CPI critica decisão de Nunes Marques que suspende quebra de sigilo de ex-chefe da PRF

Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro criticaram a decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, que anulou os efeitos das quebras de sigilo de Silvinei Vasques, ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo de Jair Bolsonaro. Durante a sessão desta terça-feira, o presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), anunciou que a comissão vai pedir à Advocacia do Senado para recorrer da decisão. As informações são do portal O Globo.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI, criticou a decisão do ministro do Supremo e pediu que a decisão fosse submetida ao plenário do Supremo. A parlamentar afirmou ainda que a decisão de Marques prejudica seu relatório. “O resultado desse mandado de segurança põe por terra o trabalho de meses e meses de investigação porque sequer poderemos usar uma vírgula, um número sequer, de tais dados oficiais, inclusive no relatório final”, disse.

Veja outras postagens

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

A casa da rua Honório 279, no Jardim do Meyer, era simples. Ficava numa zona residencial típica do subúrbio carioca dos anos 1930. Um lugar pacato. A vizinhança estranhou quando a polícia chegou por volta das 5h30. Deram buscas em várias casas até encontrarem o capitão Luís Carlos Prestes e sua mulher, Olga.

Foi uma prisão espetacular comandada pelo investigador Galvão, homem de confiança do chefe de polícia do Distrito Federal, capitão Felinto Muller. Era quinta-feira, 5 de março de 1936.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Raquel precisa cuidar do clima interno das suas Secretarias

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Em um momento no qual a governadora Raquel Lyra (PSD) precisa melhorar a imagem de sua gestão, porque visa à reeleição, em 2026, mas vem pontuando baixo nas pesquisas de intenção de voto, surgem mais denúncias de práticas pouco motivadoras, para dizer o mínimo, entre membros de sua equipe. Os fatos ocorrem no dia a dia da máquina, algo que não ajuda Raquel internamente e nem aos olhos da sociedade.

Nos últimos dias, este Blog foi procurado por funcionários da Secretaria Executiva de Transformação Digital, uma das subpastas da Secretaria de Administração do Estado (SAD). Essa secretaria-executiva foi criada em 2023 “para alinhar e impulsionar o Governo Digital em Pernambuco”, segundo o site da SAD.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, os chamados embargos infringentes – tipo de recurso para reverter a pena no julgamento do golpe de Estado. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do STF, em julgamento em setembro. Nos embargos, ele pede absolvição.

Na terça-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, determinou o fim da ação penal – ou seja, considerou que não cabiam mais recursos e que a pena de prisão já deveria ser executada, não só para Bolsonaro, como também para outros seis réus condenados. O ex-presidente está preso na carceragem da Polícia Federal, em Brasília.

Caruaru - Super Refis

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esclareceu os motivos que levaram o município a aparecer entre os últimos colocados no IGM-PREV 2024, índice divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) que avalia a qualidade da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Os dados são referentes ao exercício de 2024, período ainda sob responsabilidade da gestão de Evandro Valadares.

Segundo o relatório, São José do Egito recebeu a pior nota possível, E, em quatro dos cinco eixos avaliados, e D no quinto. O prefeito Fredson afirmou que o resultado reflete um cenário crítico acumulado ao longo dos últimos anos. “Herdamos um rombo superior a 6 milhões de reais deixado pela gestão anterior. Foram anos repassando apenas 14% de contribuição patronal, referente as secretarias”, afirmou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado federal Felipe Carreras (PSB) recebeu a confirmação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do secretário-executivo do MDIC, Márcio Fernando Elias Rosa, de que foi descartada, na última reunião do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), a possibilidade de aumento da alíquota de importação sobre produtos de poliéster. A informação, já publicada pelo próprio Ministério em seu portal oficial, marca a suspensão da medida.

A decisão representa uma vitória importante para o Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, que abrange Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, e que depende diretamente desses insumos para manter sua competitividade, geração de renda e milhares de postos de trabalho.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Agência Calia acaba de conquistar um dos principais reconhecimentos da publicidade brasileira: o Prêmio Profissionais do Ano 2025 (PPA), promovido pela Globo, com a campanha “Trabalho Invisível”, vencedora na categoria Valor Social.

A premiação, que está em sua 47ª edição, destaca produções que se sobressaem pela criatividade, relevância e impacto cultural e a Calia foi reconhecida por abordar, de forma sensível e contundente, a desigualdade de gênero no trabalho doméstico. Os vencedores foram anunciados na noite desta quinta-feira (27), em cerimônia em São Paulo. A premiação, que reconhece os melhores trabalhos da publicidade, foi comandada por William Bonner e Maju Coutinho.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Dércio Alcântara

Como marqueteiro, venci 12 das 14 campanhas eleitorais de prefeitos nessa última eleição. E numa delas, meu hiper foco concentrou a estratégia em rotular o candidato adversário como Neném…

Com apenas três spots de rádio, mandei repetir à exaustão a tese de que o adversário do meu cliente nem trabalhava, nem estudava. Era o candidato Nem-Nem.

Ipojuca - Acerte as contas

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) sediará, na próxima segunda-feira, das 13h às 17h, um seminário para discutir o Projeto de Lei 733/2025, que trata do Sistema Portuário Brasileiro. A iniciativa, proposta pelo deputado federal Coronel Meira (PL) no âmbito da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, reunirá representantes de sindicatos portuários de vários estados, autoridades do setor e parlamentares envolvidos na análise da matéria. O encontro acontecerá no Auditório Senador Sérgio Guerra.

Para Coronel Meira, o debate é fundamental para assegurar que as mudanças propostas reflitam a realidade de quem atua diretamente nos portos. “O PL 733 precisa ouvir quem está na linha de frente do trabalho portuário. Nosso compromisso é garantir que trabalhadores, entidades e autoridades do setor participem ativamente da construção de um texto que respeite a atividade portuária e fortaleça o desenvolvimento do país”, destacou o deputado.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o instrumentista Renato Bandeira, em tributo ao cantor e compositor Paulo Diniz, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

A Câmara Municipal de Lagoa dos Gatos aprovou, por unanimidade, as prestações de contas de governo referentes aos exercícios de 2021 e 2022 do prefeito Stênio Fernandes (PP). A decisão acompanhou integralmente o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), reforçando a regularidade financeira e administrativa da atual gestão.

A defesa apresentada ao Legislativo foi conduzida pelo advogado Dr. Pedro Melchior de Melo Barros, da banca Barros Advogados Associados, que destacou a lisura das contas e o compromisso da administração municipal com a correta aplicação dos recursos públicos. Durante a sustentação, o advogado demonstrou que a gestão superou diversos parâmetros legais, especialmente nas áreas de saúde e educação.

“Recebo essa aprovação com gratidão e com o mesmo compromisso que sempre tive com o povo de Lagoa dos Gatos. Trabalhamos com seriedade, zelo e responsabilidade, e esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo. Cada ação do nosso governo é feita pensando em melhorar a vida das pessoas, e continuaremos firmes, com transparência e dedicação, para construir um município cada vez melhor”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) participou, hoje, da abertura do 1° Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, realizado em Caruaru e promovido pela Associação Nacional dos Vereadores (ANV). Em sua palestra, o parlamentar abordou o avanço das discussões sobre cotas de gênero no Congresso Nacional, em Brasília, reforçando a necessidade de ampliar a representatividade feminina nos espaços de decisão. Ele lembrou que ainda existem câmaras legislativas sem qualquer presença de mulheres e que alguns estados brasileiros não têm representação feminina no Congresso Nacional, cenário que considera alarmante para a democracia.

Durante sua fala, Fernando destacou que o congresso realizado em Caruaru tem papel fundamental ao reunir lideranças de todo o país em torno de uma pauta urgente e estruturante. Para ele, o fortalecimento da presença feminina depende da articulação entre agentes públicos e do compromisso com políticas de inclusão. “A democracia só é completa quando mulheres ocupam o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Este congresso é o espaço para unir forças e priorizar esse debate”, afirmou o deputado.

O Sextou de logo mais, às 18h, está emocionante. Será um tributo ao cantor e compositor Paulo Diniz, ícone da MPB entre os anos 70 e 90. O convidado é o instrumentista Renato Bandeira, que tocou e conviveu por 20 anos na banda dele.

A paixão de Paulo Diniz pela música teve início aos 14 anos, quando ele começou a trabalhar como locutor na Rádio Difusora de Pesqueira, sua cidade natal. Mais tarde, em 1966, no auge da Jovem Guarda, lançou seu primeiro disco, e o iê-iê-iê “O Chorão” se tornou sucesso nacional.