Chuvas intensas causam alagamentos e transtornos no interior de Pernambuco

As fortes chuvas que atingiram o interior de Pernambuco no final de semana provocaram alagamentos, dificultaram o trânsito e geraram preocupação entre os moradores. Em Petrolina, o bairro Dom Avelar, o mais populoso do município, voltou a enfrentar problemas estruturais para o escoamento das águas pluviais. Vídeos compartilhados por moradores mostram ruas completamente alagadas, afetando a circulação de veículos e pedestres. Um dos registros, feito na Rua do Magnésio, ilustra o impacto da chuva na mobilidade local.

Em Arcoverde, além da chuva intensa, os ventos fortes chamara a atenção da população nesta segunda-feira (13). Com a previsão de mais precipitações para os próximos dias, moradores foram orientados a redobrar os cuidados e a ficar atentos a possíveis danos estruturais e novos alagamentos.

No Sertão, entre o distrito de Moderna, em Sertânia, e a cidade de Ibimirim, as chuvas provocaram uma forte correnteza, registrada por moradores no domingo (12). O grande volume de água impressionou e gerou alertas na região. Diante da continuidade das chuvas, autoridades locais reforçam o pedido de cautela, especialmente para quem precisa transitar por áreas de risco.

Veja outras postagens

A demissão de dezenas de servidores contratados pela Prefeitura de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, causou forte reação entre moradores. A medida, tomada nos últimos dias, deixou diversas famílias sem renda e gerou críticas à gestão municipal pela falta de diálogo e planejamento antes da decisão.

Enquanto cidades vizinhas reduziram gastos com eventos e publicidade para equilibrar as contas, Iguaracy optou por cortar contratos de trabalho. A decisão provocou indignação nas redes sociais, onde moradores e ex-servidores cobram explicações e maior sensibilidade por parte da administração.

A Prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. As informações são do blog Mais Pajeú.

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

A ex-prefeita de Itaíba, Regina da Saúde, pré-candidata a deputada estadual, marcou presença ontem (7) no 5º Festival de Economia Criativa de Arcoverde, promovido pelo Sesc. O evento celebra a força da cultura, do artesanato e do empreendedorismo sertanejo, reunindo artistas, produtores e empreendedores da região.

Durante a visita, Regina foi recebida com carinho por amigos e apoiadores, entre eles o vereador João Taxista, o ex-secretário de Esportes Thiago Santana e o Capitão Vieira. Ela percorreu os estandes, conversou com artesãos e destacou a importância de iniciativas que valorizam o trabalho local. “Arcoverde é uma cidade irmã de Itaíba. Tenho um carinho enorme por esse povo, que sempre me recebeu com respeito e amizade”, afirmou.

A ex-prefeita também elogiou o papel do Sesc na promoção do evento, ressaltando que a economia criativa é um instrumento de inclusão e desenvolvimento no Sertão. “Quando o Sesc promove um festival dessa grandeza, ele dá visibilidade a quem vive de seu talento e incentiva a autonomia das famílias empreendedoras”, disse. Regina lembrou ainda que, durante sua gestão em Itaíba, investiu em políticas de incentivo ao comércio local, ao artesanato e ao empreendedorismo feminino.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Com a publicação do acórdão das condenações sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu prazo para que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresente os últimos recursos. O principal deles é o embargo de declaração, que pode ser protocolado em até cinco dias. Depois dessa etapa, o ministro Alexandre de Moraes deve encerrar o processo, tornando as penas definitivas e abrindo caminho para uma eventual prisão. As informações são da CNN Brasil.

Enquanto isso, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) já começou a discutir os preparativos para o caso de Bolsonaro ser preso. De acordo com a CNN, o órgão pediu a Moraes que o ex-presidente passe por uma avaliação médica para saber se ele poderia cumprir pena em uma unidade prisional de Brasília. O ministro, no entanto, negou o pedido por considerar o momento inadequado.

Um dos locais cogitados é o Complexo Penitenciário da Papuda, onde estão outros condenados pelos atos de 8 de janeiro. Mesmo assim, a defesa de Bolsonaro deve pedir prisão domiciliar, alegando idade e problemas de saúde.

Os recursos que ainda restam devem ser analisados nos próximos dias. Depois disso, se o STF confirmar o fim das possibilidades de recurso, Moraes poderá determinar o início do cumprimento da pena — o que deixaria o ex-presidente mais perto de uma prisão.

Ipojuca - Acerte as contas

O chorinho, ou choro, é um gênero musical brasileiro instrumental que surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX, conhecido por sua melodia envolvente e ritmo animado. É considerado um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e foi fundamental para a identidade cultural do País.

Aos sábados, quando estou no Recife, venho matar a minha saudade do mais autêntico chorinho no Bar Chef, no Riomar. O gênero é uma fusão de influências musicais europeias, africanas e indígenas e foi popularizado por músicos como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.