A carreira militar do tenente-coronel do Exército Mauro Cid ficará congelada enquanto durar a ação penal a que responde na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Tornado réu após ser acusado por tentativa de golpe de Estado, o delator ficará “sub judice”. Nessa condição, Cid não pode ser promovido e o seu nome é retirado da lista de promoção por antiguidade ou merecimento. Ele ainda responder por crime militar devido aos fatos analisados.
Cid não pode ser transferido para outras localidades, realizar cursos, concorrer a missões no exterior e exercer cargo de comando. Normalmente, militares que viram réus podem cumprir expediente normalmente. Cid, contudo, está afastado do serviço por decisão judicial.
O congelamento das carreiras irá acontecer com todos os militares da ativa, caso se tornem réus nas próximas etapas do julgamento do STF, previstas para abril. As informações são do Jornal O Globo.
Além de Cid e do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram transformados em réus na quarta-feira os generais Paulo Sergio Nogueira, ex-ministro da Defesa, Augusto Heleno e ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Como estão na reserva, esses militares não são atingidos imediatamente.
Dependendo da condenação, contudo, podem perder posto e patente. Em outro núcleo da investigação, o general Mário Fernandes, que está preso preventivamente, também pode virar réu.
Em caso de absolvição, ao final do processo, Cid e militares podem entrar com pedido de ressarcimento de preterição na Força para recuperar o tempo perdido e ser promovido de forma rápida, acompanhando colegas de turma.
A situação de Cid, porém, é mais complicada, diante do ineditismo: ele é o primeiro militar a fazer uma delação premiada, o que pressupõe a admissão de ter cometido crime, explicou um oficial a par do assunto. A área jurídica do Exército ainda não sabe exatamente como ficará a carreira dele.
Se for condenado pelo STF por mais de dois anos de prisão, haverá perda de patente e de posto. Neste caso, a família recebe a pensão em valor proporcional ao valor que ele contribuiu ao longo dos anos.
Cid e outros militares poderão ainda responder por crime tipicamente militar, como quebra de hierarquia e disciplina e insubordinação. Neste caso, caberá ao Ministério Público Militar acionar o Superior Tribunal Militar (STM) e decidir se o militar é indigno de pertencer ao quadro da respectiva Força, o que resulta na expulsão.
Outros oficiais da ativa do Exército que correm risco de ter a carreira prejudicada são os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Martins de Oliveira. Os três estão presos.
A cúpula do Exército já esperava que Mauro Cid se tornasse réu, mas a situação não deixa de ser constrangedora, disse um oficial. A diferença é que, a partir de agora, ele fica subordinado à Justiça, a quem vai responder com o auxílio do advogado de defesa.
Alepe se junta ao TCE e ao Ministério Público nas investigações do caso Ana Maraíza Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
Com a entrada da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na apuração sobre a viagem da secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza de Sousa, à Estônia, na Europa, em maio de 2024, o caso ganha mais uma instância de controle investigando.
Agora são três averiguações em andamento sobre a conduta da titular da pasta, que concentra as licitações do governo de Raquel Lyra (PSD). O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também já analisam o episódio, que chegou a este blog com exclusividade no início deste mês.
A Alepe entrou na apuração por meio do deputado Waldemar Borges (MDB), na última quarta-feira (29). O parlamentar enviou um pedido de informação ao Poder Executivo questionando vários pontos, utilizando a prerrogativa constitucional da Casa para investigar as ações do governo. O Estado tem 30 dias para responder.
Sete meses após a viagem de Ana Maraíza para uma conferência de governança digital na Estônia, uma empresa de tecnologia foi contratada pelo Estado sem licitação para fornecer serviços de desenvolvimento de software.
Funcionários concursados denunciaram ao TCE e ao MPPE que as viagens da secretária e de mais cinco servidores teriam sido bancadas pela empresa que ganhou o contrato, cujo valor supera R$ 30 milhões.
Entre os viajantes, dois são ligados à Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), sendo eles o o ex-presidente da Agência, Allan Araújo, e o atual diretor de Transformação Digital, Rafael Soares.
Waldemar Borges pergunta, no pedido de informação, quem pagou a viagem de Ana Maraíza e dos demais servidores; se a demonstração de preços praticados no mercado justifica a contratação da empresa por inexigibilidade após a viagem da secretária; se há, de fato, exclusividade do fornecedor; e por que o Estado abriu mão das soluções tecnológicas que já tinha para contratar outras com custo superior a R$ 30 milhões e sem licitação.
Código de conduta – Se ficar provado que a secretária Ana Maraíza e os outros cinco servidores do Estado viajaram bancados pela iniciativa privada, terão infringido o Código de Conduta da Alta Administração do Poder Executivo Estadual, instituído pelo Decreto nº 46.854, de 7 de dezembro de 2018. O artigo 7º do Código de Conduta diz: “A autoridade pública não poderá receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada em desacordo com a lei, nem receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade”.
MDB de volta ao noticiário – O MDB de Pernambuco voltou ao noticiário com uma decisão da Justiça que suspendeu o resultado da convenção da sigla, quando o presidente da legenda, Raul Henry, foi reconduzido ao cargo. A ação foi protocolada pelos presidentes dos diretórios municipais do MDB de Bodocó, Otávio Cavalcante, e de Paulista, Kelly Moura, e foi atendida pela juíza da 6ª Vara Cível de Brasília, Bruna Araújo Coe Bastos. O Diretório do MDB em Pernambuco publicou nota explicando que todas as normas do estatuto do partido foram seguidas na convenção e que as regras foram, inclusive, aceitas por ambas as chapas eleitorais, com a coordenação da Direção Nacional do MDB.
Medidas e Jarbinhas – O Diretório em Pernambuco informou que vai adotar todas as medidas cabíveis, após ser formalmente notificado, para reverter a decisão da Justiça. Já o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) também publicou uma nota criticando a posição da direção municipal que, segundo ele, deixou de ouvir lideranças municipais. “Recebo essa decisão com serenidade e respeito à Justiça. Sempre defendi que as decisões dentro do MDB precisam seguir o que está no estatuto e garantir espaço e voz para todos os filiados. Desde o início, manifestei preocupação com o processo da convenção, que deixou de ouvir lideranças e diretórios municipais legitimamente constituídos. Essa decisão reafirma a importância da legalidade, da transparência e do diálogo dentro do partido”, disse Jarbinhas.
Caso Carla Zambelli – O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou ontem a certidão de trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir, armada, um homem em São Paulo. A condenação se torna definitiva, abrindo caminho para a execução da pena de cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo. Zambelli está presa na penitenciária de Rebibbia, em Roma, na Itália, desde julho deste ano. O Ministério Público italiano emitiu parecer favorável à extradição dela na última quarta-feira.
Moraes no Rio de Janeiro – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira para uma série de audiências com autoridades locais, após a megaoperação policial que deixou ao menos 121 mortos. A previsão é que Moraes e o governador Cláudio Castro (PL) se encontrem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, no Centro do Rio. Depois, o ministro deve visitar as sedes dos demais órgãos convocados, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública. As informações são do O Globo.
CURTAS
Aniversário da arquidiocese – A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), reuniu-se no gabinete ontem com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. No encontro, eles conversaram sobre os preparativos para o aniversário da arquidiocese, que será celebrado no próximo mês.
Licença-paternidade – Líder do PSB na Câmara, Pedro Campos (PSB) apresentou ontem ao Colégio de Líderes o relatório do Projeto de Lei nº 3.935/08, que regulamenta a licença-paternidade no Brasil, atualmente limitada a cinco dias. O texto amplia esse período para até 30 dias, de forma gradual. Na ocasião, o presidente da Câmara, Hugo Motta, comprometeu-se a colocar a matéria em votação na próxima semana.
Miguel com mais um prefeito – O prefeito de Sairé, Gildo Dias (PT), anunciou ontem apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (União) para o Senado. O petista está no segundo mandato na cidade, onde foi reeleito com 76,24% dos votos, consolidando uma das vitórias mais expressivas no Estado. Gildo esteve no escritório político que Miguel mantém no Recife para uma reunião entre os dois.
Perguntar não ofende: Como o MDB de Pernambuco vai resolver a crise interna que rachou o partido no Estado?
Acabou há pouco, em Garanhuns, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), a terceira e última parada do dia de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. Depois de passar por Angelim, pela manhã, e por Caetés, à tarde, fechei a agenda desta quinta-feira no principal centro do Agreste Meridional, em evento realizado com apoio do prefeito Sivaldo Albino (PSB).
Marcaram presença o vice-prefeito Eraldo Ferreira (PT); o presidente da Câmara, vereador Johny Albino (PSB); e os vereadores Matheus Martins (PSB), professor Márcio (PV), Alcindo Correia (PSB) e Marcos Lins (Republicanos).
Com os vereadores que prestigiaram o evento
Do Executivo municipal, participaram a secretária de Educação Wilza Vitorino, o secretário de Comunicação Ronaldo César, o secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Proteção Animal Neilton Falcão e a secretária de Assistência Social Gorete Ferro.
Abertura do evento
A rede de ensino também marcou presença, com gestores de escolas, creches e Cemeis, além de muitos professores. O presidente da CDL Garanhuns (Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns), Luiz Carlos, prestigiou o encontro.
Com o presidente da CDL Garanhuns, Luiz Carlos
O professor Ricardo Harduim, biólogo de reconhecimento nacional, que havia participado de outro evento na cidade, permaneceu para acompanhar o lançamento de “Os Leões do Norte”.
Com o biólogo Ricardo Harduim
“Os Leões do Norte” reúne 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco (1930–2023), fruto de ampla pesquisa jornalística e historiográfica.
O público presente
A obra resgata episódios pouco lembrados, recompõe contextos e propõe reflexão sobre legados, avanços e contradições da política pernambucana — de Agamenon Magalhães e Etelvino Lins a Miguel Arraes, Marco Maciel, Eduardo Campos e Paulo Câmara — com projeto gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade e ilustrações de Greg.
Após reunião com governadores aliados, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), anunciou, nesta quinta-feira (30), o lançamento de um consórcio de estados focado na área de segurança pública.
Castro disse que propôs que a sede do consórcio seja no estado do Rio de Janeiro. “Para que a gente possa dividir experiências, soluções, e somar”, declarou, em entrevista coletiva. As informações são da CNN.
“Nesse ‘consórcio da paz’, vamos integrar os estados por todos os meios: contingente, inteligência, apoio financeiro, enfim”, disse o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Na reunião desta quinta, no Rio, também participaram governadores como Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Eduardo Riedel (PP-MS). Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) se fez presente por videoconferência, e Ibaneis Rocha (MDB-DF) enviou a vice, Celina Leão (PP).
Segundo Jorginho Mello, a ideia é que o consórcio não fique restrito aos estados representados na reunião desta quinta. “Se possível for, os 27 vetos. Se possível for, vamos perseguir para isto”, declarou.
Questionado sobre a diferença entre a proposta do consórcio e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública, Caiado disse que a iniciativa dos estados visa a “integração”, especialmente em “momento emergencial”.
Sobre a PEC, idealizada pelo Ministério da Justiça, Caiado renovou críticas ao seu conteúdo, dizendo que o “único objetivo” do governo federal com ela é “tirar dos governadores as diretrizes gerais da segurança pública”.
“Não temos dificuldade com a integração (com o governo federal), temos dificuldade é pela ausência do governo (federal)”, acrescentou.
O atual texto da PEC da Segurança Pública dá competência à União para estabelecer diretrizes gerais sobre o tema, dá poder de policiamento ostensivo à PRF (Polícia Rodoviária Federal), garante que a PF (Polícia Federal) atue contra organizações criminosas com atuação interestadual, entre outros pontos.
O Nordeste foi responsável por 34% dos novos empregos formais criados no Brasil em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e analisados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). No período, a região registrou saldo positivo de 72.347 vagas, de um total nacional de 213.002. No acumulado de 2025, o saldo regional chega a 334.930 empregos, o equivalente a 19,5% do total do País, com média mensal de 37,2 mil novos postos de trabalho.
O economista Miguel Vieira, da coordenação-geral de Estudos e Pesquisas da Sudene, destacou o bom desempenho do setor industrial, especialmente em Alagoas e Pernambuco, com saldos de 9.107 e 8.367 novas vagas, respectivamente. “O setor foi responsável por quase dois terços do saldo de Alagoas e por mais da metade do saldo de Pernambuco. Juntos, os dois estados responderam por 71,5% do saldo do setor na região”, afirmou. A indústria de transformação concentrou a maior parte dos novos postos, com 23.360 contratações.
Na distribuição setorial, o setor de Serviços liderou os saldos em cinco estados, com destaque para Bahia (5.235), Ceará (3.727) e Paraíba (3.366). Já a Construção Civil registrou crescimento expressivo na Bahia, Pernambuco e Ceará, com 2.540, 2.354 e 2.334 vagas, respectivamente. O Comércio também avançou, especialmente na Bahia (2.519) e no Maranhão (1.238), enquanto a Agropecuária teve saldo positivo de 7.604 vagas, puxado por Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
Entre os estados, Pernambuco apresentou o maior saldo do Nordeste, com 15.602 novos empregos, seguido por Alagoas (13.883), Bahia (11.350) e Ceará (10.561). Completam a lista Paraíba (6.084), Sergipe (5.962), Maranhão (3.270), Rio Grande do Norte (3.231) e Piauí (2.404). Todos os nove estados nordestinos encerraram o mês com saldo positivo na geração de empregos formais.
Um incêndio atingiu um supermercado em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta quinta-feira (30).
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, três viaturas estiveram na ocorrência. Além dessas, duas viaturas de Alagoas também integraram a equipe. As informações são do Diario de Pernambuco.
De acordo com informe dos Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado. O fogo atingiu o andar superior do local, onde está o depósito de mercadorias. Não houve vítimas.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), recebeu nesta quinta-feira (30) o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, em reunião no gabinete municipal. Durante o encontro, foram discutidos os preparativos para o aniversário da Arquidiocese, que será celebrado no próximo mês. “A parceria entre a Igreja e o poder público é fundamental para fortalecer ações que promovem o bem comum, o cuidado com as pessoas e o desenvolvimento da nossa cidade. Seguimos juntos, com diálogo e respeito, celebrando a fé e a tradição”, afirmou Mirella.
Ainda pela manhã, a prefeita acompanhou o andamento de serviços de drenagem em diferentes pontos do município. As vistorias ocorreram nos bairros de Jardim Atlântico e Rio Doce, onde equipes da Prefeitura de Olinda realizam ações de microdrenagem e desobstrução de canaletas.
Durante a visita, Mirella destacou a importância da manutenção preventiva para evitar alagamentos. “Acompanhamos um serviço muito importante de desobstrução de canaleta. Abrimos caixas que estavam cheias de lixo e fizemos a limpeza para garantir o escoamento da água. Mesmo quando a chuva para, a água fica acumulada, e é por isso que esse trabalho é essencial”, explicou a gestora.
O Abatedouro Público de São José do Egito recebeu autorização para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/CIMPAJEÚ), após vistoria técnica realizada pela equipe do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ). A visita foi conduzida pela médica veterinária Deorlanda Carvalho e confirmada pelo presidente do consórcio, Luciano Torres. O reconhecimento garante a regularização do abate no município, com fiscalização técnica e maior segurança alimentar.
Com a implantação do SIM, o abatedouro passa a atender não apenas São José do Egito, mas também os municípios de Tabira, Tuparetama, Brejinho, Itapetim e Santa Terezinha. “O município cumpriu todas as exigências e agora está apto a abater animais de forma regular, com segurança e qualidade, beneficiando toda a região do Pajeú”, afirmou Luciano Torres. Deorlanda Carvalho destacou o empenho da gestão municipal: “Em menos de 30 dias, o prefeito Fredson Brito realizou todas as adequações estruturais e sanitárias necessárias, demonstrando compromisso com a saúde pública”.
O prefeito Fredson Brito comemorou a conquista e agradeceu à equipe responsável pelo projeto. “Parabenizar nossa equipe da Secretaria de Agricultura pela dedicação em deixar tudo pronto em tempo hábil. Seguimos avançando, de mãos dadas com o povo”, declarou.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, que reforma o papel da União na área, deverá ser votada no início de dezembro pela comissão especial que analisa o texto.
O relator é o deputado Mendonça Filho (União-PE), que disse que deverá entregar o parecer no próximo dia 4 de dezembro. A perspectiva é que a PEC seja votada na semana seguinte, no dia 11.
Motta se reuniu hoje com Mendonça, o presidente da comissão especial, Aluisio Mendes (Republicanos-MA), e o deputado Alberto Fraga (PL-DF), coordenador da Frente Parlamentar de Segurança, conhecida como bancada da bala. As informações são do jornal O GLOBO.
Após a operação policial mais letal do Rio de Janeiro, com mais de 100 mortos, o governo passou a cobrar a Câmara que a PEC da Segurança seja votada o quanto antes.
– Me reuni agora com o deputado Aluisio Mendes, que é o presidente da Comissão Especial, deputado Mendonça Filho, que é o relator e o deputado Alberto Fraga, que é o presidente da Frente Parlamentar da Segurança. Cobramos um cronograma e eles me passaram que a previsão é que o relatório seja votado na comissão no início de dezembro. Tem uma série de audiências públicas ainda marcadas, eles querem fazer um trabalho mais completo, denso e entregar um resultado positivo para a Casa, mas nós já cobramos isso deles – disse o presidente da Câmara.
Motta declarou ainda que o plenário “será rápido” e vai votar a PEC pouco depois de ela sair da comissão.
– Eles (comissão especial) tem um prazo entre 10 e 40 sessões, é o prazo da comissão especial, prazo regimental. Eles me passaram que o trabalho será concluído por volta de 30 sessões. Está bem antecipado o prazo que teria se fosse usar aquilo que regimental teriam direito. A ideia é que, saindo da comissão, pautarmos com a máxima urgência no plenário. Será rápido.
Em setembro, na versão mais recente do relatório, Mendonça já havia proposto incluir no texto ações para fazer frente ao avanço do crime organizado, como dificultar a progressão de regime para líderes de organizações criminosas, prisão em segunda instância “antes do trânsito em julgado” e o anonimato de juízes que processam as facções.
A proposta enfrenta resistências de parte dos governadores e da oposição, que temem que o governo federal alcance atribuições que antes eram estaduais.
Durante a comemoração pelo Dia do Servidor Público, realizada nesta quinta-feira (30), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), reafirmou o compromisso da Mesa Diretora com o diálogo e a valorização do corpo técnico da Casa. “A presidência continua aberta às demandas dos servidores e atenta ao que é necessário para o bom funcionamento da Assembleia”, afirmou. O evento, promovido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Pernambuco (Sindilegis-PE), reuniu parlamentares, dirigentes e funcionários.
Porto ressaltou avanços conquistados a partir do diálogo com o sindicato, como a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a implantação do regime híbrido e do teletrabalho, além de reformas estruturais e modernização de equipamentos. O parlamentar também destacou a valorização salarial, “com reajustes anuais garantidos e a atualização do auxílio-alimentação depois de dez anos de congelamento”. Sobre o concurso público solicitado pelos servidores, afirmou que o tema está em análise. “O certame será realizado com responsabilidade, seguindo critérios que assegurem sua viabilidade”, declarou.
O presidente anunciou ainda novos benefícios para o corpo técnico, entre eles o Gympass, que permitirá aos servidores descontos em academias, e a regulamentação do pagamento do auxílio-alimentação durante a licença-maternidade. “Vamos garantir, inclusive, que a contagem do prazo das licenças maternidade e paternidade seja iniciada a partir da alta médica”, disse. A celebração contou com a presença dos deputados Dani Portela e João Paulo Lima, do presidente do Sindilegis, Ítalo Lopes, superintendentes da Alepe e servidores da Casa.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira para uma série de audiências com autoridades locais, após a megaoperação policial que deixou ao menos 121 mortos.
A previsão é que Moraes e o governador Cláudio Castro se encontrem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, no Centro do Rio. Depois, o ministro deve visitar as sedes dos demais órgãos convocados, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública. As informações são do jornal O GLOBO.
A audiência ocorre no âmbito da ADPF das Favelas, ação que monitora a letalidade policial no estado, e foi convocada por Moraes nesta quarta-feira. Na avaliação de integrantes do Supremo, a reunião deve servir para cobrar o cumprimento das diretrizes já estabelecidas pelo Supremo com relação às ações policiais no estado.
A expectativa é que, na sequência, o ministro já deve avaliar quais serão os desdobramentos e as medidas que serão adotadas no caso.
Na decisão desta quarta-feira, Moraes exigiu que Castro apresente informações detalhadas sobre a operação, incluindo a justificativa formal para o grau de força empregado, o número de agentes envolvidos, os armamentos utilizados, e o total de mortos, feridos e detidos. Também foi cobrada a adoção de medidas de responsabilização por eventuais abusos, a atuação da perícia, o uso de câmeras corporais e a assistência às vítimas.
Além disso, o ministro quer esclarecimentos sobre o uso de escolas e unidades de saúde como bases operacionais, a preservação de locais para perícia, e o respeito ao princípio da proporcionalidade, especialmente em horários escolares.
Terminou agora, em Caetés, a tarde de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. A programação aconteceu na Câmara dos Vereadores, dando sequência à maratona de lançamentos pelo Agreste Meridional.
Marcaram presença o vereador Renato Pedinha (PP); o secretário de Cultura Wando Pontes; o tesoureiro da Câmara Christian Spaziani; a gestora do Colégio Municipal Monsenhor José de Anchieta Callou, Quitéria Chalegre; além de professores e estudantes da escola.
Com o tesoureiro da Câmara, Christian Spaziani, o vereador Renato Pedinha, o secretário de Cultura, Wando Pontes, e alunos e professora do Colégio Municipal Monsenhor José de Anchieta Callou
Encerrando o dia, ainda nesta quinta (30), levo “Os Leões do Norte” a Garanhuns, às 19h, no auditório da AESGA, com o prefeito Sivaldo Albino (PSB), o secretário Ronaldo César e integrantes do governo municipal.
O público presente
“Os Leões do Norte” reúne 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco (1930–2023), fruto de ampla pesquisa jornalística e historiográfica.
Com o secretário de Cultura, Wando MoraesCom as professoras do Colégio Municipal Monsenhor José de Anchieta Callou
A obra resgata episódios pouco lembrados, reconstrói contextos e convida à reflexão sobre os caminhos da política estadual — de Agamenon Magalhães e Etelvino Lins a Miguel Arraes, Marco Maciel, Eduardo Campos e Paulo Câmara.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, lança nesta sexta-feira (31) o edital para a retomada das obras de 73 quilômetros da Transnordestina, no trecho entre Custódia e Arcoverde, em Pernambuco. O segmento faz parte do traçado entre Salgueiro e Suape, e o investimento previsto é de R$200 milhões.
A Transnordestina é o principal projeto estruturante do Governo Federal no Nordeste, com investimento de R$14,9 bilhões. A ferrovia terá mais de 1,2 mil quilômetros, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com ramal até Suape (PE), atravessando 53 municípios.
Em Pernambuco, 179 quilômetros já estão concluídos, o que representa 38% da obra no estado.