As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

Uma comitiva formada por prefeitos, empresários e lideranças políticas do Agreste se reuniu, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, para debater ações urgentes de fortalecimento do Polo de Confecções. O encontro, que contou com protagonismo do prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), e do pré-candidato a deputado federal Edilson Tavares (PP), teve como pauta central o combate aos impactos da Medida Provisória 1357 e a garantia de investimentos estruturais para o setor têxtil do estado.

Durante a reunião, o prefeito Sérgio Colin fez uma defesa contundente das costureiras e do comércio local, criticando duramente a concorrência desleal promovida por incentivos fiscais externos. “Não sei o que seria do Agreste se não tivesse a senhora governando para o nosso povo. Precisamos focar na emenda do senador Fernando Dueire contra essa MP 1357, que eu nem chamo de ‘taxa das blusinhas’, e sim de ‘benefício chinês’. Isso prejudica nossas costureiras que celebram o seu dia hoje, baixa a produção nas feiras e gera desemprego em uma região que vive em pleno emprego e representa o país da melhor maneira possível”, discursou Colin.

Sebrae - Semana do mei

As festividades alusivas aos 20 anos de fundação deste blog continuam. Após o sucesso do jantar de adesão realizado no Recife, com mais de 500 convidados, a próxima etapa está prevista para o próximo dia 13: o 1º Forró do Magno, em Arcoverde, a partir de meio-dia, com a Super Oara, Maciel Melo, Paulinho Leite e Assum Preto, ex-vocalista do grupo Brasas do Forró, que segue agora em carreira solo. Será no salão de eventos Persone, com capacidade para 600 pessoas.

Haverá outras surpresas musicais a serem confirmadas nos próximos dias. Diferente do Recife, o evento em Arcoverde é dançante, para entrar no clima e ritmo junino. Como está marcado para o dia da estreia do Brasil na Copa, haverá um telão no palco para acompanhar o jogo, previsto para as 19 horas.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

Após entregar 106 escrituras da 2ª etapa da Regularização Fundiária Urbana (REURB) do Núcleo Habitacional Deputado José Antônio Liberato, ontem, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, acompanhou, ao lado da governadora Raquel Lyra, o anúncio de um pacote de investimentos do Governo de Pernambuco voltado à ampliação da infraestrutura urbana, do saneamento básico e da mobilidade da Capital do Agreste.

O pacote reúne obras de pavimentação, recapeamento asfáltico, sinalização e elaboração de novos projetos estruturadores para 126 ruas da cidade, além de investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário. As ações contemplam intervenções em corredores de mobilidade urbana, ampliação da rede de saneamento e melhorias na Estação de Tratamento de Água do Salgado. Ainda, ao longo da solenidade, famílias de núcleos habitacionais no bairro Rendeiras também foram beneficiadas com a entrega de 534 títulos de regularização fundiária, garantindo mais segurança jurídica para os moradores. A agenda contou também com a inauguração do 17º Centro de Referência da Mulher do Estado, entregue na atual gestão.

Rodrigo Pinheiro destacou a parceria entre a Prefeitura de Caruaru e o Governo do Estado para garantir avanços estruturais no município. “Caruaru vive um momento importante de desenvolvimento e isso acontece graças às parcerias e ao olhar diferenciado da governadora Raquel Lyra para nossa cidade. São investimentos que chegam para melhorar a vida das pessoas, levando infraestrutura, dignidade e mais qualidade de vida para os bairros e para a zona rural”, afirmou o prefeito.

Petrolina - Destino

A poucas semanas do início do São João de Arcoverde 2026, o município já registra movimentação relacionada aos preparativos de um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos do Nordeste. Ontem, moradores já puderam perceber a intensa movimentação no Pátio de Eventos, com a estrutura começando a ganhar forma e equipes trabalhando em ritmo acelerado para preparar os espaços que irão receber milhares de pessoas durante os 16 dias de programação.

Com o tema “Causos e Contos”, a edição deste ano reforça a valorização da cultura popular e das tradições nordestinas que transformaram o São João de Arcoverde em referência cultural em Pernambuco. A expectativa cresce não apenas em torno do palco principal, mas também dos polos culturais espalhados pela cidade, responsáveis por manter vivas as manifestações culturais do município.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro é alvo de nova operação da Polícia Federal (PF) sobre aportes bilionários do RioPrevidência no Banco Master. Nesta terça-feira (26/5), policiais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão no Rio e no Distrito Federal em operação autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF apura aplicações de cerca de R$ 970 milhões feitas pelo fundo previdenciário dos servidores estaduais em letras financeiras emitidas pelo Banco Master, instituição que posteriormente entrou em colapso e foi liquidada pelo Banco Central. As informações são do portal Metrópoles.

Os investigadores querem esclarecer quem autorizou os investimentos, quais critérios técnicos foram usados e se recursos ligados a aposentadorias e pensões de servidores foram expostos a operações consideradas de alto risco.

Caruaru - São João na Roça

Enfim, redução da jornada avança

O presidente Lula (PT) começou o seu dia, ontem, tratando da redução da jornada de trabalho 6×1 num encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O Governo tem pressa em aprovar a matéria por se tratar de mais um aceno ao trabalhador em ano eleitoral.

O impasse está na regulamentação do projeto e no ano da sua entrada em vigor. O Governo quer pra já, mas o empresariado exige um período para adaptação e nada de imediato, porque a medida onera as empresas e não há contrapartida do Governo para aliviar o impacto no caixa das empresas.

Segundo o presidente da Câmara, a redução de 44 horas para 40 horas semanais de trabalho prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da escala 6×1 será aplicada em até um ano. Os dois dias de folga por semana passarão a valer 60 dias após a promulgação.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Igor Maciel – JC

A decisão de Anderson Ferreira (PL) de sair da disputa pelo Senado e caminhar para uma candidatura à Câmara Federal, revelada pela jornalista Terezinha Nunes, do Blog Dellas, no JC, tem sentido claro de autopreservação política.

Anderson estava no jogo como o nome mais claramente identificado com o bolsonarismo na disputa majoritária em Pernambuco. Essa posição dava a ele uma marca eleitoral nítida, mas carregava um risco concreto em um estado de maioria lulista. O voto de direita bolsonarista e não bolsonarista alcança 30% em Pernambuco, mas os outros 70% se concentram na esquerda.

A depender do desenho da eleição, Anderson poderia receber uma votação expressiva, mobilizar o eleitorado de direita e, ainda assim, terminar fora das duas vagas ao Senado. Para um político que já está sem mandato desde 2022, esse tipo de derrota teria custo alto demais. Ficar sem mandato é caro para o capital político.

Palmares - Casa Azul

Trabalhadores terceirizados ligados à montagem do São João, São Pedro e da Festa da Emancipação Política de Sirinhaém afirmam que ainda não receberam pelos serviços prestados nos eventos realizados no município no ano passado. Em vídeos divulgados nas redes sociais, profissionais vinculados à Balla Produções cobram esclarecimentos da Prefeitura de Sirinhaém e relatam que a empresa responsável pelas contratações teria informado que também não recebeu os valores da gestão municipal. “O São João que a gente fez ano passado, a gente não recebeu ainda”, afirmou um dos trabalhadores nas publicações.

As cobranças ocorrem em meio a questionamentos sobre processos licitatórios no município. Um documento publicado no Portal da Transparência de Sirinhaém mostra que os três primeiros colocados em uma concorrência eletrônica para obras de pavimentação apresentaram diferença mínima de valores, incluindo uma variação de apenas um centavo entre propostas. Nos vídeos, os trabalhadores também pedem atenção do Ministério Público e questionam a realização de novos eventos sem a quitação dos serviços anteriores. “Quem trabalhou merece receber”, diz uma das publicações compartilhadas nas redes sociais. Até o momento desta publicação, a gestão do município não havia se manifestado sobre as cobranças. O espaço segue aberto.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O deputado Mauricio Marcon (PL-RS) pediu vista nesta segunda-feira (25) e adiou a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do fim da escala de trabalho 6×1 na comissão especial. Com o tempo para a análise, a votação do projeto será retomada na próxima sessão.

De acordo com o relator Leo Prates (Republicanos-BA) e com o presidente da comissão, Alencar Santana (PT-SP), a tendência é que a votação seja retomada quarta-feira (27) e quinta-feira chegue ao plenário da Casa. As informações são da CNN.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para a próxima semana uma reunião ministerial para acertar as ações dos novos titulares das pastas. O encontro está marcado para quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi.

Essa será a segunda reunião ministerial do ano. A primeira aconteceu em 31 de março e serviu para marcar as trocas nos comandos das pastas com as saídas de ministros que vão disputar a eleição deste ano. Houve mudanças no comando de 18 ministérios. As informações são do jornal O GLOBO.

Agora, Lula convocou o novo encontro para alinhar ações de olho nas eleições de outubro. Pela lei, o presidente só pode, por exemplo, participar de inaugurações de obras até 4 de julho

O Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça passaram a discutir uma resposta institucional do Brasil à decisão da Justiça dos Estados Unidos que autorizou a notificação do ministro Alexandre de Moraes em uma ação movida em território norte-americano. A informação foi revelada pelo G1 e confirmada por O GLOBO.

O advogado americano Martin De Luca, que representa a plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media & Technology Group, afirmou nesta segunda-feira que Moraes foi formalmente comunicado sobre o processo por e-mail. As informações são do jornal O GLOBO.

As empresas acionaram a Justiça americana na tentativa de barrar ordens de bloqueio e restrição determinadas pelo magistrado brasileiro. As companhias alegam que as decisões configuram censura e violam garantias previstas na Constituição dos EUA.

Um grupo de dez deputados estaduais da oposição anunciou, nesta segunda-feira (25), que irá denunciar em coletiva de imprensa marcada para amanhã (26), problemas na rede estadual de saúde de Pernambuco. Segundo os parlamentares, hospitais administrados pelo Governo do Estado enfrentam superlotação, fechamento de leitos, corte de investimentos e precarização estrutural.

De acordo com os deputados, também há suspeitas de tentativas de maquiar a situação enfrentada por pacientes e profissionais de saúde nas unidades hospitalares estaduais. O grupo afirma ter reunido documentos, relatos e dados sobre o cenário da saúde pública pernambucana.

Os parlamentares prometem divulgar novas denúncias envolvendo hospitais da rede estadual e detalhar os problemas identificados nas unidades. Os deputados da oposição afirmaram ainda que irão cobrar esclarecimentos do Governo de Pernambuco sobre a condução da política pública de saúde e as condições de funcionamento dos hospitais estaduais.