As páginas em branco de 2023

O livro de 365 páginas de 2022 tem seu ponto final hoje, à meia-noite. A cortina de 2023 que se abre é também um novo livro, mas com páginas em branco. Somos escritores da cavalgada do novo livro, com novas histórias, novos sorrisos, novos desafios, novos sonhos em busca da felicidade.

Um livro escrito por 230 milhões de brasileiros, cada mão pedindo que as luzes dos fogos de artifício que vão pipocar à meia-noite tragam o brilho indispensável para a nova caminhada. Se o ano anterior foi bom ou não, isso não interessa, porque já acabou e a vida é tocada andando adiante e não para trás.

Sigo com a esperança de que as folhas escritas no livro de 2023 serão mais floridas, para se chegar a um final feliz, mais feliz que o ano que se encerra, mais pacífico e glorioso. Que 2022, mesmo com todas as adversidades e pesadelos, possa ser lembrado apenas como passado, retrovisor de gratidão. A alegria do presente tem que nos levar a encarar o futuro de 2023 sem medo. Sem medo de ser feliz!

Na última página em branco do livro de 2022 devemos escrever também que nos curvamos aos pés do altar celestial para agradecer aos amores que vieram e foram, às amizades sinceras e falsas, aos sucessos e fracassos. Tudo isso faz parte do jogo da vida. Depende só da sua visão como escriba deste novo livro.

Nas próximas 365 páginas abertas deste livro você tem que ser poeta, romântico, amante da lua e do sol que te ilumina, para sempre ter prazer em reler. O próximo ano tem que brilhar tanto quanto o céu à meia-noite de réveillon, cheio de esperança e coragem para enfrentar qualquer desafio.

O livro 2023 traz a escrita de um Brasil que uma maioria bem apertada resolveu apostar num modelo que, para alguns, deu certo do ponto de vista social, mas para outros foi frustrante pelo ciclo de escândalos, entre os quais o da Lava Jato, que levou o presidente eleito a ver o sol nascer quadrado por mais de um ano.

O que se desenha no capítulo reservado a Pernambuco tem letras coloridas pelo tom da mudança. Nas urnas, o povo deu um basta ao reinado do PSB, de longos e quase intermináveis 16 anos. O primeiro capítulo vem com recheio de tinta feminina, a chegada ao poder da primeira mulher governadora, a tucana Raquel Lyra.

Que ambos, Lula e Raquel, possam construir os caminhos da verdade, dosar o fazer o bem sem distinção, caprichar numa ação que atenda a todos.

Para mim, este ano me ensinou valiosas lições que levarei para o resto da minha vida, mas com uma dor insuportável: o voo do meu pai Gastão Cerquinha para o reino dos céus. Mais tarde, as tintas do meu livro de 2022 terão a cor e o sentimento da saudade.

Mário Quintana disse que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. A saudade que sinto do meu pai é muito grande, mas jamais será maior que o amor que tenho por ele.

Sempre haverá uma lembrança de meu pai que encherá meus olhos de lágrimas. Essa saudade nunca terá fim!

Feliz 2023

Veja outras postagens

O prefeito de Araçoiaba se reuniu ontem (12) com o senador Humberto Costa (PT) e assegurou a destinação de recursos para a área da saúde no município. Segundo a gestão municipal, os investimentos serão aplicados em ações de estruturação e ampliação da atenção à saúde na cidade.

Durante o encontro, o prefeito agradeceu o apoio do parlamentar e destacou a expectativa de reforço nas políticas públicas do setor. “Quero agradecer ao senador do Lula, Humberto Costa! Vamos estar juntos brigando por todos os araçoiabenses; lutando para que a saúde de Araçoiaba, da Região Metropolitana e de todo Pernambuco possa se estruturar ainda mais. Muito obrigado, senador”, afirmou.

Humberto Costa também comentou a reunião e disse que pretende colaborar com a administração municipal. “Comprometi-me também a garantir, junto aos ministérios do governo do presidente Lula, recursos que possam ajudar no crescimento e no desenvolvimento de Araçoiaba”, pontuou o senador.

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quinta-feira (12) que o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode gerar confusão entre manifestação artística e propaganda eleitoral. A declaração foi feita durante a análise de duas representações que questionavam a apresentação, em meio ao período pré-eleitoral. Com informações do Poder 360.

Segundo Mendonça, apesar de a Constituição impedir censura prévia e garantir a liberdade cultural, o caso possui “nuances importantes” por envolver o chefe do Executivo federal, que já declarou intenção de disputar a reeleição. “O homenageado exerce o cargo de presidente da República e já manifestou publicamente que será candidato à reeleição”, afirmou. Ele também ressaltou que o Carnaval tem grande repercussão nacional e internacional, o que amplia o alcance de mensagens transmitidas durante os desfiles.

O ministro citou ainda informações de que recursos públicos milionários teriam sido destinados à escola e alertou que o uso de sons, imagens, faixas e letras que remetam à disputa eleitoral pode configurar irregularidade e ferir a paridade de armas entre candidatos. “O uso massivo de sons e imagens, inclusive com faixas, letras, jingles que possam remeter à disputa eleitoral, pode configurar em tese violação à paridade de armas”, disse. Mendonça afirmou que, caso seja caracterizada propaganda irregular ou abuso de poder, os fatos poderão ser apurados em outras instâncias, com possibilidade de investigação e até questionamentos sobre eventual desvio de finalidade no uso de recursos públicos.

Ipojuca - No Zap

O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, anunciou a programação oficial do Carnaval em Porto de Galinhas, que acontece teve início ontem (12) e vai até a terça-feira (17), com atrações concentradas no polo instalado na Rua Bejupirá. A festa terá início sempre a partir das 18h, com exceção da segunda-feira (16), quando começa às 17h. A abertura será marcada pelo Encontro de Orquestras, no Calçadão de Porto de Galinhas.

A programação inclui Arrastões de Frevo com orquestras e passistas, apresentações dos maracatus Alfaias da Praia e Okun Jambá, além de shows de André Rio, Nena Queiroga, Lia Morais, Jane Araújo, Gutto Pimenta e Laís Senna. “Preparamos uma programação multicultural, que vai animar quem mora e quem visita nossa cidade. Será um Carnaval de alegria e impulsionamento de nossa economia”, afirmou o prefeito Carlos Santana.

Confira a programação:

Caruaru - IPTU 2026

Ao completar o primeiro ano à frente da Prefeitura de Águas Belas, o prefeito Dr. Elton Martins (Republicanos) tem a gestão aprovada por 77% da população, segundo pesquisa do Instituto Opinião em parceria com este blog. De acordo com o levantamento, apenas 12,5% desaprovam a administração municipal, enquanto 10,5% não souberam ou preferiram não responder.

Na estratificação, a aprovação é de 77,7% entre os moradores da área urbana e de 75,7% na zona rural. No recorte por sexo, a gestão é aprovada por 79,4% dos homens e por 74,8% das mulheres. Por faixa etária, o maior índice aparece entre os eleitores de 16 a 24 anos (83,8%), seguido pelos entrevistados de 25 a 34 anos (83,8%), 35 a 44 anos (78,9%), 60 anos ou mais (71,9%) e 45 a 59 anos (71,8%).

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira para afastar a aplicação da Lei de Anistia a crimes de natureza permanente, como ocultação de cadáver e sequestro praticados durante a ditadura militar. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que tem até 90 dias para devolver o caso. 

Relator dos recursos com repercussão geral reconhecida, Dino defendeu que a anistia concedida em 1979 não pode alcançar delitos cuja execução tenha se prolongado para além do marco temporal fixado pela própria lei — 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Cláudio Soares*

A tragédia ocorrida em Itumbiara, em que um secretário municipal matou os dois filhos e depois tirou a própria vida, provocou comoção nacional. A divulgação de uma carta atribuída ao autor, mencionando suposta traição e um alegado esgotamento emocional, incendiou as redes sociais e, em poucas horas, deslocou a fúria coletiva para a esposa.

É compreensível que as pessoas procurem respostas. O ser humano tem dificuldade em aceitar o vazio do inexplicável. Mas há um limite perigoso quando a tentativa de compreender se transforma em indulgência com o agressor e em tribunal contra quem sobreviveu.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro Flávio Dino foi considerado peça-chave na reunião que culminou para a decisão do ministro José Dias Toffoli de se retirar da relatoria da investigação do Banco Master.

Segundo relatos feitos à CNN, Dino quem sugeriu que a Suprema Corte se posicionasse contra uma suspeição e que Toffoli se afastasse da relatoria.

Além disso, Dino ajudou a costurar uma posição consensual em defesa de Toffoli na nota pública divulgada pelo Poder Judiciário. As informações são da CNN.

Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), falou sobre a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco. Em coletiva de imprensa na abertura do Carnaval do Recife, Campos confirmou que estará com o presidente na inauguração da expansão da fábrica da Aché, em Suape, hoje.

“Eu tenho certeza que o presidente Lula será sempre muito bem-vindo. Não só pela relação política e pessoal que eu tenho com ele, mas também pela relação que ele tem com o povo de Pernambuco e do Recife que com certeza vai recepcioná-lo muito bem”, afirmou. No sábado, o presidente vai participar do desfile do Galo da Madrugada também ao lado do prefeito do Recife.

O prefeito relembrou o encontro que teve com o presidente no início da semana e afirmou que ambos estão animados com o cenário eleitoral no estado e a folia de Momo. “Foi uma conversa extraordinária, tanto ele muito animado, quanto eu também. A gente pode falar de política, cenários do Brasil afora, conjuntura. Todos dois (estão) muito animados com o cenário aqui em Pernambuco. Mas também falar de Carnaval”, declarou.

Por Rinaldo Remígio*

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” – (Provérbios 16:9)

Há textos bíblicos que não apenas se leem – eles se vivem. Provérbios 16:9 é um deles. Com o passar do tempo, a própria vida vai se encarregando de nos ensinar, com delicadeza e firmeza, que planejar é humano, mas conduzir é divino.

Congressistas de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiram, na noite de ontem, à saída do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, da relatoria do caso do Banco Master. Toffoli deixou a relatoria depois de reunião com os demais integrantes da Corte e será substituído pelo ministro André Mendonça.

Mendonça é agora relator de 2 casos que causam apreensão dentro do Palácio do Planalto. Além da investigação sobre o Banco Master, o ministro é também relator da ação sobre o escândalo do INSS, que tem citações a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do portal Poder360.

A deputada Bia Kicis (PL-DF) escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter): “Grande notícia! Que seja feita justiça!”. “Que Deus te dê força e coragem para enfrentar o mal, Min. André Mendonça”, disse o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O deputado Mario Frias (PL-SP) afirmou esperar “que esse caso finalmente seja tratado com seriedade, sem blindagem e sem jogo de bastidor”. “Sinais de tempos melhores, mas sem esmorecer. Vamos continuar batalhando pela CPMI do Banco Master!”, escreveu o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou liminares contra o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que prestará uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval deste ano, foi interpretada no Palácio do Planalto como um sinal de alerta. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Segundo assessores presidenciais, embora o TSE tenha afastado, por ora, a aplicação de multa por campanha antecipada, a Corte deixou claro que o mérito da questão ainda não foi julgado. A presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, afirmou que o caso pode se transformar em “areia movediça” para quem se arriscar. E que a decisão de ontem não significa que no futuro, os ministros não possam vir a analisar a conduta dos citados.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou, hoje, oito ruas pavimentadas no distrito de Varzinha. As obras receberam um investimento total de mais de R$ 900 mil reais. “Cada rua entregue representa mais qualidade de vida para quem mora aqui. Quando a gente pavimenta uma via que dá acesso ao posto de saúde, estamos garantindo mais dignidade para as pessoas, facilitando o deslocamento dos moradores e o trabalho dos profissionais que atendem a população”, afirmou a prefeita.

As obras integram o conjunto de ações de infraestrutura realizadas pela gestão municipal no distrito. No ano passado, a Prefeitura de Serra Talhada já havia inaugurado nove ruas pavimentadas em Varzinha, além de executar a manutenção asfáltica da principal via de acesso ao distrito, ampliando as condições de mobilidade para os moradores.

Segundo a secretária municipal de Obras, Gabriela Pereira, os serviços seguiram critérios técnicos definidos no projeto. “Todas as etapas foram acompanhadas pela equipe da secretaria, desde a preparação da base até a finalização da pavimentação, garantindo a qualidade da obra e o atendimento às necessidades da população”, destacou.