Comissão de Justiça da Alepe desengaveta mais de 50 projetos paralisados

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco destravou 65 projetos de lei em apenas 40 dias de gestão do novo presidente, deputado Coronel Alberto Feitosa. Desse total, 53 propostas estavam paradas desde os anos de 2023 e 2024. As matérias estavam represadas desde a presidência anterior, comandada pelo deputado Antônio Moraes (PP), da base governista, o que vinha sendo motivo de insatisfação por parte de vários parlamentares da Casa.

Os deputados alegavam que, com os projetos engavetados, estavam sendo impedidos de exercer plenamente sua função legislativa. Ao assumir a presidência da CCLJ em 18 de fevereiro, Feitosa declarou que a comissão voltaria a cumprir seu papel de forma técnica e imparcial. “A capacidade de legislar dos deputados eleitos será rigorosamente respeitada. Esta Comissão não será um tribunal de inquisição”, afirmou o parlamentar na ocasião.

A Comissão de Justiça é responsável por avaliar a admissibilidade e constitucionalidade das propostas, sendo a primeira etapa de tramitação antes da análise em outras comissões e votação no plenário da Alepe.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A corridinha diária de 8 km, hoje, foi no maravilhoso Parque da Cidade, em Brasília, já totalmente revestido do seu verde do cerrado em razão das primeiras trovoadas entre fim de outubro e início de novembro.

Mais tarde, a partir das 18 horas, entrevisto o relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (UB-AL), no meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, com transmissão pelo YouTube e 165 emissoras de rádio no Nordeste, além da Gazeta News, de Alagoas, TV LW, de Arcoverde, e a revista Mais Nordeste, de Fortaleza.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Convidados para um evento social por um amigo em comum, o prefeito João Campos e o ex-governador Paulo Câmara não conversaram e mantiveram uma distância regulamentar. Ao contrário do que este Blog postou ontem, um interlocutor do PSB nos relatou, hoje, em reserva, que o momento foi frio e não houve nenhuma discussão política. Segundo esta mesma fonte, como Paulo não é mais do PSB desde 2023, segue sem nenhuma participação em assuntos políticos ou eleitorais do partido.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

EXCLUSIVO

Desde que deixou o Palácio do Campo das Princesas, em janeiro de 2023, o ex-governador Paulo Câmara, que foi nomeado para o Banco do Nordeste sem o apoio do seu partido, o PSB, se encontrou, neste final de semana, pela primeira vez depois do afastamento das lideranças da legenda, com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na ocasião, foi registrado que os dois tiveram uma longa conversa, o que foi considerado um momento político relevante.

A reconstrução da unidade das lideranças internas do PSB vem sendo trabalhada, há algum tempo, por alguns socialistas. Este grupo considera que a coesão interna do partido é indispensável para trilha de João Campos rumo ao Governo de Pernambuco em 2026, reeditando a estratégia de Eduardo Campos que, antes de iniciar a campanha vitoriosa de 2006, tratou de reconstruir o partido rachado após a derrota de Miguel Arraes, em 1998. O passo seguinte é a reedição da Frente Popular.

Seis vereadores de São José da Coroa Grande, incluindo o presidente da Câmara, Nabuco Lopes, declararam apoio à pré-candidatura de Juliana de Chaparral, primeira-dama de Surubim, à Câmara Federal nas eleições de 2026. Dilson Lins, Vanderson Melo, Beto do Abreu, Cristiano Lemos, Marcondes Enfermeiro e Zé Ramos, anunciara a adesão ao grupo político da pré-candidata no Litoral Sul de Pernambuco.

Além dos parlamentares, importantes lideranças políticas do município também manifestaram apoio ao projeto de Juliana, entre elas Zanza, Goni Barbosa e Dú do Abreu. O grupo conta ainda com os apoiadores Dra. Eduarda Lins, Amigo Nage e João do Cachorro-Quente, que se somam ao movimento de expansão do nome da pré-candidata na região.

Entre os advogados escolhidos e indicados à governadora Raquel Lyra, a gestora escolheu como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o advogado Carlos Gil Rodrigues. Gil disputou a indicação de Raquel com as advogadas Diana Câmara e Adriana Caribé.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, está, neste momento, em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSD), no Palácio do Campo das Princesas, para entregar a lista tríplice dos advogados que concorrem à vaga do Quinto Constitucional, destinada à representação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). A lista é composta pelos advogados Carlos Gil Rodrigues, Diana Câmara e Adriana Caribé. A governadora deve anunciar ainda hoje o nome escolhido.