Coluna da sexta-feira

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 na manhã de ontem (8) devido à chuva e ventos fortes registrados em várias regiões do município. O estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e indica risco de ocorrências de alto impacto.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, os núcleos de chuva já se afastaram e perderam intensidade. Os ventos chegaram a 77,7 km/h no Aeroporto Internacional Tom Jobim, por volta das 6h. Em Copacabana, uma árvore caiu e interditou uma rua próxima à Barata Ribeiro, levantando o concreto da calçada. O bairro registrou os segundos ventos mais fortes da cidade, com rajadas acima de 70 km/h. As informações são da Band News TV.

Além da queda de árvores e galhos, há bolsões d’água em diversas vias. Cinco estações do MetrôRio — entre Coelho Neto e Colégio — estão fechadas após a queda de um muro sobre a via. Equipes da concessionária trabalham no local.

Também houve registros de chuva e vento forte em Niterói, Maricá e em cidades da Baixada Fluminense, como Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O Teatro RioMar será palco, no dia 25 de novembro, da 27ª edição da Agenda TGI | Painel 2026, evento empresarial promovido pela TGI Consultoria, em parceria com a revista Algomais. A programação, marcada para as 19h, contará com a condução dos consultores Francisco Cunha e Fábio Menezes, que apresentarão análises e projeções sobre o cenário político, econômico e social para o próximo ano.

Com o tema “O Novo Mundo Híbrido – Um Mergulho na Era da Conexão Fragmentada”, a edição de 2025 propõe uma reflexão sobre o tempo atual, marcado por contradições e sobreposições: real x virtual, guerra x paz, público x privado, fato x opinião. A proposta é debater os impactos dessa convivência entre mundos opostos e como empresas, governos e cidadãos podem se posicionar diante dessa nova configuração global.

Na edição anterior, o Painel 2025, que teve como tema “Escassez – Crise Imediata e Soluções que Precisamos Encontrar”, destacou a urgência de enfrentar as mudanças climáticas e de repensar modelos de desenvolvimento. Fábio Menezes abordou, à época, temas como a disrupção digital, os conflitos internacionais e os efeitos das mudanças climáticas, enquanto Francisco Cunha chamou atenção para a necessidade de redesenhar o modelo econômico de Pernambuco e de reintegrar o Recife à sua geografia natural por meio de projetos sustentáveis, como o Parque Capibaribe.

Seguindo a tradição de unir análise e prospecção, o Painel 2026 trará um balanço de 2025 e apresentará as principais tendências e desafios para o próximo ano, explorando como a fragmentação das conexões (entre pessoas, instituições e informações) redefine o modo de viver e fazer negócios no mundo contemporâneo.

Ipojuca - Acerte as contas

Hoje, o Recife vira palco de mais uma edição da Corrida da OAB Pernambuco, que deve reunir centenas de participantes entre advogados, advogadas e o público geral. A largada começou às 6h, no Shopping Recife, com percursos de 5 km e 10 km pela Via Mangue.

A iniciativa é promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), como parte das ações voltadas ao incentivo da prática esportiva e ao bem-estar físico e emocional da advocacia.

“A advocacia é uma atividade intensa, que exige presença, entrega e muita responsabilidade. Estar bem física e emocionalmente é essencial para exercer esse papel com equilíbrio. A Corrida da OAB-PE é sobre isso: sobre acolhimento, cuidado e encontro. Ver a advocacia ocupando as ruas com leveza e energia é motivo de alegria para todos nós”, destaca a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

Mais do que uma prova esportiva, a Corrida da OAB-PE se consolida como um espaço de socialização, troca, incentivo à saúde e aproximação com a comunidade, reforçando esporte e cidadania como pilares de convivência.