As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

Por Bernardo Mello Franco
Do jornal O Globo

O governo de Minas Gerais finalmente divulgou, por ordem judicial, a lista das empresas que receberam incentivos fiscais na gestão de Romeu Zema. Uma linha da planilha chamou a atenção da oposição mineira: a Eletrozema recebeu R$ 2.282.543,68 de desconto no ICMS a partir de 2024.

Como o nome indica, a cadeia de lojas de eletrodomésticos pertence ao Grupo Zema, cujo principal acionista é… o ex-governador Zema.

A coluna procurou o pré-candidato ao Planalto pelo Novo, mas ele ainda não se manifestou.

Em março, antes de renunciar ao governo de Minas, Zema defendeu que a lista das empresas beneficiadas por isenções continuasse em sigilo. “Essa questão é como se fosse um segredo industrial. Nós não vamos dar publicidade a isso porque seria extremamente pernicioso para o estado de Minas”, disse.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Nos bastidores da política pernambucana, o senador Fernando Dueire (PSD) tem deixado cada vez mais evidente sua insatisfação com a governadora Raquel Lyra (PSD). Na avaliação do parlamentar, existe uma dívida política que precisa ser reconhecida.

Dueire considera que sempre agiu com lealdade, correção e espírito público, valores que, segundo aliados, sempre orientaram sua relação com a governadora. Ao longo do mandato, esteve ao lado do governo em momentos decisivos, defendendo projetos estratégicos, como a aprovação de empréstimos e outras matérias consideradas fundamentais para Pernambuco.

O senador entende que sua atuação foi marcada pelo compromisso institucional, sem criar constrangimentos ou impor condições. Por isso, o que espera agora não é um gesto de favorecimento, mas apenas um reconhecimento republicano pela parceria construída e pela contribuição que deu ao governo desde o início da gestão. Enfim , cobra de forma subjetiva um gesto de caráter.

Petrolina - São João 2026

O debate sobre envelhecimento deixou de estar restrito à saúde e passou a incluir, cada vez mais, a organização das finanças. Em um país que envelhece rapidamente, pensar em estratégias para garantir renda, acesso a cuidados médicos e estabilidade econômica tornou-se parte do planejamento de longo prazo. Nesse contexto, a busca pelo melhor seguro de vida surge como uma das ferramentas que podem complementar a proteção financeira ao longo da terceira idade.

Os dados confirmam a dimensão dessa transformação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2022, o equivalente a 15,6% da população. O contingente cresceu 56% em relação a 2010, refletindo o avanço da longevidade no país.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por Antônio Campos*

O Brasil vive atualmente uma das maiores transformações de seu mercado de entretenimento e apostas. Em poucos anos, as chamadas “bets” e “tigrinhos’’ passaram de fenômeno marginal para uma presença constante na vida nacional. Estão nas camisas dos clubes de futebol, nos estádios, nas transmissões esportivas, nas redes sociais, nos programas de televisão e nos celulares de milhões de brasileiros.

A questão central, entretanto, não é a legalidade da atividade. O Congresso Nacional autorizou as apostas de quota fixa em 2018, por meio da Lei nº 13.756/2018, e a União Federal regulamentou o setor posteriormente com a Lei nº 14.790/2023 e normas da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo. Diante da ação, os policiais reagiram aos disparos. Ele teria sido retirado da festa por perturbação e voltado armado. Essa versão ainda não foi confirmada oficialmente.

Cinco policiais militares foram atingidos: Cb Wilson de Souza Lima, Cb Dênis Carlos de Melo Nunes, 3° Sgt Poliana Maria Sobreira de Lemos, Cb José George Pereira de Oliveira e Cb Cícero José do Nascimento. Entre os atingidos, um foi atingido no colete balístico; dois sofreram ferimentos nos pés; um foi atingido na coxa; e outro sofreu lesões na mão, na perna e na região torácica, em área não protegida pelo colete balístico. As informações são do Blog do Nill Júnior.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Do jornal O Globo

A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem (23) a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo o banco digital Digimais, instituição controlada pelo empresário Edir Macedo. A ação ocorreu em São Paulo e incluiu o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões, e do afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados.

Segundo a PF, o Digimais teria adotado práticas similares às do Banco Master, ao captar recursos com oferta de investimentos com remuneração acima da média do mercado e a garantia de proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), além de inflar ativos sem lastro e manipular balanços para driblar os órgãos de controle.

Palmares - 147 anos

Por Rudolfo Lago
Do Correio Político

Fundo partidário, orçamento secreto, impulsionamento de campanhas digitais. Além do controle das fake news, há um outro ponto que merecerá atenção especial da Justiça Eleitoral nas eleições deste ano: a contabilidade das campanhas. Nesta quarta-feira (24), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) fará em Brasília um seminário para discutir o desafio da transparência nas contas eleitorais.

O encontro vai reunir representantes do Tribunal Superior Eleitoral, da Casa Civil da Presidência e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no auditório do CFC. É uma discussão bem longe de ser banal. O Fundo Eleitoral repassa nada menos que R$ 5 bilhões aos partidos. Que têm mais R$ 1 bilhão do Fundo Partidário.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Na última segunda-feira (22), o jornalista Galvão Bueno entrou para o livro de recordes Guinness após se tornar o narrador de televisão com o maior número de jogos narrados em Copas do Mundo. Com 148 partidas na conta, ele foi homenageado durante uma cerimônia realizada em Miami, nos Estados Unidos.

A Copa de 2026 marca o 14º Mundial narrado por Bueno. O recorde foi batido levando em consideração as duas últimas partidas da Seleção Brasileira: primeiro o empate contra o Marrocos, em 13 de junho, e depois a vitória contra o Haiti, na última sexta-feira (19). Atualmente trabalhando no SBT, o jornalista realizou sua primeira cobertura do campeonato mundial em 1974, na Alemanha Ocidental. O Guinness, no entanto, só leva em conta as participações a partir da edição de 1978, que aconteceu na Argentina.

No evento organizado na segunda, o narrador afirmou estar animado para bater outro marco histórico das ‘Copas do Mundo’: a narração de cem gols da Seleção Brasileira. “Faltaram dois [na partida contra o Haiti]. Espero chegar aos 100 contra a Escócia. Aí vocês vão ter que fazer outra homenagem”, brincou ele, que narrou a conquista do tetra, em 1994, e do penta, em 2002. As informações são da Revista Veja.

Camaragibe - Forró da Vila

Ao depor sobre a apreensão de sua arma durante uma blitz do bafômetro no Distrito Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que não poderia ficar desarmado, ainda que em prisão domiciliar, porque “tinha três mulheres em casa”. A declaração foi prestada nesta terça-feira à Polícia Civil no âmbito da investigação sobre o suposto transporte ilegal, por um militar, da arma do ex-chefe do Executivo.

A frase de Bolsonaro foi destacada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no despacho em que pediu a manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre o possível cometimento de falta grave pelo ex-presidente. O ministro deve analisar o caso antes de decidir sobre o pedido de prorrogação da prisão domiciliar humanitária feito na noite de ontem. As informações são do jornal O Globo.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro após o caso da arma registrada em seu nome apreendida com um militar em uma blitz no Distrito Federal.

O magistrado quer que a PGR opine se a apreensão da arma configura uma “falta grave” capaz de interromper o benefício da domiciliar. Na quinta-feira, os advogados de Bolsonaro pediram a prorrogação de sua prisão domiciliar humanitária argumentando que o ex-chefe do Executivo ainda precisa de cuidados específicos. A defesa sustenta que Bolsonaro tem um quadro de “multimordidade complexa” e cita pelo menos doze doenças crônicas e sequelas permanentes que o ex-presidente possui. As informações são do jornal O Globo.

Do Blog da Folha

O Nordeste é visto como uma região estratégica para os presidenciáveis na eleição de outubro deste ano. Com o segundo maior número de eleitores do país (43.302.692 cidadãos aptos a votar), a região fica atrás apenas do Sudeste (66.906.335) em densidade eleitoral e tem um peso relevante na definição da disputa.

Nos últimos pleitos, o território ganhou forte perfil lulista. Na corrida às urnas de 2022, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu apenas na região, com 69,34% contra 30,66% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas demais, o líder do Partido Liberal foi majoritário.

Diante do cenário de sucateamento e abandono do Metrô do Recife, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promove, na próxima terça-feira (30), um seminário para debater o futuro do sistema rodoviário. O evento, que acontece das 15h às 18h no auditório da Fiepe, em Santo Amaro, marcará a apresentação de sete propostas prioritárias defendidas pelo Conselho para o processo de concessão pública do modal.

As recomendações são fruto de uma análise detalhada realizada por engenheiros especialistas em mobilidade do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE. O grupo avaliou o modelo de concessão estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Governo Federal. As sugestões do conselho já foram formalmente encaminhadas à União por meio de consulta pública.