Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Depois de ver apenas 338 dos 1.354 aprovados nomeados para reforçar o efetivo atuante nas penitenciárias pernambucanas, os concursados da Polícia Penal do Estado enfrentam uma saga para ter liberada a lista de classificação no curso de formação pela Secretaria de Administração do Estado (SAD).
Concluído por todos os aprovados no certame da Polícia Penal em junho deste ano, com um investimento de mais de R$ 12 milhões do Governo do Estado, até hoje, apenas a primeira turma, um total de 350 policiais penais, têm conhecimento da sua classificação no preparatório. Desse total, 338 foram nomeados no fim de julho pela governadora Raquel Lyra. Os demais, apesar dos constantes pedidos a SAD, continuam sem saber sua colocação nesse curso de formação.
Leia mais“Tem muita gente que quer saber se vale a pena ficar esperando ser chamado ou se é melhor partir logo para estudar para outro concurso. Essa lista com a classificação é a única forma de sabermos qual direção seguir diante da demora na convocação dos demais aprovados”, comenta sob reserva um dos concluintes do curso de formação.
Segundo ele, quando questionada, a secretária de Administração, Ana Maraíza, além de negar a divulgação dessa listagem, disse que ela tem um prazo de até dois anos para divulgar a classificação de quem fez o curso. Desta forma, na medida em que sejam realizadas novas nomeações, o que pode durar até dois anos, é que essa classificação iria gradativamente se tornando pública.
Contudo, exceto pelo receio de que a divulgação dessa classificação aumente ainda mais a pressão dos demais aprovados por novas convocações, uma vez que há uma vacância de mais de 2 mil postos no sistema penitenciário pernambucano, não há qualquer dispositivo legal que ampare essa postura da Secretaria de Administração.
“O entendimento da consultoria jurídica consultada pelos aprovados é de que o resultado do curso de formação é mera etapa de concurso e isso não é discricionário da administração pública, o que seria discricionário é a nomeação”, afirma o concluinte do curso.
Leia menos