João Campos recebe apoio de lideranças de Camocim de São Félix

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) recebeu, hoje, declarações de apoio de lideranças políticas de Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano. A agenda reuniu a ex-candidata a prefeita Mailde de Teté, o ex-prefeito e atual vereador Uilson de Teté, o presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Coopeafa), Biu da Associação, entre outras lideranças.

Durante o encontro, o grupo destacou a confiança na capacidade de João Campos de liderar Pernambuco a partir de um projeto comprometido com o desenvolvimento regional, a melhoria dos serviços públicos e a ampliação das oportunidades para a população. Também acompanharam a agenda o vereador César Lucena e a presidente da Associação Padre Arnóbio, Maria José Cesário.

“Muito bom seguir juntando gente de todas as partes de Pernambuco que verdadeiramente acredita no nosso projeto. Camocim pode crescer muito em um novo momento do nosso estado. Agradeço esse apoio e digo a todo o povo de Camocim de São Félix que pode confiar, porque a gente vai ser muito parceiro para levar desenvolvimento e avanço”, declarou João.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Conheci Raimundo Carrero, que Deus chamou hoje aos 78 anos, na redação do Diário de Pernambuco, no início dos anos 80. Tínhamos em comum o amor pelo Sertão. Ele, inspirado em sua Salgueiro, eu na minha pasárgada Afogados da Ingazeira, não confundir com a Pasárgada de Manuel Bandeira.

Num texto dele que li muito tempo depois, ele falou da sua Salgueiro. “Lá em Arcassanta, onde nasci e cresci, havia menino, havia janela e andorinha, havia praça e igreja. E o menino morava na frente da praça e, portanto, da igreja”, escreveu.

Quando o vi pela primeira vez tomei um susto: fumava feito uma caipora, falava rápido e alto, era inquieto por natureza, pavio curto. Nunca fomos próximos, até porque fui morar em Brasília e Carrero foi cuidar da vida literária dele. Mas um certo dia, ele teve uma longa conversa comigo sobre o seu modus operandi de fabricar seus romances.

Contou-me que só escrevia na exaustão do calor, depois de tomar uns chás quentes, que nunca entendi, fumar sem parar. O suor, segundo ele, o transportava para um outro mundo, cenários muito próximos a uma viagem maluca, na qual construía seus personagens. Nunca mais esqueci isso.

Embora sertanejo, Carrero tinha alma recifense, banhada e abençoada pelo mar. “O ser humano é não mais do que um cemitério dos passados, dos vários e misteriosos passados”, dizia ele. Quem escreve, segundo ele, precisa seduzir o leitor de forma para participar do texto e depois participar da história.

Literatura não se diz, representa-se, aprendi com ele. Carrero era um gênio e deixou obras maravilhosas. Seu livro “Somos pedras que se consomem” foi incluído entre os dez melhores livros de 1995, escolhidos pelo jornal O Globo.

Petrolina - São João 2026

O vereador de Caruaru e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) assumiu, hoje, a presidência da Federação União Progressista no município, com o aval do presidente estadual da federação e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte. Também passam a integrar a direção da federação a suplente de vereadora Aline Nascimento e o secretário de Gestão Estratégica de Toritama, Édson Tavares.

Ao assumir a presidência, Anderson Correia afirmou que pretende ampliar o trabalho da federação em pautas como a causa animal, a luta contra o câncer, a preservação do meio ambiente e o projeto de eleição de Eduardo da Fonte ao Senado.

“Assumo essa missão com muita responsabilidade e ao lado de um grande time. Vamos fortalecer a Federação União Progressista no Agreste, ampliar o diálogo com a população, defender causas que transformam vidas e trabalhar pela consolidação de um projeto político forte para Pernambuco, com Eduardo da Fonte representando nosso estado no Senado Federal”, destacou o novo presidente.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e pré-candidato a deputado estadual Fábio Aragão anunciou a adesão do ex-prefeito de Taquaritinga do Norte, Jânio Arruda, à sua pré-candidatura. A movimentação foi divulgada nas redes sociais de Fábio, que agradeceu a confiança do ex-gestor e afirmou que o gesto fortalece seu projeto político para as eleições deste ano.

Presidente do PSD municipial, ex-prefeito por três mandatos e ex-vereador, Jânio é uma das principais lideranças políticas de Taquaritinga do Norte. A adesão reforça a articulação de Fábio Aragão no Agreste pernambucano.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O deputado federal Felipe Carreras (PSB) esteve em Garanhuns, ontem, ao lado do prefeito Sivaldo Albino, do deputado estadual Cayo Albino e do prefeito de Bonito, Dr. Ruy Barbosa, em uma agenda voltada a apresentar atrativos da cidade e fortalecer a conexão entre dois importantes destinos turísticos do Agreste pernambucano.

Também participaram da agenda os vice-prefeitos de Garanhuns e Bonito, Heraldo Ferreira e Irmão Roberval, além de vereadores e colaboradores das duas prefeituras.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O município do Brejo da Madre de Deus recebeu, ontem, mais quatro novos ônibus escolares para reforçar a frota da rede municipal de ensino. Com a nova aquisição, a Educação Municipal passa a contar com 12 ônibus novos, fortalecendo o transporte dos estudantes em todo o município.

Dos 12 veículos, oito foram adquiridos por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo de Pernambuco, enquanto os outros quatro foram adquiridos com recursos próprios do município.

Para o prefeito Roberto Asfora, os investimentos representam mais qualidade no atendimento à população. “Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura cada vez melhor aos nossos estudantes e a toda a população. Esses novos ônibus garantem mais conforto e segurança para os alunos, especialmente aqueles que precisam percorrer maiores distâncias diariamente”, destacou.

Palmares - 147 anos

O vereador Johny Albino esteve, ontem, na Compesa, para entregar a cópia da Lei nº 5.461/2026, já sancionada pelo prefeito Sivaldo Albino, que passa a vigorar reduzindo a taxa de esgoto para 40% em Garanhuns.

Atualmente, há comunidades onde a Compesa cobra 80% e, em outras, até 100%. “Com a aprovação desta lei, buscamos aliviar o peso no orçamento das famílias que pagam caro por um serviço de baixa qualidade, trazendo justiça social”, disse o parlamentar.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Finalizando mais um giro pelo interior de Pernambuco, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi recebido em Águas Belas, hoje, por uma multidão. O time da Frente Popular parou o trânsito nas ruas do centro da cidade e percorreu a feira livre, conversando com a população e transmitindo confiança no projeto de um estado melhor. A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT) e por diferentes nomes da oposição local.

Antes da caminhada, João Campos deu entrevista a uma emissora de rádio e reafirmou o compromisso em torno da pavimentação da PE-244, que liga Águas Belas a Venturosa. A rodovia é estratégica para o escoamento da produção de leite e derivados no Agreste Meridional, foi licitada em 2022, mas teve o canteiro de obras abandonado pela atual gestão.

Camaragibe - Forró da Vila

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) esteve na última sexta-feira (5) no município da Pedra, no Agreste Meridional, onde criticou a paralisação das obras da PE-244 e afirmou que pretende concluir a pavimentação da rodovia caso seja eleito governador.

Ao lado do prefeito Júnior Vaz (PV) e de lideranças locais, João participou de encontro com produtores rurais e comentou o encerramento do contrato da obra, que teve o canteiro desmobilizado na semana passada. Também participaram da agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT), além de vereadores e lideranças políticas da região.

O São João de Casinhas, no Agreste, chega neste fim de semana ao Pátio de Eventos, no Centro da cidade, etapa que concentra os principais shows da programação junina do município. Após uma série de apresentações culturais, quadrilhas e arraiás realizados em comunidades rurais e urbanas desde o fim de maio, a festa reúne atrações de forró e piseiro em dois dias de programação voltados ao público da região. Os festejos começaram no dia 31 de maio e seguem até 9 de junho, com atividades distribuídas por diferentes localidades do município. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado.

Ontem (6), passaram pelo palco principal a banda Arreio de Ouro e os cantores Pedrinho Pegação e Marcílio Azevedo. Neste domingo (7), a programação será encerrada com apresentações de Vitor Fernandes, conhecido como “Rei do Piseiro”, além de Capital do Sol e Marquinhos Show. Os shows estão previstos para começar às 21h.

Paralelamente às atrações do palco principal, escolas e comunidades mantêm a tradição dos arraiás juninos. Ontem, a Escola Municipal Benedito Roseno, na comunidade da Chatinha, promoveu sua festa com apresentação do cantor Ranny Mattos. Já neste domingo, a Escola Nossa Senhora de Fátima, no Diogo, realiza mais uma celebração junina, no pátio da associação local, com show de Edyli Silva.

O prefeito Lúcio Silva comentou a expectativa para o encerramento da programação deste fim de semana. “Estamos preparando um fim de semana muito especial, com muito forró, segurança e alegria para receber os casinhenses e os visitantes de toda a região. Convido todos para viverem conosco mais esse grande momento do São João de Casinhas 2026”, destacou.