As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

Acabou o tempo de subjugar mulheres

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Em mais um desgaste público para o Governo Raquel Lyra (PSD), um membro de sua equipe foi desligado após a imprensa descobrir que ele havia enviado e-mails com mensagens racistas e misóginas em um grupo virtual de faculdade. O agora ex-presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal de Pernambuco (EPTI) Yuri Coriolano entregou o cargo, ontem (30), depois que o portal Vero Notícias expôs os conteúdos dele.

Em um dos e-mails, ao debater sobre aborto, Coriolano disse: “Mas que porra. Que porra de direito de mulher decidir. Direito de decidir ela tem de copular com ou sem camisinha. Não de matar um outro indivíduo. Já tou ficando puto com esse assunto, vou me abster de tecer maiores comentários”, escreveu. Em outro e-mail, declarou: “preto é a praga da humanidade”.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Central de Inquéritos de Caruaru, já estava investigando a família da governadora Raquel Lyra (PSD) por sonegação de impostos na empresa de ônibus intermunicipais do grupo. Este blog recebeu cópia da denúncia oferecida pelo MPPE em novembro de 2025 contra os parentes da gestora.

No documento, o MPPE alega que a sonegação acarretou “grave dano à coletividade, em razão do vultuoso valor sonegado aos cofres públicos”. Segundo a denúncia, no período de março de 2015 a maio do mesmo ano, portanto, em duas oportunidades, “os denunciados dolosamente fraudaram a fiscalização tributária”. O imposto citado é o ICMS.

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) encerrou mais uma semana de intensas agendas pelo interior de Pernambuco, com destaque para Serra Talhada, onde esteve ao lado da prefeita Márcia Conrado (PT) acompanhando a entrega de obras e equipamentos que fortalecem a infraestrutura e os serviços públicos do município.

Na cidade, o parlamentar entregou a última máquina do maior programa de maquinário da história local, uma retroescavadeira destinada ao distrito de Santa Rita, que se soma a 6 retroescavadeiras, 2 escavadeiras hidráulicas, 2 motoniveladoras e 3 caçambas adquiridas com recursos de emendas de sua autoria.

Caruaru - IPTU 2026

Folha de São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado de abusar sexualmente de uma menor de idade, mostram arquivos do caso Jeffrey Epstein divulgados pelo DOJ (Departamento de Justiça), hoje. Segundo a denúncia, uma adolescente de 13 ou 14 anos teria sido forçada a praticar sexo oral no republicano décadas atrás no estado de Nova Jersey. Ele não se manifestou.

Ainda de acordo com a denúncia, a vítima teria mordido o pênis do presidente e relatado o caso para outras pessoas. Nas anotações do Departamento de Justiça é sublinhado que um funcionário teria conversado com a denunciante, que se identificou como amiga da suposta vítima. “A pauta foi encaminhada ao escritório de Washington para a realização da entrevista”, diz o documento.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), afirmou, hoje, que vai deixar o cargo até 30 de março para disputar as eleições. Tebet disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que quer que ela concorra a uma vaga ao Senado Federal. As informações são do portal G1.

Em 2022, Tebet concorreu à Presidência pelo MDB. Após ser derrotada, ela anunciou apoio a Lula no segundo turno, o que foi considerado um dos fatores para a vitória do presidente. A emedebista ficou em terceiro lugar na votação do primeiro, com 4,9 milhões de votos (4,16%).

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, hoje, uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar.

Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências da Presidência da República, em Brasília, e deve retornar às atividades de rotina na segunda-feira (2). A cirurgia foi realizada em uma clínica particular da capital federal. Segundo a nota, o presidente segue com o acompanhamento habitual pelas equipes lideradas pelo médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A presidência da EPTI será ocupada por Angella Mochel, com a saída de Yuri Coriolano do cargo. A escolha foi feita pela governadora Raquel Lyra (PSD), hoje, e será publicada no Diário Oficial de amanhã. Angella é atual coordenadora de Planejamento corporativo da Copergás e já foi presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco. As informações são do blog do Dantas Barreto.

O que causa estranhamento é a antiga ligação de Angella com o PSB, tendo trabalhado nos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara. Ao ser perguntada sobre a motivação que provocou a saída de Yuri do cargo, a governadora Raquel Lyra respondeu: “Nosso Governo não tolera misoginia, preconceito ou qualquer forma de racismo. Ele entregou o cargo e foi aceito”.

Por André Correia*

As eleições deste ano em Pernambuco serão muito complicadas, a começar pelo cenário que se apresenta para o Senado, com postulações de diversos partidos, bem como de candidatos que estão mudando de partido para viabilizar o ingresso na difícil disputa pelas duas vagas.

Não existe candidatura solta, avulsa, sem cabeça de chapa forte, no caso o candidato a governador. Na recente história pernambucana, só lembro do grande Cali (Carlos Wilson), eleito senador sem uma chapa completa, apenas com FHC candidato a presidente.

Se o leitor não conseguiu acompanhar o tributo ao cantor e compositor Nilton César, ícone da música romântica brasileira, no quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

A ex-senadora Heloísa Helena confirmou presença no meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’, da próxima terça-feira (03). De volta ao Congresso Nacional após 18 anos fora do Legislativo, agora na condição de deputada federal pela Rede de Alagoas, substituindo por seis meses o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ), ela vai falar sobre a sua proposta de uma CPI sobre o escândalo do Banco Master e os desdobramentos da política nacional com foco nas eleições deste ano.

Recentemente, ao tomar posse na Câmara, Heloisa prometeu incomodar os congressistas durante seis meses. “Quem me odeia vai se ver livre de mim rapidamente e eu espero dar motivos para que me odeiem mais ainda”, disse em entrevista ao Brasil de Fato.

Do G1/PE

Nove dias após ser empossado, o presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), Yuri Coriolano, pediu demissão. Ele deixou o cargo após o vazamento de e-mails enviados por ele em 2012, com conteúdos racista e misógino. O gestor divulgou nota à imprensa reconhecendo o erro e pedindo desculpas.

“As frases divulgadas hoje na imprensa não deveriam ter sido ditas e não refletem meus valores, minha trajetória pessoal nem profissional. Reconheço o erro e peço desculpas por qualquer interpretação ou impacto causado”, diz a nota enviada por Yuri Coriolano.

Em função da morte do cantor e compositor Nilton César, ícone da música romântica brasileira que faleceu na última quarta-feira, aos 86 anos, o Sextou de logo mais, ás 18h, vai reprisar a entrevista concedida pelo artista ao programa, exibida originalmente em 2023, como forma de homenagem à sua trajetória e ao seu legado na música brasileira.

Natural de Ituiutaba (MG), Nilton César ganhou projeção nacional a partir do fim da década de 1960, especialmente com a canção Férias na Índia, gravada em 1969, que vendeu mais de 500 mil cópias e rendeu diversos discos de ouro. Ao longo da carreira, emplacou sucessos como ‘A Namorada que Sonhei’, ‘Espere um Pouco’, ‘Amor, Amor, Amor’ e outras músicas que marcaram o gênero romântico no país.

Na entrevista, Nilton César falou sobre sua vida pessoal, a trajetória artística, os momentos de sucesso e os desafios ao longo da carreira. A conversa, marcada por relatos emocionados e memórias da música brasileira, será reapresentada como um registro histórico e uma homenagem ao artista.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.