Coluna da quinta-feira

Tonca expõe fragilidades de Lupércio

A pré-campanha municipal ainda está na geladeira. Só terá seu start, na verdade, após o carnaval. Mas pelo menos em Olinda, graças a inquietação e a marcação cerrada do advogado Antônio Campos, o Tonca, pré-candidato a prefeito pelo PRTB, tem sido uma ave rara na criação de fatos que estão comprometendo a já arranhada imagem do prefeito, o Professor Lupércio (PSD).

Irmão do ex-governador Eduardo Campos, Tonca meteu a mão na ferida do Professor: o desequilíbrio das finanças em Olinda. Segundo ele, um levantamento preliminar, feito por uma empresa de auditoria externa, com base no Portal transparência e outros canais de informação, revelou que a Prefeitura deve mais de R$ 191 milhões.

Veja outras postagens

Aliados do deputado e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, se surpreenderam com o anúncio do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que está neste momento em Araripina, à candidatura de Miguel Coelho ao Senado.

Tudo porque, de acordo com o estatuto da federação PP-União Brasil, na distribuição das executivas estaduais, em Pernambuco a federação terá o controle absoluto de Da Fonte, conforme documento que ilustra a postagem.

“Pelo estatuto, quem manda na federação em Pernambuco é Eduardo da Fonte. Rueda blefa”, disse um parlamentar da federação.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do Blog do Valdo Cruz – G1

O ministro Dias Toffoli, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF), viajou para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, em Lima, no Peru, no mesmo voo particular que um advogado que defende um dos diretores da instituição liquidada pelo Banco Central no STF. A informação foi publicada pelo colunista de “O Globo”, Lauro Jardim, e confirmada pelo Globo News com interlocutores do ministro.

Toffoli viajou num jatinho do empresário e ex-senador Luiz Oswaldo Pastore, no qual estavam também o advogado Augusto Arruda Botelho, que atua no processo do Banco Master defendendo o diretor de compliance do Banco, Luiz Antônio Bull, e o ex-deputado Aldo Rebelo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, acabou de anunciar, em Araripina, apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB) para o governo de Pernambuco, e de Miguel Coelho ao Senado.

Rueda está em Araripina, no Sertão do Estado, para prestigiar um evento no qual o prefeito Evilasio Mateus também declarou voto em João e Miguel. A movimentação em Araripina reuniu também o deputado federal Fernando Filho (União), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, Marília Arraes, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) registrou em seus stories do Instagram, há pouco, que encontrou o livro “Os Leões do Norte”, durante uma parada em Arcoverde, enquanto rodava pelo Sertão. Na publicação, o parlamentar aparece segurando o exemplar em uma loja da cidade.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

No Agreste pernambucano, o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, ganhou mais um importante apoio. O prefeito de Cupira, Eduardo Lira, recebeu João em sua cidade neste domingo (7) para apresentá-lo à população local e lideranças da região como o seu parceiro em aliança estratégica que marca o um novo momento para Pernambuco.

“Estive aqui, em Cupira, ao lado do presidente Lula e agora fico muito feliz de estar sendo recebido neste domingo pelo prefeito Eduardo Lira, que tem feito um grande trabalho. Estamos reafirmando o nosso compromisso de estar junto do povo daqui, de estar próximo da gestão e de garantir que nossos projetos políticos caminhem lado a lado. É muito importante formar um bom time e contar com esse time para trabalhar pelo povo de cada cidade e do nosso estado”, afirmou João Campos.

“Vivemos um momento especial em Cupira, recebemos na mesma semana o presidente da República e agora João Campos. É uma alegria, João, Vamos caminhar juntos, se Deus quiser. Pode contar com o nosso povo para transformar Pernambuco e, em especial, o nosso município”, destacou Eduardo Lira.

João foi novamente recepcionado de forma calorosa pela população em Cupira. Além disso, marcaram presença no evento lideranças regionais das mais diversas. Foram eles: Orlando (ex-prefeito de Altinho), Marivaldo (prefeito de Altinho), Josué (prefeito de Agrestina), Sandoval Cadengue (ex-prefeito de Brejão), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, o deputado estadual Antônio Coelho, a presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes, João Mendonça (ex-prefeito Belo Jardim), Alexandre Batite (prefeito São Bento do Una), Genilson Lucena (ex-prefeito de Panelas), Felipe Porto (ex-prefeito Canhotinho), Sandro Arandas (ex-prefeito Ibirajuba), Caique (prefeito de Angelim), Sandra Paes (prefeita de Canhotinho), Rubem (prefeito de Panelas), Erivaldo Chagas (prefeito Lajedo), Sandoval José de Luna (ex-prefeito Cupira), além de vereadores de Poção, Jupi, Bezerros, Panelas, Altinho, São Bento do Una e a própria Cupira.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco se reuniu neste domingo (7) para fazer um balanço das atividades de 2025 e iniciar a preparação da estratégia política para as eleições de 2026. Como parte desse processo, foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que irá conduzir o alinhamento político e organizativo do partido no próximo período.

Dentro da estratégia de fortalecimento do PT em Pernambuco, também foi definido um calendário de atividades, a partir da segunda quinzena de janeiro, para diálogo com os diretórios municipais. A proposta é debater política, programa e organizar a militância em torno dos objetivos centrais do partido: a construção de uma ampla aliança em defesa do presidente Lula, a reeleição do senador Humberto Costa e a ampliação das bancadas federal e estadual.

O presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Veras, informou ainda que, no mês de abril, será realizado o Congresso Nacional do Partido, que irá debater quatro eixos centrais: programa partidário, programa de governo, revisão do estatuto, conjuntura política e tática eleitoral. “O balanço do ano e a posse dos novos coordenadores e secretários setoriais são o pontapé inicial para o alinhamento da nossa tática eleitoral com os diretórios municipais, prefeitos, vereadores e toda a nossa militância. O PT trabalha incansavelmente para garantir mais uma grande vitória do presidente Lula e mostrar sua força em Pernambuco”, afirmou Carlos Veras.

Participaram da reunião cerca de 100 dirigentes, entre eles a deputada estadual Rosa Amorim; os vereadores do Recife, Osmar Ricardo e Kari Santos; o vereador de Paulista, George Freitas; e a vice-prefeita de Ipojuca, Marinalva dos Santos. Ao final do encontro, foi realizada a posse das Secretarias e Coordenações Setoriais do PT em Pernambuco.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi considerada justa por 54% dos brasileiros, enquanto 40% discordam da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (7). Outros 6% não sabem ou não responderam.

Os pesquisadores também questionaram os entrevistados sobre o local onde o ex-mandatário deveria cumprir a pena, estipulada em 27 anos e três meses de cadeia pela Corte. Para 34%, Bolsonaro deveria cumprir a pena em casa. Já 26% pensam que ele deveria estar em um presídio comum, 20% em uma unidade militar, e 13% disseram na sede da Polícia Federal — onde o ex-presidente se encontra atualmente. Não souberam responder 7%. As informações são do jornal O Globo.

Dois dias após anunciar que pretende concorrer à Presidência em 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) admitiu nesta manhã que pode desistir da disputa, mas impondo condições para isto. Prometeu, ainda, ser “Bolsonaro diferente”.

Flávio admitiu que pode desistir da disputa, mas afirmou que isso teria um “preço”. “Tem uma possibilidade de eu não ir até o fim. Eu tenho um preço para não ir até o fim. Eu vou negociar”, disse o senador, sem afirmar qual seria esse preço. Ele indicou, no entanto, que a anistia aos condenados pela trama golpista seria um dos fatores. As declarações foram feitas a jornalistas após Flávio participar de culto em uma igreja em Brasília. Foi o primeiro evento público do senador após anunciar, na sexta (5), a pretensão de concorrer à Presidência em 2026. As informações são do portal UOL.

A relação política entre a ex-prefeita de Tabira, Nicinha Melo, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tornou-se alvo de críticas e análises após o desfecho das últimas eleições municipais no Pajeú. Nicinha, primeira liderança da região a declarar apoio público à então candidata Raquel Lyra, ainda no período pré-eleitoral estadual, esperava reciprocidade durante sua campanha de reeleição. No entanto, segundo relatos de sua equipe e aliados, o retorno político prometido não veio.

Durante todo o período eleitoral, a governadora não compareceu a nenhuma agenda em Tabira para reforçar o apoio à ex-prefeita, deixando um vazio político notado tanto por aliados quanto por opositores. Além da ausência física, Nicinha Melo não teve atendidos ofícios enviados pela gestão municipal, nos quais solicitava reforço das polícias Civil e Militar para coibir compra de votos na cidade — uma preocupação recorrente na Cidade das Tradições. A falta de resposta, segundo pessoas próximas à ex-prefeita, acabou favorecendo indiretamente o candidato adversário.

Outro ponto de desgaste na relação foi o anúncio tardio da obra da Rodovia José Paulino de Melo, estrada que liga Tabira ao município paraibano de Água Branca. A governadora divulgou o investimento apenas após o período eleitoral, apesar de a obra ter sido uma das principais solicitações levadas reiteradamente por Nicinha Melo ao Governo do Estado enquanto gestora municipal. O atraso no anúncio gerou interpretações políticas sobre estratégia e conveniência.

A postura de Raquel Lyra tem provocado debates na região sobre alianças, reciprocidade e o tratamento dado às lideranças que contribuíram para sua vitória no Pajeú. Enquanto isso, apoiadores da ex-prefeita afirmam que Nicinha segue sua atuação política com independência, mas sem deixar de destacar o que consideram uma quebra de compromisso por parte do Governo do Estado.

O prefeito de Cupira, Eduardo Lira (PSDB), oficializou neste domingo (7) o apoio a pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco, durante ato político no município. Na ocasião, o prefeito anunciou filiação ao PSDB, comandado em Pernambuco por Álvaro Porto. O evento contou com a presença de pré-candidatos ao Senado, como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, Miguel Coelho, e Marília Arraes. Além deles, também estiveram lá o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, e Gabriel Porto. Ambos são os nomes apoiados pelo prefeito na cidade de Cupira.

“João Campos representa a mudança que nós estamos precisando que seja feita. Ele vem de uma família tradicional e muito importante na história política de Pernambuco e o nosso estado tem saudades de quando Eduardo Campos era governador. João vem para renovar essa esperança”, disse o prefeito. As informações são do blog do Silvinho.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que recebe com alegria o apoio do gestor cupirense. Ele esteve na cidade na última terça-feira (2), durante a agenda do presidente Lula na inauguração da Barragem Panelas II. Segundo João, às vésperas de 2026, o PSB quer transmitir um sentimento de esperança por um novo momento para todas as regiões de Pernambuco. Também elogiou o aceno que tem recebido de prefeitos pernambucanos a exemplo de Marivaldo (Altinho), Josué (Agrestina) e Kaique (Angelim), a quem intitulou de guerreiros.

A visita a Cupira neste domingo deu a João Campos a oportunidade de conversar com lideranças de outros municípios, tanto do Agreste quanto da Mata Sul, que estiveram presentes no ato e manifestaram desejo de apoiar sua candidatura em 2026.

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB) esteve em Cupira no início da tarde deste domingo (7) no ato de apoio do prefeito Eduardo Lira a João Campos. Na oportunidade, Lira anunciou filiação ao PSDB.

No discurso, Álvaro Porto não poupou críticas à governadora Raquel Lyra (PSD) e disse que se arrependeu de não ter escolhido votar, em 2022, em Miguel Coelho ou em Marília Arraes para governador. As informações são do blog do Silvinho.

“Infelizmente, apoiei a governadora que venceu, mas me arrependo. Poderia ter tomado outro caminho. Ter ido apoiar Miguel Coelho ou Marília Arraes, mas me enganei. A gente tem o direito de errar, mas não de permanecer no erro” disse Álvaro.

O deputado disse que da mesma forma que andou os quatro cantos de Pernambuco para eleger Raquel Lyra em 2022, vai percorrer novamente os mesmos lugares desta vez pedindo votos para João Campos. Para o presidente da Assembleia Legislativa, Raquel comanda um governo arrogante e sem nenhuma entrega para Pernambuco.

Do jornal O Globo

Dirigentes do União Brasil em sete estados, incluindo locais como Rio, Bahia e Amapá, vêm acumulando desgastes neste ano devido a investigações da Polícia Federal (PF) que atingem ou os próprios caciques, ou aliados próximos. No caso mais recente, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, foi preso por suspeita de vazar uma operação da PF contra o deputado estadual TH Joias (MDB). Outras apurações, envolvendo desde desvios de emendas parlamentares até aportes de fundos de previdência em papéis do Banco Master, também arranharam lideranças do partido.

A lista de dirigentes citados em diferentes apurações inclui o presidente nacional do União, Antonio Rueda, e os deputados Elmar Nascimento (BA) e Pedro Lucas Fernandes (MA), respectivamente ex e atual líderes do partido na Câmara. Em paralelo aos casos que vieram à tona, a relação entre o partido e o governo Lula (PT) se deteriorou, e o União ordenou que seus filiados entregassem cargos nos últimos meses.