Coluna do sabadão

Quatro secretários de João se afastam 

Cotadíssima para vice na chapa do prefeito João Campos PSB), que disputa à reeleição no Recife, a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, filiada ao MDB, está deixando o cargo no próximo dia 6, prazo final de desincompatibilização para quem ocupa cargos na gestão pública, conforme as regras eleitorais adotadas para o pleito municipal deste ano.

Mas para despistar os que estão ansiosos, de olho na vaga, especialmente petistas, os três outros auxiliares que o prefeito filiou no apagar das luzes do prazo, em abril, também irão se afastar. São eles: Felipe Matos (Planejamento), que ingressou no Republicanos, e Maíra Fischer (Finanças), filiada ao União Brasil, além do chefe de gabinete Victor Marques, que entrou no PCdoB.

Veja outras postagens

Mais dois tetos de hospitais caem e confirmam maquiagem de Raquel

As duas novas quedas de parte do teto registradas ontem — uma no Hospital da Restauração, a terceira em pouco mais de um mês, e outra na Pediatria do Hospital Getúlio Vargas — reforçam um cenário que já se transformou em símbolo da crise da saúde pública em Pernambuco. A maior emergência do Norte e Nordeste volta a ser palco de um episódio que ultrapassa o problema estrutural e revela um modelo de gestão marcado pela redução de investimentos, diminuição de leitos e incapacidade de enfrentar os problemas reais da rede estadual.

O caso do Hospital da Restauração está longe de ser isolado. Nos últimos dias, o Hospital Agamenon Magalhães registrou dois desabamentos de teto em um intervalo de apenas uma semana. Já a UTI Pediátrica do Hospital Barão de Lucena também sofreu recentemente com a queda de parte da estrutura. A repetição dos episódios em diferentes unidades evidencia que não se trata de um acidente pontual, mas de um problema sistêmico que atinge hospitais estratégicos da rede estadual.

Uma fala do músico Ciço do Pife, integrante da tradicional Banda de Pífanos de Riacho do Meio, de São José do Egito, repercutiu nas redes sociais neste fim de semana após o artista relatar problemas enfrentados pelo grupo durante uma apresentação realizada em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

O desabafo foi feito durante o Festival do Nordestino, realizado no Sítio São Francisco, em Monteiro, na Paraíba. Antes de iniciar uma apresentação, o músico criticou o tratamento recebido um dia antes pela banda durante a passagem pelo município pernambucano. “Ontem nós fomos tocar na cidade de Salgueiro. Chegamos lá e não tinha ninguém para nos receber, não tinha ninguém para nos orientar”, relatou Ciço.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) esteve na última sexta-feira (5) no município da Pedra, no Agreste Meridional, onde criticou a paralisação das obras da PE-244 e afirmou que pretende concluir a pavimentação da rodovia caso seja eleito governador.

Ao lado do prefeito Júnior Vaz (PV) e de lideranças locais, João participou de encontro com produtores rurais e comentou o encerramento do contrato da obra, que teve o canteiro desmobilizado na semana passada. Também participaram da agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT), além de vereadores e lideranças políticas da região.

Petrolina - São João 2026

Fechando o terceiro dia de visitas a cidades do interior de Pernambuco, a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT) participou de encontros políticos e atividades culturais em cinco cidades sertanejas, ao lado do pré-candidato ao Governo do Estado, João Campos (PSB) e o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos). Amanhã, o grupo encerra o giro em Águas Belas, e retorna à Região Metropolitana do Recife, onde Marília, João e o senador Humberto Costa (PT) receberão, a partir das 19h, o título de cidadão de Paulista, em solenidade na Câmara dos Vereadores.

Em Floresta, Marilia e todo o time de Lula foram recebidos pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD), uma das principais lideranças políticas da região sertaneja, que reuniu seu grupo político para cravar o apoio à chapa. De lá o grupo seguiu para Flores, para um novo encontro com apoiadores e correligionários. Na sequência, em Betânia, Marília prestigiou as festividades da 9º Missa do Vaqueiro do município, ao lado do prefeito Erivaldo Bezerra (PSB), mais conhecido como Bebe Água.

Em Inajá, a pedetista participou da 21ª Festa do Vaqueiro, ao lado de João Campos, Carlos Costa e lideranças locais. Na última parada do dia, a pré-candidata ao Senado conversou com aliados e reforçou estratégias de atuação na região. Um novo encontro, mais amplio, acontecerá amanhã, antes da comitiva seguir para Águas Belas.

“Em cada cidade que chegamos o sentimento é de esperança e união em torno de um projeto político que tem como prioridade nossa gente. O time de Lula tem trabalho para mostrar e está pronto para seguir lutando por investimentos que tragam para o sertão e para todo o estado de Pernambuco, um novo tempo”, concluiu Marília.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Do g1 Pernambuco

Parte do forro de gesso do teto do setor de pediatria do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, despencou na madrugada deste domingo (7). Imagens enviadas ao g1 e à TV Globo mostram os estragos na sala.

O acidente aconteceu quando não havia pessoas no local. Pelas imagens, é possível ver destroços do gesso no chão e um buraco no teto, de onde é possível ver vigas e encanações. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) isolou o acesso às enfermarias de pediatria da unidade de saúde.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O TCU (Tribunal de Contas da União) arquivou um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para investigar a relação de uma empresa ligada à ex-nora do presidente Lula (PT) com o MEC (Ministério da Educação).

Os ministros do TCU decidiram arquivar o processo por falta de provas. O senador pedia para apurar verbas federais enviadas à Life Tecnologia Educacional, onde trabalhava Carla Ariane Trindade, ex-mulher de Marcos Cláudio Lula da Silva, o filho mais velho de Lula com a ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017). As informações são do UOL.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Do g1

Com tema político, a 30ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo reúne neste domingo (7) uma multidão com camisas do Brasil e leques coloridos na Avenida Paulista, além de muitas famílias com crianças.

Sob o lema “A rua convoca, a urna confirma”, o evento celebra três décadas de luta e resistência da comunidade LGBTQIAPN+ e reforça a importância da ocupação das ruas como espaço de mobilização.

Palmares - Casa Azul

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve neste domingo (7) em Betânia, no Sertão do Moxotó, onde acontecem as atividades culturais da 9ª Missa do Vaqueiro. Com informações da Folha de Pernambuco.

Ao chegar ao município, João foi recepcionado pelo prefeito Erivaldo Bezerra (PSB), também conhecido como “Bebe Água”, e acompanhou uma caminhada pelo pátio de eventos que recebe as atividades culturais da celebração. O evento reuniu moradores, visitantes e representantes políticos da região.

A passagem por Betânia integra uma série de compromissos que João Campos vem cumprindo no interior do estado. Desde a última sexta-feira (5), o pré-candidato realizou agendas em municípios do Agreste Meridional, do Agreste Central e do Sertão de Itaparica, ampliando sua circulação por diferentes regiões de Pernambuco.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O São João de Casinhas, no Agreste, chega neste fim de semana ao Pátio de Eventos, no Centro da cidade, etapa que concentra os principais shows da programação junina do município. Após uma série de apresentações culturais, quadrilhas e arraiás realizados em comunidades rurais e urbanas desde o fim de maio, a festa reúne atrações de forró e piseiro em dois dias de programação voltados ao público da região. Os festejos começaram no dia 31 de maio e seguem até 9 de junho, com atividades distribuídas por diferentes localidades do município. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado.

Ontem (6), passaram pelo palco principal a banda Arreio de Ouro e os cantores Pedrinho Pegação e Marcílio Azevedo. Neste domingo (7), a programação será encerrada com apresentações de Vitor Fernandes, conhecido como “Rei do Piseiro”, além de Capital do Sol e Marquinhos Show. Os shows estão previstos para começar às 21h.

Paralelamente às atrações do palco principal, escolas e comunidades mantêm a tradição dos arraiás juninos. Ontem, a Escola Municipal Benedito Roseno, na comunidade da Chatinha, promoveu sua festa com apresentação do cantor Ranny Mattos. Já neste domingo, a Escola Nossa Senhora de Fátima, no Diogo, realiza mais uma celebração junina, no pátio da associação local, com show de Edyli Silva.

O prefeito Lúcio Silva comentou a expectativa para o encerramento da programação deste fim de semana. “Estamos preparando um fim de semana muito especial, com muito forró, segurança e alegria para receber os casinhenses e os visitantes de toda a região. Convido todos para viverem conosco mais esse grande momento do São João de Casinhas 2026”, destacou.

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte (PP/UP), participou, na manhã deste domingo (7), da 29ª Cavalgada de Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Tradicional no calendário cultural da região, o evento reuniu uma multidão e atraiu público de diversas cidades do estado. Eduardo da Fonte esteve acompanhado do deputado federal Lula da Fonte (PP/UP), do prefeito de Macaparana, Paulo Roberto Paquinha (PP/UP), e do deputado estadual Antônio Moraes.

Durante a cavalgada, Eduardo destacou a importância cultural e econômica do evento. “A 29ª Cavalgada de Macaparana reafirma seu papel como um dos principais eventos do calendário cultural da Mata Norte pernambucana. É uma tradição que valoriza nossas raízes, movimenta a economia local e promove a integração entre os municípios. Fico muito feliz em participar de um momento tão importante para a região”, afirmou.

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve retomar nesta semana a discussão sobre a responsabilização das plataformas digitais por conteúdos publicados por usuários. O plenário da Corte pautou para quarta-feira (10) a análise dos recursos apresentados por empresas como Google e Meta contra a decisão que alterou a interpretação do Marco Civil da Internet e ampliou as hipóteses de responsabilização das redes.

Os recursos serão analisados em um momento de disputa sobre a regulação das plataformas digitais no país. No final de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou decretos que ampliam a fiscalização sobre as chamadas big techs e fortalecem o papel da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), medida que desagradou a oposição no Congresso. As informações são da CNN Brasil.

A proposta do fim da escala 6×1 – de seis dias de trabalho e um de descanso – deve começar a ser debatida pelos senadores nesta semana. A expectativa é que o tema seja discutido entre líderes partidários e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em reunião prevista para terça-feira (9).

O texto aprovado na Câmara dos Deputados chegou ao Senado há mais de dez dias, mas ainda não teve um despacho de Alcolumbre. Segundo ele, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) não irá direto ao plenário e deve passar pela análise em comissão. A intenção é alinhar o trâmite da matéria no encontro com os chefes de bancada nesta semana. As informações são da CNN Brasil.