Lula avisa que não vai pagar sozinho a conta da inflação dos alimentos
Por Larissa Rodrigues – repórter do blog
No mesmo dia em que mais uma pesquisa reforçou a tendência de desaprovação do Governo Lula (PT), o presidente dedicou boa parte de seu discurso, em um evento em Minas Gerais, ontem, ao problema dos preços dos alimentos. Lula não descartou a adoção de medidas drásticas para baixar a inflação e avisou que busca uma explicação para a alta.
A avaliação negativa do Governo Lula aumentou, segundo a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada ontem, e o presidente sabe que a comida cara é um dos principais fatores para esse resultado, mesmo que nem tudo seja culpa da gestão. Neste momento, mais do que importante, é uma necessidade de o presidente repetir em público quantas vezes forem necessárias que está empenhado em resolver a questão.
Leia maisSegundo os dados da AtlasIntel/Bloomberg de ontem, 50,85 dos entrevistados consideram o governo ruim/péssimo, enquanto 37,6% acham ótimo/bom. No último levantamento da AtlasIntel, realizado em janeiro deste ano, a avaliação positiva chegava a 37,8% e a negativa, 46,5%.
O anúncio de medidas para tentar reduzir os preços dos alimentos, na última quinta-feira (6), e as falas do presidente, ontem, mostram que a prioridade número 1 da gestão petista, neste início de ano, é fazer a comida chegar com valor mais acessível ao prato do povo, custe o que custar. Está em jogo a imagem do governo, faltando pouco mais de um ano para as eleições, e Lula não está disposto a pagar essa conta sozinho.
“Eu quero que vocês saibam que preço do café está muito caro para o consumidor. O preço do ovo está muito caro, o preço do milho está caro e nós estamos tentando encontrar uma solução. A gente não quer brigar com ninguém. A gente quer encontrar uma solução pacífica sem nada, mas se a gente não encontrar, a gente vai ter que tomar atitudes mais drásticas porque o que interessa é levar a comida mais barata para a mesa do povo brasileiro”, disse Lula.
O presidente falou durante evento em Campo do Meio, em Minas Gerais, para entrega de 12.297 lotes para famílias acampadas em 138 assentos rurais, espalhados em 24 estados. “O que precisamos é saber que tem atravessador no meio. Entre o produtor e o consumidor deve ter muito, muito. Tem muita gente que mete o dedo no meio da gente… e nós vamos descobrir quem é o responsável por isso, numa boa”, avisou o chefe do Poder Executivo.
Medidas anunciadas – Um pacote com seis medidas foi anunciado no Palácio do Planalto, na noite da última quinta-feira, para baixar os preços dos alimentos. Foram zeradas as tarifas de importação de alguns produtos (café, carne, açúcar, milho, óleo de girassol, azeite de oliva, sardinha, biscoitos e massa alimentícia). Outra ação entre as propostas é a negociação com governadores para que haja isenção do ICMS de produtos da cesta básica, que já são zerados nacionalmente. O anúncio do pacote foi liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Humberto assume PT – O senador Humberto Costa (PT) foi eleito, ontem, por aclamação, como novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. Humberto é o primeiro pernambucano a assumir o comando da sigla em 45 anos e vai suceder à deputada federal Gleisi Hoffmann no cargo que ocupava havia oito anos. Gleisi foi escolhida pelo presidente Lula para a vaga de ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), e toma posse na próxima segunda-feira (10).
Alepe Mulher 1 – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abre, a partir de segunda-feira (10), os agendamentos para participação da população feminina no programa ‘Alepe Mulher’. A ação é voltada para serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado e contará com a parceria de outras instituições do Estado. Os agendamentos prosseguem até o dia 14/03. Serão oferecidos cerca de 7 mil atendimentos entre consultas médicas e exames, além de serviços por demanda livre, ou seja, sem necessidade de agendamentos.
Alepe Mulher 2 – A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março. Os agendamentos para consultas e exames serão realizados pela central telefônica da Alepe: (81) 3183-2424, (81) 3183-2026, (81) 3183-2443 e (81) 9 95700067. A solenidade de abertura do evento será no próximo dia 17 com a presença de parlamentares e discurso do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Os atendimentos serão realizados de 18 a 20 de março, na Rua da União, Centro do Recife.

Ainda sobre a Alepe – A Casa realiza, na próxima terça-feira (11/03), durante a reunião plenária, às 14h30, a eleição para o cargo de 4º secretário da Mesa Diretora, que deve ser preenchido pelo deputado Izaías Régis (PSDB). No mesmo dia, haverá eleições para o cargo de Ouvidor-geral e membros titulares e suplentes da Comissão de Ética. As votações são secretas. A cadeira de 4° secretário ficou vaga com a eleição, em fevereiro, do deputado Alberto Feitosa (PL) para a presidência da Comissão de Justiça. Os deputados poderão se inscrever para algum dos cargos a partir de segunda-feira (10) até a terça-feira, às 12h30. O formulário estará disponível na Secretaria-Geral da Mesa Diretora.
CURTAS
POSSE DE INGRID ZANELLA – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) realiza, na próxima segunda-feira (10), a cerimônia de posse festiva da nova gestão para o triênio 2025-2027. O evento será no Teatro Guararapes, em Olinda, a partir das 18h. A presidente eleita, Ingrid Zanella, chegará ao local com uma hora de antecedência, às 17h, exclusivamente para atender à imprensa presente.
BOLSONARO E AS MULHERES PETISTAS 1 – Que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nunca apresentou condições éticas e até mesmo cognitivas para comandar uma nação como o Brasil, todo mundo que tem um mínimo de discernimento está cansado de saber. O capitão nunca conseguiu entender a estatura da cadeira na qual se sentou. Não surpreende que, após sair do cargo, Bolsonaro continue rasteiro, infantilizado e apresentando preceitos morais extremamente desconexos com as grandes discussões mundiais da atualidade. Beira a delinquência. A última do ex-presidente foi atacar mulheres petistas.
BOLSONARO E AS MULHERES PETISTAS 2 – Jair Bolsonaro disse que as mulheres que apoiam o PT são “feias” e “incomíveis”, como se importasse a opinião dele a respeito do que ele considera beleza e como se houvesse alguma relevância nesse tipo de discussão. A declaração foi dada a um grupo de apoiadores em sua casa, em Angra dos Reis (RJ), onde passou o Carnaval. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo vereador e filho 04 de Jair, Renan Bolsonaro (PL-SC). Bolsonaro é tão pueril que faz questão de entrar para a história como um ex-presidente que usa termos baixíssimos e só fala tolices. Fica o registro de mais um exemplo da qualidade de pessoa que geriu esse país por quatro anos.
Perguntar não ofende: Quais medidas drásticas Lula pode adotar para baixar os preços dos alimentos?
Leia menos