Cabras de Lampião celebra 30 anos com apresentação no Santa Isabel

O grupo de xaxado Cabras de Lampião inicia as comemorações pelos seus 30 anos com uma apresentação no 31º Janeiro de Grandes Espetáculos. Intitulado “Cabras de Lampião – 30 anos de Xaxado”, o espetáculo acontece na próxima terça-feira (21), às 19h, no Teatro de Santa Isabel, no Recife. A celebração contará com a participação de grandes nomes da cultura popular, como Assisão, Isabelly Moreira, Luizinho de Serra e Flaira Ferro, em uma homenagem à resistência e identidade sertaneja.

De acordo com os produtores da Fundação Cabras de Lampião, o evento será um mergulho na essência do Nordeste e na criatividade do povo sertanejo. “Esse espetáculo será um momento apoteótico para nosso trabalho, pois não se trata de algo inventado agora. É uma longa estrada que continuamos percorrendo para manter viva a chama da cultura”, destacou Anildomá de Souza, produtor da Fundação. Cleonice Maria, também produtora, acrescentou que a autenticidade e o compromisso cultural do grupo são elementos essenciais para sua longevidade. O espetáculo reúne músicos e dançarinos, como Djalma Ventura, Sandra Barbosa e Laisa Magalhães, prometendo uma experiência única ao público.

Fundado em 1995, o Cabras de Lampião nasceu com a missão de preservar a memória de Lampião por meio do xaxado e se tornou um dos maiores divulgadores da dança criada pelos cangaceiros. O grupo já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior, além de manter projetos culturais, como a escola de xaxado, o Museu do Cangaço e o Sítio Passagem das Pedras, local de nascimento de Lampião.

A trupe também promove eventos como o Encontro Nordestino de Xaxado e o Tributo a Virgolino, além de oferecer aulas de dança para mais de cem crianças e adolescentes. Os ingressos para o espetáculo variam entre R$ 30 e R$ 60 e podem ser adquiridos pelo Sympla. Mais informações no Instagram (@xaxado.cabrasdelampiao) ou no site do Museu do Cangaço.

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“Até 2030, o trecho pernambucano da Transnordestina deve estar pronto”, diz Alex Azevedo

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Entusiasta dos investimentos em ferrovias, o advogado e engenheiro Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), desde setembro deste ano, garantiu que o trecho da Transnordestina que beneficia Pernambuco deverá ficar pronto nos próximos cinco anos. A obra é uma das principais sob fiscalização da Agência e foi paralisada no Governo Bolsonaro (PL). Mas o edital de licitação da retomada no trecho a partir de Salgueiro, no Sertão, já foi publicado.

Alex Azevedo foi o entrevistado de ontem (2) do podcast ‘Direto de Brasília’, comandado pelo titular deste blog, em parceria com a Folha de Pernambuco. Para ele, investir em ferrovias é caro, mas necessário. Quando assumiu o comando da ANTT, Alex se comprometeu com a Transnordestina.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O município de Goiana, na Zona da Mata Norte, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado no auditório da Fadimab e contou com o apoio do prefeito Marcílio Régio (PP) e a presença de diversas autoridades.

Os secretários de Comunicação, Fernando Veloso, e de Educação, Carlos Viegas.

Estiveram presentes no evento o secretário de Comunicação, Fernando Veloso, o secretário de Educação e Inovação, Carlos Viegas Junior, a assessora Técnica Especial da Secretaria de Educação, Joana Botelho, o assessor Especial da Presidência da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana, Carlos Botelho, o professor e pesquisador, Marcos Paulo, e Fred Mocok, representante do Conselho Estadual de Administração. Também marcou presença o marqueteiro René Bensoussan.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Recentemente, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se reuniu com diretores de diversas agências reguladoras. Uma das reivindicações em comum das referidas cúpulas é a autonomia financeira. Ainda no primeiro semestre, as reguladoras foram profundamente afetadas com um decreto do governo federal que impôs o contingenciamento das despesas, com cortes que chegaram a mais de 30% em algumas estatais.

Para o diretor da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Alex Azevedo, é importante que o grupo tenha articulação com o Parlamento para cumprir seu papel e atuar em benefício do consumidor. “É importante que as agências reguladoras tenham sempre essa interlocução com o Parlamento, principalmente o Senado, onde todos fomos sabatinados. Nós estamos com a reivindicação, assim como todas as áreas reguladoras, de ter uma autonomia financeira. Nós da ANTT colocamos R$ 1,2 bilhões por ano no Orçamento da União, e esse ano tivemos grandes problemas no corte do orçamento”, afirmou Alex, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.

Os cortes, segundo ele, vieram em um momento em que a ANTT vem “alargando seu portfólio” de concessões. “O Brasil tem 75 mil quilômetros de estradas federais, e nós podemos chegar, com as concessões que serão finalizadas até 2026, a 25 mil quilômetros de estradas concessionadas, sob fiscalização da ANTT. É um terço. O resto fica sob os investimentos do DNIT. Fora as ferrovias, então isso nos dá uma responsabilidade muito grande, e precisamos de mão de obra, de mais tecnologia, de investimentos nessa área, porque é assim que a gente vai entregar um serviço. Por isso estamos pleiteando essa autonomia financeira e orçamentária”, justificou o diretor.

Caruaru - Super Refis

O atraso nas obras do trecho da Ferrovia Transnordestina para Pernambuco foi causado por uma “decisão equivocada” do Governo Bolsonaro. Essa é a avaliação do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Alex Azevedo. Em entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’, ele avaliou que a obra foi retomada pelo Governo Lula, e deverá evoluir nos próximos anos, enquanto outros trechos, como o que vai até o Porto de Pecém, no Ceará, estão quase concluídos.

“A Transnordestina são 1.700 quilômetros. O projeto original começa em Eliseu Martins, no Piauí, vai até Salgueiro, sobe até Pecém, no Ceará, e vai de Salgueiro até Suape, no Porto de Pernambuco. O governo passado, penso que numa decisão equivocada, determinou que o trecho entre Salgueiro e Suape inviabilizaria economicamente o trecho do Piauí até o Ceará. O governo atual, sensível às reivindicações, não só de Pernambuco, assumiu o compromisso (de retomar)”, ressaltou Alex.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Roberto Almeida

Em maio de 2022, em São Paulo, a então deputada federal Marília Arraes (SD) aproveitou um ato público com a presença de Lula (PT), aproximou-se do petista e o surpreendeu, colocando-lhe um chapéu de palha na cabeça. O gesto simbólico foi uma referência ao programa “Chapéu de Palha”, criado pelo avô, Miguel Arraes, quando governador de Pernambuco.

Pelas fotos, pelos vídeos, deu para perceber que Lula não ficou inteiramente à vontade com o gesto de Marília. Hoje, em Pernambuco, uma situação parecida ocorreu, quando da passagem do presidente da República pelo Estado.

Palmares - Natal Encantado 2025

Empossado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde setembro, o paraibano Alex Azevedo é um grande defensor das ferrovias. Uma das principais obras sob fiscalização da estatal é a Transnordestina, sonho antigo do Nordeste e que deverá ter o trecho que beneficia Pernambuco concluído nos próximos cinco anos, como avalia o diretor.

“Esse trecho de Salgueiro até Suape está na Infra s/a, que é uma empresa que juntou a Valec Engenharia com a EPL, de planejamento e logística. Ela está também sob o guarda-chuva do Ministério dos Transportes, e é a maior empresa de logística e de projetos do país. Ela vai licitar a obra. O dinheiro virá do Orçamento Geral da União num primeiro momento, depois dependo das concessões, do futuro e do andamento da obra, possa ser até que se faça algum tipo de licitação e a própria empresa vencedora termine a obra. Mas eu acredito que até 2029 ou 2030 nós teremos esse trecho de Suape pronto”, previu, em entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’.

Ele ressaltou que os investimentos em ferrovias são caros, mas necessários, e que as obras tendem a sofrer atrasos por essa questão. Ele citou como exemplo a Ferrovia Norte-Sul, que começou a ser discutida em 1985, ainda no Governo José Sarney, e só foi concluída este ano. “Os investimentos em ferrovias são muito caros, mas têm que ser feitos. Um país como o nosso, com o potencial que temos, a riqueza que produzimos, do agro, as exportações que temos, tudo que somos e queremos ser ainda. Então, temos que ter uma malha ferroviária que transporte essa riqueza”, destacou Alex.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Blog da Folha

Após oficializar a ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, no Grande Recife, o presidente Lula (PT) encerrou a agenda de compromissos em Pernambuco, na tarde de hoje, em Cupira, no Agreste do Estado.

Na agenda, o presidente inaugurou a Barragem Panelas II e anunciou a retomada das obras da Barragem de Garapeba, localizada em São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul do estado, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSD), do prefeito do Recife, João Campos (PSB), do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT) e outros ministros de Estado, parlamentares aliados, entre outras autoridades.

Ipojuca - Acerte as contas

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou, na última semana, o resultado do IGM-PREV (Índice de Gestão Municipal Previdenciária). O levantamento avaliou a gestão da Previdência de 148 municípios de Pernambuco, e Caruaru ficou em primeiro lugar, com a maior pontuação do estado, empatado com o Recife.

A professora aposentada Sandra Lúcia Cordeiro de Araújo Souza, que dedicou 25 anos de sua vida à Educação de Caruaru, elogia os serviços do CaruaruPrev. “Muito importante o atendimento e a organização do CaruaruPrev, onde agora também temos como providenciar documentos através do atendimento online, facilitando bastante a nossa vida”, ressaltou a professora aposentada.

“Diferente do passado, hoje o CaruaruPrev é motivo de orgulho. Temos uma gestão transparente, que respeita os servidores e que garante a aposentadoria deles. Temos a melhor Previdência Social de Pernambuco”, comemorou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) saiu em defesa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e classificou como “correta” a decisão de adiar a sabatina de Jorge Messias, indicado por Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista ao GloboNews Mais, hoje, Otto argumentou que iniciar o processo apenas com a publicação no Diário Oficial, sem o envio da mensagem presidencial ao Congresso, violaria as regras da Casa. “Eu achei que ele [Alcolumbre] tomou a decisão correta”, afirmou Otto. “Seria fazer uma ação que não tinha sustentação regimental e daria uma discussão, terminaria talvez até se judicializando isso”, explicou.

Meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, abre o debate da ferrovia Transnordestina. O nosso convidado de logo mais é o advogado Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que acompanha o projeto de perto junto ao Ministério dos Transportes.

O Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa pela Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; pela Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; pela Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; ainda pela Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras; e pela LW TV, de Arcoverde.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou, há pouco, o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, escolhido por Lula para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e a votação da indicação no plenário do Senado estavam previstas para o dia 10 de dezembro.

Entretanto, para ganhar tempo e viabilizar reuniões de Messias com senadores, o governo Lula não enviou ao Senado a mensagem que formaliza a indicação de Messias. Sem isso, a Casa não consegue analisar a indicação no cronograma anunciado por Alcolumbre e pelo presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA). As informações são do portal G1.