Antônio Campos denuncia demissão em massa em suposta retaliação por denúncias contra Ferrovia Transnordestina em Pernambuco

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Nordeste (SINDFER) e o advogado Antônio Campos emitiram, nesta quarta-feira (15), uma nota pública denunciando a demissão de 14 representantes sindicais pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Segundo o sindicato, a justificativa apresentada pela empresa foi o fechamento do escritório da FTL em Recife, mas o SINDFER alega que a medida seria uma retaliação direta às recentes denúncias envolvendo a gestão da malha ferroviária do Nordeste Oriental.

De acordo com a nota, a decisão teria partido do dirigente Tufi Daher Filho, considerado um aliado próximo do empresário Benjamin Steinbruch. O sindicato afirma que as demissões ocorreram após a repercussão de denúncias feitas pelo advogado Antônio Campos, que originaram um inquérito civil no Ministério Público Federal (MPF). Além disso, a nota destaca que o SINDFER e o advogado já haviam sido alvos de ameaças de morte, atualmente sob investigação pelas autoridades.

O sindicato informou que está notificando o MPF, a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e o Secretário de Segurança do Estado sobre as demissões e as possíveis motivações por trás delas. O SINDFER também anunciou que ingressará com uma ação na Justiça do Trabalho para contestar as dispensas, alegando estabilidade sindical e ilegalidade da medida. “Esses atos contra Pernambuco, o SINDFER e o seu advogado não nos dobrarão. Confiamos na Justiça”, concluiu Antônio Campos.

Veja outras postagens

No Leite, referência em gastronomia no Nordeste, recepcionando meu amigo Cláudio Humberto, um dos maiores colunistas do País, com sua Tais, uma das editoras do Correio Braziliense. Também meu amigo Francisco José, com sua Beatriz Castro.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (31), alerta de chuvas para quatro regiões de Pernambuco. Segundo o instituto, o aviso vale até 10h de amanhã na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste do estado.

O alerta prevê chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a tendência de precipitação para a segunda-feira no estado. Segundo a Apac, é esperada chuva fraca nas quatro regiões. No Sertão não deve chover.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O recente anúncio da pavimentação do pequeno trecho que falta para concluir o calçamento da estrada que liga a BR-232 ao CEDEC/Santuário da Divina Misericórdia, em Serra das Varas, resgata uma história que começou com a atuação do então deputado estadual Júlio Cavalcanti, que destinou recursos da ordem de R$ 1 milhão para a obra.

Foi através de suas emendas parlamentares que a obra saiu do papel, com a primeira etapa do calçamento executada ainda em 2013, garantindo o início da pavimentação de um dos acessos mais importantes para a zona rural de Arcoverde. A iniciativa surgiu após um pedido feito pelo Padre Adilson Simões, que na época destacava a necessidade de melhores condições de acesso ao Santuário da Divina Misericórdia, local que se consolidou como referência religiosa e turística na região.

Ao comentar o anúncio da conclusão, Júlio Cavalcanti afirmou: “Fico muito feliz em ver que essa obra, tão sonhada pelo Padre Adilson e por toda a comunidade do Santuário, finalmente será concluída. Quando destinamos as primeiras emendas para iniciar o calçamento, foi com o compromisso de melhorar a vida das pessoas e dar condições dignas de acesso a um espaço de fé e turismo tão importante para Arcoverde. Ver esse sonho prestes a se realizar é motivo de alegria e gratidão.”

Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares