A casa caiu: Aliados de Danilo Cabral já começam a ser indiciados por corrupção

EXCLUSIVO

Os fatos são explosivos e mudarão o panorama político de Pernambuco a partir de 2023. Sem a perspectiva de Poder, já que não deve passar para o segundo turno, aliados principais do PSB, inclusive operadores financeiros, já começam a ser colocados no banco dos réus da corrupção. O Blog teve acesso, através com uma fonte sob reserva da Polícia Federal, a decisão sigilosa explosiva assinada recentemente pela juíza federal Amanda de Araújo no processo 0810128-30.2022.4.05.8300, atingindo o braço financeiro da atual cúpula do PSB.

Pela decisão, já se tornaram réus por corrupção passiva e ativa e lavagem de ativos os membros do braço financeiro do caixa 2 da cúpula do PSB. A decisão é fruto da delação premiada de João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, que admitiu em delação premiada homologada pelo STF ser o operador financeiro da atual cúpula do PSB de Pernambuco. A delação está em sigilo, mas parte da mesma foi obtida pelo Blog, sob reserva de fonte.

Pela recente decisão, Aldo Guedes (sócio e primo de Renata Campos), João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho (dono formal do avião em que morreu Eduardo Campos) e Tuta Rosal (operador financeiro do PSB segundo a PF) e mais seis pessoas que a fonte na Polícia Federal prefere não divulgar ainda passam a condição de réus criminais na Justiça Federal. As acusações são várias e levam luzes inéditas ao modo de operar do financeiro do PSB, desde os tempos do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2014.

A juíza aponta, com nomes e sem meias palavras, os “líderes de uma organização criminosa constituída no estado de Pernambuco com o objetivo de obter lucro mediante a prática de agiotagem e ocultação da origem e do destino de recursos de origem criminosa, incluindo verbas oriundas de superfaturamento em obras públicas, envolvendo o pagamento de propinas a agentes políticos e funcionários públicos”. A decisão menciona Renata Campos como esposa de Eduardo Campos e prima de Aldo Guedes: “vínculo pessoal entre ambos (relação familiar, pois ALDO GUEDES seria casado com uma prima da esposa do ex-governador), além de uma relação profissional, por ser ALDO presidente da COOPERGÁS, sociedade de economia mista integrada pelo Governo de Pernambuco”.

Com exclusividade, o Blog também soube que se prepara operação da Polícia Federal, segundo a fonte, com novas pessoas de interesse, que devem ser alvos de mandados judiciais já nas próximas semanas, tão logo deixem de ter importância na disputa eleitoral em Pernambuco. A investigação quer evitar ser acusada de influenciar a disputa para governador de Pernambuco, deixando para efetuar as novas medidas ostensivas já deferidas a partir de 2 de outubro. Segundo a fonte, já irão começar o cumprimento de mandados de pessoas sem foro privilegiado, a partir de 3 de outubro. Uma das condutas que serão investigadas, segundo a fonte sob reserva na Polícia Federal, seria a gravação com vídeo e áudio de um encontro mantido com terceiros por Danilo Cabral e Paulo Câmara no décimo primeiro andar do Hotel Imperial Suítes, no Recife, em 2015, logo após Paulo Câmara tomar posse como governador.

A investigação fez uma detalhada linha do tempo, narrando toda a operação estruturada de corrupção da atual cúpula do PSB desde os tempos de Eduardo Campos. Abaixo alguns dos exemplos, detalhados na decisão. A juíza só retirou Eduardo Campos do rol dos réus porque ele morreu: “Por fim, sendo fato de todos conhecido e devidamente provado in casu (Anexo 5 – id. 4058300.23107250), DECLARO extinta a punibilidade de EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, quanto aos fatos narrados na denúncia, face ao seu falecimento em 13/08/2014, com espeque no art. 107, inciso I, do Código Penal”.  

A recente denúncia, já aceita pela juíza federal Titular da 4ª Vara/PE, finalmente revela vários detalhes do modo financeiro de atuar do PSB, que perdura até hoje, na atual campanha. Veja abaixo o primeiro trecho mais bombástico da recente decisão judicial: “Segundo a denúncia ofertada, “Ao oferecerem vantagem ilícita (propina de 5% do valor das obras contratadas no estado) ao então governador de Pernambuco, EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, durante a execução das obras do Canal Adutor do Sertão Alagoano, o então diretor-presidente da CONSTRUTORA OAS, JOSÉ ADELMÁRIO PINHEIRO FILHO (“LÉO PINHEIRO”) e o então diretor-superintendente regional da CONSTRUTORA OAS no Nordeste, PAULO ROBERTO VENUTO, praticaram, em unidade de desígnios, o ilícito tipificado no art. 333 do Código Penal, abaixo transcrito: (…).

Ao receber vantagem indevida proveniente da CONSTRUTORA OAS, a partir do superfaturamento de notas fiscais da empresa CÂMARA & VASCONCELOS na obra do Canal Adutor do Sertão Alagoano – Trecho 3 (…) em comunhão de desígnios com o então governador do estado de Pernambuco, EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, este agindo por meio do intermediário ALDO GUEDES ÁLVARO, cometeram o crime previsto no art. 317 do Código Penal: (…). Partindo de EDUARDO CAMPOS e ALDO GUEDES a iniciativa de entregar a propina (…) bem como o planejamento dos meios para entrega da vantagem ilícita, e sendo a operacionalização da entrega efetivada por JOÃO CARLOS LYRA e LEONARDO MARANHÃO, todos eles devem ser considerados agentes, mediatos ou imediatos, do crime do art. 317 (…).

Além disso, houve prática de lavagem de capitais, porquanto não ocorreu apenas um recebimento indireto da propina, mas uma elaborada dissimulação da origem ilícita da quantia. A entrega em dinheiro vivo só aconteceu após as manobras de RAMILTON LIMA MACHADO JÚNIOR, ARTHUR ROBERTO LAPA ROSAL e CAROLINA CÂMARA VASCONCELOS, tanto na geração de recursos de “caixa dois” quanto na dissimulação do destino dos valores gerados, mediante troca de transferências bancárias por entregas de dinheiro em espécie, utilizando empresas participantes do esquema. Esses denunciados praticaram diretamente o crime de lavagem de dinheiro, com JOÃO CARLOS LYRA PESSOA DE MELLO FILHO (…)”, diz a juíza federal, na decisão oficial.

A acusação baseou-se nas provas colhidas na investigação encetada nos autos do Inquérito Policial 2019.0013364-SR/PF/PE, tombado no PJe sob o 0825120-98.2019.4.05.830, incluindo colaborações premiadas e elementos de corroboração destas, entre elas as seguintes, segundo a juíza federal: “a) a celebrada pelo denunciado JOÃO CARLOS LYRA PESSOA DE MELLO FILHO no âmbito da Procuradoria-Geral da República, homologado pelo Supremo Tribunal Federal na PET 6.600 (Termos de Colaboração n.º 1, 3 e 5, fls. 6/14, 19/25 e 2/5 do Apenso 1 do IPL), reiterada em seus depoimentos de fls. 34/39 e 102/103 do IPL em questão; b) a firmada por ARTHUR ROBERTO LAPA ROSAL, no seu Termo de Colaboração n.º 1 (fls. 26/30 do Apenso 1 do IPL), prestado no mesmo Acordo de Colaboração Premiada acima referido; c) a estabelecida pela colaboradora denunciada CAROLINA CÂMARA VASCONCELOS em seu Termo de Colaboração n.º 1 do mesmo acordo mencionado nas duas alíneas acima (Anexo 1 do IPL); d) A acordada no âmbito da Procuradoria-Geral da República com JOSÉ ADELMÁRIO PINHEIRO FILHO (LÉO PINHEIRO), então presidente da OAS, reiterada em seus depoimentos nos inquéritos policiais 2020.0003561 (0806882-94.2020.4.05.8300) e n.º 2020.0017493 (0808151-71.2020.4.05.8300) (Anexo 2); e) as celebradas pelos três ex-empregados da OAS, atuantes no Setor de Operações Estruturadas: ADRIANO SANTANA QUADROS DE ANDRADE (fls. 120/121 do IPL), ROBERTO SOUZA CUNHA (fls. 122/124 do IPL) e o ora denunciado RAMILTON LIMA MACHADO JÚNIOR”.

Leia do processo judicial como começou a relação ilícita do PSB com a construtora OAS, a mesma do triplex de Lula: “01. No ano de 2006, o então presidente da CONSTRUTORA OAS LTDA. (CNPJ n.º 14.310.577/0001-04) e ora denunciado, JOSÉ ADELMÁRIO PINHEIRO FILHO (conhecido como LÉO PINHEIRO), teve reunião com o então presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, no Hotel Renaissance, em São Paulo/SP. Na oportunidade, LÉO PINHEIRO estava acompanhado pelo diretor superintendente regional da CONSTRUTORA OAS LTDA no Nordeste, PAULO VENUTO, e o político estava acompanhado pelo empresário e também denunciado ALDO GUEDES ÁLVARO, que foi apresentado a LÉO PINHEIRO como uma pessoa de confiança de EDUARDO CAMPOS e que trataria de operacionalizar movimentações financeiras em seu nome (…)

05. A reunião foi finalizada com EDUARDO CAMPOS indicando a PAULO VENUTO que procurasse ALDO GUEDES para tratar de contribuições da OAS para o governo. Posteriormente, PAULO VENUTO informou a LÉO PINHEIRO que ALDO GUEDES havia cobrado um percentual de 5% (cinco por cento) de todas as medições, incluindo os aditivos, das obras que a OAS executasse em Pernambuco, a ser direcionado ao governador EDUARDO CAMPOS. A propina era paga pelo fato de a OAS vencer as licitações e poder executar obras no estado”.

Um irmão de Aldo Guedes, sócio de Renata Campos, era dono da empresa apontada como dona formal do avião em que morreu Eduardo Campos, conforme a decisão judicial: “O acordo era o de que, com a quitação final dos financiamentos, as máquinas e os equipamentos seriam rateados entre o colaborador, PEDRO NEVES VASCONCELOS e CARLOS GUEDES, irmão de ALDO GUEDES, também sócio informal dessas empresas em 2008, fazendo o mesmo financiamento de máquinas e equipamentos que EDUARDO FREIRE. Em 2010, CARLOS GUEDES vendeu a participação dele nos negócios das empresas CÂMARA & VASCONCELOS e VASCONCELOS & CÂMARA ao colaborador e denunciado JOÃO CARLOS LYRA, que tomou a frente dos negócios das empresas”. Aldo Guedes é primo de Renata Campos e do prefeito do Recife, João Campos.

Segundo a decisão da juíza, o “preço das notas fiscais era superfaturado em 20% (vinte por cento) do valor real; todavia, houve situações em que esse percentual foi maior, chegando à emissão de notas completamente fictícias, não correspondentes a nenhum serviço prestado, com geração de 100% (cem por cento) de caixa dois”.

A juíza ainda aponta que Aldo Guedes envolveu empresas tradicionais da sua família, como a Grillo, nas condutas investigadas. O primo de Renata Campos, segundo a decisão, supostamente usava telefones da Grillo Presentes para combinar a entrega de propina, conforme trecho da decisão da juíza: “(…) aponta registros de inúmeros contatos telefônicos de JOÃO CARLOS LYRA com a COMPANHIA PERNAMBUCANA DE GÁS (COPERGÁS), empresa da qual ALDO GUEDES era presidente, e com as empresas GRILLO LTDA. (CNPJ n.º 05.383.942/0001-10) e GRILLO PRESENTES LTDA. (CNPJ n.º 11.431.608/0001-97), das quais ALDO GUEDES era sócio e ex-sócio respectivamente, contatos esses datados de 2012 a 2014, incluindo chamadas nos meses de junho e agosto/2014, próximas à entrega da propina”. A empresa, na Imbiribeira, é uma das mais tradicionais do Recife.

Com a decisão judicial, assinada no processo 0810128-30.2022.4.05.8300, o núcleo financeiro ligado a atual cúpula do PSB já passa a ser oficialmente réu por corrupção e lavagem por uma longa lista de condutas citadas desde 2006 até a atual eleição. Com a decretação destes como réus, segundo a fonte na Polícia Federal, qualquer nova reiteração criminosa já pode servir de base para a decretação de prisões preventivas, sem prazo determinado, no inquérito. A Polícia Federal está monitorando a movimentação financeira, de caixa 2, na eleição de Pernambuco, para fins de representar, a partir da próxima segunda (3), por novas prisões.

Veja outras postagens

O Conselho Distrital de Fernando de Noronha solicitou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a realização de uma audiência pública para discutir temas centrais para o arquipélago, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 21/2024, que prevê eleições diretas para o cargo de Administrador Geral do Distrito Estadual. O pedido foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros durante reunião ordinária realizada em 6 de maio e encaminhado ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto.

Além da PEC, a pauta inclui segurança pública e alterações na Lei Orgânica nº 11.304/1995, que trata de medidas administrativas em Noronha. O ofício também foi enviado à governadora Raquel Lyra e assinado por Milton Luna da Silva, presidente do Conselho Distrital.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

Por Blog Cenário

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), pretende pedir, em breve, a autorização para a contratação de um novo empréstimo no valor de R$ 1,7 bilhão, que assim como o que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco, também será aplicado em infraestrutura.

Atualmente, o Palácio aguarda o aval da Alepe para um outro pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão, que foi enviado ainda em março, pela então governadora em exercício, Priscila Krause (PSD). Segundo o Poder Executivo, o recurso será investido em obras de infraestrutura, entre elas, a duplicação da BR-232 até Arcoverde e a construção do Arco Metropolitano.

A matéria chegou a ser aprovada na Comissão de Justiça, mas sofreu alteração na Comissão de Finanças, e agora precisará ser votado novamente pelo principal colegiado. Ainda não há um prazo para que esta proposta seja analisada.

Dulino Sistema de ensino

A mensagem do ‘Maio Verde’ é clara: não espere pelos sintomas do glaucoma. Considerada “o ladrão silencioso da visão”, a doença avança de forma imperceptível e pode resultar em cegueira irreversível, se não diagnosticada a tempo. Para marcar o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco abre, na próxima segunda-feira (12/05), os agendamentos para um mutirão de atendimento gratuito em diagnóstico e tratamento da doença. Serão oferecidas 300 vagas à população. A ação é uma parceria com a Fundação Altino Ventura.

Os agendamentos serão realizados, exclusivamente, pela central telefônica da Assembleia Legislativa no período de 12 a 16 de maio (segunda a sexta-feira da próxima semana). Devem ser feitos durante os horários de expediente da Alepe, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, pelos telefones 3183-2443, 3183-2242 e 3183-2026.

Já os atendimentos serão realizados na semana seguinte, nos dias 20, 21 e 22, das 9h às 16 horas, no pavimento térreo do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, na Boa Vista. Serão realizados 100 atendimentos por dia. Segundo a Assistente Social e Coordenadora de Projetos Externos da Fundação Altino Ventura, Joana Ferreira, os pacientes agendados serão atendidos por oftalmologistas que farão a medição da pressão intraocular e o exame de fundo de olho, compondo assim a triagem para o glaucoma.

“Caso a equipe médica identifique a necessidade de exames complementares ou suspeita de diagnóstico de glaucoma, o paciente será encaminhado à Fundação Altino Ventura para investigação de diagnóstico e acompanhamento”, complementa.

A iniciativa de celebrar o ‘Maio Verde’ faz parte de uma agenda social, voltada para a população, que é cumprida anualmente pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe. Em março deste ano, a Alepe promoveu, também gratuitamente, um mutirão para triagem e tratamento da catarata. Segundo o superintendente de Saúde, Wildy Ferreira, “a Alepe procura contribuir para que a população tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade”.

Superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira

“Esse mutirão promovido pela Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura, vem contribuir com o diagnóstico precoce e tratamento eficaz do glaucoma. Além de ser uma forma de reforçar a importância do ‘Maio Verde’ de conscientização da população da saúde ocular e de prevenção da doença”, ressaltou Wildy Ferreira.

Já para o primeiro secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a realização do mutirão de Glaucoma, dentro da campanha Maio Verde da Alepe, “é uma importante iniciativa de saúde pública e conscientização sobre essa doença silenciosa, que pode levar à cegueira se não for identificada e tratada precocemente”. “Essa é mais uma ação do ‘Programa Alepe Cuida’ em defesa da prevenção, do cuidado e do acesso à saúde. Estamos falando de garantir dignidade, enxergar o futuro com esperança e reafirmar nosso compromisso com a vida das pessoas”, pontuou o deputado.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

A governadora Raquel Lyra (PSD) estará em Arcoverde, hoje, onde inaugura, às 16h, a Clínica Escola de Odontologia Avançada da UPE, ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos). A unidade vai reforçar a formação dos estudantes e ampliar os atendimentos gratuitos à população em diversas especialidades odontológicas

Além da entrega, a expectativa é que Raquel anuncie novos cursos para o campus da universidade, inaugurado em 2017 e que já atende mais de 300 alunos nos cursos de Direito e Odontologia.

A estrutura faz parte da política de interiorização do ensino superior promovida pela UPE desde 2011, quando os primeiros cursos de bacharelado em Direito e Odontologia foram implantados em Arcoverde, ainda durante o segundo mandato do atual prefeito Zeca Cavalcanti. Inicialmente, as aulas aconteciam em cinco salas da Escola Estadual Senador Vitorino Freire, o tradicional ‘Polivalente’. A nova clínica funciona de segunda a sexta, com serviços como cirurgias, radiologia, urgência, odontopediatria e estética, marcando mais um passo na interiorização do ensino superior e na oferta de saúde pública de qualidade.

Ipojuca - No Grau 2025

O clima de São João já começa a esquentar no Lounge Music, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Considerada uma das maiores casas de shows do estado, a Lounge preparou uma programação especial para o mês de maio, dedicada inteiramente ao forró. A temporada começa no dia 10 de maio, com shows imperdíveis de Anjo Azul, Juarez e Cydia Lima, artistas que representam a força do forró romântico e prometem colocar todo mundo para dançar.

O Lounge Music segue com uma agenda recheada de atrações durante todo o mês, valorizando os ritmos nordestinos e celebrando a cultura popular com muito estilo e estrutura de ponta. Em maio, o forró é quem manda no palco do Lounge!

Caruaru - São João na Roça

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, hoje, da inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, ao lado da governadora Raquel Lyra, do ministro da Saúde, Alexandra Padilha, e demais autoridades. A unidade, que teve as obras paralisadas por mais de uma década, foi concluída e entregue como parte das ações do Governo de Pernambuco para ampliar a rede de assistência materno-infantil no interior do Estado. Durante a cerimônia, Rodrigo destacou a parceria institucional com o Governo do Estado e o papel da Prefeitura na requalificação do entorno do equipamento de saúde.

“Essa obra representa um marco para a saúde da mulher e para o futuro de Caruaru. A nova Avenida José Rodrigues de Jesus, por exemplo, foi planejada já pensando nesse complexo médico. É uma entrega que nos enche de orgulho, porque dialoga com as necessidades da população e com o planejamento urbano da cidade”, afirmou o prefeito. Ele também ressaltou a importância da articulação entre os entes públicos e da união com a sociedade civil para garantir obras de impacto como esta.

Rodrigo Pinheiro também reforçou o compromisso com o desenvolvimento da cidade e deixou uma mensagem para quem torce por Caruaru. “Independentemente de quem torça contra, eu tenho certeza de que a maioria absoluta dos caruaruenses está conectada com o futuro. Essa parceria entre o Governo Municipal e o Governo Estadual vai continuar olhando para frente e cuidando das pessoas e das gerações futuras”, concluiu.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

Por Osvaldo Matos Jr.*

A recente cobertura midiática em torno da morte do Papa e da escolha de seu sucessor trouxe à tona uma verdade inegável: a Igreja Católica é muito maior do que ela própria imagina. Não se trata apenas dos pouco mais de 1,2 bilhão de fiéis oficialmente contabilizados em todo o mundo, mas de um impacto cultural, histórico e espiritual que se estende muito além das fronteiras eclesiásticas.

O fenômeno midiático observado durante esse período revela uma realidade que até mesmo muitos católicos podem não perceber plenamente: a Igreja de Yeshua permanece uma força central na história.

Em um mundo saturado por uma multiplicidade de canais de comunicação e plataformas digitais, onde cada segundo de programação é disputado por interesses diversos, é notável observar como a cobertura da morte do Papa e da eleição do novo Pontífice se tornou um evento global. Televisões, rádios, sites de notícias, redes sociais e até mesmo veículos seculares destinaram espaços significativos para acompanhar, comentar e analisar os acontecimentos.

Essa atenção massiva não é apenas uma questão de tradição ou de uma busca por audiência fácil. Ela reflete algo mais profundo: a Igreja Católica continua a ser uma referência de espiritualidade e moralidade em um mundo muitas vezes imerso na relatividade ética e na superficialidade cultural. As audiências dispararam. Milhões de pessoas em diferentes países acompanharam, emocionadas, os rituais fúnebres e aguardaram ansiosamente pelo anúncio do novo Papa. Mas o que explica esse interesse que transcende os próprios fiéis?

A Igreja Católica é, há mais de dois milênios, um farol espiritual e cultural que influenciou a história da civilização ocidental e além. Suas catedrais, suas obras de caridade, suas contribuições para a filosofia, a arte, a música e a educação moldaram sociedades inteiras. Em um mundo onde o secularismo e o materialismo parecem ganhar espaço, a morte de um Papa e a escolha de seu sucessor representam um retorno ao sagrado, uma redescoberta da dimensão espiritual da existência.

É como se, diante desses eventos, até mesmo os mais céticos fossem forçados a admitir que há algo maior, algo que transcende o mero cotidiano e que conecta bilhões de pessoas ao longo dos séculos. Esse “algo maior” é a Igreja de Yeshua, uma instituição que, mesmo em meio a crises e desafios, permanece de pé, com alicerces firmes e sólidos, sustentados pela fé de seus membros e pela herança espiritual que representa.

Os altos índices de audiência, a dedicação de horas de programação e o envolvimento de milhões de pessoas nas redes sociais durante esses eventos são um testemunho vivo da grandeza da Igreja Católica. Ela não é apenas uma organização religiosa entre tantas outras, mas uma realidade espiritual e cultural que transcende qualquer estatística oficial.

O mundo moderno, com todas as suas complexidades e desafios, ainda encontra na Igreja uma referência. Mesmo aqueles que não compartilham da fé católica são impactados por sua presença e por seu papel histórico. E é exatamente por isso que a mídia não consegue ignorar esses eventos. Porque, mesmo que muitos tentem negar, a Igreja de Yeshua é maior do que imaginam, maior do que as próprias estatísticas sugerem. Ela é a rocha sobre a qual a fé de bilhões se constrói e, mais do que isso, é uma fonte de sentido e de esperança em um mundo muitas vezes perdido em meio à dúvida e ao relativismo.

A atenção global dedicada à morte do Papa e à escolha do novo Pontífice é um lembrete de que a Igreja Católica continua a ser uma voz poderosa e uma presença central no mundo. É uma prova de que, mesmo em uma era de mídia fragmentada e superficial, a fé em Yeshua permanece viva e forte, inspirando, confortando e guiando milhões de almas. Os católicos devem reconhecer essa grandeza e, mais do que nunca, reafirmar sua fé e seu compromisso com a verdade que transcende o tempo e o espaço.

*Católico praticante e servo de Yeshua, empresário, cientista social e político, publicitário, MBA em Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico, especialista em Gestão Pública, Marketing, Comércio Exterior, Comunicação Pública e Turismo.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

A Engenho Comunicação irá lançar, no auditório do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, o projeto ‘O Futuro do Jornalismo’. A estreia do projeto vai acontecer no dia 15 de maio, com uma palestra do jornalista Valmir Salaro, seguida da exibição do documentário “Escola Base: Um Repórter Enfrenta Seu Passado”. A programação é gratuita, direcionada a estudantes de Jornalismo. Alunos da UnB, Uniceub, Iesb e Católica estão entre os participantes. Salaro estará em Brasília para falar sobre Precisão da Informação e o Impacto no Jornalismo.

O Futuro do Jornalismo é um projeto lançado para celebrar os vinte anos do Prêmio Engenho de Comunicação. Tem como objetivo principal apoiar a formação das novas gerações de jornalistas, com conteúdos complementares ao programa curricular oferecido nas faculdades. Os coordenadores dos cursos de Jornalismo atuam como co-curadores da programação. A palestra do dia 15 dá início a uma série de atividades, que inclui um concurso de redação para estudantes de Jornalismo, um seminário em agosto e visitas sob mentoria nos veículos de comunicação parceiros do projeto.

Os veículos de comunicação Band, Correio Braziliense, Metrópoles e Record são parceiros de O Futuro do Jornalismo. Eles irão receber os alunos vencedores do concurso de redação para uma semana de experiência em cada redação. A coordenação-geral de O Futuro do Jornalismo é da jornalista Kátia Cubel, presidente do Prêmio Engenho de Comunicação. O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sistema Cofeci-Creci são os patrocinadores do projeto O Futuro do Jornalismo. O STM e o Instituto Palavra aberta conferem apoio institucional à iniciativa direcionada aos universitários.

Toritama - FJT 2025

O Sextou de hoje presta uma homenagem a uma das maiores intérpretes da música brasileira, Nana Caymmi, que faleceu na semana passada. Em tributo à artista, o programa relembra seus grandes sucessos e conta com a participação especial do produtor musical José Milton, responsável por quase toda a discografia de Nana e por trabalhos com importantes nomes da MPB. Confira abaixo a chamada do programa:

O Sextou vai ao ar hoje, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir o Sextou pela internet, clique no link do Frente a Frente no alto da página deste blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A edição de maio da revista ‘Mais Nordeste’, projeto no qual sou parceiro com um grupo de jornalistas do Ceará, ligado à Fundação Getúlio Vargas, traz a universalização do Saneamento Básico como tema principal. Embora o saneamento básico tenha uma série de externalidades, a universalização prevista para 2033 não vai chegar. E a razão é simples: falta vontade política e dinheiro. Clique aqui e confira a edição completa da revista.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) soltou um comunicado, hoje, em que anuncia a devolução de R$ 292.699.250,33 para aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Segundo o instituto, esse valor é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas por sindicatos e associações, porque a folha do mês já havia sido rodada. “O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio”, afirmou o INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou, ontem, que vai notificar, na terça-feira (13), os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares. Essas pessoas terão de informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores.

O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, candidato a presidente da Executiva Nacional do PT, com apoio do presidente Lula e do atual comando do partido, leia-se Humberto Costa, atual presidente e Gleisi Hoffman, ex-presidente e atual ministra das Relações Institucionais, será o entrevistado do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima quarta-feira.

Edinho foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Dilma Rousseff. Ele é candidato a presidente do PT representando a corrente “Construindo um Novo Brasil (CNB)”. A CNB, porém, enfrenta um racha interno entre seus filiados. Segundo fontes ouvidas pelo blog, Lula teria sinalizado que apoia Edinho em uma das principais causas da crise interna: a distribuição de cargos na nova direção partidária.

De acordo com relatos de interlocutores, Lula teria concordado que o futuro presidente do PT deve ter autonomia para indicar nomes da sua confiança para determinadas funções na direção partidária. A tesouraria do PT é tida como o grande pano de fundo da crise que tomou a eleição interna.

É ali que se faz a gestão do fundo eleitoral e do fundo partidário, o que confere ao ocupante da vaga um enorme poder de influenciar a gestão da sigla. Edinho afirmou recentemente que o PT tem que enfrentar grandes desafios.

“Melhorar seu funcionamento interno, fortalecer as instâncias, para preservar a democracia interna, e cada vez mais construir processos decisórios que sejam coletivos. Precisamos de um partido que volte a priorizar o trabalho de base, que tenha mais presença junto à nossa base social”, disse.

O podcast vai ao ar das 18 às 19 horas, com transmissão pelo YouTube da Folha e deste Blog. Além da transmissão pelo Youtube, o ‘Direto de Brasília’ também é veiculado pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. A transmissão também será realizada no Instagram e no Facebook deste Blog.

Entram como parceiros na transmissão a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado. Os nossos parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana e a Faculdade Vale do Pajeú.