Por Igor Gadelha – Metrópoles
À frente da articulação política do governo Lula, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou que deu início a uma reorganização da base no Congresso Nacional, com corte de cargos de parlamentares de partidos do Centrão.
A reorganização, segundo a ministra, conta com aval do presidente Lula e foi iniciada após a derrota do governo na medida provisória que trazia alternativas de arrecadação à alta do IOF. A MP perdeu a validade sem ser votada pela Câmara dos Deputados.
Leia mais“Vamos reorganizar a base do governo e fazer as mudanças necessárias, com muita responsabilidade. Mas quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo no Congresso”, disse Gleisi.
De acordo com a ministra, o corte de cargos vai atingir partidos com o PP de Ciro Nogueira; o PSD de Gilberto Kassab; o Republicanos de Hugo Motta (PB); o União Brasil e o MDB. “Vamos tirar cargos de todos que votaram contra o governo na MP”, disse.
Gleisi afirmou que Lula “está ciente das mudanças que estamos fazendo”. “Vamos avaliar todos os órgãos, vamos fazer de forma responsável, cobrando posição de quem estiver na base do governo, que será reorganizada”, ressaltou a ministra.
Algumas demissões já começaram a ser efetivadas. Na semana passada, por exemplo, lideranças do PP e do PSD perderam cargos na Caixa Econômica Federal e no Ministério da Agricultura, por ordem de Gleisi. Emedebistas também perderam cargos no Dnit.
Leia menos