Coluna do sabadão

Quatro secretários de João se afastam 

Cotadíssima para vice na chapa do prefeito João Campos PSB), que disputa à reeleição no Recife, a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, filiada ao MDB, está deixando o cargo no próximo dia 6, prazo final de desincompatibilização para quem ocupa cargos na gestão pública, conforme as regras eleitorais adotadas para o pleito municipal deste ano.

Mas para despistar os que estão ansiosos, de olho na vaga, especialmente petistas, os três outros auxiliares que o prefeito filiou no apagar das luzes do prazo, em abril, também irão se afastar. São eles: Felipe Matos (Planejamento), que ingressou no Republicanos, e Maíra Fischer (Finanças), filiada ao União Brasil, além do chefe de gabinete Victor Marques, que entrou no PCdoB.

Veja outras postagens

Por Luciano Caldas Bivar*

As civilizações, quaisquer que sejam elas, indubitavelmente atravessam as mais diferentes fases: culturais, políticas, tecnológicas e sociais, mas nunca estivemos num momento tão oportuno para nosso país. O Brasil pode se tornar a vanguarda de um movimento tão importante como esse, além de partir na frente dessa revolução digital já preconizada pelo best-seller americano de Alvin Toffler em 1965, em seu livro “Choque para o futuro”.

Primeiro, depois de passarmos das fases do escambo como instrumento comercial, chegamos à moeda, com todos seus apetrechos garantidores: ouro, sal, reservas monetárias, securitização etc., e, ultimamente, até credibilidade, como sobrevivem hoje as criptomoedas através de um blockchain, sem nada, sem origem e sem nada palpável.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Após ser anunciada, ontem, como a nova líder do Governo no Senado, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) será a entrevistada do podcast ‘Direto de Brasília’, meu projeto em parceria com a Folha de Pernambuco, na próxima terça-feira (30). Teresa foi escolhida pelo presidente Lula (PT) em substituição a Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função para se defender das acusações no caso Master.

Na pauta, os novos desafios da liderança, incluindo a condução de votações importantes, como o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança Pública e outras medidas voltadas ao desenvolvimento do País.

Petrolina - São João 2026

Por Roberto Almeida

Sem conseguir decolar nas pesquisas como candidato ao Senado, o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) está apelando. Divulgou esta foto no Instagram, passando a ideia de que ele e a governadora Raquel Lyra (PSD) têm o apoio de Lula (PT).

A aliança do PT em Pernambuco é com o PSB. E o presidente já gravou um vídeo dizendo que está com João Campos. É possível fazer política com maturidade e um mínimo de honestidade.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Blog da Folha

O pré-candidato ao governo de Pernambuco e presidente nacional do PSB, João Campos, garantiu que a sigla socialista apoiará o presidente Lula (PT) em todos os estados do Brasil. A declaração foi dada nesta terça-feira (25), durante o evento da escuta popular, promovido pela sigla socialista, que ocorreu no Clube das Pás, Zona Norte do Recife.

Na ocasião, Campos afirmou que, além de assistir ao jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, à convite de Lula, sua ida a Brasília na quarta (24) também teve a articulação política como pauta do encontro.

“O presidente Lula mandou mensagem (na quarta) perguntando se eu podia ir para Brasília. Eu poderia ir a qualquer momento. Mudei minha agenda e fui, como presidente nacional do partido, para a gente fazer a reunião. Nós estaremos com o presidente em todos os estados da Federação. Fomos o primeiro partido a declarar formalmente apoio à reeleição dele”, garantiu.

Durante o discurso, João Campos ainda frisou que conseguiu fechar uma grande aliança para Lula em São Paulo. Maior colégio eleitoral do país com 34,6 milhões de eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado é considerado determinante para as eleições.

“Fomos discutir o cenário de São Paulo. Conseguimos fechar a maior aliança dos últimos dos últimos anos no estado para poder garantir a vitória do presidente Lula em São Paulo”, afirmou João Campos.

Apesar de vencer a eleição presidencial de 2022 com uma votação apertada no segundo turno, derrotando Jair Bolsonaro (PL) por 50,90% a 49,10%, Lula não teve êxito em São Paulo, saindo vitorioso apenas em 97 das 547 cidades paulistas.

No evento da escuta popular, Campos esteve acompanhado dos integrantes da chapa da Frente Popular, o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos); dos pré-candidatos ao Senado Marília Arraes (PDT) e Humberto Costa (PT); da atual senadora escolhida como líder do governo federal no Senado, Teresa Leitão (PT); do prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB); além de deputados e vereadores.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Recém-escolhido para a liderança da maioria na Câmara dos Deputados, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) afirmou que a nova missão amplia sua responsabilidade política em um momento decisivo para o Congresso Nacional. Representando um bloco formado por quase 300 parlamentares de partidos como MDB, PSD, PSDB, Republicanos, Podemos e PP, o pernambucano destacou que sua principal tarefa será fortalecer o diálogo entre os diversos atores políticos e institucionais do país.

Ao comentar o novo desafio, Costa Filho agradeceu a confiança do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e dos líderes partidários que apoiaram sua indicação. “A liderança da maioria representa quase 300 parlamentares. É um desafio muito grande representar esses partidos à frente da Câmara Federal e do Congresso Nacional”, afirmou. Segundo ele, o foco da atuação será aproximar o Parlamento da sociedade civil, do Judiciário, do Senado e das entidades representativas. “A palavra é diálogo: conversar, construir e transformar diferenças em convergências”, ressaltou.

Entre as prioridades da liderança da maioria estão a votação de matérias consideradas estratégicas antes do recesso parlamentar. Costa Filho citou temas como a regulamentação da escala de trabalho 6×1, o PL 896, relacionado à misoginia, mudanças nas regras do Microempreendedor Individual (MEI) e o novo marco legal da inteligência artificial. “Nosso dever de casa é que, nos próximos 15 ou 20 dias, antes do recesso parlamentar, haja um esforço concentrado para limpar a pauta e permitir um segundo semestre mais tranquilo”, explicou.

O parlamentar também pretende atuar como articulador entre o Governo Federal e os presidentes da Câmara e do Senado. Para ele, a retomada do diálogo institucional é fundamental para acelerar votações e reduzir os conflitos políticos que marcaram os últimos meses. “Quando existe diálogo permanente entre o presidente da República e os presidentes da Câmara e do Senado, as votações avançam, projetos importantes são acelerados e o país se beneficia”, disse.

Ao assumir a liderança da maioria, Costa Filho afirma que pretende utilizar sua experiência anterior como líder do Republicanos para buscar consensos e garantir o avanço das pautas prioritárias do Legislativo. “É isso que vou procurar fazer à frente da liderança da maioria: dialogar muito para reduzir os tensionamentos e construir entendimentos, ajudando o governo a chegar ainda mais fortalecido ao longo do ano”, declarou.

Sobre o cenário eleitoral em Pernambuco, o deputado demonstrou otimismo tanto com sua reeleição quanto com o desempenho do Republicanos e da oposição estadual. Segundo ele, o partido deverá eleger pelo menos três deputados federais, podendo chegar a uma quarta vaga. Além disso, reafirmou apoio à candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. “Tenho muita confiança de que ele será um grande governador para Pernambuco, colocando o Estado novamente na liderança do Nordeste brasileiro”, concluiu.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Túlio, o novo Gilson Machado da direita?

Pré-candidato ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD), o deputado Túlio Gadêlha (PSD) parece ter definido com clareza sua estratégia eleitoral. Apostando todas as suas fichas no campo de centro-direita, vem ocupando um espaço político que até pouco tempo parecia improvável para sua trajetória de uma esquerda “festiva”.

Nesse contexto, tem buscado se apresentar como um nome capaz de dialogar com esse segmento do eleitorado. O movimento não passa despercebido e já provoca comentários entre lideranças políticas e observadores da cena local.

Palmares - 147 anos

O GLOBO

O vídeo publicado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) no início da noite de quarta-feira, em que ela faz críticas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), contou com uma série de elementos e objetos que vão além das declarações sobre o pré-candidato à Presidência da República. Ao mesmo tempo em que a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez acenos ao eleitorado feminino e evangélico em tom empoderado, ela também se colocou como a única pessoa capaz de ser coerente com a continuidade do legado bolsonarista.

A análise é do professor Eneus Trindade, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), especialista em semiótica do discurso político. Ele define o material divulgado por Michelle como “paradoxal”:

— Ao mesmo tempo em que ela aparece irreverente e em busca de autonomia, ela se submete a um princípio de coerência ideológica do papel dela de mulher na defesa do seu marido. É um paradoxo ela estar sendo crítica, combativa e, por outro lado, submissa — explica o professor. — O bolsonarismo desenvolve, sobretudo, uma crença. E nisso, quanto mais coerência, melhor. E ela é a garantidora dessa coerência — completa.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O município de Petrolina recebeu, pela primeira vez, a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com o órgão, a Prefeitura alcançou 99% de acertos na consistência dos dados fiscais enviados ao Governo Federal, superando o índice mínimo de 95% exigido para a classificação máxima. A avaliação é realizada anualmente por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Segundo a STN, a classificação reconhece a qualidade e a precisão das informações contábeis e fiscais prestadas por estados, municípios e União, além de facilitar o acesso a operações de crédito em melhores condições. Em 2024, Petrolina havia obtido 94% de acertos e, neste ano, atingiu 99%, conquistando o conceito A.

O prefeito Simão Durando afirmou que o resultado reflete o trabalho da equipe técnica da administração municipal. “Em 2024, atingimos 94% de acertos e ficamos muito próximos da nota exigida. Em 2025, alcançamos 99%, o que nos permitiu conquistar a nota máxima, o conceito A. Esse resultado reflete o trabalho sério e comprometido de toda a equipe”, declarou.

Camaragibe - Forró da Vila

Por Igor Maciel – JC

O vídeo gravado por Michelle Bolsonaro (PL) reclamando de ter sido “humilhada” por Flávio Bolsonaro (PL) abriu uma crise que dificilmente será encerrada apenas com uma nota oficial ou uma declaração de pacificação. A ex-primeira-dama voltou a falar em “união da família” no dia seguinte à divulgação do vídeo em que reclamou do enteado mais velho, mas não o citou diretamente. A omissão acabou confirmando que o desgaste permanece.

Em qualquer campanha presidencial, divergências internas são inevitáveis. Poucas, porém, atingem um ativo eleitoral tão importante quanto Michelle representa para o bolsonarismo. Principalmente entre as mulheres. E Flávio precisa muito delas.

A governadora Raquel Lyra (PSD) disse, nesta quinta-feira (25), que não teve oportunidade de encontrar o pré-candidato à Presidência da República do seu partido, Ronaldo Caiado, mas que conversou com ele por telefone. Não revelou o teor da conversa, no entanto, contou que o correligionário compreende a sua estratégia de esperar o momento certo para se posicionar sobre a disputa nacional. As informações são do Blog Dantas Barreto.

“Não consegui, mas a gente conversou por telefone e com o presidente (do PSD), Gilberto Kassab. Ele sabe da minha posição e deixou isso de maneira muito clara na imprensa, quando deu as entrevistas. Ronaldo Caiado é um cara que eu tenho respeito, tenho admiração”, disse Raquel Lyra, acrescentando “ter liberdade aqui em Pernambuco para construir o melhor caminho para o nosso povo e para o nosso Estado”.

Questionada sobre quando será construída, a governadora foi curta na resposta: “Todos os dias”. Há uma expectativa de que Raquel declare apoio ao presidente Lula (PT), porém ela pode repetir a estratégia de 2022, quando ficou neutra. E, assim, evitar que Lula venha a Pernambuco e faça campanha ao lado de João Campos (PSB).

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Camaragibe implementou um novo formato de comunicação emergencial voltado para moradores de áreas vulneráveis do município.

A partir de agora, o órgão passa a emitir alertas meteorológicos por meio de cartões digitais com áudio, com o objetivo de tornar as orientações acessíveis a pessoas com dificuldades de leitura ou que necessitam de dados imediatos durante temporais. As informações são do JC.

A medida funciona de forma complementar aos avisos tradicionais emitidos em texto e imagem pelas redes e canais oficiais da prefeitura.

O pré-candidato ao governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (25) que “não viu e não vai ver” o vídeo em que Michelle Bolsonaro relata ter sido maltratada e humilhada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL). Segundo o ex-ministro, a crise não diz respeito à política cearense, mas ao Partido Liberal em âmbito nacional. As informações são do jornal O GLOBO.

— Não vi o vídeo e nem vou ver. É uma questão do PL nacional e envolve coisas muito mais complexas do que a nossa paróquia aqui. Eu sigo aqui tranquilo. O eixo do nosso entendimento aqui é um projeto de emancipação do Ceará que nós consideramos que está sendo muito mal tratado — declarou Ciro.