As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

Por Carlos Britto*

O presidente estadual do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira, recebeu mais do que uma missão do senador Flávio Bolsonaro: recebeu uma convocação estratégica. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes terá o desafio de consolidar um palanque robusto para a direita em nosso estado historicamente reconhecido pelo forte viés lulista.

A liderança de Anderson já vinha sendo chancelada nos bastidores. Durante o encontro da cúpula nacional do PL, realizado em Brasília nesta semana, o ex-prefeito demonstrou poder de articulação ao transitar entre as principais lideranças do partido no país.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

Após a corridinha de hoje, no calçadão de Boa Viagem, começo nosso noticiário político com um cenário que está se desenhando em Pernambuco: a possível confirmação de Miguel Coelho como candidato ao Senado na chapa de Raquel Lyra aponta para uma eleição marcada por um confronto ideológico mais claro, com direita e esquerda em lados opostos. João Campos articula uma chapa alinhada à esquerda, com nomes como Marília Arraes e Humberto Costa, enquanto Raquel pode reunir forças de perfil mais à direita, incluindo Miguel e a possibilidade de Anderson Ferreira.

Assista:

Petrolina - Destino

Experientes atores da política pernambucana, agindo como donos da bola, montaram uma arapuca para o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o mais jovem eleito para comandar uma capital de extrema importância. A governadora Raquel Lyra (PSD), à frente da máquina administrativa e também de experientes conselheiros políticos, imaginou estar dando um drible em João e em toda a oposição.

Usou e abusou do poder, oferecendo mundos e fundos a quem quisesse ficar ao seu lado. Em português claro: o velho “toma lá, dá cá”. Com um sorriso no canto da boca, Raquel afirmou estar “conversando com todo mundo”. Os colunistas palacianos alardearam aos quatro ventos que a governadora tinha dado uma tacada de mestre e levaria vários partidos e lideranças para o seu lado e ainda arrebataria o tão desejado “palanque duplo de Lula.”

Ipojuca - IPTU 2026

João Campos monta chapa com “a cara de Lula”

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Com a escolha da ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) para concorrer ao Senado em uma das vagas da chapa liderada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato ao governo do Estado, o palanque do gestor ficou “a cara do presidente Lula (PT)”. Tudo leva a crer que a estratégia do socialista foi justamente apresentar um grupo totalmente alinhado ao presidente, já que a outra vaga está destinada ao senador Humberto Costa (PT), que buscará a reeleição.

Além de Marília e Humberto, o candidato a vice-governador de João é Carlos Costa, irmão do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (RP), um nome também próximo do presidente Lula. Sendo Pernambuco um território majoritariamente lulista, João Campos optou por uma composição ideológica ligada à esquerda e acabou jogando a direita e o bolsonarismo para o lado da governadora Raquel Lyra (PSD).

Caruaru - IPTU

O União Brasil (UB) declarou apoio à reeleição da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), durante encontro realizado nesta quarta-feira (18), em Brasília. A reunião contou com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, do presidente do UB em Pernambuco, Miguel Coelho, e de dirigentes das duas siglas.

No encontro, Miguel Coelho confirmou a construção de uma aliança entre os partidos para as eleições deste ano e destacou a pré-candidatura dele ao Senado. “Eu, meu partido e o grupo político do qual faço parte estamos construindo uma aliança com a governadora Raquel Lyra para as eleições deste ano. Sou pré-candidato ao Senado, ela é candidata à reeleição para o governo. E nós pretendemos caminhar juntos nessa jornada. Pernambuco nos chama para nos unir em favor da nossa gente e dar esse passo hoje”, afirmou.

A governadora também comentou o acordo político e a continuidade da gestão. “Desde o primeiro dia da nossa gestão fazemos um trabalho grande e de diálogo para colocar Pernambuco de volta no rumo do desenvolvimento. Estamos avançando com requalificação de estradas, restauração de hospitais, novos policiais nas ruas, e vamos continuar esse trabalho para garantir ainda mais serviços públicos de qualidade ao nosso povo”, declarou Raquel Lyra. O deputado federal Mendonça Filho, que participou do encontro, também se manifestou: “É a união para um futuro melhor para Pernambuco”, disse.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Acabou há pouco, em Abreu e Lima, a noite de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo, marcando o início da agenda na Região Metropolitana do Recife. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Francisco Barros, com apoio da Prefeitura, reunindo estudantes, professores e gestores da rede municipal.

Com a secretária de Educação Jaqueline Moreira, alunos e professores da Escola Municipal Francisco Barros
Palmares - IPTU 2026

O Progressistas (PP) realizou, nesta quarta-feira, um almoço com deputados estaduais em Pernambuco para alinhar estratégias de crescimento e organização partidária. Participaram do encontro Pastor Cleiton Collins, Pastor Júnior Tércio, Claudiano Martins, Roberta Arraes, Danilo Godoy, France Hacker, Henrique Filho, Adalto Santos e Kaio Maniçoba.

Durante a reunião, foram discutidas ações voltadas à ampliação da base política da legenda e à consolidação da atuação do partido em diferentes regiões do estado. A estratégia inclui o fortalecimento interno e a incorporação de novos quadros, em meio ao movimento de reorganização partidária para as próximas disputas eleitorais.

Nesse contexto, a filiação da deputada Gleide Ângelo, que deixou o PSB para ingressar no PP, integra o processo de ampliação da legenda. O partido é conduzido no estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, que também presidirá a Federação União Progressistas em Pernambuco.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Um grupo de ao menos quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia que a eventual concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro pode funcionar como uma forma de proteção institucional da própria Corte, diante do agravamento de seu quadro de saúde e dos possíveis desdobramentos políticos do caso. Integrantes do governo e do PT também têm considerado, sob reserva, que a piora clínica indica que chegou o momento de o ex-presidente voltar a cumprir pena em casa.

Reservadamente, os ministros do STF favoráveis à medida passaram a considerar que a manutenção da prisão na Papudinha, em meio a relatos de pneumonia e piora clínica, pode aumentar a pressão sobre o tribunal caso haja uma evolução negativa no estado de saúde do ex-presidente. As informações são do jornal O GLOBO.

A Prefeitura de Paulista executou obras de requalificação na 1ª Travessa da Rua Quarenta e Quatro, no bairro de Maranguape I, com foco na melhoria da mobilidade e da drenagem da área. A intervenção incluiu a troca de manilhas e a concretagem do trecho, atendendo a uma demanda da população local.

A ação foi realizada de forma integrada entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Foram implantadas cerca de 40 manilhas com 60 centímetros de diâmetro e construídas três caixas de águas pluviais, com o objetivo de melhorar o escoamento da água e reduzir riscos de alagamento. Segundo a Superintendência de Manutenção de Canais, Galerias e Rios, os trabalhos terão continuidade até a conclusão total da via, incluindo a instalação de rampa de acesso e corrimão.

A secretária Amanda Ramos disse que a ação amplia condições de mobilidade. “Garantir o direito de ir e vir com dignidade é o mínimo que o poder público deve oferecer”, declarou. Já o secretário Agrailson de Ramos destacou a atuação conjunta das pastas: “Quando as secretarias atuam de forma integrada, quem ganha é a população”, afirmou.

No fim da tarde desta quarta-feira (18), o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) interdita a Ponte Princesa Isabel, no Centro do Recife, em manifestação pela valorização da categoria A interdição deixa o trânsito no local mais lento do que o normal e fez com que passageiros descessem dos ônibus para seguir percurso a pé ou por meio de transportes alternativos.

O ato teve concentração às 15h, com saída da sede do Sindicato e da Associação dos Delegados e Delegadas de Pernambuco (Adeppe), seguindo em direção ao Palácio do Campo das Princesas. Segundo os organizadores, a manifestação também pede a modernização da Polícia Civil e o fortalecimento da segurança pública no estado.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), o regime de urgência para o projeto de lei do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) que estabelece a obrigatoriedade de, no mínimo, três horas-aula semanais de Educação Física nas escolas de educação básica.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e prevê mudança na carga horária da disciplina no ensino regular, além de fixa uma carga mínima semanal da disciplina e trata da inclusão da atividade física na rotina escolar, com impacto na organização das escolas e no currículo da educação básica.

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco realizará, no sábado (28), reunião do Diretório Estadual para avaliar e definir a tática eleitoral do partido na construção da chapa majoritária que disputará as eleições de 2026 ao Governo do Estado e ao Senado. A definição deverá estar alinhada ao projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do senador Humberto Costa e das bancadas federal e estadual.

No calendário interno da legenda, seguem em andamento as plenárias regionais dos diretórios municipais, com foco na formulação de um programa voltado ao desenvolvimento de Pernambuco, à redução das desigualdades e à inclusão social. Neste sábado (21), dirigentes participam de encontros em Tabira e Serra Talhada, dentro do processo de organização partidária e consolidação da estratégia política.

A direção estadual do PT informou que mantém diálogo com sua base, lideranças políticas e movimentos sociais, em articulação com a direção nacional, com o objetivo de estruturar uma frente política para as eleições. Segundo o partido, a mobilização busca “garantir a defesa da democracia e do povo brasileiro”.