A Ponte Duarte Coelho, conhecida como Ponte do Galo, foi bloqueada, na tarde deste sábado (7), por conta do início do processo de lançamento e montagem do Galo Gigante, ícone protagonista do Bloco Galo da Madrugada, que acontece no próximo sábado (14).
A interdição começou por volta das 15h, em meio a um forte temporal, e faz parte da preparação para o Carnaval do Recife 2026. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia mais
“Começamos a interdição às 15 horas e vamos aproveitar o tempo, enquanto não volta a chover, e sermos estratégicos para acelerar um pouco o lançamento do Galo”, ressaltou Carlos Acioli, diretor da EP Engrenagem, empresa responsável por montar a estrutura do Galo Gigante.
O bloqueio de uma das principais vias rodoviárias do centro da capital pernambucana permanecerá até o próximo dia 21 de fevereiro, sendo liberada no dia seguinte (22), a partir das 12h.
A subida do Galo Gigante, que irá homenagear Dom Helder Câmara e Nise da Silveira neste ano, está prevista para a próxima quarta-feira (11), às 19h.
Também estão previstas, em todo o Bairro do Recife, proibições de estacionamento a partir da próxima quinta-feira (12), assim como bloqueios em outras vias importantes para a passagem do desfile do Galo da Madrugada.
Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estavam presentes durante toda a interdição da ponte. O gestor de operações da autarquia ressaltou as rotas de trajeto alternativas à via para acessar o Recife Antigo e a importância da atuação de sua equipe durante o início do processo de içamento do Galo Gigante.
“Neste momento, a companhia de trânsito está fazendo o isolamento para que, aqui, a alegoria esteja sendo montada. Na próxima quarta-feira, nós vamos ter a apoteose da sua subida, e todos os veículos que vieram da Rua do Sol devem seguir em frente para acessar a Ponte Velha e fazer o retorno de acesso para a Rua da Aurora”, destacou.
“Esse é o principal motivo da nossa presença em virtude do bloqueio da Ponte Duarte Coelho”, pontuou o gestor, além de que a fiscalização das vias será intensificada para coibir essas práticas que colocam em risco os foliões”, pontuou o gestor.
Próximas intervenções no trânsito do Recife para o Carnaval 2026
A Prefeitura do Recife divulgou o esquema de trânsito para o Carnaval 2026, com restrições a partir dos dias 12 e 13 de fevereiro. Haverá proibição de estacionamento em todo o Bairro do Recife, inclusive em áreas de Zona Azul, e bloqueio das vias para veículos. A exceção é a Avenida Cais do Apolo, liberada parcialmente para tráfego misto até o TRF. Os acessos à Avenida Alfredo Lisboa e à Rua Madre de Deus permanecem interditados até a Quarta-feira de Cinzas.
As pontes Princesa Isabel, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo serão interditadas para veículos e destinadas a pedestres durante o período. A Princesa Isabel e a Buarque de Macedo terão abertura diária, das 6h às 12h, para limpeza e abastecimento. A Ponte do Limoeiro ficará aberta ao tráfego misto, com acesso condicionado à lotação dos estacionamentos e faixa exclusiva para o Expresso da Folia.
Na sexta-feira (13), a partir das 21h, ruas dos bairros de São José e Santo Antônio serão interditadas para a concentração do Galo da Madrugada, incluindo Rua do Sol, Avenida Guararapes e Rua Imperial, além de bloqueios no Viaduto Capitão Temudo e na Avenida Sul. No sábado (14), dia do desfile, haverá interdições na Avenida Cruz Cabugá, Rua Princesa Isabel e Avenida Conde da Boa Vista. Como rota alternativa entre as zonas da cidade, a orientação é utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães.
Leia menos