Líder em desemprego
Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
No primeiro ano de gestão do governo Raquel Lyra, a taxa de desocupação no Estado caiu. Saiu de 15,6%, em 2022, para 13,4%, no ano passado. Mas mesmo diante de tamanho recuo, consegue a façanha da maior taxa entre os entes federados em 2023, superado apenas da Bahia, com 13,2%.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra Contínua (Pnad), divulgados ontem pelo IBGE. Mostram um mercado de trabalho ainda em recuperação após os dois anos de pandemia. Porém, se nada for feito, a tendência é crescer, uma vez que o cenário macroeconômico do Estado, com projeção de PIB entre os cinco menores do Brasil, estimado em alta de 2,3%, só deve acentuar ainda mais o desemprego.
Leia maisNão há, até o momento, nenhuma política pública voltada para incentivar a geração de emprego em Pernambuco. Pelo contrário, com o maior ICMS do Brasil, o Estado pode terminar perdendo o poder de atrair novos empreendimentos, responsáveis pela geração de emprego e renda.
A taxa alta de desemprego é algo que desola e tira a esperança de muitos pernambucanos. Mais de 500 mil ficaram a ver navios só nos três últimos meses de 2023, sem encontrar nenhum emprego. A esperança para manter os custos, que só crescem diante de uma política arbitrária de aumento de impostos, se dá naturalmente pelo crescimento da informalidade.
Este último indicador da Pnad chegou a 50,1%, o que significa que metade dos pernambucanos trabalhou na informalidade, sem qualquer tipo de direito constitucional, apenas para sobreviver, em 2023. No Brasil, esse percentual, apesar de ainda alto, foi de 39,1%, enquanto a taxa de desocupação, de 7,8%.
Análise – De acordo com a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, o grande volume de pessoas no mercado informal, sem garantias trabalhistas e com menores rendimentos do trabalho, gera uma insegurança quanto ao futuro, refletindo em menores despesas e compras de menor valor. “Isso reduz as perspectivas de investimento das empresas e diminui as chances de contratação, num ciclo de baixo desempenho econômico no estado”.
Rendimento – A diferença de rendimento entre homem e mulher ainda é grande no Brasil. Segundo o IBGE, as trabalhadoras brasileiras tiveram no quarto trimestre de 2023 um rendimento médio real 20,8% menor que o dos homens. Enquanto o valor recebido por eles no trabalho principal alcançava R$ 3.233, o delas foi R$ 2.562.
Ato simbólico – Sob risco iminente de ser fechado pelo Governo de Pernambuco, o Hospital Regional Jesus de Nazareno, em Caruaru, será cenário, na próxima segunda, às 11h30, de um grande abraço simbólico das entidades médicas do Estado, organizações de saúde e estudantes. Tudo isso para mostrar a indignação e a necessidade da manutenção da unidade de saúde, crucial para as gestantes do Agreste, seus familiares e bebês.
Intermediação – Está mantida, para a próxima segunda-feira, às 10h, a reunião entre o Sindicato dos Policiais Civis e o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), para dialogar sobre a abertura da mesa de negociação do Governo de Pernambuco com a categoria. Na última sexta, a pedido de Porto, o Sinpol-PE suspendeu a greve que seria iniciada no Carnaval após compromisso do presidente da Alepe em intermediar as negociações com o Executivo Estadual.
Modelo – Na tentativa, cada vez mais deprimente, de tentar ter engajamento em suas redes, com menos de 1 milhão de seguidores, a governadora Raquel Lyra posou de modelo, ontem, para divulgar a ação dominical para quem perdeu o RG e precisa tirar o documento de identidade. O termo “vergonha alheia” cai como uma luva diante da cena.
CURTAS
CONCURSO – A Prefeitura do Recife publicou edital de concurso público para a Rede Municipal de Ensino do Recife. O certame vai oferecer 300 vagas para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) e 40 vagas para Nutricionista. O prazo para inscrição vai até o dia 25 de março e as provas estão previstas para o dia 28 de abril.
ARRANJOS PRODUTIVOS – O Governo de Pernambuco, através da Adepe, finalmente divulgou, ontem, após cinco prorrogações, o resultado do Programa PE Produz, uma espécie de remake do Força Local, concebido em 2019, no Governo do PSB. Na lista de aprovados, 33 projetos de 23 entidades sem fins lucrativos que pouco refletem na economia do Estado.
FIRME – A vice-prefeita do Recife, Isabela Roldão, quebrou o silêncio e afirmou, em entrevista à Folha de Pernambuco, que apesar da recente aliança entre seu partido, o PDT, com o Governo de Pernambuco, nada muda no Recife. “No Recife, hoje, nada está mexido. Está tudo do jeito que estava até ontem”, disse, enfatizando que a decisão do presidente da legenda, Carlos Lupi, se deu na esfera estadual.
Perguntar não ofende: O Governo de Pernambuco vai manter a promessa de negociar com os policiais civis após o fim do Carnaval?
Leia menos