Inteligência Artificial, sensores e medicina personalizada estão revolucionando o tratamento do diabetes

A forma de acompanhar e tratar o diabetes mudou radicalmente nos últimos anos. Sensores de monitorização contínua da glicose, inteligência artificial aplicada à saúde e terapias cada vez mais personalizadas estão transformando a experiência dos pacientes e ampliando as possibilidades de controle da doença.

A inovação tecnológica, lembrada pela Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), neste Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, tem permitido diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Porém, um dos mais renomados endocrinologistas do Brasil, Dr. Ruy Lyra, diretor acadêmico da instituição, faz um alerta para evitar erros diagnósticos e sobre a necessidade de existir, sempre, o olhar humano, o cuidado e o acolhimento necessários aos pacientes, em tempos dos avanços tecnológicos desenfreados.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O presidente da Câmara de Paulista, Eudes Farias (MDB), reagiu às especulações que tentam apontar um suposto afastamento do Avante da base da governadora Raquel Lyra (PSD). Para o parlamentar, os comentários não passam de tentativas de enfraquecer um grupo político que teve papel decisivo na consolidação do projeto governista em diversas regiões do Estado.

Segundo Eudes, o deputado federal Waldemar Oliveira é uma liderança respeitada em Pernambuco, reconhecida pela capacidade de articulação e pelo compromisso com a palavra empenhada. Já Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante, mantém forte interlocução política e continua exercendo influência dentro do governo.

Na avaliação do presidente da Câmara, as especulações não encontram respaldo na realidade política do partido. Ele destaca que o Avante foi uma das forças que contribuíram para ampliar a presença de Raquel Lyra no Sertão, região considerada estratégica nas últimas disputas eleitorais.

“Eles ajudaram a construir esse projeto e têm compromisso com Pernambuco. Waldemar é um deputado de prestígio, que honra a palavra, e Sebastião é uma liderança respeitada, com força política e diálogo permanente”, afirmou.

Nos bastidores, aliados do grupo enxergam as movimentações como reflexo da preocupação de adversários diante da consolidação da aliança entre os Oliveira e a governadora. A leitura é que o fortalecimento dessa parceria tem impacto direto na disputa de 2026, especialmente em regiões onde o Avante possui forte capilaridade eleitoral.

Para Eudes, o momento é de manter o foco na construção política e evitar alimentar narrativas que não correspondem aos fatos. Ele acredita que o grupo seguirá unido e desempenhando papel relevante no cenário estadual, reforçando a base de apoio da governadora nos próximos desafios eleitorais.

Petrolina - São João 2026

A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.

O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou. Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Paulista.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O senador Humberto Costa (PT) entregou, ontem (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.

O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), declarou apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa (PT) à reeleição para o Senado. O anúncio foi realizado ao lado de 13 vereadores com mandato, além de ex-vereadores e suplentes da última eleição.

Segundo Labanca, a decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Hoje, na sede da Federação União Progressista, em Recife, a ampla maioria dos vereadores de Ipojuca declarou apoio à pré-candidatura do deputado federal e presidente da federação, Eduardo da Fonte, ao Senado Federal. Na ocasião, ao lado do deputado federal Lula da Fonte, o vereador Irmão Genival assumiu a presidência da Federação União Progressista no município.

Formalizaram apoio os vereadores Irmão Genival, Júlio Marinho, Albérico da Cobal, Gilmar Costa, Magal Nascimento, Arley de Curió, Irmão Abel, Danda Positivo e Flávio do Cartório, reforçando a unidade do grupo político em torno do projeto liderado por Eduardo da Fonte.

Ao assumir a presidência da federação em Ipojuca, Irmão Genival destacou a parceria de Eduardo da Fonte com os municípios pernambucanos e a capacidade de transformar o mandato em entregas. “Eduardo conhece a realidade dos municípios, escuta as lideranças e trabalha para tirar os projetos do papel. Ipojuca precisa ter voz em Brasília e no Senado, e estamos unidos para fortalecer esse projeto que já trouxe tantos resultados para Pernambuco”, afirmou.

Palmares - 147 anos

Na manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Eudes Farias, articulou uma reunião entre representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e a Secretaria de Administração do município para tratar das pendências relacionadas às declarações do Imposto de Renda de servidores das categorias.

O encontro contou com a participação da secretária de Administração, que apresentou esclarecimentos sobre as providências adotadas pela gestão municipal diante das inconsistências identificadas por alguns servidores junto à Receita Federal.

Durante a reunião, a secretária informou que a Prefeitura do Paulista já realizou todas as correções e ajustes que estavam sob responsabilidade da administração municipal. Segundo ela, os procedimentos pendentes agora dependem exclusivamente do processamento das informações pela Receita Federal.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

São Lourenço da Mata, que possui a melhor Atenção Básica do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, também se destaca pelos investimentos realizados na média complexidade. Com uma política pública voltada à descentralização dos serviços de saúde, o município inaugurou, no distrito de Matriz da Luz, uma moderna Clínica de Fisioterapia, com capacidade para atender até 800 pessoas por mês.

O evento também chamou atenção pela presença de João Campos, que esteve no município para acompanhar de perto a entrega do novo equipamento de saúde na zona rural. Durante a solenidade, João Campos parabenizou o prefeito Vinícius Labanca e destacou a importância dos investimentos na área. “Saúde é prioridade máxima em qualquer gestão. Conte comigo sempre que precisar”, afirmou.

Camaragibe - Forró da Vila

O presidente da Federação União Progressista e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte, oficializou o nome da vereadora e pré-candidata a deputada Gisele de Dudinha para a presidência da federação no Cabo de Santo Agostinho. O ato contou com a presença do prefeito Lula Cabral, do vice-prefeito Jamerson Batera, do deputado federal Lula da Fonte, do pré-candidato a deputado estadual Batista Cabral e de vereadores do município.

“É um prazer enorme estar aqui hoje na sede da Federação União Progressista para participar da posse de Gisele de Dudinha, uma guerreira que vai dar um crescimento muito grande à Federação no Cabo, ao lado do nosso futuro senador, se Deus quiser, Eduardo da Fonte”, destacou o prefeito Lula Cabral.

Enfermeira, mãe atípica e vereadora mais votada do Cabo nas eleições de 2024, Gisele assume a presidência com a missão de ampliar a atuação da federação em defesa da saúde pública, dos direitos das mulheres e da inclusão.

Porto de Galinhas deu mais um passo importante rumo à inclusão e à democratização do turismo. Ontem, a Prefeitura do Ipojuca lançou oficialmente uma nova edição do projeto Praia Sem Barreiras, iniciativa que garante banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil e reconhecido internacionalmente por suas belezas naturais. O projeto – que havia sido iniciado por Santana anteriormente – estava parado desde 2016.

A solenidade aconteceu, ontem, na Praça das Piscinas Naturais e reuniu representantes da Prefeitura do Ipojuca, do Governo de Pernambuco, da Empetur, da Associação Rodas da Liberdade, usuários do projeto e autoridades locais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Ipojuca, o Governo de Pernambuco, a Empetur e a Associação Rodas da Liberdade.