As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

O beijo da morte

A governadora Raquel Lyra (PSD) passou a semana promovendo uma verdadeira engenharia política para reorganizar o campo da centro-direita e dos conservadores em Pernambuco. No movimento, acabou empurrando Túlio Gadelha (PSD) para ser percebido por parte do eleitorado como um neodireitista, agregou Eduardo da Fonte (PP) ao mesmo campo e consolidou Mendonça Filho (PL) como a principal referência do eleitorado de extrema direita e bolsonarista na disputa pelo Senado.

O resultado dessa articulação produziu, ao mesmo tempo, um efeito devastador sobre Miguel Coelho (UB). Depois de alimentar a expectativa de integrar a chapa majoritária, o ex-prefeito de Petrolina assistiu à construção de um cenário que muitos já classificam como a maior humilhação política imposta à família Coelho desde que o grupo se tornou protagonista da política pernambucana.

Sebrae - Fazer dar certo

O presidente Lula sancionou nesta quinta-feira (6) uma lei que amplia a punição para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes cometidos no ambiente digital, inclusive com uso de inteligência artificial.

O projeto é de autoria do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e foi aprovado pelo Senado em 7 de julho. Desde o mês passado aguardava a sanção do presidente da república. As informações são do g1.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Por Bela Megale – O GLOBO

Lula está acompanhando os desdobramentos da crise instalada entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e a Polícia Federal por causa das investigações dos desvios no INSS. No foco do imbróglio estão os inquéritos que miram Fábio Luís Lula da Silva, filho mais velho do presidente.

Entre as queixas de Lula está a omissão do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, na crise. O presidente disse a aliados que a atuação do ministro da Justiça estava apagada e cobrou que ele colocasse um freio de arrumação no problema. Lula deixou claro que não há ganho algum para o governo no embate entre a PF e seu chefe, Andrei Rodrigues, e um integrante do Supremo num caso envolvendo seu filho.

Caruaru - Transparência 2026

O candidato ao governo de São Paulo pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Fernando Haddad, comentou nesta quinta-feira (6) as recentes aberturas de três inquéritos contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em conversa com jornalistas, o ex-ministro da Fazenda defendeu a investigação contra o empresário e afirmou que a resolução do caso e transparência “é fundamental”. As informações são da CNN.

“Eu acho que todos nós temos que nos colocar à disposição com transparência sobre a nossa vida pessoal. Isso é de interesse público, toda transparência é fundamental”, declarou em evento em Iguape, no litoral sul paulista.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Um dia depois de encerrar meses de procura por uma mulher para a vice com a escolha do deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), o senador Flávio Bolsonaro (PL) atribuiu aos partidos que decidiram não aderir à sua candidatura a responsabilidade pelo desfecho da composição. O presidenciável afirmou nesta quinta-feira que manteve a preferência por uma mulher ao longo das negociações, mas disse que, embora os principais quadros das legendas tenham se aproximado de sua campanha, os “caciques” partidários não autorizaram as alianças.

— Todas as mulheres que foram cogitadas para serem minha vice estão do meu lado. Sem exceção. Todas elas estão participando de alguma forma dessa pré-campanha, colaborando com ideias e dando opiniões. Estou ouvindo todo mundo. Os principais quadros de todos os partidos vieram para nós. Não apenas quem estava sendo cogitado para vice. Quem não veio foram os caciques, os partidos — afirmou Flávio ao podcast Market Makers. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PDT), e o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral (União Brasil), selaram um acordo político que une duas importantes lideranças do estado na eleição deste ano.

Pelo entendimento, a candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil), esposa de Cléber Chaparral, fará dobradinha com o candidato a deputado estadual Batista Cabral (PSB). A parceria será construída tanto em Surubim, principal reduto político de Chaparral, quanto no Cabo de Santo Agostinho, base eleitoral comandada por Lula Cabral. As informações são do Blog Ponto de Vista.

A composição fortalece os dois grupos políticos e amplia o alcance das candidaturas, unindo a força eleitoral do Agreste à influência do Cabo, na Região Metropolitana do Recife.

Palmares - 147 anos

O Podemos definiu, nesta quinta-feira (6), apoio às candidaturas de Eduardo da Fonte (PP) e Mendonça Filho (PL) ao Senado. O presidente estadual da legenda, Marcelo Gouveia, e o vice-presidente, Ricardo Teobaldo, oficializaram primeiro a adesão a Eduardo e, horas depois, participaram do anúncio em favor de Mendonça.

Com a decisão, o partido rifou Túlio Gadelha, que integra a chapa oficial da governadora Raquel Lyra ao lado de Eduardo da Fonte. Embora permaneça na base governista, o Podemos escolheu, para as duas vagas ao Senado, um nome da chapa de Raquel e outro de fora da composição majoritária. A própria governadora reafirmou, nesta quinta, que seus candidatos são Eduardo e Túlio, rejeitando publicamente Mendonça.

“Estou muito feliz em oficializar o apoio à candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado Federal. É um projeto coletivo que fortalece a reeleição da governadora Raquel Lyra”, afirmou Marcelo Gouveia. Mendonça agradeceu a adesão nas redes sociais: “O apoio do Podemos reforça a união de forças em torno da nossa candidatura ao Senado Federal. Obrigado, Marcelo Gouveia e todo o time do Podemos Pernambuco. Este é um momento importante na nossa caminhada”.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente de honra do Cidadania, Roberto Freire, criticou o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, realizado na noite da última terça-feira (4), na casa do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A reunião, que também contou com o ministro Cristiano Zanin, marcou uma tentativa de reaproximação entre Lula e Alcolumbre após meses de rompimento. Questionado sobre a conversa, o senador limitou-se a dizer que o conteúdo era “segredo”.

Em publicação no X, antigo Twitter, Freire afirmou que negociações reservadas entre representantes dos Três Poderes contrariam os princípios democráticos. “Articulações políticas em jantares no lusco-fusco e com sussurros e segredos entre representantes dos Três Poderes, ao arrepio das leis e liturgias, são incompatíveis com a democracia. A independência dos Poderes exige transparência e nunca acordos de bastidores”, escreveu.

Camaragibe - A prefeitura mudou

A federação PSDB/Cidadania decidiu declarar neutralidade nas eleições para o Governo de Pernambuco e desembarcou do palanque de Raquel Lyra (PSD). A medida representa mais um revés para a governadora, que, em uma semana, viu quatro partidos deixarem sua base de apoio e enfraquecerem seu projeto de reeleição. Já seu principal adversário, João Campos (PSB), atraiu essas siglas e formou a maior frente de oposição da história do estado.

A decisão pela neutralidade foi tomada pelo presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, que interveio na direção local do partido, destituindo nomes ligados a Raquel. Com isso, a convenção realizada pelo grupo governista em 31 de julho foi invalidada por uma nova reunião promovida na última quarta (5) pelos interventores designados pela Executiva nacional. O desembarque do PSDB e do Cidadania faz Raquel perder ainda mais tempo de guia eleitoral e vê sua base reduzida a cinco partidos: PSD, PP, União Brasil, Avante e Podemos.

Embora a federação liderada pelo PSDB não vá coligar com nenhuma candidatura a governador, o Cidadania tem uma direção alinhada a João Campos e já declarou apoio ao candidato. Desde a semana passada, outras quatro siglas deixaram o palanque de Raquel e se juntaram à Frente Popular de Pernambuco. Foi o caso da federação Renovação Solidária (PRD/Solidariedade), do Mobiliza e da Democracia Cristã, que se incorporam a um grupo formado por PSB, Republicanos, federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), PDT, MDB e Agir, totalizando 12 partidos.

Com esse conjunto político, João Campos se consolida como o maior vitorioso dos últimos dias do período pré-eleitoral. Quando a campanha começar, ele terá cerca de 60% do tempo de inserções partidárias e de guia eleitoral, massificando sua presença junto ao eleitorado.

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta quinta-feira (6/8), um novo inquérito sobre fraudes em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e indiciou seis pessoas pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações e organização criminosa. A informação foi confirmada pelo Metrópoles.

Entre os indiciados estão o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto; o ex-procurador-geral do órgão Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho; e o ex-diretor de Benefícios André Paulo Félix Fidelis. As informações são do Metrópoles.

Segundo a investigação, o grupo é suspeito de manipular informações nos sistemas do INSS para viabilizar a concessão irregular de benefícios previdenciários em favor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). As alterações teriam permitido a liberação de aposentadorias com base em dados falsificados.

O relatório foi entregue ao ministro André Mendonça, relator do inquérito da Farra do INSS. O caso foi revelado em uma série de reportagens do Metrópoles.

De acordo com os investigadores, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) alertou a PF sobre a saída de R$ 26.457.531,95 das contas da confederação para 15 pessoas físicas e jurídicas ligadas aos setores de turismo, alimentação e eventos, além de federações estaduais vinculadas à Contag.

O que chamou a atenção foi o fato de as movimentações terem sido realizadas de forma fracionada, em uma suposta tentativa de dificultar o rastreamento dos recursos. Ainda assim, o modus operandi despertou suspeitas no Coaf, que acionou a PF. Com a entrega do relatório, caberá ao ministro André Mendonça encaminhar o caso para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Este é o segundo relatório final da PF envolvendo integrantes da cúpula do INSS. Em 14 de julho, a corporação concluiu outro relatório e indiciou 47 pessoas, entre elas o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.

O ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, anunciou, nesta quinta-feira (6), que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados e integrará o palanque da governadora Raquel Lyra na campanha pela reeleição. “Quero atender a esse chamado, caminhar ao lado da governadora Raquel Lyra e trabalhar em Brasília para gerar mais empregos, fortalecer a economia e garantir mais investimentos para Pernambuco”, afirmou.

A defesa de Anderson Gustavo Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, protocolou nesta quinta-feira (6/8), no Supremo Tribunal Federal, uma Revisão Criminal contra a condenação que lhe impôs 24 anos de prisão na Ação Penal 2.668, o processo que julgou o chamado “Núcleo 1” da trama golpista de 2022-2023. Eles pedem que o ex-ministro seja absolvido por falta de provas.

A peça, assinada pelos advogados Eumar Roberto Novacki e Raphael Vianna de Menezes, pede a distribuição por dependência ao ministro Nunes Marques, relator da revisão criminal movida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, sob o argumento de que os dois casos foram julgados com base no mesmo conjunto de provas e acusações do chamado “Núcleo 1”.