Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
O provável cancelamento do contrato da TV Cultura com a TV Pernambuco vai afetar diretamente os municípios de Garanhuns, no Agreste do Estado, e Arcoverde, no Sertão. Ocorre que a TV Cultura, ao fechar o contrato com a TV Pernambuco, em 2021, cedeu os transmissores digitais das duas cidades para a TV Pernambuco e vai recolher os equipamentos de volta.
Sem os dois transmissores, o conteúdo da TV Pernambuco não tem como ser exibido em Garanhuns e Arcoverde e a televisão pública do Estado deve sair do ar nas duas cidades. Cada transmissor, antena, cabos e mão de obra para instalação, custa em média R$ 100 mil reais. Mas não é uma aquisição simples.
Leia maisDe acordo com especialistas na área que conversaram com este blog, o Governo do Estado levaria ao menos seis meses para adquirir novos transmissores. São equipamentos fabricados por encomenda dentro das especificações técnicas da concessão do sinal, algo que depende dos prazos dos fornecedores. No caso da TV Pernambuco, que é pública, precisará ainda de um termo de referência e depois licitação. Há ainda outra questão: orçamento.
A Ilha de Fernando de Noronha também teria um transmissor cedido pela TV Cultura para a TV Pernambuco. No entanto, as fontes do blog relataram que o equipamento ainda não foi instalado porque a atual diretoria da televisão não conseguiu resolver a burocracia no Ministério das Comunicações.
João Campos no Roda Viva
O cancelamento do contrato entre a TV Cultura e a TV Pernambuco teve como gota d’água a entrevista do prefeito do Recife, João Campos (PSB), na última segunda-feira (28), no programa Roda Viva, o mais tradicional da TV Cultura.
Por ser João Campos o entrevistado, a TV Pernambuco recebeu a ordem para não transmitir o Roda Viva, o que desagradou os diretores da Cultura. João Campos é opositor e crítico da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Outras quebras de contrato
Essa não teria sido a primeira vez que a TV Pernambuco descumpriu as cláusulas do contrato entre as duas televisões. Outros conteúdos da programação da TV Cultura já teriam sido barrados.
Fontes do blog informaram que a atual diretoria da TV Pernambuco praticamente não atende as demandas da cabeça de rede e que o desfecho deve ser o cancelamento do contrato, inclusive porque já houve um caso parecido no Paraná, com outra TV pública afiliada da TV Cultura, e a decisão foi o encerrar o contrato.
Leia menos