As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

O mercado de trabalho formal do Recife encerrou novembro de 2025 com saldo positivo de 3.962 vagas, resultado de 19.309 admissões e 15.347 desligamentos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). O desempenho colocou o município na 5ª colocação entre as capitais do país e a 6ª como o maior saldo entre os municípios brasileiros. O Recife, sozinho, respondeu por 44% do saldo total de Pernambuco, evidenciando o peso da capital na dinâmica do mercado de trabalho estadual.

A geração de empregos foi liderada pelo setor de Serviços, com 2.050 vagas, impulsionada especialmente pelas atividades de informação e comunicação e pelos segmentos financeiro, imobiliário, profissional e administrativo. O Comércio também apresentou resultado expressivo (1.237 vagas), seguido da Construção, com 597 postos e a maior variação relativa mensal do estoque (1,41%). Com esse resultado, o estoque de empregos formais alcançou 585.109 vínculos, com crescimento mensal de 0,68%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, o resultado do mês de novembro do Caged demonstra, mais uma vez, o potencial de crescimento que o Recife tem. “No acumulado do ano, o saldo no Recife, alavancou Pernambuco, com 24.688 empregos, consolidando o Recife como um dos principais polos de expansão do mercado de trabalho no Nordeste e no Brasil. Vamos seguir trabalhando para que este crescimento seja constante”, afirmou.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Uma das principais promessas de campanha da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2022 foi a construção de 250 creches em Pernambuco. Na última segunda-feira, a gestora entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI), localizado na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O que chamou a atenção após a entrega da obra foram as imagens recebidas por este blog, na manhã de hoje. Como pode ser visto nas fotos e no vídeo que ilustram esta matéria, a obra está inacabada. A caixa d’água está sem tampa, o que pode gerar um foco do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, doença extremamente perigosa para crianças.

Além disso, construíram um muro para dividir o terreno entre a parte que está “pronta” e o restante da obra, cheia de entulhos e materiais de construção. Seria a pressa da governadora em entregar obras antes do período eleitoral ou a culpa é da empreiteira responsável pelo projeto? Com a palavra, o Governo do Estado.

Toritama - Tem ritmo na saúde

No primeiro ano à frente da Prefeitura de Araripina, o prefeito Evilásio Mateus, ao lado do vice-prefeito Bringel Filho, encerra o período com saldo positivo e entregas que refletem o compromisso assumido com a população. Eleito com uma votação histórica, Evilásio recebeu do povo a missão de humanizar os serviços públicos, aproximar a gestão das pessoas e buscar soluções para demandas antigas do município metas que vêm sendo colocadas em prática.

Ao longo do primeiro ano de mandato, a gestão avançou em diversas frentes, com obras, programas sociais e articulações institucionais que geraram resultados diretos para a população. Entre as ações que marcaram esse início de governo, duas entregas se destacam pelo impacto social e pelo alcance regional.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido da defesa de Jair Bolsonaro e não concedeu autorização para visita do sogro do ex-presidente no hospital em que o político está internado em Brasília.

Bolsonaro está em uma unidade particular de saúde da capital, onde se recupera de uma cirurgia para correção de hérnias e de procedimentos para tratar um quadro de soluços.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Cumpri, há pouco, a última corridinha diária de 8 km de 2025, no Parque Verde, em Arcoverde, onde curto a virada do ano na minha choupana ao lado do amor da minha vida, minha Nayla, em clima de altíssimo astral, com a graça de Deus.

Feliz 2026 a todos! Leitores do Blog, ouvintes do ‘Frente a Frente’ e telespectadores do podcast ‘Direto de Brasília’.

Palmares - Natal Encantado 2025

Em 2025 não crescemos apenas nos acessos diretamente no site, conforme mostramos logo cedo os números do Google Analytcs. As redes sociais do blog também pipocaram. O Instagram do blog virou uma vitrine de bons resultados. Passamos dos 28 milhões de visualizações em apenas 90 dias, transformando a plataforma no principal vetor de alcance e engajamento da página.

Os dados do Meta Business revelam um público estratégico, formado majoritariamente por adultos entre 35 e 44 anos (26,2%), 45 e 54 anos (21,9%) e 25 e 34 anos (21,4%), além de uma presença expressiva de pessoas entre 55 e 64 anos (14%).

Olinda - Refis últimos dias 2025

Pesquisa RealTime Big Data, contratada pela Rede Record e divulgada hoje, mostra que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), teria 60% dos votos válidos e venceria em primeiro turno as eleições para o Governo de Pernambuco em 2026. Já a governadora Raquel Lyra (PSD) teria 29% da preferência do eleitorado, o vereador Eduardo Moura (Novo), 9%, e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL), 2%.

No cenário estimulado, João Campos tem 56% das intenções de voto, Raquel Lyra, 27%, Eduardo Moura, 8%, e Ivan Moraes, 2%. Brancos e nulos são 4%, e 3% não sabem ou não responderam.

Mais de 46 mil presos receberam o benefício da saidinha de Natal em 2025 e deixaram os presídios para passar o fim de ano em liberdade. O número representa 6,5% dos cerca de 701 mil presos em cadeias pelo país, seja em regime fechado, semiaberto ou aberto.

Ao considerar presos em outros regimes, como a prisão domiciliar, o total de pessoas presas no Brasil chega a 937 mil, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Homens fortemente armados explodiram, na madrugada de hoje, a agência do Banco do Brasil no município de Orobó, no Agreste de Pernambuco.

Segundo relatos dos feirantes que trabalham nas proximidades do banco, a ação criminosa foi rápida, mas provocou pânico entre os trabalhadores que já se organizavam para a tradicional feira de fim de ano.

A Polícia chegou ao local após a ação criminosa. A área foi isolada e equipes realizam buscas na região. Até o momento, não há informações sobre feridos nem sobre o valor levado pelos criminosos.

*Com informações da Rádio Cultural de Limoeiro

Mesmo em um cenário cada vez mais marcado pelo consumo de conteúdo nas redes sociais, este blog, pioneiro no Nordeste, fecha 2025, ano da véspera do seu vigésimo aniversário de fundação, com crescimento de 4,1% nos acessos diretos.

O levantamento é do Google Analytics. O total de sessões passou de 3.320.779 em 2024 para 3.449.860 em 2025, resultado que consolida uma média aproximada de 300 mil acessos mensais. Os números reforçam a posição do site como o maior blog político do Nordeste, com crescimento contínuo e audiência fiel.

Brasil entra em 2026 mergulhado na polarização política

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O Brasil vai encerrar o ano de 2025 mergulhado na polarização política que rachou o país há quase uma década. De um lado, a esquerda e a centro-esquerda unidas em torno da reeleição do presidente Lula (PT) e de pautas progressistas, que defendem a diversidade humana e a inclusão social. Do outro, a extrema-direita e parte da direita, com valores conservadores que carregam certa dose de resistência aos direitos individuais e ainda sem rumo definido para as eleições de 2026.

A saída para reduzir e até eliminar a polarização é complexa e exige várias frentes de trabalho. Para o professor, escritor, cientista político e sociólogo Antônio Lavareda, esse caminho de união depende, por exemplo, de fatores econômicos e reformas institucionais. Lavareda foi o último entrevistado de 2025 do podcast Direto de Brasília, ontem (30), comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco e com transmissão para 165 emissoras no Nordeste.

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, aproveitou a inauguração do Parque Eduardo Campos, no Pina, nesta terça-feira (30), para parabenizar as ações do prefeito João Campos no Recife. Durante discurso, Costa Filho lembrou de um conjunto de investimentos que estão sendo feitos pelos quatro cantos da cidade com as digitais do gestor socialista.

“Aonde eu tenho andando o Recife a gente percebe um conjunto de obras estruturantes. O prefeito que mais fez creches na história do Recife. Prefeito que mais fez muro de arrimo e contenção dos morros. O prefeito que mais trabalhou pela saúde da cidade. Prefeito que mais fez parques e áreas de lazer do Recife. Prefeito que está fazendo o maior número de obras estruturantes na nossa cidade”, lembrou Costa Filho .