Big techs anunciam acordo contra conteúdo fake de inteligência artificial nas eleições

Um grupo com 20 grandes empresas globais de tecnologia — que inclui a OpenAI, criadora do ChatGPT, o Google, o X (ex-Twitter), o Tik Tok e a Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) — anunciou na sexta-feira (16) a assinatura de um acordo para evitar que conteúdos enganosos gerados por inteligência artificial tenham interferência em eleições pelo mundo em 2024.

Segundo nota da assessoria de imprensa das companhias, as big techs firmaram o compromisso de “trabalhar colaborativamente em ferramentas para detectar e abordar a distribuição online desse conteúdo de IA, conduzir campanhas educacionais e fornecer transparência, entre outras medidas concretas”. As informações são da Folha de São Paulo.

Veja outras postagens

Na decisão sobre a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu um quadro que compara o local onde Bolsonaro estava e como será a nova cela. Ele terá mais espaço, mais refeições e mais profissionais de saúde.

O ex-presidente foi transferido nesta quinta-feira (15) da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido como Papudinha. As informações são do g1.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Por Betânia Santana – Blog da Folha

Um dia depois de reunir-se com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que o chefe do Executivo nacional está animado e deve visitar Pernambuco durante o Carnaval.

“Ele quer andar o país. Deve vir a Pernambuco e está avaliando participar do Carnaval. está avaliando essa agenda”, declarou o ministro, minutos antes de visitar o local onde será construído o terminal intermodal do Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Prefeitura de Manari inicia, nesta sexta-feira (16), a “Festa de Janeiro” 2026 com um esquema especial de segurança voltado à prevenção de ocorrências e à proteção do público. Considerada a maior edição já realizada no município, a programação segue até o dia 19 e contará com atuação integrada de forças municipais e estaduais.

O planejamento envolve diversas secretarias e estabelece medidas preventivas no pátio de eventos, como a proibição da entrada de garrafas de vidro, objetos perfurocortantes e fogos de artifício, com o objetivo de reduzir riscos e garantir a segurança de moradores e visitantes.

Caruaru - IPTU 2026

O ministro Alexander de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja transferido para a Papudinha ainda nesta quinta-feira (15).

Bolsonaro estava na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde 22 de novembro, quando foi preso preventivamente após tentar violar a tornozeleira eletrônica.

Três dias depois, o processo contra ele em curso no Supremo transitou em julgado e ele iniciou o cumprimento de pena de 27 anos e 3 meses a que foi condenado por tentativa de golpe de Estado. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) reagiu nesta quinta-feira ao fato de o governo federal disponibilizar 40 Smart TVs para que os presos das penitenciárias federais de segurança máxima tenham acesso a sessões de cinema. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou um vídeo que compara o benefício aos presidiários com a situação do próprio pai, que cumpre pena na na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Em 8 de janeiro, a defesa de Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que ele tenha acesso a uma televisão smart na prisão, o que a Procuradoria-Geral da República manifestou ser contra. O vereador costuma fazer críticas às condições do pai no cárcere, como o “ruído enlouquecedor intenso” provocado por um ar-condicionado e um rádio de pilha que “não funciona direito”. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu, nesta quinta-feira (15), a destinação e execução de recursos de emendas para organizações não-governamentais e outras entidades do terceiro setor administradas ou vinculadas a parentes de parlamentares e de seus assessores.

“Não se revela compatível com o regime republicano que parlamentar possa destinar emendas a entidades vinculadas a familiares, direta ou indiretamente, transformando recursos públicos em moeda de afeto, conveniência ou lealdade pessoal, para não mencionar hipóteses de escancarado peculato. Tal prática não apenas desnatura por completo a finalidade constitucional das emendas, como também esvazia a impessoalidade, degrada a legitimidade da despesa e alimenta a desconfiança da sociedade nas instituições democráticas”, escreveu. As informações são do g1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Uma denúncia anônima recebida pela Polícia Federal em seu e-mail institucional auxiliou as investigações de um esquema de fraude bilionária no Banco Master e levou à abertura de um inquérito. O inquérito foi instaurado após a PF fazer uma investigação preliminar confirmando os elementos trazidos pela denúncia anônima.

Os detalhes da investigação são citados em decisão do ministro Dias Toffoli, que foi tornada pública nesta quinta-feira (15). As informações são da coluna de Malu Gaspar para o jornal O GLOBO.

O Xerém completa 15 anos de atuação no Recife, com três unidades em funcionamento na Zona Sul da cidade. Ao longo desse período, o grupo consolidou presença no cenário gastronômico pernambucano e ampliou sua projeção fora do estado, mantendo uma proposta baseada na cozinha regional e em processos internos padronizados.

A trajetória do restaurante conta com a participação de profissionais reconhecidos, como o chef Bigode, que possui cerca de 30 anos de experiência à frente do tradicional Leite. A atuação do chef integra a estrutura operacional do grupo, contribuindo para a definição do cardápio e para a manutenção da identidade gastronômica da marca ao longo dos anos.

Além da cozinha, a administração do Xerém é marcada pela gestão familiar. Flailza Araújo Miranda, esposa de um dos fundadores, atua na coordenação administrativa do grupo, com foco na organização dos processos, no controle da operação e na padronização dos serviços. Na mesma data em que o restaurante celebra seus 15 anos, também é registrado o aniversário de Flailza, cuja atuação está diretamente ligada à estrutura que sustenta o funcionamento e a expansão das unidades.

Enquanto pessoas próximas do senador Flávio Bolsonaro (PL) comemoram o desempenho na primeira pesquisa Quaest do ano, diante de um desempenho acima do esperado por auxiliares dele, outro nome de centro-direita foca nas redes sociais com uma campanha antipetista sobre segurança pública para tentar melhorar os números.

Ronaldo Caiado (União-GO), governador de Goiás, vai impulsionar sete filmes nas redes sociais que tratam da comparação entre dados nacionais de violência com indicadores do estado que governa. “Eu fiz de Goiás o estado mais seguro do Brasil, mesmo sem ter o maior orçamento do país. Se o PT não consegue enfrentar os bandidos, tem quem consiga”, diz o governador em vídeo. As informações são da CNN.

Por Clara Oliveira – Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), garantiu que não há empecilhos nos diálogos da Frente Popular para a formação de chapa nas eleições deste ano, pois a colaboração e a harmonia estão no centro das conversas.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (15), durante uma visita ao local onde será construído o Terminal Intermodal do Aeroporto Internacional do Recife. Na ocasião, o gestor municipal recebeu o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos).

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), cobrou explicações públicas da governadora Raquel Lyra (PSD) após a denúncia revelada pela imprensa, que aponta irregularidades envolvendo a Logo Caruaruense, empresa de transporte pertencente ao pai da governadora. Nova denúncia aponta que a governadora foi sócia da empresa.

Segundo o parlamentar, a denúncia é grave e precisa ser esclarecida com urgência. Farias destacou a contradição entre o discurso do Governo do Estado e a prática de sua estrutura administrativa. “Enquanto a Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) multa e apreende veículos de trabalhadores e motoristas de Toyotas no Agreste pernambucano, fecha os olhos para as irregularidades cometidas pela empresa do pai da governadora. E que segue circulando livremente pelas estradas do Estado”, afirmou.

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, afirmou nesta quinta-feira (15) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer fazer do combate ao crime organizado uma “ação de Estado”, com a articulação conjunta de diferentes órgãos do poder público.  

“Houve uma decisão do presidente da República, compartilhada por todos esses atores, de elevar ao status de ‘ação do Estado’ o combate ao crime organizado, de maneira que a relevância que o crime organizado assumiu nesse momento impõe a necessidade de uma atuação conjunta, de todos os órgãos de estado”, afirmou o ministro. 

Segundo ele, cada um dos órgãos de Estado, no âmbito de suas competências e atribuições, estarão empenhados em desenvolver uma ação articulada para combater o crime organizado. As informações são da CNN.