De bigu com a modernidade

Golpe do IPVA: saiba como se proteger

Só duas coisas são inevitáveis na nossa existência aqui na terra: a morte e o pagamento de impostos. Pois bem: milhões de brasileiros donos de veículos começam a pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), tributo anual calculado sobre o valor de mercado dos automóveis. Procure a secretaria de Fazenda do seu estado, planeje, poupe e se prepare.

Anotadas as datas, fiquem atentos: mesmo que o IPVA possa ser quitado online, tornando a transação bem mais prática, a bandidagem cibernética criou muitos esquemas de fraudes digitais, como os golpes do phishing e do boleto falso. Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, e Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay, ajudaram a coluna De bigu com a modernidade a criar um plano de proteção, digamos assim.

Veja outras postagens

BLOG DA FOLHA

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 107 municípios em razão da estiagem prolongada que atinge o estado. O Decreto nº 60.112, assinado pela governadora Raquel Lyra (PSD), foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (31), entra em vigor na data da publicação, com efeitos a partir de 4 de janeiro, e terá validade de 180 dias. A medida tem como objetivo minimizar os efeitos da seca hidrológica nos reservatórios e na rede de abastecimento de água das cidades afetadas. Em janeiro deste ano, a gestão estadual já havia adotado providência semelhante, abrangendo 117 municípios.

“Esse decreto tem como objetivo agilizar as medidas necessárias para que possamos atender a população das cidades atingidas pela estiagem. O time inteiro do Governo de Pernambuco está trabalhando para minimizar os efeitos da escassez das chuvas e preservar o bem-estar da população. Temos investimentos robustos, como os mais de R$ 6 bilhões do Águas de Pernambuco, e com a concessão da Compesa teremos mais R$ 23,2 bilhões para investir no acesso dos pernambucanos a água de qualidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O ministro da Defesa, o pernambucano José Múcio Monteiro Filho, acredita que haverá dois palanques disponíveis para o presidente Lula (PT) buscar a reeleição no Estado, com a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Em entrevista, nesta quarta-feira (31), ao titular deste blog, Múcio falou sobre a disputa.

“Eu acho que em Pernambuco o presidente Lula vai ter dois palanques. É uma eleição dura, são dois bons nomes (Raquel e João), bem avaliados, pessoas jovens, com histórico de tradição na política, acho que vamos ter uma eleição bastante disputada”, avaliou.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), rebateu nesta quarta-feira (31) artigo publicado pela revista britânica The Economist e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “líder cheio de vitalidade”.

Em editorial divulgado na quarta-feira (30), o periódico estrangeiro defendeu que Lula não deve disputar a reeleição em 2026. Um dos argumentos apontados pela Economist é a idade do mandatário, que completou 80 anos em outubro. As informações são da CNN.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Anualmente, o jornal inglês Financial Times faz, às vésperas do reveillon, 20 previsões do mundo político para o ano seguinte. Nesta quarta (31), a lista publicada traz a vitória de Lula nas eleições de outubro de 2026 como uma das apostas. Segundo a previsão, o atual presidente deve se beneficiar do bom momento econômico do Brasil e dos “gols contra” da direita bolsonarista.

O Financial Times citou o problema de saúde recente de Lula, que passsou, há um ano, por uma cirurgia de emergência na cabeça. Mas a previsão do jornal é de que o presidente vai ser reeleito por ter enfrentado os tarifaços de Donald Trump e por ter conquistado bons resultados econômicos. As informações são do jornal O GLOBO.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Edson Fachin, afirmou, hoje, que a independência e a transparência do Judiciário são “imprescindíveis” para garantir segurança jurídica e fortalecer a democracia.

A declaração foi feita em mensagem de fim de ano. Fachin, que assumiu a presidência do STF em setembro de 2025, tem defendido medidas para ampliar a transparência e fortalecer a confiança no Judiciário. As informações são do portal G1.

Palmares - Natal Encantado 2025

Ao final da minha corridinha diária de 8 km, hoje, em Arcoverde, a alegria de reencontrar meu amigo Elaque, filho de Beto da Oara, um artista múltiplo, talentoso, completo. Estava no bus da Oara saindo em direção ao Litoral Sul do Estado, para animar um réveillon.

Elaque toca vários instrumentos, canta como um Sabiá qualquer estilo de música e leva à frente a Oara, uma das orquestras mais antigas e requisitadas no País, com apresentações além do território nacional. Elaque e sua Oara animaram a festa dos 18 anos do Blog, em 2024.

E vai ser a principal atração, novamente, da festa dos 20 anos do Blog, em junho próximo, em Arcoverde. Como na celebração dos 18 anos, vamos reunir uma penca de artistas na comemoração das duas décadas de fundação do Blog.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Os funcionários públicos contratados de Belém de Maria, na Mata Sul do Estado, estão encerrando o ano de 2025 sem receber o salário do mês de dezembro e o décimo terceiro. A denúncia foi feita pelo líder da oposição na cidade, Alexandre Neto. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Alexandre Neto pediu que o prefeito Beto do Sargento (PSD) tivesse consciência e que não deixasse que os funcionários contratados passassem o réveillon sem o salário.

“É lamentável isso. Já não tiveram direito ao décimo terceiro. E agora nem o mês de dezembro. Além disso, estamos tendo uma enxurrada de demissões sem previsão de volta em 2026 e nem tampouco segurança de que vão voltar aos seus cargos” disse o líder oposicionista. Mesmo sem muita esperança, Alexandre Neto disse que espera que pelo menos nesta quarta-feira (31) apareça algum sinal de pagamento após sua cobrança pública.

O mercado de trabalho formal do Recife encerrou novembro de 2025 com saldo positivo de 3.962 vagas, resultado de 19.309 admissões e 15.347 desligamentos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). O desempenho colocou o município na 5ª colocação entre as capitais do país e a 6ª como o maior saldo entre os municípios brasileiros. O Recife, sozinho, respondeu por 44% do saldo total de Pernambuco, evidenciando o peso da capital na dinâmica do mercado de trabalho estadual.

A geração de empregos foi liderada pelo setor de Serviços, com 2.050 vagas, impulsionada especialmente pelas atividades de informação e comunicação e pelos segmentos financeiro, imobiliário, profissional e administrativo. O Comércio também apresentou resultado expressivo (1.237 vagas), seguido da Construção, com 597 postos e a maior variação relativa mensal do estoque (1,41%). Com esse resultado, o estoque de empregos formais alcançou 585.109 vínculos, com crescimento mensal de 0,68%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, o resultado do mês de novembro do Caged demonstra, mais uma vez, o potencial de crescimento que o Recife tem. “No acumulado do ano, o saldo no Recife, alavancou Pernambuco, com 24.688 empregos, consolidando o Recife como um dos principais polos de expansão do mercado de trabalho no Nordeste e no Brasil. Vamos seguir trabalhando para que este crescimento seja constante”, afirmou.

Uma das principais promessas de campanha da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2022 foi a construção de 250 creches em Pernambuco. Na última segunda-feira, a gestora entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI), localizado na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O que chamou a atenção após a entrega da obra foram as imagens recebidas por este blog, na manhã de hoje. Como pode ser visto nas fotos e no vídeo que ilustram esta matéria, a obra está inacabada. A caixa d’água está sem tampa, o que pode gerar um foco do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, doença extremamente perigosa para crianças.

Além disso, construíram um muro para dividir o terreno entre a parte que está “pronta” e o restante da obra, cheia de entulhos e materiais de construção. Seria a pressa da governadora em entregar obras antes do período eleitoral ou a culpa é da empreiteira responsável pelo projeto? Com a palavra, o Governo do Estado.

No primeiro ano à frente da Prefeitura de Araripina, o prefeito Evilásio Mateus, ao lado do vice-prefeito Bringel Filho, encerra o período com saldo positivo e entregas que refletem o compromisso assumido com a população. Eleito com uma votação histórica, Evilásio recebeu do povo a missão de humanizar os serviços públicos, aproximar a gestão das pessoas e buscar soluções para demandas antigas do município metas que vêm sendo colocadas em prática.

Ao longo do primeiro ano de mandato, a gestão avançou em diversas frentes, com obras, programas sociais e articulações institucionais que geraram resultados diretos para a população. Entre as ações que marcaram esse início de governo, duas entregas se destacam pelo impacto social e pelo alcance regional.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido da defesa de Jair Bolsonaro e não concedeu autorização para visita do sogro do ex-presidente no hospital em que o político está internado em Brasília.

Bolsonaro está em uma unidade particular de saúde da capital, onde se recupera de uma cirurgia para correção de hérnias e de procedimentos para tratar um quadro de soluços.

Cumpri, há pouco, a última corridinha diária de 8 km de 2025, no Parque Verde, em Arcoverde, onde curto a virada do ano na minha choupana ao lado do amor da minha vida, minha Nayla, em clima de altíssimo astral, com a graça de Deus.

Feliz 2026 a todos! Leitores do Blog, ouvintes do ‘Frente a Frente’ e telespectadores do podcast ‘Direto de Brasília’.