As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

O governo dos Estados Unidos congelou a emissão de vistos para 75 países, segundo anunciou nesta quarta-feira (14) o Departamento de Estado.

O Brasil entrou na lista, que também inclui países como Irã e Rússia, segundo a rede de TV norte-americana Fox News, que teve acesso ao memorando do Departamento de Estado com o plano. As informações são do g1.

O departamento disse na rede ‘X’ que congelará os vistos de imigrantes. A suspensão não se aplica às categoria de não imigrantes, como os vistos de turismo e de negócios, segundo a agência Associated Press.

A Polícia Federal (PF) passou a desligar, durante o período noturno, os geradores que alimentam o sistema de ar-condicionado central do edifício onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está detido em Brasília. A medida atende a pedidos que vinham sendo feitos pela defesa do antigo mandatário.

Segundo o GLOBO apurou, a medida foi adotada pela corporação como uma forma de minimizar o desconforto com o barulho feito pelo aparelho que vinha sendo relatado por Bolsonaro, sem prejudicar o trabalho da PF.

Os equipamentos ficam localizados em uma área externa, porém muito próxima à sala onde o ex-presidente cumpre a pena. Segundo a equipe do ex-presidente, o ruído contínuo dos geradores estava impedindo o descanso adequado e causando um mal-estar constante. As informações são da CNN.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, disse, em entrevista à CNN, que o presidente Lula acompanha de perto a situação no Oriente Médio e que o governo brasileiro já possui um plano de contingência caso a situação no país se deteriore.

“Nós já temos tudo isso desenhado, descrito, como faremos, e nós só estamos na apreensão de saber o que vai acontecer nos próximos dias”, relatou o diplomata. As informações são da CNN.

Caruaru - IPTU 2026

Financiada com emendas de Arthur Lira (PP-AL), a pavimentação de uma estrada em Alagoas tem asfalto de má qualidade, com buracos e rachaduras em trechos já concluídos, mostram imagens obtidas pelo UOL. A obra é investigada pela Operação Overclean, da Polícia Federal.

Orçada em R$ 23 milhões e executada pela Allpha Pavimentações, a obra recebeu R$ 13 milhões indicados por Lira no antigo orçamento secreto e acabou paralisada no fim de 2024, após a ação da PF. As imagens foram feitas um ano depois, em dezembro passado. As informações são do UOL.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado estadual Romero Albuquerque (União) fez duras críticas ao que ele chamou de “manipulação” dos dados sobre segurança pública no estado. Isso porque o governo comemorou a menor taxa de mortes violentas intencionais, mas, segundo Romero, não mencionou o aumento dos feminicídios no estado.
“Querem confundir o povo, mentindo que a segurança pública está avançando no estado. Mas a realidade é outra”, afirmou.

“Querem enganar quem com essa propaganda desonesta? Comemoram uma queda de 9,6% nas mortes intencionais em 2025, mas “esquecem” de falar dos 15,7% de aumento nos feminicídios. Esse é o maior índice em 8 anos”, dispara Romero.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O cantor Delmiro Barros realiza nesta quarta-feira (14) a gravação do DVD “Velho e Na Moda”, em Santa Terezinha, projeto que registra seus 30 anos de carreira. A produção reúne repertório voltado à música de raiz e será realizada com estrutura técnica voltada ao registro audiovisual do trabalho do artista.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou nesta semana mudanças no secretariado municipal. As alterações atingem as pastas de Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Fazenda. Segundo a gestão, os secretários foram exonerados por decisão administrativa, e novos nomes já foram definidos para parte das áreas.

Rafael Arruda assume a Secretaria de Gestão Urbana, enquanto Cláudia Tabosa passa a acumular as pastas da Fazenda e da Olinprev. Já Eveline Aragão ficará interinamente à frente da Secretaria de Saúde, substituindo Ana Callou, que solicitou exoneração. O nome do novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Social ainda será anunciado pela Prefeitura.

METRÓPOLES

A empresa de ônibus do pai da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), opera de forma irregular no estado desde o início da gestão da filha. O governo estadual é o responsável pela fiscalização do setor.

Um documento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) obtido pelo Metrópoles revela que os veículos da Logo Caruaruense rodam sem vistorias há pelo menos três anos e com atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), exigências que devem ser cumpridas para não colocar em risco a segurança dos passageiros.

O Sertão pernambucano já tem data marcada para pulsar no ritmo da música, da tradição e do encontro popular. A Prefeitura de Manari anunciou oficialmente a programação da Tradicional Festa de Janeiro 2026, que acontece entre os dias 16 e 19 de janeiro e promete ser a maior edição já realizada no município. Com um line-up que reúne fenômenos nacionais como João Gomes, Amado Batista, Iguinho & Lulinha, Zé Vaqueiro e Desejo de Menina, Manari se firma, mais uma vez, como epicentro cultural do Sertão no começo do ano.

Ao longo de quatro dias, a cidade se transforma em um grande palco a céu aberto, reunindo o piseiro, o forró romântico, o forró tradicional e a música popular brasileira em uma programação pensada para diferentes gerações. A diversidade artística dialoga com a identidade cultural do povo manariense e reforça o caráter democrático da festa, que une tradição, entretenimento e desenvolvimento econômico.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O acordo de cavalheiros entre o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, é o último capítulo de uma impressionante batalha de lobbies que se assistiu nas últimas semanas na Esplanada dos Ministérios. Começando pelo Banco Master.

O tamanho da rede de proteção que o banco de Daniel Vorcaro montara em Brasília talvez ainda não seja totalmente conhecida. E poderá ainda gerar constrangimentos caso avance mesmo no Congresso um pedido feito pela Rede e pelo Psol de CPI. A rede tem políticos, talvez ministros de altas Cortes e – investiga-se – influenciadores digitais contratados. A rede foi a primeira a se mexer.

O crescimento dos registros de feminicídios em Pernambuco em 2025, o maior em oito anos, confirma falhas do governo do estado no combate aos crimes relacionados a gênero, segundo avalia o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto. Oitenta e oito mulheres foram mortas no ano passado no estado, indicando um aumento de 15,8% em comparação com os dados de 2024, quando o total de vítimas ficou em 76. Os dados são do governo e foram divulgados neste mês.

“Este crescimento acontece a partir de um contexto de inoperância e ineficiência que vem sendo denunciado pela Alepe há anos”, diz. Só em 2025, Porto fez quatro pronunciamentos cobrando eficiência, melhores condições de trabalho para policiais e, principalmente, mais comprometimento no combate à violência contra as mulheres.

A cidade de Serra Talhada vive a expectativa da entrega das 902 casas do Residencial Vanete Almeida, obra que passou anos parada e foi destravada com a articulação política da prefeita do município, Márcia Conrado (PT), com apoio do deputado federal Fernando Monteiro (PSD) e empenho do presidente Lula (PT). A cerimônia de entrega de todas as chaves está marcada para a próxima sexta-feira, 16/01, às 15h, e contará com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Para a prefeita Márcia Conrado, destravar essa obra não foi fácil. “Não foi rápido. Não foi simples. Mas foi tratado como prioridade. Com seriedade. E eu preciso registrar algo muito importante: há mais de cinco anos, eu, o deputado federal Fernando Monteiro e o presidente Lula colocamos essa obra no centro das nossas conversas, das nossas agendas e das nossas decisões”.