Coluna da quinta-feira

Tonca expõe fragilidades de Lupércio

A pré-campanha municipal ainda está na geladeira. Só terá seu start, na verdade, após o carnaval. Mas pelo menos em Olinda, graças a inquietação e a marcação cerrada do advogado Antônio Campos, o Tonca, pré-candidato a prefeito pelo PRTB, tem sido uma ave rara na criação de fatos que estão comprometendo a já arranhada imagem do prefeito, o Professor Lupércio (PSD).

Irmão do ex-governador Eduardo Campos, Tonca meteu a mão na ferida do Professor: o desequilíbrio das finanças em Olinda. Segundo ele, um levantamento preliminar, feito por uma empresa de auditoria externa, com base no Portal transparência e outros canais de informação, revelou que a Prefeitura deve mais de R$ 191 milhões.

Veja outras postagens

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou seu aviso de chuvas intensas, na manhã desta quinta-feira (19). 113 municípios do Sertão e, grande parte do Agreste, estão na zona de “Perigo Potencial”.

Em Pernambuco, ficam de fora da previsão, com validade para toda a quinta, a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Mata Sul, e alguns municípios do Agreste. As informações são do Diario de Pernambuco.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos) publicou nas redes sociais uma manifestação sobre a Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema a moradia. No texto e em material gráfico divulgado, o parlamentar afirma que, em 2000, 87,7% dos brasileiros viviam em casa própria, percentual que teria caído para 78,1% em 2025, segundo dados da PNAD/IBGE citados na publicação. Ele também aponta que o número de pessoas morando de aluguel passou de 21 milhões para 46,5 milhões no mesmo período.

Na publicação, Hauly afirma ainda que mais de 6 milhões de famílias vivem em moradias inadequadas e que cerca de 328 mil brasileiros estão em situação de rua. “Em 25 anos, os programas habitacionais de todos os governos falharam. Prometeram em campanhas eleitorais. Não entregaram resultados estruturais”, escreveu. O deputado afirma receber a campanha da Igreja com “respeito e seriedade”, mas defende que o tema seja tratado também como pauta de política pública.

O parlamentar propõe enfrentar o que chama de causas estruturais do problema e sugere a criação de um “Fundo Rotativo Permanente e exclusivo para Habitação e Saneamento, com recursos suficientes e gestão eficiente”. Ao final da publicação, declarou: “Moradia não pode ser slogan. Precisa ser política pública eficaz. Quem prometeu e não entregou já teve 25 anos. O Brasil precisa virar essa página.”

Ipojuca - No Zap

Pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) embarcou novamente para os Estados Unidos em viagem cuja programação não foi divulgada por sua assessoria. A ida ao exterior ocorre após o parlamentar passar o feriado de carnaval no Brasil e marca sua terceira agenda internacional desde que passou a se colocar como opção do bolsonarismo para a eleição presidencial de 2026.

A nova viagem acontece dias após o senador concluir um giro internacional que incluiu passagens por Israel, países do Oriente Médio e pela França. Durante o roteiro, Flávio participou de conferência em Jerusalém, reuniu-se com autoridades do Bahrein e se encontrou com representantes da direita europeia, além de conceder entrevistas nas quais fez críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Judiciário brasileiro. As informações são do jornal O GLOBO.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a primeira reunião de seu Conselho da Paz, lançado há um mês em Davos, nesta quinta-feira (19).

O encontro, segundo a Casa Branca, conta com delegações de mais de 20 países. Trump o iniciou fazendo elogios aos líderes dos países que aceitaram fazer parte do conselho, entre eles o argentino Javier Milei. As informações são do g1.

Ao exaltar a paz conquistada no Oriente Médio, além de falar sobre o acordo mediado pelos EUA entre Israel e o Hamas para dar fim à guerra na Faixa de Gaza, o presidente americano também citou o Irã. Relembrou o ataque feito às instalações nucleares do país em junho do ano passado e afirmou:

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A prefeita de Casinhas, Juliana Chaparral, recebeu o apoio de cinco vereadores do município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, à sua pré-candidatura a deputada federal. Declararam apoio os vereadores Nilson do Galo, Tonhinho de Valu, Éder Rodrigues, Darinha Pankararu e Romário de Maria do Bairro. A suplente Helenilda também manifestou adesão ao grupo político.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal, manifestou preocupação com os possíveis reflexos no setor varejista caso avance no Congresso Nacional a proposta que prevê o fim da escala 6×1, modelo em que o trabalhador atua seis dias e descansa um. A medida, em discussão por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), limita a jornada semanal a 36 horas e tem sido alvo de críticas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que divulgou nota pública defendendo a rejeição do texto. Confira:

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, é o convidado do meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima terça-feira. Na pauta, sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal pelo PT e os principais projetos de preservação do patrimônio cultural brasileiro, além da conjuntura política nacional.

Formado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e formação em gestão cultural pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Grass é professor e pesquisador nas áreas de sociologia, políticas públicas e participação social. Foi deputado distrital entre 2019 e 2022, período em que foi autor de diversas leis nas áreas de educação, desenvolvimento sustentável e direitos das mulheres.

Por Luiz Queiroz – Capital Digital

O teor da conversa ainda não foi divulgado, mas o presidente Lula e sua comitiva acabaram se encontrando com o CEO do Google, Sundar Pichai, em Nova Delhi, na Índia, onde está participando da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial.

Na abertura Lula cobrou uma regulamentação da IA e apontou sua borduna para as big techs: “Quando poucos controlam os algoritmos e as infraestruturas digitais, não estamos falando de inovação, mas de dominação”, disparou.

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), proibiu nesta quinta-feira (19) a criação de qualquer nova lei ou ato normativo que institua pagamentos acima do teto remuneratório constitucional, que é o limite máximo salarial que agentes públicos podem receber, hoje em R$ 46,3 mil.

A vedação aplicada por Dino é válida tanto para salários quanto para chamadas “verbas indenizatórias”. Essas indenizações são gratificações e auxílios que servidores recebem e, normalmente, extrapolam o teto e produzem “supersalários”, por isso, ficaram conhecidas como “penduricalhos”.

No último dia 5, Dino determinou a suspensão do pagamento de todos os penduricalhos que não estejam previstos em lei em órgãos de todos os níveis da federação. A decisão desta quinta, portanto, visa evitar a criação de leis ou atos que driblem a determinação do ministro. As informações são da CNN.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho comunicou em suas redes sociais, há pouco, que ele e a esposa Lara perderam Rafael, que seria o terceiro filho do casal. Ela estava no sétimo mês de gestação.

“Ele não viu esse mundo e já partiu para ser anjo junto do nosso pai! Daqui levou nosso amor, carinho e acima de tudo um pedaço de nossos corações. Eu creio em Deus e sei que com o tempo vamos compreender o porquê disso! São Rafael Arcanjo, rogai por nós. Cuida da gente, filho!!”, afirma a postagem no instagram.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O presidente do Instituto Brasileiro para Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA), Marcelo Senise, lamenta profundamente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegue para um encontro de fundamental importância como a Cúpula Internacional sobre o Impacto da IA, em Nova Dehli, na Índia, sem ter nada de concreto para apresentar. Por inação do governo, do Congresso, da Justiça e da sociedade como um todo, o Brasil mostrou-se incapaz de avançar na regulação da Inteligência Artificial em um ano eleitoral, mais uma vez marcado por uma polarização política violentíssima. A Justiça Eleitoral atuará, na opinião de Senise, como alguém que tenta “estancar uma hemorragia com um band-aid”.

Democracia corre risco de sucumbir
Sem medo de parecer alarmista, Senise considera que “a democracia brasileira corre risco real de sucumbir”. Caso não se consiga estabelecer um controle mínimo do uso dessas novas tecnologias, Senise vislumbra um cenário no qual o eleitor não será capaz de discernir o que é real do que é falso. O que pode gerar um cenário de perda absoluta da confiança, de descrédito total nas instituições e nos seus mecanismos de funcionamento.