Carrefour/ Big Bompreço deixa vazar fechamento de cinco lojas e demissão de 500 trabalhadores

O blog soube, há pouco, por fonte segura, que o grupo Carrefour/ Big Bompleço irá fechar cinco lojas no Recife até o dia 14 de março. Serão as unidades localizadas nos Aflitos, Espinheiro (em frente ao Habib’s), Tacaruna, Benfica e no Terminal de Boa Viagem.

O encerramento das atividades das lojas deve impactar diretamente mais de 500 funcionários, que perderão seus empregos. Ainda não há informações sobre o destino dos imóveis e se outra rede de supermercados assumirá os espaços deixados pelo Carrefour.

Veja outras postagens

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou ontem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em Brasília, está “confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”. Em postagem nas redes sociais, o ex-parlamentar afirma que o pai pediu que a informação fosse divulgada por ele a aliados.

“Meu pai, preso político, continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde. Ainda assim, pediu que eu informasse aos senhores que está confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”, escreveu Carlos. As informações são do jornal O Globo.

Por Estadão Conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou, na última quinta-feira (19), a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelos crimes de obstrução à Justiça e coação no curso do processo. Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes conduz a ação. Com a decisão, Eduardo passa oficialmente à condição de réu.

A denúncia foi recebida por unanimidade pela Primeira Turma da Corte em novembro de 2025, no âmbito das investigações sobre a trama golpista. Ao aceitar a acusação, os ministros entenderam haver indícios suficientes para a abertura do processo.

Ipojuca - No Zap

As chuvas registradas ontem em Garanhuns, no Agreste, por volta das 16h, chamaram a atenção pela força e intensidade, especialmente na região central da cidade. Apesar de ter sido rápida, a precipitação foi forte e acumulou cerca de 30 milímetros, segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Ruas como Capitão Tomaz Maia e Barão do Rio Branco ficaram alagadas, dificultando a circulação de pedestres e veículos. Imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostram enxurradas fortes, com correnteza intensa descendo por vias urbanas e invadindo calçadas. É possível ver nas imagens veículos como carros e motos arrastados pela força da água.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o estado está em “observação” para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte hoje. O aviso meteorológico abrange regiões como o Agreste, o Sertão de Pernambuco, o Sertão do São Francisco e o arquipélago de Fernando de Noronha. A recomendação é que a população permaneça atenta às orientações da Defesa Civil e evite áreas de risco durante os períodos de chuva mais intensa.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, parecer contrário ao pedido de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No documento, Gonet argumenta que a unidade onde Bolsonaro está custodiado dispõe de estrutura médica adequada, com atendimento 24 horas e acesso a uma unidade avançada do Samu em caso de emergência. As informações são da TV Jornal.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Uma freira de 82 anos foi assassinada a pauladas ontem por um homem que invadiu o convento onde ela morava, provavelmente com a intenção de furtar objetos do local. O crime ocorreu no município de Ivaí, no Paraná.

A vítima se chamava Nadia Gavanski. Em nota, a congregação da qual ela fazia parte, as Irmãs Servas de Maria Imaculada, lamentou a morte da irmã e disse que “está colaborando plenamente com as autoridades de segurança pública para que as circunstâncias do crime sejam resolvidas”. O velório será hoje, a partir das 15h, em Prudentópolis, Paraná. As informações são do portal Metrópoles.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) confirmou o assassinato e informou que o suspeito foi detido durante a tentativa de fuga. O corpo de Nadia foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa (PR). O caso continua sob investigação.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Estadão Conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) analisará a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que absolveu um homem de 35 anos por estupro contra uma menina de 12 anos por entender que havia “vínculo consensual”.

Em nota enviada ao Estadão, o MP afirma que identificou aspectos jurídicos passíveis de impugnação e adotará medidas processuais cabíveis para garantir a aplicação de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Vianney Mesquita*

O orgulho que almoça vaidade janta desprezo.” (Benjamin Franklin, cientista, diplomata, inventor e intelectual eclético dos Estados Unidos. 1706-1790).

A importância sem mérito logra respeito sem estima.” (Sebastién-Roch Nicolas, Moralista, escritor e jornalista de França. Clermon-Ferrand, 06.04.1741; Paris, 13.04.1794.

O nome cabotino, adjetivo e substantivo de ambos os gêneros, significa, em acepção original, mau comediante, ator histrião, personagem bufo, cômico teatralmente desqualificado. Consoante sugere Antônio Geraldo da Cunha, no seu Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa (2. ed., Rio de Janeiro, 2001), “parece” aludir ao nome de um ator burlesco de categoria inferior (Cabotin), o qual teria atuado no tempo de Luís XIII, em França.

Figurativamente, entretanto – e esta é a significação preferida e mais conhecida no Brasil – denota a ideia de […] indivíduo presumido, afetado, que procura chamar a atenção, ostentando qualidades reais ou fictícias (Cunha, 2001), com registo lexicográfico no século XIX (1807), sendo controversa a origem dos seus sentidos expressos em glossários, segundo gizado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001), de Mauro Salles Villar e Antônio Houaiss.

Por Silvino Teles Filho*

O diagnóstico correto do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um passo fundamental para garantir cuidado adequado, reduzir sofrimento e promover o pleno desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem se manifestar de formas distintas conforme a idade, o contexto e o perfil da pessoa. Por isso, um diagnóstico bem-feito vai muito além da observação de comportamentos isolados: exige avaliação clínica criteriosa, escuta qualificada, análise do histórico de vida, funcionamento escolar ou profissional, além da exclusão de outras condições que podem simular sintomas semelhantes.

Na virada de cada ano, cresci ouvindo que janeiro e fevereiro são meses perdidos no calendário, porque a corrida dos 365 dias só começa após o carnaval. Até lá, nada se resolve. Amigos, não se acham. Tiram férias. Políticos, fogem do Brasil. Vão desfrutar o frio, os vinhos e os encantos da Europa.

Tem gente com calendário anual de dez meses. Pulam janeiro e fevereiro, principalmente se o Carnaval acontece entre 15 e 20 de fevereiro. Esses ou são muito bem aquinhoados ou se enganam. Afinal, resultado não nasce de calendário, nasce de quem começa antes sem esperar o fim da folia.

Leapmotor C10 100% elétrico ou ultra-híbrido: qual escolher?

SUV trazido pela Stellantis em configuração única tem impressionantes mimos tecnológicos. Mas, antes de optar por uma das duas motorizações, pergunte-se: qual a sua necessidade?

O primeiro estranhamento de quem se aproxima de um Leapmotor C10 é: como abri-lo? Não há chave física tradicional. Nem mesmo o botão na maçaneta da porta. Ao comprá-lo, o novo dono leva um cartão NFC, que vem com um chip sem fio de curto alcance (até 10 cm) para permitir pagamentos e troca de dados por aproximação, por meio de criptografia. Para abrir e fechar o veículo, basta apróximá-lo da quase invisível saliência nas costas do retrovisor direito dianteiro. Ah, ele não desmagnetiza.

Entrando no veículo, outra dúvida: como ligá-lo? Basta pôr o cartão no console central, mover a alavanca de marcha ao lado do volante para D (ou R) e tocar a vida. E mais: você pode esquecer o cartão NFC e fazer tudo isso apenas com o seu celular, depois de baixar um aplicativo. Com o smartphone, além de destravar e ligar o veículo (sem tirar o aparelho do bolso), o motorista consegue controlar outras funções, como o ar condicionado. A partir daí, quaisquer ações são feitas a partir de comandos na central multimídia de 14,6 polegadas acessível ao toque: como, por exemplo, escolher a direção do vento do ar-condicionado, ajustar os modos de condução, alterar modos do áudio, criar cenários personalizados na tela ou até mesmo determinar a intensidade de resposta do freio. Ok, o Leapmotor C10 foi projetado para evitar o excesso de botões. Mas como isso afeta o consumidor, principalmente os mais velhos, não tão bem relacionados com a tecnologia? A ver. O processo não é necessariamente intuitivo, mas depois que se entende a lógica, funciona como um smartphone de última geração.

A coluna De Bigu testou ambas as versões por uma semana cada. Foi o suficiente para constatar que por R$ 205 mil (elétrico, BEV) ou R$ 220 mil (o ultra-híbrido, REEV) esse modelo vale muito a pena. O primeiro, claro, é mais urbano, dependente dos eletropostos; o segundo, dando mais liberdade para viagens, por ter uma autonomia total (tanque de combustível de 50 litros e a bateria elétrica) de até 950 km. Nos dois casos, a relação custo-benefício é muito boa. Sim, mesmo que seja um carro chinês novo — embora com uma carga empresarial ocidental pesada por trás, como a Stellantis (dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën etc, com as marcas do grupo dando inclusive suporte à Leapmotor).

O presidente do PL de Pernambuco, Anderson Ferreira, falou pela primeira vez, ontem, sobre a saída do ex-ministro Gilson Machado e a filiação ao Podemos. E condenou a forma como o ex-correligionário está agindo em defesa da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. Anderson disse, em entrevista ao Eleição Brasil Sertão, em Petrolina, que Gilson traiu Flávio e vai ajudar a eleger deputados ligados à esquerda.

“Gilson não tem propriedade de falar em nome do PL, até porque ele é um desertor. Ele foi para um partido, o Podemos, que é ligado ao ministério de Lula e com deputados que apoiam Lula. Gilson vai fazer lá movimentos para eleger deputados que votam em Lula. Portanto, não tem propriedade para falar da direita em Pernambuco, especialmente do nosso partido”, disparou o dirigente liberal. As informações são do Blog Dantas Barreto.

As chuvas registradas na tarde deste sábado (21) em Garanhuns, no Agreste, chamaram a atenção pela força e intensidade, especialmente na região central da cidade. Ruas como Capitão Tomaz Maia e Barão do Rio Branco ficaram alagadas, dificultando a circulação de pedestres e veículos.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram enxurradas fortes, com correnteza intensa descendo por vias urbanas e invadindo calçadas. Em um dos registros, uma moradora aparece completamente ilhada pelo grande volume de água barrenta a escorrer com velocidade.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o estado está em “observação” para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte entre hoje e amanhã. O aviso meteorológico abrange regiões como o Agreste, o Sertão de Pernambuco, o Sertão do São Francisco e o arquipélago de Fernando de Noronha. A recomendação é que a população permaneça atenta às orientações da Defesa Civil e evite áreas de risco durante os períodos de chuva mais intensa.