Ministro da Previdência Social participa de mutirão do BPC em Caruaru no fim de semana

ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcus Braga, acompanham, neste sábado e domingo (20 e 21), um mutirão de avaliações sociais na Agência da Previdência Social (APS) Caruaru, em Pernambuco. Ao todo, foram disponibilizadas 600 vagas, sendo 300 para cada dia. A ação no fim de semana contará com a atuação de 12 profissionais, sendo quatro em atendimento presencial e oito em formato remoto.

O mutirão tem como objetivo ampliar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e reduzir o tempo de espera das pessoas que aguardam a avaliação social, etapa obrigatória para a concessão do benefício. Os atendimentos serão realizados exclusivamente para cidadãos com agendamento prévio, que pode ser efetuado pelos canais oficiais do INSS: aplicativo Meu INSS, portal www.gov.br/meuinss ou Central de Atendimento 135.

Serviço

Mutirão de Avaliação Social do BPC

Data: 20 e 21 de junho de 2026

Horário: A partir das 7h30

Local: Agência da Previdência Social Caruaru

Endereço: Av. Rui Barbosa, 250 – Maurício de Nassau, Caruaru (PE), CEP 55012-080

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) firmou, hoje, uma aliança histórica com grupos de oposição de São Joaquim do Monte. O apoio uniu no mesmo palanque lideranças que estiveram em polos divergentes da política local nos últimos 16 anos, em uma demonstração da capacidade de aglutinação do projeto da Frente Popular para as eleições deste ano. A reunião também contou com a participação da deputada Maria Arraes (PSB), nome que será apoiado pelo conjunto local.

Declararam apoio a João Campos lideranças como Dedé Pernambuco e Zé Birro, prefeito de São Joaquim do Monte por duas vezes e também vereador por quatro mandatos. O bloco oposicionista também conta com os vereadores Andrécio, Mônica de Clécio, Marcos Tanazo e Irmã Criciane, além dos suplentes Jailson Barriga, Emanuel Esdras e Tonho da Água e dos ex-candidatos a prefeito Clécio Vieira, Marcos Mariano e Gal Birro, do ex-presidente da Câmara Municipal Lenilson de Terra Preta e do empresário Zé Antônio.

“A gente fica muito feliz de contar com esse apoio, que é histórico para a política de São Joaquim do Monte e histórico também no nível estadual. A gente viu isso acontecer muito quando Eduardo Campos era governador e vê acontecer agora também: diferentes grupos de oposição, que disputaram muitas eleições em sua cidade, se juntando no nosso palanque por terem a certeza de que estamos apresentando o melhor projeto para Pernambuco. Vamos seguir juntando gente que acredita, que trabalha e que busca o melhor pelo nosso estado”, disse João.

Petrolina - São João 2026

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) realizou, ontem, uma Reunião Solene em homenagem aos 125 anos do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, instituição centenária e referência em educação no Agreste Meridional. A solenidade aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Izaías Régis, por meio do Requerimento nº 5148/2026, em reconhecimento à relevante contribuição do colégio para a formação educacional, moral e cidadã de gerações de pernambucanos.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) recebeu, hoje, declarações de apoio de lideranças políticas de Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano. A agenda reuniu a ex-candidata a prefeita Mailde de Teté, o ex-prefeito e atual vereador Uilson de Teté, o presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Coopeafa), Biu da Associação, entre outras lideranças.

Durante o encontro, o grupo destacou a confiança na capacidade de João Campos de liderar Pernambuco a partir de um projeto comprometido com o desenvolvimento regional, a melhoria dos serviços públicos e a ampliação das oportunidades para a população. Também acompanharam a agenda o vereador César Lucena e a presidente da Associação Padre Arnóbio, Maria José Cesário.

“Muito bom seguir juntando gente de todas as partes de Pernambuco que verdadeiramente acredita no nosso projeto. Camocim pode crescer muito em um novo momento do nosso estado. Agradeço esse apoio e digo a todo o povo de Camocim de São Félix que pode confiar, porque a gente vai ser muito parceiro para levar desenvolvimento e avanço”, declarou João.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Conheci Raimundo Carrero, que Deus chamou hoje aos 78 anos, na redação do Diário de Pernambuco, no início dos anos 80. Tínhamos em comum o amor pelo Sertão. Ele, inspirado em sua Salgueiro, eu na minha pasárgada Afogados da Ingazeira, não confundir com a Pasárgada de Manuel Bandeira.

Num texto dele que li muito tempo depois, ele falou da sua Salgueiro. “Lá em Arcassanta, onde nasci e cresci, havia menino, havia janela e andorinha, havia praça e igreja. E o menino morava na frente da praça e, portanto, da igreja”, escreveu.

Quando o vi pela primeira vez tomei um susto: fumava feito uma caipora, falava rápido e alto, era inquieto por natureza, pavio curto. Nunca fomos próximos, até porque fui morar em Brasília e Carrero foi cuidar da vida literária dele. Mas um certo dia, ele teve uma longa conversa comigo sobre o seu modus operandi de fabricar seus romances.

Contou-me que só escrevia na exaustão do calor, depois de tomar uns chás quentes, que nunca entendi, fumar sem parar. O suor, segundo ele, o transportava para um outro mundo, cenários muito próximos a uma viagem maluca, na qual construía seus personagens. Nunca mais esqueci isso.

Embora sertanejo, Carrero tinha alma recifense, banhada e abençoada pelo mar. “O ser humano é não mais do que um cemitério dos passados, dos vários e misteriosos passados”, dizia ele. Quem escreve, segundo ele, precisa seduzir o leitor de forma para participar do texto e depois participar da história.

Literatura não se diz, representa-se, aprendi com ele. Carrero era um gênio e deixou obras maravilhosas. Seu livro “Somos pedras que se consomem” foi incluído entre os dez melhores livros de 1995, escolhidos pelo jornal O Globo.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O vereador de Caruaru e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) assumiu, hoje, a presidência da Federação União Progressista no município, com o aval do presidente estadual da federação e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte. Também passam a integrar a direção da federação a suplente de vereadora Aline Nascimento e o secretário de Gestão Estratégica de Toritama, Édson Tavares.

Ao assumir a presidência, Anderson Correia afirmou que pretende ampliar o trabalho da federação em pautas como a causa animal, a luta contra o câncer, a preservação do meio ambiente e o projeto de eleição de Eduardo da Fonte ao Senado.

“Assumo essa missão com muita responsabilidade e ao lado de um grande time. Vamos fortalecer a Federação União Progressista no Agreste, ampliar o diálogo com a população, defender causas que transformam vidas e trabalhar pela consolidação de um projeto político forte para Pernambuco, com Eduardo da Fonte representando nosso estado no Senado Federal”, destacou o novo presidente.

Palmares - 147 anos

O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e pré-candidato a deputado estadual Fábio Aragão anunciou a adesão do ex-prefeito de Taquaritinga do Norte, Jânio Arruda, à sua pré-candidatura. A movimentação foi divulgada nas redes sociais de Fábio, que agradeceu a confiança do ex-gestor e afirmou que o gesto fortalece seu projeto político para as eleições deste ano.

Presidente do PSD municipial, ex-prefeito por três mandatos e ex-vereador, Jânio é uma das principais lideranças políticas de Taquaritinga do Norte. A adesão reforça a articulação de Fábio Aragão no Agreste pernambucano.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O deputado federal Felipe Carreras (PSB) esteve em Garanhuns, ontem, ao lado do prefeito Sivaldo Albino, do deputado estadual Cayo Albino e do prefeito de Bonito, Dr. Ruy Barbosa, em uma agenda voltada a apresentar atrativos da cidade e fortalecer a conexão entre dois importantes destinos turísticos do Agreste pernambucano.

Também participaram da agenda os vice-prefeitos de Garanhuns e Bonito, Heraldo Ferreira e Irmão Roberval, além de vereadores e colaboradores das duas prefeituras.

Camaragibe - Forró da Vila

O município do Brejo da Madre de Deus recebeu, ontem, mais quatro novos ônibus escolares para reforçar a frota da rede municipal de ensino. Com a nova aquisição, a Educação Municipal passa a contar com 12 ônibus novos, fortalecendo o transporte dos estudantes em todo o município.

Dos 12 veículos, oito foram adquiridos por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo de Pernambuco, enquanto os outros quatro foram adquiridos com recursos próprios do município.

Para o prefeito Roberto Asfora, os investimentos representam mais qualidade no atendimento à população. “Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura cada vez melhor aos nossos estudantes e a toda a população. Esses novos ônibus garantem mais conforto e segurança para os alunos, especialmente aqueles que precisam percorrer maiores distâncias diariamente”, destacou.

O vereador Johny Albino esteve, ontem, na Compesa, para entregar a cópia da Lei nº 5.461/2026, já sancionada pelo prefeito Sivaldo Albino, que passa a vigorar reduzindo a taxa de esgoto para 40% em Garanhuns.

Atualmente, há comunidades onde a Compesa cobra 80% e, em outras, até 100%. “Com a aprovação desta lei, buscamos aliviar o peso no orçamento das famílias que pagam caro por um serviço de baixa qualidade, trazendo justiça social”, disse o parlamentar.