex-presidente desde a facada sofrida por ele na campanha de 2018.

Wajngarten confirmou a presença do ex-presidente no ato da tarde deste sábado na Avenida Paulista. O ato foi convocado pelo próprio Bolsonaro, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do pedido de impeachment de Moraes, responsável pela decisão que bloqueou o acesso à rede social X no Brasil, o ato promete movimentar a campanha pelas eleições municipais em São Paulo.

Réplicas do boné usado pelo candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, tomaram a Avenida Paulista. Bolsonaro, por sua vez, apoia oficialmente Ricardo Nunes (MDB), mas disse, em vídeo, que qualquer candidato poderia subir ao palanque, já que o ato é “suprapartidário”.

Durante a semana, Marçal fez suspense sobre sua presença na manifestação, sem cravar que não estaria presente. Ricardo Nunes, pela manhã, participou do desfile de 7 de Setembro ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Do Metrópoles