As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), não poupou críticas ao cantor Gusttavo Lima após o artista cancelar, pela segunda vez, a apresentação que faria no São João do município. Em vídeo filmado durante a festa, o gestor chamou o cantor de “ladrão da consciência” e cobrou a devolução do cachê já pago pela Prefeitura. “Gusttavo, para tu ser um homem, devolve esse dinheiro para a Prefeitura de Surubim, que tu não precisa”, afirmou.

O cancelamento ocorreu poucas horas antes do show previsto para a noite de ontem (27), encerramento da programação do São João. Esta foi a segunda desistência do artista, que inicialmente se apresentaria em 18 de junho, mas teve o espetáculo remarcado. Até o momento, a equipe de Gusttavo Lima não informou oficialmente o motivo dos cancelamentos.

A Prefeitura de Surubim já havia efetuado o pagamento previsto em contrato. Um comprovante de transferência de R$ 1,353 milhão para a empresa responsável pela apresentação passou a circular nas redes sociais após o cancelamento.

A ausência do cantor gerou frustração entre fãs e também impactou comerciantes, ambulantes e trabalhadores que contavam com o movimento da última noite da festa. A expectativa aumentou porque Gusttavo Lima manteve a apresentação realizada em Caruaru na mesma noite.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Do jornal O Globo

Dentro do Brasil que se polariza nas intenções de voto, há espaço para 27% que não se consideram antipetistas nem antibolsonaristas. Aberto a votar em quem fizer a campanha mais alinhada com seus anseios, sem rejeições intransigentes ou movido por paixões, esse eleitor, resignado com a falta de opção, se esforça para ouvir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e demais candidatos ao Palácio do Planalto.

A tendência, segundo relatos, é que definam seu voto pela percepção sobre economia e a capacidade que presidenciáveis têm para apresentar soluções concretas em áreas como criação de emprego e redução de impostos.

Petrolina - São João 2026

Na belíssima e emocionante canção “Estrada de Canindé”, que Luiz Gonzaga compôs em parceria com Humberto Teixeira em 1951, há um trecho que não me sai da memória como perfeito retrato do sertão de vidas secas: “Lá, quem é rico anda em burrico, quem é pobre anda a pé”.

Meu pai Gastão Cerquinha, que Deus chamou em 2022 aos 100 anos, era um animal político por natureza, mas sempre chegado ao cheiro da terra, um sítio para criar gado e caprinos. Um deles ficava na região chamada Gangorra, no prumo de Iguaracy, terra de Maciel Melo.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Leapmotor B10: o que esse SUV tem de atrativo?

O consumidor tem no Brasil pelo menos 10 opções de SUVs compactos e médios na faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil. São perfis variados: topo de linha, com motor turbo, híbrido, elétrico e por aí vai. Do recém-renovado Nissan Kicks ao Hyundai Creta, do Volkswagen T-Cross ao Jeep Renegade e, claro, passando pelos chineses como o BYD Yuan Plus. No geral, somando todas as subcategorias, os SUVs já são donos de 60% do mercado de veículos leves.

Agora essa turma ganha mais um integrante: o Leapmotor B10, testado por uma semana por este colunista. Apesar de ser de uma marca ainda pouco conhecida, a Leapmotor tem para abrir alas no mercado brasileiro a Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën etc. Por isso, o modelo é tanto uma aposta no segmento eletrificado para consumidores de SUVs que o grupo vai nacionalizá-lo, produzindo-o na planta de Goiana, em Pernambuco. E quais são seus pontos fortes, que a turma das concessionárias apelidaram de chamarizes de venda?

A primeira vantagem é o pacote de equipamentos de segurança, até caprichado para um carro de R$ 183 mil. Destaque para o conjunto de assistências à condução (o ainda pouco popular Adas). A marca optou pelo nível 2, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, manutenção em faixa, frenagem automática de emergência e alertas de ponto cego. O B10 tem sete airbags, incluindo uma bolsa central entre os bancos dianteiros para evitar o choque entre os ocupantes em colisões. Sem falar nos controles de estabilidade e de tração e da distribuição eletrônica de frenagem.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O São João de Petrolina tem sido alvo de críticas por parte da imprensa local, que aponta problemas na organização do evento, reclamações de barraqueiros e tratamento diferenciado entre profissionais da imprensa e influenciadores convidados.

O jornalista Carlos Britto, do Blog do Carlos Britto, afirmou que o evento “coleciona insucessos e uma sequência de erros que não dá para ignorar”, citando os cachês milionários pagos a artistas de fora, a concentração de atrações em uma mesma noite e falhas na estrutura que, segundo ele, teriam contribuído para um público menor no Pátio Ana das Carrancas. O comunicador também exibe imagens que mostram áreas do espaço de shows com baixa ocupação e relata prejuízos enfrentados por comerciantes.

Além das críticas de Britto, jornalistas que cobriram o evento também reclamaram das credenciais disponibilizadas à imprensa local. Segundo relatos, os profissionais receberam pulseiras com acesso restrito, enquanto influenciadores convidados tiveram acesso ampliado a diferentes áreas da festa. “Uma pulseira simples que não dá acesso a nada, que só dá acesso com um supervisor do evento até para acessarmos a sala de imprensa”, disse um dos jornalistas. Outro questionou: “A imprensa de fora teve todas as pulseiras possíveis para eles. Por que isso? Eles são mais profissionais que nós?”.

Britto também mencionou nomes como Virginia Fonseca e Léo Dias ao criticar o tratamento diferenciado dado a influenciadores. Até o momento, a Prefeitura de Petrolina não se pronunciou. O espaço segue aberto para manifestação.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O governo brasileiro confirmou neste sábado (27) o envio de um quarto voo humanitário para a Venezuela, em apoio às operações de resposta aos terremotos que atingiram o país e provocaram destruição extensa em Caracas e em outras cidades desde a última quarta-feira (24).

A aeronave deve partir na tarde deste domingo (28) da Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, com 35 bombeiros militares dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os profissionais vão reforçar as equipes brasileiras que já atuam principalmente no município de Vargas, no estado de La Guaira, uma das áreas mais atingidas pelos tremores. As informações são da CNN Brasil.

Palmares - 147 anos

O empresário Ricardo de Belo anunciou apoio ao grupo político liderado pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), e pelo prefeito de Casinhas, Lúcio Silva (União Brasil). A declaração foi feita na última quinta-feira (25), durante o São João de Surubim, em entrevista ao comunicador Jota Santos, do Programa Microfone Aberto. Candidato à Prefeitura de Casinhas em 2016, Ricardo integrou posteriormente o grupo do então prefeito João Camêlo e agora oficializou seu novo posicionamento político.

Ao comentar a decisão, o empresário afirmou que acompanhou o desenvolvimento do município e elogiou a gestão de Lúcio Silva, que deu continuidade à administração da ex-prefeita Juliana de Chaparral. “Estamos juntos com Lúcio, que vem realizando um belíssimo trabalho em Casinhas, dando continuidade à gestão da ex-prefeita Juliana de Chaparral. Como cidadão casinhense, acompanho esse desenvolvimento e não poderia deixar de parabenizar esse trabalho. Estamos juntos”, declarou.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Comitê de Luta em Defesa do Canal do Sertão, que tem como um dos coordenadores o ex-deputado estadual e pré-candidato a federal, Antonio Fernando, deu dois passos importantes por mais segurança hídrica para os Sertões Central, do Araripe e do São Francisco. A semana começou reunindo mais de 200 lideranças regionais numa audiência pública, em Petrolina. Ontem (26), o Comitê teve a confirmação de que o documento do encontro será encaminhado diretamente ao presidente Lula.

A confirmação veio por meio da senadora Teresa Leitão (PT) que, na condição de nova Líder do Governo no Senado, recebeu o documento e vai encaminhá-lo ao presidente da República. A senadora Teresa foi colega de Antonio Fernando na Assembleia Legislativa, e conhece o projeto do Canal do Sertão, defendido diversas vezes no Plenário da Alepe pelo ex-deputado e atual coordenador do Comitê. As informações são do Blog do Silvinho.

Camaragibe - Forró da Vila

Além de atingir a Mata Norte de Pernambuco, fortes chuvas também acometem a Paraíba neste sábado (27). O volume de precipitação foi tão intenso que causou um alagamento parcial no quilômetro 116 da BR-101, que liga o território paraibano ao pernambucano. As informações são do Diário de Pernambuco.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a via alagada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a corporação realizou uma interdição parcial no trecho, que fica na altura da cidade de Alhandra, na Paraíba.

Máquinas estão no local realizando a limpeza da pista. Ainda de acordo com a PRF, não houve registro de alagamentos na BR-101 em Pernambuco. A via foi completamente liberada por volta das 18h, segundo a corporação.

A CazéTV afirmou neste sábado (27) que as mudanças anunciadas pela empresa ontem (26) sobre os comerciais de bets durante suas transmissões da Copa do Mundo “vão ao encontro dos pontos destacados pelo Conar“.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou ontem (26) a suspensão das publicidades de bets na CazéTV que o órgão avalia serem abusivas. As informações são do Poder360.

Um vídeo enviado ao blog neste sábado (27) mostra os transtornos provocados pelas fortes chuvas em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Nas imagens, moradores empurram um carro que ficou imobilizado ao tentar atravessar uma rua alagada. Outros veículos passam com dificuldade pelo trecho, enquanto a água chega à altura da canela de pedestres. Outro vídeo mostra uma das ruas do município completamente alagada, sem movimentação de pedestres e veículos.

Timbaúba registrou um dos maiores acumulados de chuva do estado nas últimas 24 horas, com 69,4 milímetros, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O município ficou atrás apenas de Abreu e Lima, que contabilizou 73,4 mm no período.

A Apac também informou que o Rio Capibaribe Mirim atingiu a cota de inundação, em Timbaúba, com possibilidade de impactos no próprio município e em cidades vizinhas, como Itambé e Goiana.

Em nota, a Prefeitura de Timbaúba informou que as chuvas provocaram alagamentos em diferentes bairros da área urbana e também na zona rural. Segundo a gestão municipal, equipes foram mobilizadas desde as primeiras horas da manhã para monitorar as áreas mais afetadas, prestar assistência às famílias e realizar ações emergenciais. A prefeitura orienta que a população evite áreas alagadas, não tente atravessar vias inundadas e acompanhe os avisos dos órgãos oficiais enquanto persistirem as chuvas.

Pivô da crise do Partido Liberal no Ceará, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL) rebateu o vídeo gravado por Michelle Bolsonaro e classificou a gravação como “infeliz”. Segundo ele, ela já havia se comprometido a apoiar aliança com Ciro Gomes em abril.

“Política exige maturidade para lavar roupa suja em casa e cumprir acordos publicamente”, afirmou o deputado. Alcides é pai de André Fernandes, presidente do PL do Ceará e que foi criticado por Michelle no vídeo também. “Me surpreendeu você dizer publicamente que não negocia valores e princípios, criticando nossa aliança com o Ciro, mas no dia 14 de abril, em uma reunião fechada entre você, Altineu [Côrtes], André e Valdemar [da Costa Neto], na sua sala, você disse que toparia fazer aliança com Ciro”. As informações são do UOL.