De bigu com a modernidade

Transporte público ruim? Quem tem um Mobi é rei

O Fiat Mobi é um hatch compacto bem simples, com motor acanhado e acabamento para lá de espartano. Das duas versões à venda, a Trekking é mais bonitinha, mais completinha – embora alguns itens e equipamentos pareçam vintage, tipo as alavanquinhas de plástico internas usadas para abrir o porta-malas e o tanque de combustível (ficam no assoalho do lado esquerdo do banco do motorista). Claro, facilitam a vida no dia a dia, mas são estranhas, são. Bem, a versão Trekking, testada pela coluna De bigu com a modernidade, tem preço-base de R$ 70.490. Mesmo assim, é o quinto carro mais vendido do Brasil: até novembro, já registrava 65,5 mil emplacamentos. Claro que há o fenômeno locadoras, principais clientes de modelos mais populares – que compram com desconto e os vendem pelo preço de mercado.

O público-alvo do Mobi é aquele consumidor que não tem muito dinheiro e tenta se livrar do péssimo serviço público de transportes, como é o da Região Metropolitana do Recife, por exemplo. É também uma opção daquele que se queixa também da queda de qualidade de atendimento dos motoristas de aplicativos – e no Recife eles são essencialmente amadores, convenhamos. A versão testada é cheia de adesivos, rodas de liga-leve escurecidas e muitas outras conveniências para a vida urbana. Por exemplo: a direção é hidráulica, bem dura nas manobras de estacionamento, mas o ar-condicionado funciona muito bem (até pelo tamanho do interior) e os vidros dianteiros são elétricos – e com travas idem. E o sistema multimídia de 7’’ vem até parelhamento do celular via Android e Apple Car.

Veja outras postagens

Em função da morte do cantor e compositor Nilton César, ícone da música romântica brasileira que faleceu na última quarta-feira, aos 86 anos, o Sextou de logo mais, ás 18h, vai reprisar a entrevista concedida pelo artista ao programa, exibida originalmente em 2023, como forma de homenagem à sua trajetória e ao seu legado na música brasileira.

Natural de Ituiutaba (MG), Nilton César ganhou projeção nacional a partir do fim da década de 1960, especialmente com a canção Férias na Índia, gravada em 1969, que vendeu mais de 500 mil cópias e rendeu diversos discos de ouro. Ao longo da carreira, emplacou sucessos como ‘A Namorada que Sonhei’, ‘Espere um Pouco’, ‘Amor, Amor, Amor’ e outras músicas que marcaram o gênero romântico no país.

Na entrevista, Nilton César falou sobre sua vida pessoal, a trajetória artística, os momentos de sucesso e os desafios ao longo da carreira. A conversa, marcada por relatos emocionados e memórias da música brasileira, será reapresentada como um registro histórico e uma homenagem ao artista.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Por Rinaldo Remígio*

Petrolina viveu, na manhã de hoje, um daqueles dias que não se apagam da memória coletiva. Um dia emblemático, histórico, carregado de significado não apenas para a população petrolinense, mas para todo o Sertão do São Francisco e suas vastas fronteiras humanas.

Porque Petrolina não é apenas uma cidade. Petrolina é um polo, um farol, uma vanguarda permanente dos acontecimentos políticos, sociais e institucionais do Nordeste. É daqui que muitas transformações partem. É daqui que o Sertão se reinventa.

Em agenda pelo Agreste hoje, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) participou da cerimônia de entrega de um trator para o Assentamento Normandia, em Caruaru. A máquina foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar destinada ao fortalecimento da agricultura familiar na região.

Eduardo da Fonte foi recebido pelo integrante da Direção Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Jaime Amorim. Com mais de 30 anos de existência, o Assentamento Normandia é referência em agricultura familiar e agroecologia, abrigando cerca de 40 a 41 famílias em uma área de 545 hectares. O espaço se destaca pela produção de alimentos orgânicos, pelo cooperativismo e pelo Centro de Formação Paulo Freire.

Durante a entrega, o parlamentar ressaltou a importância do investimento para o desenvolvimento sustentável da comunidade. “Esse trator chega para fortalecer a agroecologia, garantir mais produtividade e melhorar as condições de trabalho das famílias que vivem da agricultura familiar. Nosso mandato tem o compromisso de apoiar quem produz alimento com responsabilidade social e ambiental”, afirmou Eduardo da Fonte.

Caruaru - IPTU 2026

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) instaurou auditoria especial para apurar a regularidade do Contrato de Gestão nº 45/2021, que movimentou mais de R$ 9 milhões em recursos públicos, firmado durante a gestão do ex-prefeito de São José do Egito Evandro Valadares, período em que a Secretaria de Saúde era comandada por Paulo Jucá, seu genro.

O contrato teve como objeto a transferência da gestão do Hospital Maria Rafael de Siqueira para a Associação Beneficente João Paulo II, organização social responsável pela unidade entre os anos de 2021 e 2023. As informações são do blog do Nill Júnior.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Aldemar Santos (Dema)*

O racismo nunca foi apenas ofensa, sempre foi projeto de exclusão. Um projeto que tenta decidir quem pode existir, quem pode mandar, quem pode ocupar espaços de poder. Um projeto que fracassou e continua fracassando.

As recentes declarações racistas atribuídas a um ocupante de importante cargo no Governo do Estado de Pernambuco não são “opiniões do passado”, nem “deslizes juvenis”. São expressões cruéis de uma mentalidade que trata pessoas negras como subumanas, como ameaça, como erro histórico. Isso é inadmissível, sobretudo quando parte de alguém investido de função pública.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Paraíba encerrou o ano de 2025 com saldo positivo de 31.043 empregos formais e registrou a segunda maior variação relativa do país em relação ao estoque de trabalho com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No total, o estado teve 266.631 admissões e 235.588 desligamentos em 2025. O saldo representa crescimento de 6,03% no estoque de empregos formais, ficando atrás apenas do Amazonas (8,41%) e à frente do Distrito Federal (5,11%). As informações são do blog do Maurílio Júnior.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Corregedoria da Polícia Federal no Rio de Janeiro abriu um processo administrativo disciplinar sumário contra o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por faltas injustificadas ao serviço, o que pode configurar abandono do cargo de escrivão na corporação.

O novo processo administrativo contra Eduardo foi aberto na última terça-feira (27) e pode levar à demissão do servidor. Uma comissão analisará o caso do filho de Jair Bolsonaro. As informações são do portal G1.

O União Brasil avalia mudanças em sua direção no Rio Grande do Norte, atualmente comandada pelo ex-senador José Agripino Maia, após o desgaste provocado pela Operação Mederi, deflagrada na última terça-feira (27) pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Integrantes da direção nacional do partido discutem a possibilidade de troca no comando estadual depois que a operação teve como alvo o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, investigado por suspeitas de fraudes e desvios de recursos na área da saúde do município.

Por Inácio Feitosa*

Durante muitos anos, o GOV.BR foi apresentado como uma das maiores conquistas do governo digital brasileiro. Para quem acompanha a evolução da tecnologia pública, a plataforma simbolizava eficiência, integração e modernização administrativa. Eu sempre defendi esse projeto. Considero-me uma pessoa atualizada em tecnologia, habituada a sistemas digitais, assinaturas eletrônicas e autenticação de serviços.

Justamente por isso, a experiência recente com o GOV.BR não pode ser interpretada como dificuldade individual, mas como sintoma de um problema mais profundo: o sistema que deveria simplificar a vida do cidadão tornou-se, em muitos casos, um obstáculo.

O Conselho Nacional de Previdência Social se reuniu, em Brasília, nesta quinta-feira (29), para sua 321ª reunião ordinária. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, abriu o encontro lembrando aos conselheiros que o governo estendeu o prazo para que aposentados e pensionistas possam pedir o ressarcimento dos descontos associativos descontados indevidamente de seus benefícios. Agora, os segurados terão até 20 de março para aderir ao acordo de ressarcimento junto ao INSS. “Vou levar ao presidente meu pedido para que este prazo possa ser ainda maior”, informou. As informações são do Ministério da Previdência.

O ministro disse também que reconhece o aumento das filas de espera, mas garantiu que atuará junto à sua equipe para melhorar os indicadores. “Continuaremos vendo a fila de maneira prioritária e vamos enfrentar essa fila de maneira efetiva, para que ela seja reduzida rapidamente. São pessoas vulneráveis, que precisam do apoio do estado e merecem receber uma resposta o mais rápido possível”, afirmou.

O prefeito de Paulista, Ramos (PSDB), divulgou um vídeo nas redes sociais no qual comentou críticas direcionadas à sua gestão. O conteúdo foi publicado em meio a manifestações de insatisfação de moradores em relação a problemas urbanos, como buracos, acúmulo de lixo e reclamações sobre serviços públicos. Confira:

Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP) visitaram, nesta sexta-feira (30), as obras da nova unidade do Hospital de Amor em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O equipamento está em fase de implantação e será voltado ao atendimento oncológico, com serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população do interior a tratamentos especializados contra o câncer. A agenda contou com a presença do médico Henrique Prata, diretor-presidente do Hospital de Amor.

A instituição é referência nacional na prevenção e no tratamento do câncer, realizando cerca de 170 mil atendimentos por mês em mais de 27 unidades de prevenção e oito unidades de tratamento espalhadas pelo país. No início de janeiro, Eduardo da Fonte esteve na unidade de São Paulo acompanhado de diretores de hospitais oncológicos de Pernambuco para conhecer o modelo de gestão da instituição e discutir a adoção de práticas semelhantes no estado. “A chegada desse hospital representa um passo decisivo na interiorização da saúde”, afirmou Eduardo da Fonte.

A unidade de Garanhuns deverá ser inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará em Pernambuco para participar do desfile do Galo da Madrugada, no Recife, seguindo posteriormente para o Agreste. A informação foi confirmada pela senadora Teresa Leitão (PT), que informou ainda que o hospital receberá o nome de Dona Lindú, em homenagem à mãe do presidente.