Por Juliano Muta – Blog da Folha
O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (1º), que decidiu não concorrer à reeleição ao parlamento estadual. Em nota, ele explicou que a decisão foi tomada após “reflexões compartilhadas e agradeceu aos que contribuíram com sua trajetória ao longo de 40 anos na política.
Waldemar Borges ocupa pela quarta vez consecutiva uma cadeira na câmara estadual. Ele foi eleito em 2022 com 44.857 votos.
Leia maisLeia a nota na íntegra:
“Após um longo período de dedicação à vida pública — desde a retomada do processo democrático no país, passando pelos quatro mandatos como vereador do Recife e quatro mandatos como deputado estadual — decidi seguir contribuindo com a política e com a vida pública em outras funções, sem disputar, neste momento, um novo mandato eletivo.
A decisão foi construída a partir de reflexões compartilhadas com familiares, amigos/as de militância, além do nosso líder João Campos. Há um entendimento comum de que este é um momento de priorizar a saúde, estar mais próximo da família e dos amigos, e também de contribuir com a campanha majoritária de João, sem necessariamente participar do processo eleitoral na condição de candidato.
Minha experiência, compromisso e empenho na vida pública seguirão presentes em todas as missões que venha a assumir. Vamos continuar trabalhando para a consolidação da democracia, que há pouco tempo ainda foi ameaçada.
Expresso aqui minha gratidão a todos e todas que, ao longo desses últimos 40 anos, construíram uma bela trajetória de atuação pública e parlamentar em Pernambuco, da qual, com muito orgulho, fiz parte”.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira dois aplicativos do Ministério da Educação (MEC) que disponibilizarão acesso a livros e cursos de idiomas de forma gratuita. Ele não informou, porém, quando as ferramentas estarão liberadas para o uso da população.
— Agora só depende de você. Tire duas, três horas por semana para ler e aprender — afirmou Lula.
Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a pasta lançará o MEC Livros e o MEC Idiomas. O primeiro disponibilizará oito mil obras, clássicos de domínio público e também lançamentos. O outro oferecerá aulas de inglês e espanhol do básico ao avançado. De acordo com o presidente, há a previsão para que mais idiomas sejam incluídos na plataforma. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisEm um vídeo publicado por Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirma que o aplicativo de livros funcionará como uma biblioteca. Nele, o usuário fará um empréstimo da obra por 14 dias e depois poderá renovar por mais 14.
— Vai ter categorias como clássico, aventura, ficção cientifica, biografia, história. E ninguém paga nada — diz Santana.
No ano passado, o MEC lançou um aplicativo para os estudantes estudarem para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Entre outros recursos, a ferramenta disponibiliza uma inteligência artificial que corrige os textos dos alunos com base nas competências da prova.
Leia menos
O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos publicou nesta quarta-feira um novo relatório sobre o Brasil, no qual critica o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O grupo, atualmente comandado pelo partido Republicano, do presidente Donald Trump, afirma que o magistrado atua em uma “campanha de censura” que “atinge o cerne da democracia brasileira e ameaça a liberdade de expressão” americana.
“A supervisão do Comitê revela que o ministro Moraes e outros membros do Judiciário brasileiro, assim como um número crescente de censores estrangeiros, buscam impor um regime global de censura ao ordenar a remoção de conteúdos em todo o mundo”, diz o documento sobre decisões de Moraes no STF. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisNo relatório, o comitê argumenta que decisões, avaliadas pelos deputados como de censura, proferidas Moraes e outros magistrados brasileiros “têm repetidamente mirado os discursos proferidos nos Estados Unidos, incluindo os de jornalistas e comentaristas brasileiros” que vivem no país governado por Trump.
O documento também menciona o cenário eleitoral no Brasil, citando a disputa entre o senador Flávio Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para os parlamentares americanos, “as ordens de censura e o ‘lawfare’” de Moraes contra a família do ex-presidente Jair Bolsonaro e apoiadores “podem prejudicar significativamente sua capacidade de se expressar on-line sobre questões de interesse público nos meses que antecedem a eleição presidencial brasileira”.
A comissão é presidida pelo deputado Jim Jordan, que é apoiador de Trump. Ele esteve com o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e Flávio em 8 de janeiro deste ano.
O GLOBO procurou o STF, mas não teve retorno até a publicação da reportagem. O texto será atualizado em caso de resposta.
Leia menos
A Federação União Progressista oficializou, nesta quarta-feira (1º), a pré-candidatura do ex-prefeito de Toritama, Edilson Tavares, à Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito pelo presidente da federação, deputado federal Eduardo da Fonte, ao lado do deputado estadual Adalto Santos, que fará dobradinha com o pré-candidato. O ato contou com a presença de lideranças políticas da região, incluindo o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, o vice-prefeito Gil Custódio, o presidente da Câmara Municipal, Zé Neto, e vereadores do Agreste.
Edilson Tavares administrou o município por dois mandatos e também atua no setor de confecções. “Queremos levar a experiência de Toritama para todo o estado, ampliando oportunidades, gerando emprego e renda e defendendo quem produz. Assumo o compromisso de trabalhar por um Pernambuco mais forte e desenvolvido”, afirmou.
Por Muciolo Ferreira*
Quarta-feira, 1º de abril. No Brasil, hoje, o dia é conhecido na tradição popular como o Dia da Mentira. A origem foi impulsionada a partir de 1828, quando o jornal mineiro A Mentira publicou falsamente a morte de Dom Pedro I. Nos tempos atuais, esse fato seria rotulado de uma tremenda fake news. Entretanto, as brincadeiras de inventar e espalhar mentiras, enganando pessoas e montando “pegadinhas”, sobrevivem até hoje.
Curiosamente, há exatos 37 anos, o lendário comunicador Silvio Santos, dono do SBT, promovia, em São Paulo, nos estúdios da TVS da Vila Guilherme (colado ao complexo penitenciário do Carandiru), aquele que seria o último concurso de Miss Brasil do seu canal de televisão. Mas essa desistência só seria anunciada, oficialmente, meses depois do concurso.
Leia maisTodavia, nos corredores e nos camarins onde as misses se preparavam para o início do Miss Brasil de 1989, a fofoca corria solta e chegava até à imprensa credenciada que aguardava o Senor Abravanel para uma coletiva.
Ousado e atrevido ao que estava acontecendo, não poderia perder a oportunidade e fui direto ao ponto quando fiquei tête-à-tête com ele:
“Silvio, é verdade que hoje é o último concurso do Miss Brasil realizado pelo SBT?”
Ele respondeu com um largo sorriso acrílico, perguntando por Marco Maciel. É que já tinham informado que eu era um jornalista pernambucano.
Terminado o encontro com o “homem do baú da felicidade”, fomos deslocados ao auditório para acompanhar o concurso.
E, para dizer que não falei da miss, a vencedora da última edição da Era Silvio Santos foi Miss Ceará, Flávia Cavalcante. Não importa se a vitória dela foi em 1º de abril — o Dia da Mentira. Até porque Flavinha é, até hoje, uma Miss de Verdade.
Leia menos
Após vários atrasos não planejados nos últimos meses, a Nasa deu início na noite desta quarta-feira (1) ao segundo passo do histórico programa que promete retornar humanos à superfície Lua: o lançamento da missão Artemis II.
Quatro tripulantes estão viajando dentro da cápsula Orion, o foguete mais poderoso já construído pela agência espacial americana. As informações são do g1.
A decolagem aconteceu às 19h35 (horário de Brasília), a partir da plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
A previsão é de que o sobrevoo lunar aconteça na próxima segunda-feira, 6 de abril de 2026.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou em carta enviada ao Senado nesta quarta-feira que reúne os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a harmonia entre os Poderes e citou sua origem evangélica ao apresentar seus valores pessoais.
No documento que acompanha a mensagem presidencial, Messias sustenta que possui “notório saber jurídico e reputação ilibada”, como exige a Constituição, e afirma que o cargo exige “respeito absoluto à separação dos Poderes” e “equilíbrio entre os Poderes da República”. As informações são do jornal O GLOBO.
Em um dos trechos, o indicado detalha sua visão sobre o papel do Supremo e os princípios que pretende adotar no cargo:
Leia mais“Acredito firmemente que o fortalecimento das instituições, o respeito às leis e o diálogo entre os Poderes são os pilares da democracia e da harmonia institucional. Tenho absoluta consciência de que o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal exige distanciamento institucional, serenidade decisória e respeito absoluto à separação dos Poderes”.
Messias também faz referência à sua formação pessoal e religiosa:
“Meu compromisso, se aprovado por esta Casa, é o de exercer a jurisdição constitucional com independência, imparcialidade e fidelidade à Constituição e observância à Lei Orgânica da Magistratura Nacional, guiado pelos valores que me formam: a fé, a família, o trabalho, a ética no serviço público, a justiça e o amor ao Brasil”.
Ao apresentar sua trajetória, o indicado menciona a experiência na chefia da Advocacia-Geral da União (AGU) e em outros órgãos do Executivo e afirma que sua atuação foi voltada à “defesa do Estado e das instituições”.
Na documentação, ele também inclui, entre suas produções técnicas, trabalhos que tratam da participação de entidades religiosas na formulação de políticas públicas, um aceno ao segmento evangélico no Senado.
A carta segue o modelo protocolar das indicações ao STF e reúne ainda declarações formais exigidas pelo Senado. Messias afirma, por exemplo, não incorrer em hipóteses de nepotismo e estar em situação regular com suas obrigações legais.
O envio do documento ao Legislativo ocorreu mais de 24 horas após o anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que formalizaria a indicação. A demora surpreendeu aliados do governo, que atribuíram o atraso a trâmites internos da Casa Civil.
Nos bastidores, a combinação entre a menção à fé e à atuação envolvendo entidades religiosas é vista por interlocutores como uma tentativa de ampliar a aceitação do nome entre senadores de oposição e da bancada evangélica, considerada peça relevante para a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A indicação de Messias enfrenta resistências desde o anúncio, em novembro do ano passado, especialmente do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que defendia outro nome para a vaga. O Planalto segurou por meses o envio formal da mensagem como estratégia para reduzir a rejeição.
Com a documentação agora protocolada, a expectativa no governo é que o rito seja destravado e que Alcolumbre avance na marcação da sabatina. No entanto, ele tem indicado a aliados não ter pressa.
Leia menos
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 327/2024, de autoria da deputada federal Michele Collins. A proposta suspende uma resolução que impede o reconhecimento das comunidades terapêuticas como entidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Apresentei este projeto para suspender a exclusão das comunidades terapêuticas do SUAS. Esta é uma vitória importante para essas instituições, que realizam um trabalho em todo o país e já têm esse direito garantido por lei”, afirmou a parlamentar. O texto segue agora para análise nas demais etapas do processo legislativo.
O MDB oficializou, nesta terça-feira (31), a filiação do deputado federal Luciano Bivar, ex-União Brasil. O evento, marcado por um clima de entusiasmo, contou com a presença de lideranças como o líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões, e o deputado federal Ricardo Maia (BA).
Durante o anúncio, Isnaldo Bulhões destacou a importância da chegada de Bivar, classificando-a como uma das filiações “mais especiais” do partido nesta janela partidária. “Bivar é um dos grandes deputados do Brasil, um grande idealista e um político muito especial”, afirmou o líder emedebista. As informações são do JC.
Leia maisLuciano Bivar, por sua vez, expressou sua satisfação com o novo ciclo. “Sinto-me muito honrado pelo convite de toda a bancada e da liderança do MDB. Estou muito feliz e pronto para contribuir com projetos para o nosso Brasil”, declarou o parlamentar, selando o compromisso com a legenda que completa 60 anos em 2026.
A entrada de Bivar no MDB não é apenas uma troca de legenda, mas um passo decisivo nas articulações para as eleições de 2026. Nos bastidores, a filiação é vista como o alicerce para consolidar a presença de Bivar na chapa majoritária encabeçada pelo atual prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo do Estado, João Campos (PSB).
Crescem as especulações de que Luciano Bivar poderá ocupar a primeira suplência na candidatura de Humberto Costa (PT) ao Senado Federal. Essa composição visa unir a força capilar do PSB, o apoio do Governo Federal via PT e a experiência política de Bivar, agora sob a bandeira do MDB.
A estratégia fortalece a frente ampla que João Campos busca construir, garantindo ao MDB um papel de destaque na coalizão e ao projeto de Humberto Costa uma ponte sólida com setores do centro político.
Leia menos
O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) recebeu, nesta terça-feira (31), o apoio do vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade (PSD). A adesão amplia sua presença na Região Metropolitana do Recife e fortalece sua atuação política no estado.
Aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), Fernando Monteiro tem atuação em Brasília voltada à articulação de recursos e interlocução política. Com o novo apoio, reforça sua posição dentro da base estadual.
O deputado federal Mendonça Filho filiou-se ao Partido Liberal (PL) nesta quarta-feira (1º), na sede do partido, em Brasília, com a presença do senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato a presidente nas eleições deste ano, do presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, do senador Rogério Marinho, e do presidente estadual, Anderson Ferreira. Após mais de 40 anos em um único partido, o parlamentar deixa o União Brasil por causa de divergências que vinham se acumulando desde a fusão com o PSL, culminando com a decisão partidária de formar a Federação União Progressista.
O deputado começou a vida pública filiado ao PFL, que mudou de nome para Democratas, fundiu-se com o PSL e virou União Brasil. “Grande honra para nós ter uma pessoa com a qualificação e a história de Mendonça. Sua essência é muito importante para nós, uma grande liderança de Pernambuco”, afirmou Flávio Bolsonaro, ao saudar a chegada de Mendonça ao partido.
Ao aceitar o convite de Flávio Bolsonaro e do senador Rogério Marinho para entrar no PL, Mendonça afirmou que inicia um novo ciclo partidário, fiel aos seus valores e com total liberdade para fazer política como sempre fez: com seriedade, responsabilidade e o propósito de transformar a vida das pessoas. “Sigo como uma voz de oposição ao PT e defendendo o funcionamento das instituições democráticas, com a separação de poderes respeitando a Constituição Federal”, afirmou.
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se despede da gestão municipal, amanhã (2), para disputar o Governo de Pernambuco nas eleições de outubro deste ano. A última inauguração a ser realizada pelo socialista é o Hospital da Criança, no bairro de Areias, na Zona Oeste da capital.
O evento será no final da tarde, às 18h, e contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, porque a obra teve a parceria do Governo Federal. Antes, às 14h, o prefeito inaugura o Parque Governador Eduardo Campos, no Pina, na Zona Sul.
Com a renúncia de João Campos, a previsão é de que o vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), tome posse como novo prefeito oficial do Recife na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (6). Victor também acumula, atualmente, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da capital, mas terá que nomear alguém para a função a partir do momento em que assumir a gestão.
Leia maisCotados
Sob reserva, algumas pessoas ligadas ao funcionamento da máquina municipal disseram que dois nomes são os mais cotados para a vaga na Seinfra: Daniel Saboya, diretor-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e Marília Dantas, secretária de Projetos Espaciais e que já esteve à frente da Seinfra.
Pode haver mudanças também já na gestão de Victor Marques nas Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que hoje têm secretários interinos após a saída do grupo dos Coelho. A secretária de Cultura, Milu Megale, acumulou Turismo. Já o secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Felipe Matos, acumulou Desenvolvimento Econômico.
Ainda vai haver alterações na Secretaria de Esportes, porque o deputado licenciado Eriberto Filho (PSB) retorna à Assembleia Legislativa e vai disputar a reeleição. O nome cotado para assumir a pasta é o do secretário-executivo, Elly Teodosio, que, inclusive, já foi secretário-executivo da Casa Civil do Estado no governo do PSB.
Leia menos