Valor dos usados cai 3,34% no acumulado do ano
Levantamento inédito da Webmotors, portal de negócios do setor automotivo, aponta uma queda, no acumulado de 2024, de 3,34% no valor dos veículos usados anunciados na plataforma entre janeiro e outubro. Os dados do Índice Webmotors, que acompanha as variações percentuais nos preços dos automóveis listados no marketplace, também registram leve recuo de 0,31% nos preços dos carros novos em igual período. Na análise mensal, o indicador mostra uma diminuição de 0,43% no valor médio dos veículos usados anunciados no marketplace em outubro na comparação com o mês anterior. Já em relação a outubro de 2023, houve uma variação positiva de 0,37%.
Os dados da Webmotors revelam ainda um recuo de 0,09% na precificação dos modelos zero quilômetro em outubro de 2024 ante setembro deste ano, e uma queda de 0,21% sobre o mesmo período do ano passado. No geral, a leve queda nos preços dos carros usados em outubro reflete o comportamento sazonal e o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado automotivo. “Esse cenário é favorável para consumidores que buscam oportunidades de compra em um segmento competitivo”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Elétricos e híbridos – Pela primeira vez, o Índice Webmotors apresenta a variação dos preços de veículos eletrificados anunciados no marketplace. No acumulado do ano de 2024, os híbridos usados tiveram depreciação de 8,62%, enquanto os modelos novos mostraram redução de 1,70%. Já os preços dos elétricos usados caíram 16,26% no mesmo período, à medida que os automóveis zero quilômetro da categoria tiveram declínio de 3,12% entre janeiro e outubro deste ano. Considerando apenas o mês de outubro, os híbridos usados tiveram uma queda de 0,61%, ao passo que os modelos novos registraram redução de 0,23%. Entre os elétricos, os usados caíram 1,51%, e os zero quilômetro sofreram uma leve baixa de 0,04%.
VW Polo: qual versão desvaloriza mais? – O Volkswagen Polo deverá terminar o ano como o carro de passeio mais vendido do Brasil. De acordo com a Fenabrave, a federação dos distribuidores, o hatch somou quase 112 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a outubro – uma diferença de quase 35 mil unidades em relação ao Chevrolet Onix, o segundo automóvel mais vendido na contagem parcial de 2024. A maior parte desses emplacamentos é de vendas diretas (empresas e locadoras). Mas as 36 mil unidades do varejo são versões com câmbio automático. Segundo o levantamento da Mobiauto, mercado online de veículos usados do Brasil, a variação média do preço do Volkswagen Polo 0km foi de 0,59% entre novembro de 2023 e novembro de 2024. Considerando somente as versões com câmbio automático, durante o período analisado, apenas a configuração Comfortline TSI registrou uma discreta valorização (0,88%). O preço médio do modelo subiu de R$ 104.862,86 para R$ 105.783,01 no último ano. A versão Highline TSI sofreu uma depreciação de -2,79%, quando o preço médio de R$ 113.471,07, verificado em novembro de 2023, caiu para R$ 107.761,67, em novembro de 2024. No caso da versão topo de linha GTS, a desvalorização foi maior: -5,03%. A variante esportiva, que custava R$ 143.766 em novembro do ano passado, agora vale R$ 139.757,34, em média.

A volta do Tucson por R$ 190 mil – Fãs do SUV, um dos mais populares em meados dos anos 2000, com mais de 300 mil unidades, podem comemorar: a Hyundai Motor Brasil voltou a vender o Tucson fabricado no Brasil. Ele ficou de fora do mercado por divergências entre o Grupo Caoa e a operação coreana da Hyundai no Brasil. O carro será produzido pela primeira, em Anápolis (GO), e distribuído pela Hyundai. Ele ganha novo visual, como grade cromada e novos faróis em LED – além de rodas de liga leve com 18” e acabamento diamantado. Também oferta teto solar panorâmico e central multimídia com tela 9”, com conexão para Android Auto e Apple CarPlay. O porta-malas continua generoso, com 513 litros. Há bons equipamentos de segurança e de condução semi autônoma, como aviso de colisão traseira com tráfego cruzado e detector de ponto cego, câmera de ré integrada na multimídia, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa. O motor é o 1.6 turbo a gasolina de 177 cv de potência máxima e 27 kgfm de torque – auxiliado por uma transmissão automatizada com sistema de dupla embreagem de 7 velocidades.

Grand Cherokee 4xe: mais recursos de conectividade – O SUV grande híbrido plug-in da Jeep, marca pertencente à Stellantis, ganhou no início boas novidades no Brasil. Por exemplo: agora tem os recursos do Adventure Intelligence, a plataforma de serviços conectados da Jeep que oferece mais de 30 funcionalidades de conveniência, entretenimento, segurança e conforto. A lista inclui, também, monitoramento remoto do veículo, alertas personalizados de manutenção e desempenho, chamada de emergência, assistência mecânica e outros. Além disso, a plataforma traz serviços específicos para o modo elétrico, principalmente programação de recarga. Os serviços, no primeiro ano, serão de graça. Depois, somente via assinatura com pagamento mensal ou anual, de acordo com o pacote escolhido. O Grand Cherokee tem motor 2.0 turbo a gasolina trabalha associado a um elétrico no eixo traseiro, gerando tração integral. A potência combinada é de 380cv e o torque de 64,9 kgfm. As baterias garantem 29km de autonomia apenas no modo elétrico. Dados de fábrica indicam velocidade máxima de 206 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. O preço sugerido é de R$ 550 mil.

Novo Q5 Sportback – A revelou o novo Audi Q5 Sportback, que deve chegar ao Brasil no ano que vem. A versão cupê do SUV tem perfil mais esportivo e chegará primeiro para os europeus, com motores híbridos e a combustão de até 367 cv. Mas a marca alemã aposta mesmo é no visual, com caimento mais suave do teto a partir da coluna B, rodas de até 21” com design caprichado, faróis OLED nas versões topo de linha, etc. Internamente, o destaque fica para o display curvo no painel com quadro de instrumentos virtual de 11,9″ e tela multimídia de 14,5″ na diagonal. Pagando por fora, o cliente poderá adquirir um display separado para o passageiro dianteiro com 10,9″.
X2 M35i xDrive ficou mais rápido – A BMW acaba de trazer a configuração mais esportiva na nova geração do X2, a M35i xDrive. A topo de linha agora se une ao X2 XDrive 20i e ao elétrico iX2 XDrive 30i. Ela possui um motor 2.0 turbo de 317cv de potência e 40,7 kgfm de torque. O motor trabalha em conjunto com um câmbio automatizado de sete marchas com duas embreagens e tração integral. O conjunto oferece modos de condução configuráveis e suspensão adaptativa. De acordo com a BMW, o X2 M35i tem velocidade máxima limitada em 250 km/h. O X2 M35i tem velocidade máxima limitada em 250 km/h. E é mais rápido que as demais versões dos X2 disponíveis: o X2 XDrive 20i alcança 231 km/h e a versão elétrica atinge 180 km/h.

Stonic agora mais seguro – A Kia Brasil anunciou o começo das vendas da linha 2025 do Stonic. A grande novidade é a inclusão de mais itens do Adas, sistema semi autônomo de condução. Estão lá agora, por exemplo, assistentes de centralização e permanência de faixa, de prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e sistema de detecção do limite de velocidade inteligente. O modelo também ganhou um novo painel de instrumentos totalmente digital com display central de LCD de 4,3”. O Stonic tem versão única, equipada com motor 1.0 litro, turbo, três cilindros, combinado ao sistema híbrido leve (MHEV) de 48V. Juntos, ambos geram 120cv e torque de 20,4 kgfm. O motor é acoplado a uma transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem (DCT). Um dos destaques do modelo é o sistema “velejar”, que desliga completamente o motor em rodagens planas para otimizar o consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o Stonic alcança 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, utilizando gasolina. Preço: R$ 150 mil.
O diesel e a Black Friday – Na semana da Black Friday, um dos períodos mais movimentados do comércio físico e online, o preço médio do litro da gasolina no Brasil foi registrado em R$ 6,26 – o que representa um aumento de cerca de 7,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o valor médio registrado foi de R$ 5,83. Segundo a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o etanol chegou à semana da data com preço médio de R$ 4,22, um aumento de 12,8% na mesma comparação, já que custava R$ 3,74 na mesma semana de 2023. Os dois tipos de diesel, o comum e o S-10, estão sendo comercializados a preços médios de R$ 6,15 e R$ 6,21, respectivamente, sendo os maiores preços registrados no ano. Porém, quando comparado ao mesmo período do ano passado, os valores representam quedas de 0,6% (R$ 6,19) e 2,35% (R$ 6,36).
Os ‘baratos’ Mobi e Kwid: quanto desvalorizam?- Nos últimos anos, Fiat Mobi Like (R$ 74.990) e Renault Kwid Zen (R$ 74.590) vêm disputando entre si o título de carro zero quilômetro mais barato do Brasil. Juntos, os subcompactos já somam quase 100 mil emplacamentos entre janeiro e outubro de 2024, segundo o relatório da Fenabrave, a federação dos distribuidores. Atualmente, os preços públicos sugeridos das versões de entrada desses modelos novos estão separados por uma diferença de apenas R$ 400. No entanto, no mercado de seminovos a variação de preços médios muda de acordo com a versão e, principalmente, tipo de combustível. Segundo o levantamento da Mobiauto, portal de negócios de veículos usados, a desvalorização média do Mobi seminovo foi de -9,5%, enquanto o Renault Kwid seminovo sofreu depreciação média de -7,67% (considerando carros de ano-modelo 2023). No caso das versões de entrada, foi verificado que o Fiat Mobi Like desvalorizou -9,34%, variação consideravelmente superior ao do Renault Kwid Zen, que foi de -3,76%. Nas versões topo de linha, o Renault Kwid Outsider sofreu depreciação (-3,58%) um pouco maior que a do Fiat Mobi Trekking (-2,73%). A maior desvalorização do estudo foi verificada na variante elétrica do Kwid, a E-Tech, que perdeu -12,7% do seu valor médio como veículo seminovo. O Mobi, por sua vez, não possui versão movida a eletricidade.
Uber e o código de segurança – A empresa Uber, para melhorar a segurança no relacionamento, começou a adotar um novo sistema, chamado de U-Código, onde o passageiro terá de confirmar um código para poder acessar o carro pedido pelo aplicativo. O iFood já usa plataforma semelhante, pedindo uma confirmação – a partir do próprio entregador – para entrega do pedido.

Cinco curiosidades sobre os mototaxistas – O serviço de mototaxista surgiu na década de 1990, como opção mais ágil e econômica em relação ao transporte feito por táxis convencionais, que operam com veículos de quatro rodas. No entanto, a profissão só foi regulamentada em 2009 e, ainda hoje, possui restrição de realização em várias cidades, O argumento é de que o mototáxi é uma modalidade perigosa de transporte de passageiros, o que poderia aumentar o número de acidentes de trânsito – que matam 900 pessoas por ano só na capital paulista. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, o Brasil conta com mais de 220 mil mototaxistas e a tendência é que esse número cresça ao longo dos anos devido ao fator da pressa. Como forma de ampliar o conhecimento sobre o serviço de mototaxista no Brasil e reconhecer os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na área, a equipe dos lubrificantes Mobil reuniu cinco curiosidades sobre a profissão, confira:
Restrição de idade – Apesar de a legislação brasileira permitir que pessoas com mais de 18 anos dirijam motocicletas, para desempenhar a profissão de mototaxista é preciso ter mais de 21 anos e possuir no mínimo dois anos de habilitação na categoria A, específica para a condução de veículos de duas rodas.
Capacitação especializada – Para atuar como mototaxista, é necessário que o profissional seja aprovado pelo curso especializado do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de realizar a renovação a cada cinco anos.
Mercado aquecido – Com o crescimento constante no número de congestionamentos em cidades brasileiras, a demanda pela agilidade dos mototaxistas tem apresentado uma ampliação de 80% ao ano, segundo o levantamento da startup Gaudium.
Benefício tributário – Está em tramitação no Congresso Federal, um projeto de lei que pretende zerar o Imposto (IPI sobre Produtos Industrializados) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de motocicletas nacionais por parte de mototaxistas. Caso seja aprovado, a compra de motos por esses profissionais será realizada com preço reduzido.
Vestimenta específica – Para atuar, o profissional deve estar vestido com colete de segurança com dispositivos retro refletivos, para que possa ser facilmente identificado, além de prezar por seu bem-estar.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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