As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

O pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026, Maurício Rands (Avante), publicou um vídeo ao lado de Kátia Beatriz, sobrevivente de violência doméstica, para chamar a atenção para o combate ao feminicídio e defender o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres. Na gravação, os dois destacam a importância da rede de apoio às vítimas e da adoção de medidas para enfrentar a violência de gênero.

“No Brasil são registradas por volta de 130 a 135 mortes por feminicídio por mês, um número assustador que mostra a realidade das mulheres no nosso país”, afirmou Rands. O pré-candidato ressaltou ainda que histórias de superação demonstram a importância do acolhimento às vítimas. “Por isso, histórias como a da Kátia Beatriz nos tocam, porque ela teve força e apoio para seguir sua vida”, declarou.

Durante o vídeo, Kátia Beatriz relata sua experiência como sobrevivente da violência e reforça a necessidade de incentivar outras mulheres a romperem o ciclo de agressões. “Eu consegui recomeçar porque encontrei apoio. Nenhuma mulher deve enfrentar essa luta sozinha. É preciso denunciar e buscar ajuda”, afirmou.

Ao concluir a mensagem, Maurício Rands reafirmou o compromisso com a pauta. “Através desse depoimento, renovamos nosso compromisso de lutar pela segurança da mulher em Pernambuco e em todo o Brasil. Chega de tanta violência. Nossas mulheres merecem viver em paz e sem medo”, destacou. O vídeo integra as ações do pré-candidato voltadas à discussão de políticas públicas para a proteção e garantia dos direitos das mulheres.

Sebrae - Fazer dar certo

A governadora Raquel Lyra (PSD) foi cobrada publicamente, neste domingo (26), pela falta de apoio à Missa do Vaqueiro, em Serrita. Até a véspera, a 56ª edição do evento correu o risco de não acontecer por falta de ação da gestão dela, que chegou a ser criticada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela prefeitura municipal por conta da falta de providências sobre a programação artística e a segurança.

A cobrança partiu do padre Pedro Sérgio, pároco de Bodocó, que celebrou a missa em Serrita. “Nunca tive e não terei oportunidade de chegar ao seu gabinete”, lamentou ele, diante da multidão. Constrangida, Raquel falou, de cima de um cavalo e fora dos microfones, que poderia recebê-lo já amanhã (27). Já a vice-governadora Priscila Krause (PSD) gritou “vamos simbora”, tendo um “não” como resposta.

Na sequência, o religioso entregou um manifesto com reivindicações das famílias da região sobre a necessidade de um apoio efetivo da gestão estadual para uma das principais festas do calendário cultural e religioso do Sertão. “Eu faço isso aqui. Seu gabinete é o cavalo. Aqui não tem briga, não tem história, porque, graças a Deus, eu sou da paz, nós somos da paz. Eu vou lhe entregar, em nome dessas famílias. Pense com carinho no que aqui vai. Olhe com amor para essas famílias que hoje lhe apresentam isso aqui”, declarou o padre.

Mais cedo, Raquel já havia passado por outra saia justa ao se atrasar para a Missa do Vaqueiro. Ela já estava no Sertão desde ontem (25), após utilizar, mais uma vez, uma UTI aérea do Governo de Pernambuco para seu próprio transporte até Serra Talhada. Ela também acompanhou os shows da Expocose, em Sertânia, até o início da madrugada deste domingo, o que impactou sua agenda em Serrita.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

A deputada federal Iza Arruda (MDB), que teve a candidatura à reeleição homologada na convenção estadual do partido realizada ontem (25), publicou um vídeo nas redes sociais em que destaca ações voltadas ao esporte e ao paradesporto.

Presidente da Subcomissão do Paradesporto na Câmara dos Deputados, a parlamentar afirmou que já destinou quadras, campos e outros espaços esportivos a municípios pernambucanos e defendeu a ampliação do acesso ao esporte para pessoas com deficiência.

Caruaru - Transparência 2026

Por Américo Lopes, o Zé da Coruja*

“Lá no sertão tem uma uma Índia chamada Iracema
Um padre Cícero, e um frei chamada Damião
Tem uma rosa que me dá banho de cheiro
Tem um viveiro dentro do meu coração”.

Esta canção de Maciel Melo, que toca a alma e o coração da gente, remete nossos espíritos à canção “Blackbird”, dos Beatles, feita para os negros norte-americanos que, na década de 60, enfrentavam a grande repressão branca.

A América jamais deixou de ser o Sul, para o bem e para o mal.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Do jornal O Globo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará em dia 17 agosto uma reunião com embaixadadores para explicar o funcionamento da urna eletrônica. Diplomatas dos Estados Unidos e de todos os países com representação no Brasil foram convidados.

Em nota, divulgada ontem (25), o TSE destacou que a urna eletrônica é um “patrimônio do povo brasileiro” e que será defendida pelo presidente da Corte, ministro Kássio Nunes Marques, no encontro.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) participou, na noite de ontem (25), do Jantar dos Colonos, evento que integra a programação da 58ª Festa dos Colonos do Projeto Bebedouro, em Petrolina. Ao lado do pré-candidato a deputado estadual Elismar Gonçalves (Podemos), o parlamentar confraternizou com famílias de produtores rurais e pioneiros do perímetro irrigado, destacando a contribuição dos colonos para a história da agricultura irrigada no Vale do São Francisco.

Palmares - 147 anos

A esquerda começa a reagir de forma cada vez mais aberta ao discurso de Túlio Gadêlha. E a primeira a partir para cima foi Dani Portela. A deputada estadual do PT parece não ter aguentado o que considera o cinismo do discurso do neodireitista Túlio Gadêlha, que vem repetindo a ideia de que Lula é de todos, inclusive da direita. Nas redes sociais, Dani não economizou na ironia, na crítica e até na galhofa para responder ao discurso.

E o movimento não parece isolado. Túlio vem perdendo aderência justamente nos setores da esquerda onde um dia teve trânsito e interlocução. A reação de Dani Portela é apenas mais um sinal de que sua tentativa de ocupar um espaço político entre a esquerda e a direita começa a enfrentar resistência dos dois lados.

O problema é que, enquanto o discurso tenta ganhar novos territórios, as pesquisas não parecem acompanhar. Até agora, Túlio não consegue apresentar sequer um ponto percentual de crescimento que indique uma mudança consistente de cenário.

A pergunta que começa a se impor é simples: se a esquerda já não quer votar nele, será que a direita votaria?

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) participou, neste domingo (26), a 56ª Missa do Vaqueiro, em Serrita. Na condição de único concorrente ao Palácio do Campo das Princesas presente no evento, ele saudou o público, recebeu o carinho da população local e destacou a importância do evento como uma representação da resiliência e da força do povo sertanejo.

“Estamos na Missa do Vaqueiro, uma homenagem a Raimundo Jacó e a todos os vaqueiros que representam a força, a luta, a resistência, a resiliência do Nordeste, sobrevivendo à seca, à fome, à intempérie, sempre com fé e com amor no coração. É a cultura do campo, a cultura do Sertão. É bonito de ver essa festa que mistura a fé e a devoção com a cultura, a benção de Deus, a devoção a Nossa Senhora, o aboio, a missa cantada. É lindo de verdade. Eu nunca vi em outro lugar. Só vi aqui no Sertão”, testemunhou.

A participação de João Campos na Missa do Vaqueiro marca o retorno a um lugar também visitado por ele no ano passado, em um dos poucos momentos em que ele fez incursões pelo interior do estado antes de deixar o cargo de prefeito do Recife, já que buscava manter o foco em sua gestão à frente da capital. Desta vez, o agora pré-candidato do PSB voltou acompanhado de todos os integrantes de sua futura chapa para as eleições deste ano — Carlos Costa (Republicanos), candidato a vice-governador, o senador Humberto Costa (PT), candidato à reeleição, e Marília Arraes (PDT), pré-candidata a senadora.

Durante o evento, acompanhado de lideranças locais, João se comprometeu a viabilizar um maior apoio do Governo de Pernambuco à Missa do Vaqueiro de Serrita e a outros eventos similares já a partir de 2027. “São exatamente 50 anos de tradição e, a partir do ano que vem, o estado vai ajudar de verdade, para que as futuras gerações não esqueçam essa tradição, a cultura e as raízes”, completou.

Camaragibe - A prefeitura mudou

Assim como ocorreu no ano passado, a Missa do Vaqueiro, em Serrita, deve voltar a reunir os dois principais pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e se tornar um espaço para medição de forças às vésperas do início da campanha eleitoral. O embate deste domingo (26), no entanto, já começou com desvantagem para a governadora Raquel Lyra (PSD), que ainda não chegou ao local e está deixando que seu oponente, João Campos (PSB), brilhe sozinho no evento.

O pré-candidato do PSB vem registrando sua participação na Missa do Vaqueiro desde as primeiras horas da manhã. “É fé, tradição, é a valorização da cultura sertaneja e é o momento onde a gente consegue valorizar a nossa terra em uma tradição que vem desde os anos 70. É o momento de renovar a fé, a esperança e o cuidado com o Sertão”, afirmou João Campos, em entrevista à imprensa na chegada ao evento.

Já Raquel, que assistiu aos shows da Expocose, em Sertânia, até altas horas da noite do sábado (25), fez a primeira postagem sobre a Missa do Vaqueiro por volta das 9h45 deste domingo, ainda assim, de um registro da participação dela no evento do ano passado. A estratégia revela que ela e sua equipe provavelmente dormiram demais e perderam a hora do início de um dos acontecimentos culturais e religiosos mais tradicionais do Sertão. “Que hoje a gente possa celebrar a nossa maior riqueza: a força inabalável de ser pernambucano”, escreveu a governadora na legenda da foto de arquivo.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enviou um vídeo de apoio à candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL) que foi exibido durante a convenção nacional do partido ontem (25). Na gravação, Netanyahu deu parabéns ao candidato pelo lançamento oficial da campanha e afirmou ter confiança de que ele “levará o Brasil a patamares cada vez maiores”.

Netanyahu tem histórico de proximidade com a família Bolsonaro construído ao longo dos anos, o que torna o gesto parte de um padrão de alinhamento ideológico. O premiê israelense e o presidente argentino Javier Milei foram os dois entre os líderes de Estado que declararam apoio público à candidatura de Flávio Bolsonaro na convenção. As informações são do Poder360.

Na mensagem exibida no evento do PL, Netanyahu chamou Flávio de “meu amigo” e exaltou a relação entre ele e a família Bolsonaro. “Você é um grande campeão do Brasil. Você é um grande campeão da amizade entre os nossos povos e sei que levará o Brasil a patamares cada vez maiores”, afirmou o premiê, em inglês. “Parabéns pela sua candidatura”, concluiu Netanyahu ao final do vídeo.

Por Thaís Oyama
Do jornal O Globo

A notícia não é boa para Lula. A pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (24), ao mostrar um cenário inalterado em relação a junho, reforçou uma tendência já detectada por outros institutos. Desde maio, diferentes levantamentos vêm registrando desgaste de Flávio Bolsonaro sem um crescimento correspondente de Lula ou dos demais candidatos.

O que a consistência desses dados sugere é que a disputa continua aberta. Os votos que deixaram o candidato do PL parecem estar sendo absorvidos principalmente pelo contingente de indecisos. Para onde eles migrarão a partir de agora é a questão que pode definir a eleição.

Por Bernardo Mello Franco
Do jornal O Globo

“Na longa noite em que seria morta, Suzana Marcolino foi ao salão de beleza Liu’s, no centro de Maceió, pintou as unhas na cor renda — discreta variação do branco — e pediu um leve corte nos cabelos”. É assim, com tintas de Garcia Márquez, que Xico Sá inicia a crônica de uma morte anunciada: a de Paulo César Farias, o PC. Ele e a namorada Suzana foram encontrados com balas no peito na manhã de 23 de junho de 1996. Era o fim trágico do maior vilão da Nova República: o tesoureiro responsável pela ascensão e queda do presidente Fernando Collor.

O mistério da praia de Guaxuma nunca foi elucidado. A Justiça descartou a versão de feminícidio seguido de suicídio, mas não apontou culpados pelo duplo assassinato. Trinta anos depois, Xico volta à cena do crime para narrar a saga do homem mais investigado do país na década de 90. “Por acaso, também era minha principal fonte jornalística”, confidencia o autor de “O tesoureiro: o esquema de corrupção, a fuga espetacular e a morte de PC Farias”, que chega às livrarias nas próximas semanas.