Coluna do sabadão

Quatro secretários de João se afastam 

Cotadíssima para vice na chapa do prefeito João Campos PSB), que disputa à reeleição no Recife, a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, filiada ao MDB, está deixando o cargo no próximo dia 6, prazo final de desincompatibilização para quem ocupa cargos na gestão pública, conforme as regras eleitorais adotadas para o pleito municipal deste ano.

Mas para despistar os que estão ansiosos, de olho na vaga, especialmente petistas, os três outros auxiliares que o prefeito filiou no apagar das luzes do prazo, em abril, também irão se afastar. São eles: Felipe Matos (Planejamento), que ingressou no Republicanos, e Maíra Fischer (Finanças), filiada ao União Brasil, além do chefe de gabinete Victor Marques, que entrou no PCdoB.

Veja outras postagens

O chamado “pacote de bondades” anunciado pelo presidente Lula (PT) durante o segundo turno das eleições será difícil de cumprir. Para o cientista político Rubens Figueiredo, diretor do Centro de Pesquisa e Comunicação (Cepac), empresa especializada em pesquisas e consultoria política, a conta é alta, chega a R$ 260 bilhões e pode agravar o endividamento público brasileiro.

“A trajetória da nossa dívida pública é muito ruim. Além de termos cerca de 84% do PIB como nossa dívida, o financiamento dela é com juros muito altos, os maiores do mundo. Isso não é sustentável ao longo do tempo. Lula costuma falar que os Estados Unidos devem 125% do PIB, só que lá o financiamento da dívida é muito mais barato, os juros são menos da metade do que a gente paga aqui no Brasil”, afirmou Figueiredo.

“Então você tem uma contradição entre aquilo que o presidente Lula propôs para a sociedade, e que foi a ideia vencedora, de aumentar o Bolsa Família, o salário mínimo acima da inflação, aumentar as aposentadorias. Tudo isso tem um custo. Quando você aumenta o salário mínimo acima da inflação, você cria mais déficit, e déficit gera juros maiores. Em algum momento essa cadeia tem que ser quebrada, mas Lula acha, fala, reverbera e reafirma que gasto é vida. Então é essa equação que precisa ser resolvida”, disparou o cientista político.

A vitória do presidente Lula (PT) no segundo turno, neste domingo (25), foi tão surpreendente quanto a de Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno, três semanas atrás. Essa é a avaliação do cientista político Rubens Figueiredo, diretor do Centro de Pesquisa e Comunicação (Cepac), empresa especializada em pesquisas e consultoria política. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ele atribuiu a virada do petista ao excesso de confiança da campanha adversária e à forte mobilização da esquerda no segundo turno.

“O primeiro turno já foi uma surpresa, aquela vitória de Flávio não era esperada. Agora, o que aconteceu foi que Flávio subiu no salto, achou que aquela tendência verificada no resultado do primeiro turno iria se confirmar naturalmente. E por outro lado, Lula e o PT foram para a guerra. Então isso criou uma mobilização muito grande da esquerda, que tem uma capacidade de mobilização institucional maior do que a direita, mobilizam estudantes, sindicatos, associações e eles foram para a luta. Esse foi um ponto. Outro ponto é que foi muito ruim a estratégia de Flávio nos dois debates, que tiveram uma audiência fantástica, além da repercussão nas redes sociais. Ele foi ouvir Pablo Marçal, ficou fazendo micagens para evitar cortes quando Lula falava, e foi desrespeitoso com um senhor de 80 anos zombando de uma deficiência física de Lula. Então ele realmente foi muito mal e não pareceu um candidato preparado para ser presidente da República”, detalhou Figueiredo.

O cientista político ressaltou ainda o papel do “Exército do Janones”, em alusão ao movimento digital comandado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG). “Foi um fenômeno, algo espetacular, que realmente deu outra dinâmica à campanha. E aquela série de bondades que Lula veio fazendo com o dinheiro público, que alcançou, segundo alguns cálculos, cerca de R$ 260 bilhões. Então esse conjunto de fatores fez com que o resultado fosse o que assistimos, além da capacidade que o PT e Lula tiveram de levar para votar no segundo turno grande parte dos eleitores que não foram no primeiro”, concluiu.

O presidente Lula (PT) chamou de “vergonhosa” a fuga de Flávio Bolsonaro (PL) do Brasil e disse que o adversário deveria ter entregado o passaporte às autoridades, em cumprimento à ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. As declarações foram dadas durante celebração de seu aniversário de 81 anos, nesta terça-feira (27).

“Estou dizendo a vocês: quem não deve, não teme. E ele teme alguma coisa. E não vá dizer lá fora que o Brasil não tem democracia, porque, se não tivesse, um miliciano não poderia ter sido candidato à Presidência da República”, afirmou Lula. As informações são da Folha de S. Paulo.

Caruaru - Minha rua nova

Reeleito para o quarto mandato no último domingo (25), o presidente Lula (PT) teria adotado alguns movimentos considerados equivocados após a vitória nas urnas, na avaliação do cientista político Rubens Figueiredo, diretor do Centro de Pesquisa e Comunicação (Cepac), empresa especializada em pesquisas e consultoria política. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ele criticou o discurso da vitória do petista e ressaltou a importância de apostar na “pacificação e na conciliação”.

“Os primeiros movimentos não foram dos melhores. Se analisar o discurso de vitória de Lula, foi um discurso revanchista. Ele chamou Flávio (Bolsonaro, do PL) de miliciano outra vez, falou mal da imprensa, disse que vai fazer um governo que vai prescindir dos jornalistas, falou em jornalistas de má-fé. Então não foi um discurso de conciliação, de pacificação, foi mais do mesmo, daquilo que Lula mostrou durante a campanha. E ele deve estar absolutamente convencido de que está certo, porque afinal das contas ele ganhou a eleição”, afirmou Figueiredo.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por André Gustavo Vieira*

A história do Brasil é marcada por momentos difíceis, de ditadura, perseguição política e exílio. Mas também é repleta de exemplos de coragem, de homens públicos que, mesmo diante das maiores adversidades, não abriram mão de seus princípios.

Pernambuco tem um dos exemplos mais emblemáticos dessa história: Miguel Arraes. Governador do estado em 1964, Arraes foi preso após o golpe militar e, posteriormente, exilado por 16 anos. Viveu longe do país, ao lado da família, enfrentou humilhações e perseguições, mas não renunciou às suas convicções nem abandonou sua trajetória política.

Olinda - Refis 2026

Se o leitor não conseguiu assistir à exibição ao vivo do podcast Direto de Brasília com o cientista político Rubens Figueiredo, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Palmares - Creche Quilombo II

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou nesta terça-feira (27) a insinuar, sem provas, que houve fraude na eleição no Brasil. A declaração foi dada durante um comício no estado do Texas.

“Os democratas são os maiores fraudadores de eleições, embora o Brasil também esteja fazendo um bom trabalho nisso, não é? Vocês viram aquilo? Não foi nada legal. Eu não tomei partido, mas aquilo não pareceu nada bom”, afirmou Trump. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O cientista político Rubens Figueiredo é o convidado do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, de hoje. Dois dias após o segundo turno da eleição presidencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), ele fará uma análise sobre a vitória de Lula e os desafios para o quarto mandato. Entre os assuntos previstos estão a configuração das forças políticas após a disputa, o comportamento do eleitorado, a polarização e as perspectivas para as relações entre o Executivo e o Congresso Nacional.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Integrantes do núcleo duro da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) alegam ter sido surpreendidos com a fuga do senador para os Estados Unidos. Em conversas com interlocutores, tentam se desvincular do episódio, negando qualquer tipo de participação ou conivência.

A Folha conversou com cinco pessoas próximas ao senador, que relataram “nunca ter imaginado” a fuga, especialmente depois que Flávio divulgou um vídeo dizendo que “nunca pensou em sair do país” e se comprometendo a “organizar a oposição” a Lula (PT) no Congresso Nacional. As informações são da Folha de S. Paulo.

O Sebrae Pernambuco inaugura, nesta quinta-feira (29), uma unidade no Shopping Carpina, no Bairro Novo, para atender empreendedores de 23 municípios da Zona da Mata Norte. O espaço oferecerá serviços de formalização, capacitações, consultorias e orientações para pequenos negócios e microempreendedores individuais. Segundo o Sebrae, a região reúne cerca de 41 mil empresas de todos os portes, com atuação principalmente nos setores de comércio, agropecuária e indústria.

Entre os municípios atendidos estão Carpina, Goiana, Timbaúba, Nazaré da Mata, Paudalho, Limoeiro, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Aliança, Itambé, Condado e Lagoa de Itaenga. “Inicialmente, vamos focar nas ações em função das vocações locais, mas todos os serviços estão relacionados à melhoria de gestão, do acesso a novos mercados, de inovação, da tecnologia e do desenvolvimento do pequeno negócio”, afirmou o gerente da Unidade Regional do Sebrae na Zona da Mata, Alexandre Alves.

A unidade também dará suporte a empreendedores interessados em programas como Lidere, Potencialize e Empretec. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A inauguração está marcada para as 18h30 desta quinta-feira, no Shopping Carpina, localizado na PE-041, km 2, no Bairro Novo.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, arquitetou a fuga de Flávio Bolsonaro (PL) do Brasil rumo ao território norte-americano.

A informação foi divulgada por Simón Levy, um advogado mexicano ligado ao presidente Donald Trump, nesta terça-feira (27/10). As informações são do Metrópoles.

O hotel Vila Galé Reserva do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho, começou a receber hóspedes em regime de soft opening antes da inauguração oficial, marcada para 31 de outubro. O empreendimento é a segunda unidade da rede portuguesa no município e foi projetado para atender turistas de lazer, famílias, viajantes de negócios e eventos corporativos e sociais.

O hotel dispõe de quatro restaurantes, spa, academia, piscinas, espaço infantil e estrutura para eventos. A área de convenções reúne dez salas, sendo uma delas com capacidade para até 1.400 pessoas. Parte dos serviços, como os restaurantes e o Spa Satsanga, também será aberta ao público externo.

“Pernambuco é um estado estratégico para a Vila Galé, e investir novamente na região reforça nossa confiança no potencial turístico local”, afirmou Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da rede. As reservas podem ser feitas pelo site da Vila Galé, pelo telefone (71) 4040-4999 ou pelo e-mail brasil.reservas@vilagale.com.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias