Advogado de agressor aponta rixa
O comerciante Nelson do Consórcio, responsável pela facada desferida no prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), quinta-feira passada, no meio da tarde no centro daquela cidade, deve se entregar à polícia nos próximos dias, segundo o seu advogado Cláudio Soares.
Ele está foragido desde o momento da tentativa de homicídio, sem que a polícia tenha descoberto qualquer pista sobre o seu paradeiro. Mas por orientação do advogado, vai se entregar porque a prisão foi decretada pela justiça, “mesmo não tendo o acusado amplo direito de defesa”, segundo Soares.
Leia maisQuando o agressor se entregar, será preso e mais na frente submetido a júri popular por tentativa de homicídio. A estratégia do advogado está sustentada na versão de que não houve uma tentativa de homicídio, “mas apenas uma lesão”, segundo as palavras do advogado.
Na entrevista que concedeu, ontem, ao Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, Cláudio Soares disse que não houve motivação política no episódio.
Relatou uma rixa antiga entre agressor e agredido, desde 2016, chegando a citar que Nelson, o agressor, já teria, inclusive, votado em Ângelo em uma ocasião e que há uma sobrinha dele que trabalha como secretária do prefeito. “Não há crime político. A motivação não foi essa. Tanto que um sobrinho do prefeito deu entrevista à Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, afirmando que o caso se deu por motivos pessoais”, disse o advogado.
Ele só não adiantou quando o acusado vai de fato se entregar. “Fui contratado ontem, estou levantando as informações e conversando com a família. Já estive em Sertânia e as primeiras informações que levantei sobre o caso diferem muito do que foi até o momento noticiado”, disse. Para Soares, Nelson do Consórcio é um homem de bem, tem uma família estruturada e só agrediu o prefeito porque foi provocado.
Mas não é esta a versão que se ouve na cidade. O que se divulgou, em relação ao episódio, é que o prefeito apenas cumprimentou o agressor quando se dirigia à agência do Banco do Brasil e foi surpreendido com a facada. Entre as testemunhas, o secretário Neto Cajueiro, do primeiro escalão municipal.
Alta hospitalar – O prefeito Ângelo Ferreira (PSB) recebeu alta, ontem, da cirurgia no abdômen a que se submeteu no hospital Memorial Arcoverde, quinta-feira passada, depois de ser esfaqueado pelo comerciante Nelson do Consórcio. Segundo familiares, seu processo de recuperação exige repouso de pelo menos duas semanas, o que fará no Recife ao lado da sua família. No dia seguinte à cirurgia, Ângelo gravou um vídeo e disse ter sido vítima da intolerância política.
Protesto em Tabira – Em Tabira, no Sertão do Pajeú, alunos da rede estadual de ensino foram surpreendidos, ontem, com uma troca de última hora da empresa responsável pelo transporte escolar. “A nova empresa não tem a menor qualificação”, relata o vereador Kléber Paulino (PSB), que exibiu pelas redes sociais fotos e vídeos dos ônibus em péssimas condições de manutenção, o que gerou protesto por parte dos estudantes que estavam acostumados a andar em ônibus confortáveis, limpos e em boa manutenção.
Auxílio moradia – O projeto de Lei foi aprovado, ontem pela Alepe, reajusta o valor do Auxílio Moradia pago pelo Governo de Pernambuco de R$ 200 para R$ 350. Na mesma sessão, os deputados estaduais também aprovaram a inclusão de 174 famílias no benefício. São 133 residentes em prédios-caixão que estão condenados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Camaragibe, e outros 41 que moram no bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana. Para receber o auxílio, as famílias precisam não possuir outro imóvel, não ser beneficiária de outro programa habitacional, não ocupar área de terceiros de forma irregular e ter renda de até dois salários-mínimos.
Maior PIB mundial – O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teve o 2º maior crescimento no mundo no 2º trimestre de 2024 em comparação com o 1º trimestre. A economia brasileira avançou 1,4% e só ficou atrás do Peru, que avançou 2,4% no mesmo período. O levantamento foi realizado pela Austin Rating. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, ontem, o resultado. O desempenho foi puxado pela indústria, que cresceu 1,8% no 2º trimestre em relação ao 1º trimestre.
Impeachment de Moraes– A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende apresentar um requerimento de urgência junto com o pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, na próxima segunda-feira, segundo o senador Eduardo Girāo (Novo-CE) disse ao site Poder360. A oposição, conforme revelou, quer obstruir a pauta do Senado se o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ignorar a urgência da apreciação do pedido de impeachment, que partirá da Câmara dos Deputados. Cerca de 150 congressistas da Casa Baixa já aderiram à iniciativa.
CURTAS
PETIÇÃO – Paralelo a isso, uma petição pública já reúne 1,3 milhão de assinaturas pedindo a deposição do magistrado. A expectativa é que o número aumente depois das manifestações do 7 de Setembro. O senador disse ainda que o pedido de impeachment tem de vir da Câmara para não configurar conflito de interesse dos senadores, já que os congressistas da Casa Alta são responsáveis por julgar o impeachment dos ministros da Suprema Corte.
SEM VOTOS – Procurado, o senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou que a oposição não tem votos para abrir o processo de impeachment. “Nāo temos nem maioria simples [41 votos] para abrir o processo de impeachment “, disse Seif. Para retirar um ministro do STF na Casa Alta, são necessários 54 votos dos 81 senadores (2/3 do total).
SABATINA – Depois de o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), Vanderlan Cardoso (PSD-GO), anunciar que pretende realizar a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado pelo governo para presidir o BC (Banco Central), no dia 17 de setembro, o Poder360 apurou que o processo só ocorrerá em outubro. A data prevista anteriormente por Vanderlan coincide com a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que será realizada nos dias 17 e 18 de setembro.
Perguntar não ofende: O que o advogado do prefeito de Sertânia vai responder sobre a versão do advogado do agressor?
Leia menos