De bigu com a modernidade

Golpe do IPVA: saiba como se proteger

Só duas coisas são inevitáveis na nossa existência aqui na terra: a morte e o pagamento de impostos. Pois bem: milhões de brasileiros donos de veículos começam a pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), tributo anual calculado sobre o valor de mercado dos automóveis. Procure a secretaria de Fazenda do seu estado, planeje, poupe e se prepare.

Anotadas as datas, fiquem atentos: mesmo que o IPVA possa ser quitado online, tornando a transação bem mais prática, a bandidagem cibernética criou muitos esquemas de fraudes digitais, como os golpes do phishing e do boleto falso. Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, e Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay, ajudaram a coluna De bigu com a modernidade a criar um plano de proteção, digamos assim.

1. Phishing

Neste golpe, as vítimas recebem um e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp fingindo serem do Detran ou algum órgão regulador. Ao clicar no link, a vítima é direcionada a um site falso, mas muito parecido com o original. E aí ao inserir os dados, as informações são roubadas ou ainda a vítima pode ser induzida a realizar o pagamento ali mesmo por meio de QRCodes ou boletos fraudulentos. “Esse golpe é muito comum, mas fácil de ser evitado. Antes de acessar algum link, é sempre importante verificar se na mensagem há erros de digitação, pontuação e se o domínio do e-mail é realmente da instituição ou empresa. Também é importante antes de navegar e inserir dados em um site confirmar se ele é autêntico e se está seguro com um certificado SSL/TLS. Essa confirmação é feita com um clique no cadeado no navegador, onde é possível ver as informações sobre o site em questão”, explica.

2. Boleto falso

Os fraudadores podem enviar boletos falsos pelos Correios ou por e-mail informando sobre uma nova via de pagamento ou, ainda, de um erro na transação. Nestes casos, a fatura costuma ser bem parecida com a original, mas possui os dados da conta bancária de quem está aplicando o golpe. “Então, a dica sobre isso é: faça sempre o pagamento diretamente nos sites dos órgãos oficiais e autorizados, como bancos credenciados”, complementa.

3. Redes sociais e ligações

Também é preciso ter muito cuidado nas redes sociais e ao telefone. Criminosos também criam perfis falsos em nome de órgãos oficiais e realizam ligações para tentar capturar dados e estimular o pagamento de boletos falsos. A isca, muitas vezes, são descontos para a quitação de multas e regularização do veículo. A comunicação tem sempre um tom de urgência, com uma vantagem muito boa para a vítima-alvo. “A orientação é nunca fornecer o seu número de cartão de crédito, senha de conta bancária e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato com você, a menos que você esteja absolutamente certo de que essa pessoa é legítima”, reforça Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.

City Cargo: o minielétrico de carga – O mercado de carros de passeio 100% elétricos no Brasil emplacou 7.230 unidades em 2022. A JAC foi vice-líder, com 894 unidades (12,4% de participação). Agora, a marca chinesa administrada por Sergio Habib traz um novo (e diferente) modelo: o JAC E-JS1 City Cargo, capaz de transportar até 1.200 litros de volume (ou 400 kg). O alvo? Laboratórios, frota de serviços para empresas que prestam atendimento públicos como telefonia e energia, além de entregas de encomendas e outras aplicações urbanas. Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, diz que ele vale para laboratórios de exames clínicos que realizam as coletas no domicílio, por exemplo, ou frotas contratadas para atendimento de serviços públicos, como empresas de energia elétrica – você só necessita de um técnico e mais algumas poucas ferramentas –, bem como de telefonia ou saneamento. E isso sem contar o aclamado “last mile” (última milha, em tradução literal, que é aquele nicho de veículos que retiram mercadorias dos centros de distribuição e as entregam nas casas/nos comércio dos clientes). Essa versão “furgoneta” é, segundo a JAC, especialmente e imediatamente vantajosa no custo por km rodado para rotas diárias a partir de 120 km. A família E-JS1 agora é composta por três versões: JAC E-JS1, modelo 100% elétrico mais acessível do Brasil, JAC E-JS1 EXT, que é a versão aventureira, e JAC E-JS1 City Cargo.

Versões e preços
JAC E-JS1, automóvel 100% elétrico mais barato do Brasil: R$ 146 mil;
JAC E-JS1 City Cargo: R$ 160 mil;
JAC E-JS1 EXT, versão aventureira do E-JS1: R$ 165 mil

Com esse lançamento, a família 100% elétrica da JAC Motors passa a contar com 16 modelos. São 4 automóveis de passeio, 1 picape, 5 vans e 6 caminhões.

Elétricos: chegamos aos 100 mil – E por falar em carro eletrificado, ambientalmente sustentável, vale registrar: o mercado brasileiro, que registrou crescimento de 41% em 2022 na venda destes veículos, acaba de quebrar a marca dos 100 mil (híbridos e elétricos) circulando nas ruas e estradas, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE), o mercado nacional já conta com mais de 100 mil veículos eletrificados (híbridos e elétricos). Apenas no ano passado, esse mercado registrou um total de 49.245 unidades comercializadas, 41% a mais do que em 2021.

Primeira picape elétrica da Ram – A marca norte-americana Ram, pertencente a Stellantis, acaba de confirmar que sua primeira picape elétrica a bateria será conhecida como Ram 1500 REV. “Começamos uma revolução no ano passado, quando convidamos os consumidores para o início de nossa jornada de eletrificação, reunindo seus comentários sobre exatamente o que eles estão procurando em uma picape elétrica”, disse Mike Koval Jr., CEO da Ram. A produção da nova Ram 1500 REV começará no próximo ano. O veículo será formalmente revelado ao público nos próximos meses.

Lexus NX 350h: mais segurança – A linha 2023 do SUV da marca de luxo japonesa pertencente à Toyota chega disponível em três versões (Dynamic, Luxury e F-Sport). Essa última ganha iluminação ambiente com novas cores e sistema de som Mark Levinson de 7.1 canais, com 23 caixas de som distribuídas por 16 locais em toda a cabine (incluindo dois alto-falantes de 40mm instalados no teto), que geram o equivalente a 2.400 watts de potência. Também vem com um novo retrovisor digital, que auxilia o motorista, principalmente no período noturno, e proporciona mais segurança e comodidade. As versões Dynamic e Luxury ganham novos itens de suporte para estacionamento. A linha 2023 do modelo, precursor entre os utilitários esportivos premium no mundo, já está disponível na rede de concessionárias da marca, com preços a partir de R$ 364.790 (a Dynamic). A Luxury custa R$ 400.290; a F-Sport, R$ 437.090.

Lembram dos trólebus? E se voltassem? – O Recife já teve um sistema de transporte público elétrico muito interessante, eficiente, invejado: eram os trólebus que saíam da Caxangá ou da Macaxeira, por exemplo, e iam até a Dantas Barretos. Inaugurado em 1960, o programa tinha inicialmente 65 veículos Marmon Herrington, importados dos Estados Unidos. O lobby do diesel desgraçadamente venceu – e temos o que temos.

Pois bem: e que tal se o transporte público voltasse a ter a eletricidade como motor? Em várias partes do mundo a eletrificação veicular já é uma realidade. Afinal, as aplicações vão muito além do transporte individual. Euclides Lourenço Chuma, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização profissional técnica dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade e pesquisador do CNPq na Universidade de Linköping, na Suécia, avalia as possibilidades para o cenário brasileiro. Ele defende que os veículos elétricos são uma boa opção para o transporte público.

“Mesmo em grandes extensões urbanas, como a região metropolitana de São Paulo, é possível implementar um sistema de ônibus movidos a eletricidade com a tecnologia atual”, reforça ele. “Isso traria diversos benefícios para a população”. Como exemplo, cita a redução nas emissões de CO2 e a melhoria da qualidade do ar da cidade, que contribuiriam para evitar a formação das chamadas bolhas de calor. “Sem falar na diminuição significativa da poluição sonora, já que motores elétricos são totalmente silenciosos”, afirma Chuma.

Os 70 anos do Jeep CJ-3B – Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B acaba de completar 70 anos. O modelo foi também o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954. Algumas unidades de versões anteriores já haviam chegado ao país como CKD (peças para montagem) antes disso, mas coube ao CJ-3B integrar as primeiras peças nacionais ao longo dos seus anos de produção aqui no Brasil. O CJ-3B – CJ de “Civilian Jeep” (Jeep civil) – foi uma evolução dos modelos já produzidos até então para clientes civis e não militares. Nascida em 1945 com o CJ-2A, a família CJ foi composta por veículos para uso em qualquer terreno de carroceria compacta, produzidos e vendidos pela Jeep até a década de 1980. O CJ-3B começou a ser vendido no Brasil em 1954. Montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland do Brasil, ele trouxe como diferenciais das gerações anteriores a grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys, gerando o apelido “cara de cavalo”.

Dentre as muitas aventuras proporcionadas pelo CJ-3B ao longo dos seus 70 anos, vale lembrar uma realizada por três escoteiros em 1955, com a Operação Abacaxi. Eles saíram de São Paulo com destino ao Canadá para participar do Jamboree, encontro mundial de Escotismo. Uma viagem incrível, que acabou sendo ampliada até o Alasca a bordo do CJ-3B. Entre a ida e a volta, os três aventureiros rodaram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, passando por 19 países e vivendo histórias incríveis. Os nomes desses aventureiros: Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly. O CJ-3B, que também teve uma versão militar, o M606, foi produzido nos Estados Unidos até 1968, com cerca de 155 mil unidades fabricadas. Além disso, o CJ-3B foi um pioneiro “carro mundial”, fabricado sob licença em países como Japão, Índia, França, Espanha e Turquia.

Nova Tiger Sport 660 Touring – A fabricante britânica Triumph acaba de apresentar a linha 2023 da motocicleta Tiger Sport 660 Touring para os consumidores brasileiros, focando em acessórios que, em outros mercados, costumam ser opcionais. Por exemplo: ela traz top box traseiro da marca Givi com capacidade para transportar até 47 litros de carga (cabem dois capacetes). O preço sugerido é de exatos R$ 62.873,73, com opções de duas cores (vermelha e azul) e um importante auxílio de condução: o quickshifter é acessório que permite as trocas de marcha sem a necessidade de acionar o manete da embreagem. O modelo traz de série freios ABS, controle de tração e painel de instrumentos digital com tela TFT. O motor é um tricilíndrico de 660cm³ de 81cv de potência e 6,5kgfm de torque, com câmbio de seis marchas.

Carnaval e carro na praia: fique ligado – Todo mundo aqui no Nordeste conhece alguém que vai pegar o carro e se mandar para uma praia, certo? Por isso, durante e depois de pegar a estrada, o motorista deve tomar algumas precauções fundamentais com o veículo. A NGK, multinacional japonesa especialista em sistema de ignição, listou a pedido do Bigu cinco importantes recomendações:

1) Fazer uma boa lavagem no veículo logo ao retornar do litoral, incluindo a parte inferior do carro;

2) Não aplicar óleo ou vaselina na parte inferior do automóvel: além de agredir as borrachas, os produtos permitem que a sujeira e partículas grudem no veículo;

3) Evitar a utilização de querosene, óleo em spray e óleo diesel no motor, pois se trata de uma área muito quente do carro e, como são produtos inflamáveis, podem provocar um acidente;

4) Fugir de combustível com preço muito baixo e solicitar sempre a nota fiscal de abastecimento;

5) No retorno da viagem, observar se o veículo apresenta falhas ou aumento do consumo de combustível e, em caso positivo, pedir ao mecânico de confiança para realizar uma avaliação do carro.

Segundo Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK do Brasil, antes de pegar estrada, o condutor precisa verificar o funcionamento dos itens de segurança, como pneus (estado e pressão), além da iluminação e da documentação do motorista e do veículo. “Durante a viagem, é fundamental examinar as lâmpadas de alerta que, na maioria dos veículos, têm duas cores: amarelas ou âmbar, que indicam ser necessária uma verificação, mas não impedem o funcionamento do automóvel; e vermelhas, que ordenam interromper imediatamente o passeio para checagem”, descreve Mori. “Após a viagem, é a hora de identificar se há falhas ou ruídos anormais no carro.”

Como o ambiente com maresia é mais agressivo ao veículo, a manutenção preventiva deve ser ainda mais criteriosa. “Os principais componentes prejudicados pela maresia são os metálicos, uma vez que não possuem uma camada de proteção, como suportes, parafusos e peças de alumínio, e a borracha, que sofre agressão química e ressecamento”, aponta Mori. “Já os cabos de ignição merecem uma atenção especial e devem ser verificados e substituídos quando necessário, porque o sal contido na maresia facilita a condutividade elétrica.”

Para moradores de regiões litorâneas, Mori recomenda providenciar uma inspeção anual de itens da carroceria e estruturais com um profissional qualificado. “Ao notar problemas de pontos de corrosão, eles devem ser tratados para não afetar as peças estruturais e, consequentemente, a segurança do veículo.”

Fazer manutenção ou alugar? – E por falar em carro e carnaval, confira um interessante e curioso levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), feito com apoio da Mundo Automotivo – DMS Automotive: cinco diárias de locação de um veículo popular ficam, via de regra, mais em conta do que a soma dos gastos de manutenção necessários para pegar a estrada. Claro, veja que o trabalho tem ‘um lado’ mais interessado, mas analise: a economia a favor de quem vai viajar com carro alugado no Carnaval, ou demais feriados prolongados ao longo do ano, pode chegar a 20%, mesmo sem incluir trocas de pneus e/ou de bateria. Os preços médios levados em conta no levantamento foram: troca de óleo (R$ 100 a R$ 170); filtros de óleo, de combustível e de ar (R$ 75 a R$ 115); fluido de freio (R$ 65 a R$ 135); pastilhas (R$ 90 a R$ 130); palhetas (R$ 115 a R$ 180); lâmpadas de farol (R$ 30 a R$ 70, cada uma); alinhamento e balanceamento (R$ 170 a R$ 180) – serviço que inclui rodízio dos pneus.

A maioria desses itens implica na segurança da viagem e, se negligenciados, fazem crescer os riscos de acidentes e de prejuízos. “O certo é que a preparação de um veículo para pegar a estrada certamente envolverá algum gasto extra que o proprietário precisa levar em consideração”, diz o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré. “Já no caso da locação, os carros são entregues 100% revisados, num ótimo custo-benefício”.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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O dia que Lula nunca mais esquecerá 

O susto foi grande, até pelas manchetes que varreram o noticiário online pela madrugada e o raiar do dia de ontem, mas, felizmente, o presidente Lula superou mais um episódio grave de saúde. Estampadas em todos os sites e blogs, presente em todos os telejornais pela manhã, o noticiário dizia que Lula havia sido socorrido às pressas com hemorragia na cabeça e submetido a uma cirurgia de emergência.

No primeiro boletim do hospital Sírio-Libanês, divulgado de madrugada, por volta de 3h20, a equipe médica informou que o presidente havia passado mal ainda em Brasília, que havia feito um exame de imagem após sentir fortes dores de cabeça, ainda na unidade de Brasília. Segundo o boletim, a ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar em 19 de outubro.

E completou: “O presidente foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade de São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”. Mais tarde, por volta das 9 horas, o médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipe que atendeu o chefe da nação, deu uma entrevista ao lado de colegas que o ajudaram no procedimento e tranquilizou o País.

Disse que o paciente estava absolutamente estável e que seguiria internado por mais alguns dias. “O presidente encontra-se estável, conversando, se alimentando e ficará em observação nos próximos dias”, disse o médico Roberto Kalil. De acordo com ele, a previsão é que o presidente fique por mais dois na UTI e em observação no hospital por uma semana, devendo retornar a Brasília no começo da próxima semana.

Lula passou a última segunda-feira se sentindo sonolento e com mal-estar, mas cumpriu a sua agenda, inclusive recebeu os presidentes da Câmara e do Senado, já no início da noite, para tratar de uma problemática: a pressão dos deputados pela liberação das emendas parlamentares, o que, certamente, só aumentou a sua dor de cabeça.

Apesar de lúcido e orientado, o presidente estava reclamando de dores. Mas seguiu tocando os compromissos. “Ele só se entregou na última agenda”, disse uma fonte que acompanhou o dia do presidente. Chegou a resistir, mas acabou convencido ainda em seu gabinete presidencial. Do Palácio do Planalto foi direto ao hospital Sírio-Libanês, unidade de Brasília.

Ali, depois de um exame, a equipe achou melhor transferir o paciente para a unidade de São Paulo. Lula foi levado num avião presidencial com itens de UTI, que não precisaram ser usados. Houve restrição de passageiros. Foram somente os imprescindíveis: a primeira-dama Janja da Silva, seguranças e equipe médica, que contou com um neurocirurgião. Lula viajou o trajeto acordado, calmo e calado.

TREPANAÇÃO No Sírio, em São Paulo, Lula se submeteu a uma trepanação, intervenção cirúrgica em que um pequeno furo é feito no crânio do paciente. Em seguida, é inserido um dreno para sucção de hematoma. Inicialmente, o boletim médico de Lula apontou que o presidente havia sido submetido a uma craniotomia. No entanto, o termo foi corrigido para trepanação durante coletiva da equipe médica que monitora o presidente. Segundo o neurocirurgião Mauro Suzuki, que participou da coletiva, “não é que esteja errado [o termo craniotomia], é que geralmente a gente usa esse termo para aberturas maiores”.

Felizmente, sem sequelas – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teve nenhum machucado ou lesões no cérebro em decorrência da cirurgia. “O hematoma está entre o crânio, entre o osso, e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. A gente fez o procedimento para que esse hematoma não comprima o cérebro. Então ele fica sem sequelas, o cérebro está livre de qualquer compressão ou lesão”, afirmou o neurologista Rogério Tuma durante coletiva de imprensa. Ainda de acordo com o médico, o hematoma foi totalmente drenado.

Retorno a Brasília – De acordo com a equipe médica que monitora Lula, o chefe do Executivo pode retornar a Brasília no início da próxima semana. Apesar disso, os médicos não estipularam um prazo para a alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “O tempo de internação, se tudo ocorrer bem, como está ocorrendo, ele deve retornar a Brasília no começo da próxima semana. Tudo depende da evolução, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, afirmou o médico pessoal de Lula, dr. Roberto Kalil Filho, em coletiva na manhã de ontem.

Covid, suspeita inicial – O exame preliminar do presidente mostrava um quadro levemente febril. Cogitou-se até mesmo covid. Mas a escolha dos médicos foi por fazer todos os exames na sede do Sírio em Brasília, já que Lula vinha sendo monitorado constantemente por conta da lesão recente que teve na cabeça, após cair no banheiro. Foi no exame de ressonância magnética, segundo o hospital, que se confirmou o sangramento intracraniano que levou o presidente à mesa de cirurgia. Embora o Sírio-Libanês disponha de uma estrutura completa em Brasília, foi Kalil quem insistiu em transferir Lula para a sede do hospital em São Paulo. Afinal, a sede do hospital na capital paulista possui uma estrutura muito mais robusta, além da equipe de confiança do cardiologista. Tudo aconteceu muito rápido. Mas o trajeto no avião presidencial foi marcado por muita tensão.

Rapidez salvou presidente – Lula, segundo os relatos, manteve-se calmo durante todo o trajeto. Mas não era o Lula brincalhão que costuma fazer piada até mesmo nos momentos difíceis. Afinal, o presidente estava de fato se sentindo muito mal. E, assim como seus médicos, estava preocupado. Mas o clima tenso não se restringia ao interior da aeronave. Kalil aguardava ansiosamente a chegada de Lula na pista de pouso do aeroporto de Congonhas. Ele recebeu Lula na porta do avião. O quadro de Lula está controlado e sua recuperação será completa, de acordo com a equipe médica. Mas a rapidez na tomada de decisões foi determinante para evitar que o desfecho fosse grave. Para os médicos do presidente, 12 horas a mais mudariam tudo.

CURTAS

TRAUMA – Mas por que o sangramento na cabeça do presidente Lula aconteceu mais de um mês depois do acidente doméstico no Palácio da Alvorada? “Esse tipo de hematoma, que é decorrente de um trauma, pode acontecer algum tempo depois da queda”, explica Gisele Sampaio, neurologista e professora da Unifesp.

GOTEJANDO – Felipe Barros, neurologista da Clínica DFV Neuro, afirma que o sangramento pode nem aparecer nos primeiros exames ou até ser diagnosticado no início, mas ainda de forma discreta. Em ambos os casos, é só depois que ele aumenta, como uma “torneira que ficou um tempo gotejando”.

CONGRESSO – A governadora Raquel Lyra (PSDB) abre hoje, pela manhã, em Triunfo, o último congresso de 2024 da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), com quórum altíssimo. Amanhã, farei palestra no evento. Vou falar sobre o tema “O recado das urnas”, uma avaliação das eleições municipais.  

Perguntar não ofende: E se Lula dependesse do SUS?

Jaboatão dos Guararapes - Matriculas 2025

Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Celso Sabino (Turismo) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciaram nesta terça-feira (10), em Brasília, o lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para 2025. Com investimento de R$ 63,6 milhões, o objetivo é atrair 500 mil novos assentos em voos internacionais no próximo ano, com editais que começam a ser publicados em janeiro. A primeira fase do programa foca na captação de voos internacionais para o Nordeste, com aporte inicial de R$ 24 milhões.

O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância histórica do programa: “É a primeira vez na história que o Brasil tem um grande programa de captação de voos internacionais.” Ele também ressaltou o crescimento da presença de turistas estrangeiros no Nordeste. “Em 2024, tivemos um crescimento de quase 38% no número de turistas internacionais no Nordeste.”

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou a relevância do programa para o desenvolvimento do turismo no Brasil. “Estamos virando a chave da economia do nosso país. Em 2023, os turistas estrangeiros gastaram mais de R$ 34 bilhões no Brasil, e não tenho dúvida de que estamos fazendo história com programas como o PATI.” Ele também elogiou o trabalho do Ministério de Portos e Aeroportos na melhoria da infraestrutura do país.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou os resultados alcançados em 2024 e projetou avanços ainda maiores. “Vamos bater todos os recordes de entrada de divisas internacionais, o dinheiro que os turistas deixam no Brasil e que ajuda a gerar emprego e renda. O PATI vem para continuarmos crescendo.” Freixo destacou que o programa teve retorno de R$ 23,60 para cada R$ 1 investido na edição-piloto e prevê que a nova etapa amplie ainda mais os benefícios econômicos para o país.

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O deputado estadual Waldemar Borges aprovou, nesta terça-feira (10), três emendas aditivas apresentadas ao Projeto de Lei Ordinária Nº 2456/2024 do Executivo, que institui o Programa de Aquisição de Tênis para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Pernambuco. O parlamentar disse que o PLO veio muito vago e por isso resolveu apresentar as emendas. “O projeto como estava seria quase tudo regulado por decreto, então o que fizemos foi garantir a transparência”, ressaltou.

“O objetivo é que a Assembleia Legislativa possa cumprir sua atividade fim que é a de legislar em benefício da população pernambucana”, acrescentou o deputado. Em uma das justificativas, Borges diz que, dada a importância do uso de tênis nos colégios e levando em consideração o princípio da impessoalidade na Administração Pública, a emenda busca garantir que o apoio público para a compra do tênis se dê de maneira integral, abarcando todos os alunos da rede estadual de ensino desde o início da operacionalização do programa. “Queremos que sejam entregues os tênis de forma integral e simultânea a todos os alunos da rede estadual”, explicou.

Para garantir uma adequada utilização dos recursos públicos e assegurar a observância dos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, estabeleceu-se ainda que o estado não poderá definir empresas ou marcas específicas para a aquisição dos tênis.

A CCLJ fez ainda uma subemenda colocando que a Administração Pública poderá realizar processo auxiliar de credenciamento para cadastrar estabelecimentos comerciais que participarão do Programa. “Qualquer pessoa jurídica interessada em comercializar os itens de material escolar poderá requerer seu credenciamento, conforme condições de inscrição, participação e credenciamento definidos por edital de credenciamento”, acrescenta a subemenda.

O deputado destaca ainda na justificativa de uma das emendas que a transparência na gestão de programas governamentais é crucial para o bom funcionamento do Estado, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e que a confiança da população nas instituições governamentais seja construída. “Por esse motivo, propomos a inclusão de regras que obriguem o Estado a divulgar periodicamente informações como o total de gastos do programa e o número de estudantes beneficiados”, concluiu.

Jaboatão dos Guararapes - Natal Solidário 2024

Antonio Lavareda renovou seu contrato com a CNN Brasil e estará à frente de um programa mensal que aprofundará o debate sobre a política brasileira até a corrida eleitoral de 2026. A partir de fevereiro, o fundador do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) combinará análises detalhadas e discussões para explorar os temas que vão movimentar a próxima campanha. 

Com o projeto, a CNN Brasil sai na frente e fortalece sua grade já no início de 2025 com 

informações qualificadas e completas sobre o próximo ciclo eleitoral. “Vamos mapear o caminho dos pré-candidatos para as próximas eleições gerais, analisando a corrida presidencial e as disputas por governos estaduais, Câmara e Senado. Ofereceremos uma visão detalhada sobre os cenários eleitorais em formação e as estratégias das principais candidaturas”, afirma Lavareda. 

A cada edição, o cientista político apresentará um painel inédito com todas as pesquisas de 

aprovação presidencial, permitindo visualizar as oscilações na popularidade do governo. Será dado destaque aos momentos de alta e baixa, relacionando-os com acontecimentos políticos e econômicos que marcaram o noticiário.  

O programa trará também uma síntese das ações mais relevantes do Congresso Nacional e do Judiciário, além das estratégias da situação e oposição e um debate aprofundado sobre as agendas e perspectivas de aprovações relevantes nas Casas legislativas.

Além do programa na TV — com transmissão em tempo real nas plataformas digitais — o cientista político estreará uma coluna mensal no site da CNN Brasil, com insights sobre a política brasileira e análises baseadas em dados. O material aprofundará discussões e complementará as análises apresentadas no programa da TV.   

Na nova fase, Antonio Lavareda reafirma sua posição como uma das principais vozes na análise política nacional, consolidando a parceria com a CNN Brasil e ampliando o acesso do público a conteúdo de alta qualidade e relevância. 

E, antes da estreia, Lavareda conversará no CNN Entrevistas com jornalistas da CNN Brasil para abordar a reforma política, alvo de debates no país há ao menos duas décadas. O programa será veiculado em janeiro (sábado), às 21h, na TV e no YouTube. 

Lavareda, o maior especialista brasileiro em eleições, comandou neste ano a análise do Índice CNN, agregador de pesquisas eleitorais compiladas pelo Ipespe Analítica que integrou os resultados de 100 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, incluindo capitais. 

O agregador foi o que mais se aproximou do resultado do 2º turno das eleições de 2024 em oito das 15 capitais onde foi realizado, projetando a intenção de voto para prefeito a partir dos levantamentos feitos por diversos institutos em todo o Brasil. 

A Prefeitura do Paulista iniciou, nesta terça-feira (10), a fresagem do último trecho das obras de duplicação da Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite (PE-01). A intervenção ocorre entre o Residencial Morada do Mar e a rotatória da PE-22, marcando a fase final de uma obra que promete melhorar a mobilidade urbana na cidade.

Coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e executados pela empresa Ancar, os trabalhos incluem a remoção do asfalto antigo para aplicação de uma nova camada. Além disso, outras atividades, como a imprimação da base, estão em andamento. O projeto completo, que abrange o trecho do Conjunto Beira Mar até a confluência com a PE-22, tem investimento de R$ 17 milhões.

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Nem só de praças e jardins (que são geridos pelo município) vive a vegetação ressecada do Recife, nesses tempos de verão em que a devida aguação não é efetuada. Pessoas que caminham e praticam esportes pela manhã no campus da Universidade Federal de Pernambuco reclamam que o bonito gramado verde desapareceu nesses dias quentes. E, claro, caminhar no meio de um um mato seco, não dá o mesmo prazer que a gente sente quando anda cercado de verde por todos os lados.

Como se não bastassem alguns parques e praças da cidade, o antes exuberante campus da UFPE está de fazer pena. Seus canteiros só mostram folhas secas. Tirando as árvores já adultas que seguram o tranco do verão, as plantas decorativas, as mudas e a grama já eram. Uma das pessoas que lamenta a paisagem é o aposentado Carlos Alberto Alves da Silva, que costuma caminhar por ali e que tem a saudável mania de plantar mudas por onde passa.

Já foram mais de mil, boa parte delas no campus da UFPE, onde chega a ser confundido com professor da entidade, diante de tanta dedicação. “Os pontos mais críticos são o canteiro central, a porta de entrada da UFPE e a pista de Cooper”, reclama. Ele tem razão, passei por lá nesta semana e vi a desolação. Está feio mesmo. No canteiro central inclusive não existem torneiras, e a aguação era feita com um mini pipa puxado por um tratorzinho. Mas o que se apurou é que o tratorzinho está quebrado.

O equipamento está fora de circulação há dois anos. Sem manutenção, sobra para os jardins e canteiros, também sem manutenção. Tem mais, pode até ter água na torneira. Mas algumas estão quebradas, como ocorre na pista de Cooper. Das oito, só duas funcionam. E não há mangueiras para a água correr. Triste com o que vê, inclusive o padecimento das mudas que plantou com tanto carinho, Carlinhos – como é chamado pelos amigos – resolveu molhar as plantas mais necessitadas. “Nâo consigo dar conta, o campus é enorme”, lamenta,enquanto tenta salvar, pelo menos, o que plantou. Mas, garante, está difícil.

Ele diz que há alguns oásis, como os jardins do Centro de Informática. Visto como “cricri”, quando o assunto é defesa do verde (eu também sou cricri…) ele já apelou para todas as esferas da UFPE para evitar que as plantas dos canteiros morram de inanição. De sede. Mas a desculpa é que o orçamento da UFPE está muito limitado. “Já fui a quase todas as esferas denunciar, a última foi a Ouvidoria”. O #OxeRecife encaminhou os questionamentos à assessoria de imprensa da UFPE na semana passada. Mas até o momento a resposta ainda não chegou.

Em 2022, depois de muito caminhar pelo campus, publiquei uma postagem aqui no Blog chamando a área verde tão exuberante de “Central Park da Zona Oeste do Recife”. Infelizmente, já não podemos dizer o mesmo. Na última vez em que lá estive até o famoso laguinho, um dos locais mais pitorescos da Universidade, estava quase seco. Uma pena. Não é brincadeira, gente, nesses tempos de mudanças climáticas e aquecimento global, a manutenção do verde da cidade não pode ficar em segundo plano. Tanto na iniciativa pública quanto na privada. É o verde que garante o ar que eu, você, todos nós respiramos.

A Sala do Empreendedor de Serra Talhada recebeu, nesta terça-feira (10), o Selo Ouro de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae. O reconhecimento nacional destaca a qualidade dos serviços prestados pela iniciativa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que tem apoiado micro e pequenos empresários locais com consultorias, orientações para formalização de negócios e acesso a linhas de crédito, impulsionando o fortalecimento econômico da cidade.

“Essa conquista é prova do comprometimento de nossa equipe com cada empreendedor que passa pela Sala. Parabenizo o secretário Elyzandro Nogueira e todos os colaboradores por esse grande reconhecimento”, celebrou a prefeita Márcia Conrado. Para o secretário, a premiação reflete o trabalho árduo da equipe e o compromisso com o empreendedorismo local. “sse reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe da Sala do Empreendedor. Nosso objetivo é continuar sendo um suporte essencial para os empreendedores de Serra Talhada, promovendo um ambiente de negócios cada vez mais favorável”, afirmou.

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) celebrou os anúncios feitos pela governadora Raquel Lyra sobre o lançamento das licitações para importantes obras de saúde em Garanhuns. As iniciativas incluem a construção do Hospital Mestre Dominguinhos e de uma maternidade no município, atendendo a solicitações apresentadas pelo parlamentar ao Governo do Estado.

De acordo com a governadora, a licitação para o Hospital Mestre Dominguinhos será lançada em janeiro, enquanto o processo para a construção da maternidade será aberto nos próximos dias. Além disso, Raquel Lyra reforçou o compromisso com a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Garanhuns, uma antiga demanda da população local. Embora ainda não haja um projeto finalizado para o IML, a governadora garantiu que a obra é prioridade para a atual gestão.

Para Izaías Régis, as ações representam um marco para Garanhuns e região. “Essas obras são fundamentais para a população e, desde o início do meu mandato, venho lutando para que elas saiam do papel. Agradeço à governadora Raquel Lyra por atender essas demandas, que irão transformar Garanhuns em um verdadeiro polo de saúde e segurança para o Agreste Meridional”, destacou o parlamentar.

Por Igor Maciel
Do JC

Para que ninguém seja pego de surpresa e fique refém das narrativas políticas interessadas no futuro próximo, seria bom começar a imaginar a possibilidade de uma eleição em 2026 sem Lula (PT) e sem Bolsonaro (PL).

A coluna já levantou aqui a hipótese de o atual presidente não ser candidato à reeleição, e nunca teve nada a ver com a situação de saúde dele. A questão é o risco de ser derrotado e encerrar o percurso biográfico de sua trajetória em rejeição eleitoral.

Saúde
Mas, agora, as questões de saúde, por mais que se espere e que se torça pela pronta recuperação do presidente e por mais que os médicos digam e certifiquem sua boa condição, começam a fazer parte do ambiente eleitoral e jogam mais uma dúvida à sua disposição para uma campanha.

Não é fácil enfrentar uma maratona cheia de viagens aéreas, em 26 estados e no Distrito Federal, passando por dezenas de cidades para pedir voto. Esse desgaste, para alguém com idade já avançada, é muito grande.

Acredita-se, por exemplo, que o atual problema resolvido com uma nova cirurgia na cabeça se deu por causa da viagem realizada ao Uruguai há alguns dias. Imagine uma eleição.

Cansado
Lula já enfrentou e venceu um câncer, o da Laringe, e quando chegar o período da eleição de 2026 terá ultrapassado os 80 anos, chegando em 81.

Os próprios auxiliares do presidente, que despacham com ele, costumam dizer que Lula demonstra cansaço com muito mais frequência. É preciso que se tenha muito cuidado para que ele não seja candidato apenas pela falta de opção do PT e da esquerda.

Seria ruim para ele, um sacrifício cruel, e também seria muito ruim para o Brasil.

Bolsonaro
Do outro lado, Bolsonaro (PL) está inelegível e seguirá assim, principalmente depois do que foi exposto em relação à tentativa de golpe de 2022. Toda a argumentação que havia sobre pacificar as relações culminando numa anistia terminou submersa, afogada pelo inquérito da Polícia Federal.

É bem possível que o ex-presidente esteja preso ou perto de ser preso até meados de 2026.

Fogo no inimigo
Nos próximos meses, a movimentação do PT para dentro e para fora do partido será essencial para entender o que acontecerá. A tendência é que os petistas ataquem bastante os possíveis candidatos da oposição, tentando abatê-los antes que voem mais alto, evitando que iniciem a corrida mais cedo.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é um alvo potencial exatamente por isso. Quanto mais ele for criticado, maior é o indício de que Lula não será candidato e o PT está tentando ganhar tempo para viabilizar um oponente.

Vantagem
Acontece que se Lula não for candidato à reeleição esta será uma decisão a ser tomada já na reta final do atual mandato. Não vai dar tempo de preparar alguém com muita antecedência. Tarcísio, que governa o maior estado do país, seria o potencial candidato com a maior chance de ser eleito no país porque partiria com muito mais vantagem que qualquer petista.

Fogo no amigo
Por outro lado, Lula não ser candidato abriria uma avenida no campo da esquerda para um sucessor. Hoje, o potencial sucessor de Lula é Fernando Haddad (PT). O ministro da Fazenda, não por acaso, tem sido alvo de muito fogo amigo.

Quanto maior for a crise interna do PT, que ainda está na briga para indicar o substituto de Gleisi Hoffmann (PT) na presidência nacional, mais evidente fica que existe espaço para a sucessão lulista, com os petistas acreditando que ele não será mais candidato e lutando por suas oportunidades.

Risco
Sem Bolsonaro, e com Lula sendo uma dúvida para um novo mandato, a eleição de 2026 ficaria completamente aberta. E aí, tudo pode acontecer.

Há gente falando em Campos Neto, atual presidente do Banco Central. Há quem diga que seria, finalmente, a chance de Ciro Gomes. Há quem diga que é a oportunidade para o centrão ocupar o Executivo e até quem acredite que seria o momento para mudar o sistema de governo, a Constituição, e migrar para o parlamentarismo.

As possibilidades são muitas e o risco de não se discutir a possibilidade de uma eleição sem os dois principais representantes do polos antagônicos da política brasileira é a sociedade ser pega de surpresa e voltar a decidir eleições escolhendo no susto, tendo que lidar com as consequências negativas depois.

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte receberam, nesta terça-feira (10), o conselheiro distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, e o cantor e compositor Marrom Brasileiro, que será homenageado no Carnaval do Recife 2025. O encontro ocorreu na sede do Partido Progressistas, no Recife, e abordou temas relevantes para a economia e o desenvolvimento de Noronha.

Durante a reunião, foram discutidas ações para fortalecer o turismo na ilha, ampliar as opções de voo e implementar políticas habitacionais, além de melhorias no porto local. “Estamos tratando de pautas importantes para Noronha. Os deputados estão engajados em articular em Brasília para acelerar essas ações e garantir avanços concretos para a população da ilha”, afirmou Milton Luna.

Na ocasião, Marrom Brasileiro, um dos homenageados do Carnaval 2025, encantou os presentes ao interpretar sucessos como “A Vida Inteira Te Amar” e “Arrea Lenha”. Eduardo da Fonte destacou a importância do turismo para o estado. “Fernando de Noronha é um patrimônio que precisa de atenção especial, e estamos determinados a conquistar mais avanços para a ilha e para Pernambuco”, ressaltou o parlamentar.

A família de uma promotora de Justiça do Ministério Público estadual que estava grávida, perdeu o bebê e morreu em decorrência da aplicação da vacina da Astrazeneca contra a Covid receberá R$ 1,1milhão de indenização por danos morais da empresa farmacêutica. Thais Possati tinha 35 anos, estava com 23 semanas de gestação, tomou a vacina em 23 de abril de 2021 e, já no dia seguinte, desencadeou uma série de complicações que evoluíram para um quadro de AVC hemorrágico associado a trombose de seio venoso.

A promotora foi a primeira grávida brasileira a morrer em decorrência da vacina astrazeneca. Após o ocorrido, o governo brasileiro suspendeu a sua aplicação grávidas, e o laboratório teria admitido que não havia testado o imunizante em gestantes. A decisão é do juiz Mauro Nicolau Junior, da 48ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Do Jornal O Globo.

O município de Paulista se tornou o primeiro no estado a proibir armas de bolas de gel após o Projeto de Lei (PL) que veta sua comercialização ser sancionado pelo prefeito Yves Ribeiro (PT), nesta terça-feira (10).

De autoria do vereador Eudes Farias (MDB), o PL nº 154/2024 proíbe a fabricação, distribuição e comercialização de armas com bolas de gel no município.

A nova lei determina que os estabelecimentos que comercializarem tais objetos estarão sujeitos a sanções, suspensa do alvará de funcionamento e multas.

As armas de gel vêm sendo destaque negativo no estado nas últimas semanas.

Em entrevista nesta segunda (9), a SDS-PE informou que, por dia, mais de 10 ocorrências são atendidas devido as armas. A secretaria ainda pediu aos pais que controlassem os filhos quanto ao uso desses objetos.

A Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, também fez um alerta contra as armas de bolas de gel após registrar 63 casos de vítimas com lesões nos olhos entre 30 de novembro e esta terça.

Pernambuco ainda não adotou leis específicas sobre o assunto. Um projeto lei foi apresentado na Assembleia Legislativa (Alepe) na última semana, mas ainda não começou a ser discutida.

Enquanto isso, as ‘blasters’ estão disponíveis para compra no Centro do Recife, em feiras populares e em barracas, com valores entre R$ 90 e R$ 150.

Do Diario de Pernambuco.