Ceará tem mais de 5 mil casos confirmados de Covid em duas semanas

A circulação de novas sublinhagens do coronavírus no Ceará tem provocado aumento expressivo de casos em vários municípios. Desde a última semana de novembro, já foram confirmados 5.140 casos no Estado. Quatro a cada dez (40,7%) testes feitos nos últimos 7 dias deram positivo, de acordo com os dados disponibilizados pelo Integra SUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), até a última sexta-feira (6).

As infecções pelo coronavírus voltaram a crescer no mês passado, e já representam, de lá para cá, mais de um terço dos casos registrados no ano. Na semana epidemiológica 46 (10 a 16/11), foram 268 casos, subindo para 752 na semana 47 (17 a 23/11). Na seguinte, a 48 (24 a 30/11), foram mais de 3 mil testes positivos.

Nos primeiros dias de dezembro, a alta se mantém: entre o dia 1º e essa quinta-feira (5), já foram confirmados 2.034 casos. Em 2024, mais de 14,3 mil testes deram positivo no Ceará. Todos os números devem passar por alterações, já que estão em atualização pela Sesa.

As cidades com maior incidência de casos a cada mil habitantes – ou seja, a proporção de infecções de acordo com a população – nas últimas quatro semanas foram: Fortim (122 casos), Pindoretama (116 casos),
Aracati (366 casos), Mulungu (52 casos), Beberibe (253 casos).

Considerando todo o ano de 2024 até aqui, a capital, Fortaleza, lidera em número absoluto de casos confirmados, com 4.704 testes positivos. Em seguida, aparecem Russas (400), Maracanaú (389), Sobral (367) e Aracati (366).

Do Diário do Nordeste.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para esta quinta-feira (30), na Praça de Greve, na Estação Central do Metrô do Recife. O encontro discutirá medidas de segurança para usuários e trabalhadores, além de deliberar sobre um possível indicativo de greve. A principal pauta é a cobrança de liberação de recursos federais para melhorias estruturais no sistema metroviário da capital.

A convocação ocorre após o incêndio registrado no último sábado (25), em um trem da Linha Centro, entre as estações Curado e Alto do Céu. O maquinista Antônio Carlos Bezerra, com 38 anos de experiência, conseguiu controlar a situação e evitar vítimas. O episódio reacendeu o debate sobre a precariedade do metrô, que enfrenta falta de investimentos e manutenção.

Em nota, o Sindmetro-PE afirmou que o incidente “é reflexo direto da negligência com o transporte sobre trilhos em Pernambuco”. A entidade cobra providências do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministério das Cidades, comandado por Jader Barbalho Filho. “Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para que medidas concretas sejam tomadas”, alertou a direção do sindicato, reforçando que a segurança dos trabalhadores e usuários deve ser prioridade nas ações do governo federal.

Caruaru - Super Refis

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 2112/2024, de autoria da deputada Maria Arraes (SD-PE), que estabelece diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de reduzir a mortalidade materna no país. A proposta prevê ações estratégicas como o matriciamento com educação continuada de profissionais da saúde, abordando prevenção, diagnóstico e manejo das principais causas de morte materna, além de incluir a atenção à saúde mental perinatal.

Segundo dados de 2024, o Brasil registra mais de 50 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos, número acima da meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que prevê reduzir o índice para até 30 por 100 mil até 2030. De acordo com especialistas, cerca de 90% dessas mortes podem ser evitadas com medidas adequadas de assistência, como o diagnóstico precoce de riscos gestacionais, o manejo de complicações como hipertensão, hemorragias e infecções, e o fortalecimento do cuidado no pós-parto.

A deputada Maria Arraes destacou que a iniciativa representa um avanço na garantia de direitos e na proteção à vida. “Esse projeto de lei é um passo essencial para garantir que nenhuma mulher perca a vida por causas evitáveis durante a gestação ou o parto. Essa proposta fortalece o SUS, amplia a atenção à saúde materna e reafirma o compromisso do Brasil com a dignidade e os direitos das mulheres”, afirmou. O texto também institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Redução da Morbimortalidade Materna, a ser realizada anualmente entre os dias 21 e 28 de maio. A matéria segue agora para análise do Senado Federal.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) esteve nesta terça-feira (28) em Águas Belas, no Agreste Meridional, acompanhado do prefeito Dr. Elton Martins e do deputado estadual Jarbas Filho, participando da assinatura da ordem de serviço para construção de uma nova creche municipal, com 1.500 m² de área construída e capacidade para 370 crianças de até 5 anos.

Durante a visita, também foram entregues dois veículos tipo ambulância, cinco micro-ônibus para transporte escolar, três carros de pequeno porte, um trator, uma retroescavadeira, uma enchedeira e uma patrol, destinados a reforçar os serviços das secretarias de Saúde, Educação e Infraestrutura.

“Meu trabalho é, e sempre será, ao lado das cidades. Águas Belas tem um prefeito comprometido e uma população que merece ver o resultado do esforço coletivo por dias melhores”, afirmou Fernando Dueire. O prefeito Elton Martins declarou: “Dueire tem sido um grande parceiro de Águas Belas, um senador municipalista que olha para o interior com atenção.” Já o deputado Jarbas Filho acrescentou: “Quando muita gente competente e bem-intencionada une forças, quem ganha é a população. Águas Belas colhe hoje os frutos dessa parceria.”

O presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Luciano Pacheco, anunciou, há pouco, que o empresário Antônio Carlos, da Tamboril Veículos, e minha Nayla Valença, distinguidos com o título de cidadania arcoverdense, vão receber a honraria numa solenidade conjunta, já marcada para o dia 28 de novembro.

Luciano é autor da proposição de Nayla, enquanto Célia Galindo propôs a de Antônio Carlos, ambas aprovadas por unanimidade. Bióloga, natural de Sertânia, minha Nayla mora em Arcoverde há mais de 15 anos, já atuou na Compesa, Sesc e Prefeitura, prestando relevantes serviços ao município na área social e cultural.

Já Antônio Carlos é paraibano de Camalaú e mora em Arcoverde há mais de 20 anos. Empresário bem-sucedido, Antônio Carlos atua no mercado automobilístico, proprietário da concessionária Chevrolet Tamboril Veículos de Arcoverde, gerando emprego e renda na cidade e em mais três regiões, entre elas o Araripe.