Gilson Machado pede trégua na política durante show no São João de Caruaru

O ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro e sanfoneiro, Gilson Machado Neto, se apresentou, ontem, com a banda Forró da Brucelose, no São João de Caruaru. Durante o show no Polo Alto do Moura, Gilson animou o público com músicas em inglês e português em ritmo de forró. Em determinado momento da apresentação, pessoas que acompanhavam o espetáculo próximas ao palco passaram a citar o nome do presidente Lula e a fazer o gesto da letra “L” com as mãos.

Diante da manifestação, o músico pediu que o público deixasse a política de lado e aproveitasse o momento de confraternização. “Vamos esquecer política um pouquinho. Tanta mulher bonita e tanto cara bom querendo dançar”, afirmou Gilson Machado. As informações e imagens são da página Corujão do Pepeu. A cena chamou a atenção dos presentes e repercutiu nas redes sociais.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A governadora Raquel Lyra esteve presente, ontem (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Acompanharam a governadora o deputado federal Túlio Gadêlha; o prefeito de Passira, Severino Silvestre; e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.

“O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Petrolina - São João 2026

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

Ela vai para o Agreste. Ele, para o Sertão. As regiões são diferentes, mas a proposta carrega semelhanças. Ambos chegam na noite deste sábado a território de aliados para testar a popularidade no ritmo das festas juninas.

A governadora Raquel Lyra (PSD) estará em Surubim, ao lado do prefeito Cléber Chaparral (União) e da mulher, a ex-prefeita de Casinhas Juliana de Chaparral (União). Já o pré-candidato ao governo de Pernambuco João Campos (PSB) vai a Serra Talhada e prestigia o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, na zona rural, ao lado da prefeita Márcia Conrado (PT).

Raquel Lyra chega ao Agreste depois de três dias no Sertão, onde misturou agendas administrativas com as festividades juninas em Salgueiro, Araripina e Petrolina. E neste sábado, antes de partir para Surubim, ainda em Petrolina, entrega o Residencial Dom Avelar. São 200 unidades habitacionais construídas em parceria com o governo federal. A governadora também fez inaugurações e assinou ordens de serviço em Cabrobó, Orocó, Bodocó, Triunfo, Tuparetama e Sertânia.

Na estrada

João Campos começou a semana pelo Agreste. Esteve em Gravatá, Belo Jardim e Bezerros. Entre idas e vindas ao interior e à Região Metropolitana do Recife, passou por Arcoverde e São Lourenço da Mata. E ontem retornou ao Sertão do Araripe. Visitou Exu, Trindade e o São João de Araripina. Neste sábado, antes de chegar ao Pajeú, circula pela feira de Ouricuri e vai a Parnamirim, onde à tarde dá entrevista a rádio.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Na próxima segunda, dia 22 de junho, às 10h, a Câmara de Garanhuns realizará uma audiência pública no Plenário, com foco na Segurança Pública. Este encontro terá como destaque o funcionamento da Delegacia da Mulher e o Policiamento Ostensivo na cidade.

Na Audiência, será discutida a atual situação do policiamento, especialmente a falta de efetivo policial, que impacta diretamente a segurança da cidade. Também será abordada a ausência de policiais militares recém-formados no Batalhão de Garanhuns, um fator que agrava a problemática da segurança na região. A participação da comunidade é essencial para enriquecer o debate.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de junho para esta quinta-feira (18). O anúncio foi feito durante entrevista ao programa Plantão de Notícias, da Rádio Integração FM. As informações são do portal Mais Casinhas.

De acordo com o gestor, mais de R$ 7 milhões serão injetados na economia do município às vésperas dos festejos juninos. “São mais de R$ 7 milhões sendo injetados na economia de Surubim, às vésperas do São João, para que os servidores possam curtir os festejos juninos na Capital da Vaquejada com dinheiro no bolso”, destacou Chaparral.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcus Braga, acompanham, neste sábado e domingo (20 e 21), um mutirão de avaliações sociais na Agência da Previdência Social (APS) Caruaru, em Pernambuco. Ao todo, foram disponibilizadas 600 vagas, sendo 300 para cada dia. A ação no fim de semana contará com a atuação de 12 profissionais, sendo quatro em atendimento presencial e oito em formato remoto.

O mutirão tem como objetivo ampliar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e reduzir o tempo de espera das pessoas que aguardam a avaliação social, etapa obrigatória para a concessão do benefício. Os atendimentos serão realizados exclusivamente para cidadãos com agendamento prévio, que pode ser efetuado pelos canais oficiais do INSS: aplicativo Meu INSS, portal www.gov.br/meuinss ou Central de Atendimento 135.

Serviço

Mutirão de Avaliação Social do BPC

Data: 20 e 21 de junho de 2026

Horário: A partir das 7h30

Local: Agência da Previdência Social Caruaru

Endereço: Av. Rui Barbosa, 250 – Maurício de Nassau, Caruaru (PE), CEP 55012-080

Palmares - 147 anos

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) firmou, hoje, uma aliança histórica com grupos de oposição de São Joaquim do Monte. O apoio uniu no mesmo palanque lideranças que estiveram em polos divergentes da política local nos últimos 16 anos, em uma demonstração da capacidade de aglutinação do projeto da Frente Popular para as eleições deste ano. A reunião também contou com a participação da deputada Maria Arraes (PSB), nome que será apoiado pelo conjunto local.

Declararam apoio a João Campos lideranças como Dedé Pernambuco e Zé Birro, prefeito de São Joaquim do Monte por duas vezes e também vereador por quatro mandatos. O bloco oposicionista também conta com os vereadores Andrécio, Mônica de Clécio, Marcos Tanazo e Irmã Criciane, além dos suplentes Jailson Barriga, Emanuel Esdras e Tonho da Água e dos ex-candidatos a prefeito Clécio Vieira, Marcos Mariano e Gal Birro, do ex-presidente da Câmara Municipal Lenilson de Terra Preta e do empresário Zé Antônio.

“A gente fica muito feliz de contar com esse apoio, que é histórico para a política de São Joaquim do Monte e histórico também no nível estadual. A gente viu isso acontecer muito quando Eduardo Campos era governador e vê acontecer agora também: diferentes grupos de oposição, que disputaram muitas eleições em sua cidade, se juntando no nosso palanque por terem a certeza de que estamos apresentando o melhor projeto para Pernambuco. Vamos seguir juntando gente que acredita, que trabalha e que busca o melhor pelo nosso estado”, disse João.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) realizou, ontem, uma Reunião Solene em homenagem aos 125 anos do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, instituição centenária e referência em educação no Agreste Meridional. A solenidade aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Izaías Régis, por meio do Requerimento nº 5148/2026, em reconhecimento à relevante contribuição do colégio para a formação educacional, moral e cidadã de gerações de pernambucanos.

Camaragibe - Forró da Vila

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) recebeu, hoje, declarações de apoio de lideranças políticas de Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano. A agenda reuniu a ex-candidata a prefeita Mailde de Teté, o ex-prefeito e atual vereador Uilson de Teté, o presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (Coopeafa), Biu da Associação, entre outras lideranças.

Durante o encontro, o grupo destacou a confiança na capacidade de João Campos de liderar Pernambuco a partir de um projeto comprometido com o desenvolvimento regional, a melhoria dos serviços públicos e a ampliação das oportunidades para a população. Também acompanharam a agenda o vereador César Lucena e a presidente da Associação Padre Arnóbio, Maria José Cesário.

“Muito bom seguir juntando gente de todas as partes de Pernambuco que verdadeiramente acredita no nosso projeto. Camocim pode crescer muito em um novo momento do nosso estado. Agradeço esse apoio e digo a todo o povo de Camocim de São Félix que pode confiar, porque a gente vai ser muito parceiro para levar desenvolvimento e avanço”, declarou João.

Conheci Raimundo Carrero, que Deus chamou hoje aos 78 anos, na redação do Diário de Pernambuco, no início dos anos 80. Tínhamos em comum o amor pelo Sertão. Ele, inspirado em sua Salgueiro, eu na minha pasárgada Afogados da Ingazeira, não confundir com a Pasárgada de Manuel Bandeira.

Num texto dele que li muito tempo depois, ele falou da sua Salgueiro. “Lá em Arcassanta, onde nasci e cresci, havia menino, havia janela e andorinha, havia praça e igreja. E o menino morava na frente da praça e, portanto, da igreja”, escreveu.

Quando o vi pela primeira vez tomei um susto: fumava feito uma caipora, falava rápido e alto, era inquieto por natureza, pavio curto. Nunca fomos próximos, até porque fui morar em Brasília e Carrero foi cuidar da vida literária dele. Mas um certo dia, ele teve uma longa conversa comigo sobre o seu modus operandi de fabricar seus romances.

Contou-me que só escrevia na exaustão do calor, depois de tomar uns chás quentes, que nunca entendi, fumar sem parar. O suor, segundo ele, o transportava para um outro mundo, cenários muito próximos a uma viagem maluca, na qual construía seus personagens. Nunca mais esqueci isso.

Embora sertanejo, Carrero tinha alma recifense, banhada e abençoada pelo mar. “O ser humano é não mais do que um cemitério dos passados, dos vários e misteriosos passados”, dizia ele. Quem escreve, segundo ele, precisa seduzir o leitor de forma para participar do texto e depois participar da história.

Literatura não se diz, representa-se, aprendi com ele. Carrero era um gênio e deixou obras maravilhosas. Seu livro “Somos pedras que se consomem” foi incluído entre os dez melhores livros de 1995, escolhidos pelo jornal O Globo.