Antes da palestra no Prêmio Persona, a corridinha de 8 km

A corridinha de 8 km, hoje, foi em Arcoverde, num calorzão de 38 graus. Na minha terra adotiva, faço uma palestra logo mais, às 20 horas, no Esporte Clube, na abertura do Prêmio Persona Pernambuco, coordenado pelo meu amigo Adriano Ferreira. Falo sobre o cenário político e as perspectivas para 2025.

Veja outras postagens

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes afirmou, em nota divulgada ontem (6), que as mensagens de visualização única enviadas por Daniel Vorcaro em 17 de novembro de 2025 não teriam sido trocadas com o ministro, pois os dados de contato não bateriam com o número de telefone de Moraes.

Nota foi divulgada após jornal O Globo revelar trocas de mensagens entre banqueiro e ministro. Segundo reportagem do jornal, Vorcaro e o ministro teriam se comunicado por mensagens de visualização única no WhatsApp no dia da prisão do banqueiro na primeira fase da Operação Compliance Zero, em 17 de novembro do ano passado. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do STF, o gabinete do ministro afirma que ele não teria sido o destinatário das mensagens. As informações são do UOL.

Petrolina - Destino

Após assumir em janeiro deste ano quatro linhas intermunicipais que eram operadas pela Logo Caruarense — que encerrou as atividades após irregularidades envolvendo a companhia ligada ao ex-governador João Lyra (PSD), pai da governadora Raquel Lyra (PSD) —, a Auto Viação Progresso afirmou que ainda faz ajustes na operação das rotas.

Segundo a empresa, a ligação entre Recife e Caruaru conta atualmente com 92 horários diários, com saídas das 5h30 às 23h. A companhia afirma que a frota pode ser reforçada conforme a disponibilidade de veículos e que há planejamento de renovação, condicionado aos prazos de fabricação das montadoras.

Ipojuca - IPTU 2026

O babado mais comentado entre os políticos do Sertão do Pajeú: a primeira-dama do município de São José do Egito, Lúcia Brito, estaria atuando de forma abusiva em órgãos públicos estaduais, promovendo desligamentos de profissionais sob a justificativa de cumprir determinações da governadora Raquel Lyra (PSD).

Segundo lideranças da oposição, a forma autoritária e truculenta dela agir, com a retórica de que tem o aval da governadora, tem provocado desconforto e insatisfação entre aliados da própria Raquel. Esses mesmos, que também, como Lúcia, batem continência para a governadora, não entendem o silêncio e a conivência de Raquel, sobretudo por se tratar de um ano eleitoral.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

Por Mário Sabino
Do Metrópoles

Sob Paulo Gonet, a Procuradoria-Geral da República parece ter virado puxadinho do STF. Ou melhor, dos gabinetes de alguns ministros do STF. É uma mancha para a instituição que deveria primar pela independência em relação a todos os poderes.

No caso das barbaridades estreladas por Daniel Vorcaro, Gonet se comporta como um nadador que não vê problema em dar braçadas em um mar de lama. A sua atuação seria cômica, não fosse trágica para a democracia brasileira.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Marlos Porto*

Nas últimas décadas, o jornalismo brasileiro passou por uma transformação silenciosa e devastadora. A informação rápida e, sempre que possível, detalhada — aquela que chega ao cidadão em tempo real, com a riqueza de fatos disponíveis naquele instante, para que ele forme sua própria opinião — foi sendo gradualmente sacrificada em nome de uma pretensa autoridade interpretativa. O resultado é um quadro grave: o debate público empobreceu e o direito do cidadão de ser informado foi sequestrado por uma mídia que se arvora como tutora da verdade.

Houve um tempo em que o cidadão sabia exatamente onde encontrar cada tipo de conteúdo. O jornal diário, impresso ou televisivo, era o território do fato bruto, da notícia bruta, do acontecimento. Nessa época, o colunista político era uma figura central — talvez “rei” seja uma palavra forte demais, mas ele era, sem dúvida, o ponto alto desse espírito da notícia. O colunista político trazia suas notas curtas, seus bastidores, seus fatos miúdos que, juntos, compunham o grande mosaico da conjuntura. Era uma informação quase artesanal, que chegava ao leitor sem grandes mediações, permitindo que ele próprio conectasse os pontos.

Palmares - IPTU 2026

Por Cláudio Soares*

No contexto do Dia Internacional da Mulher, histórias de liderança, trabalho e superação ganham ainda mais relevância. Entre elas está a trajetória de Mineia Kazume, agricultora que se consolidou como uma das vozes femininas mais representativas da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco, um dos maiores polos exportadores de frutas do Brasil.

Filha de um dos pioneiros da cultura da manga na região, Mineia cresceu observando de perto o esforço, a persistência e o espírito empreendedor que ajudaram a transformar o semiárido em referência mundial em produção frutícola. Seu pai integrou o pequeno grupo de famílias que, décadas atrás, apostaram no potencial da mangicultura no Vale e ajudaram a construir a base de um setor que hoje gera milhares de empregos e movimenta a economia regional.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

Em 1840, Alexis de Tocqueville terminou o segundo volume de “A Democracia na América” descrevendo o que seria o Brasilzão de Lula. Falou de uma tirania não violenta, que não prende e não tortura, apenas tutela. Não quebra nem confronta vontades, as amolece. Não destrói, mas impede o progresso. Um poder a manter os cidadãos numa infância perpétua, provendo o suficiente para não se revoltarem e deixando tudo no mesmo lugar.

Tocqueville batizou de despotismo suave. No Brasil do século 21, virou política social. Em 2025, o desemprego foi de 5,1%, registrado como o menor da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), iniciada em 2012. O número é real? Depende. A pesquisa não inclui quem desistiu de procurar emprego ou está entre os beneficiários de programas sociais — ou seja, mais da metade dos brasileiros.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

Pressão de Raquel Lyra não muda ritmo de Eduardo da Fonte

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

A pressão nos bastidores para que o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente do PP em Pernambuco, anuncie que será candidato ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) estaria desgastando a relação entre a gestora e o parlamentar. O impasse se dá porque Raquel quer que Dudu, como é mais conhecido, apresente uma definição na próxima semana. O deputado, porém, aguarda o momento ideal para tomar uma decisão.

Como disse, em reserva, um aliado de Dudu, “é preciso cabeça fria neste momento e a governadora está ansiosa”. Raquel estaria afirmando a pessoas próximas de Eduardo da Fonte que ele teria pulado para o lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), por não ter escutado ainda do parlamentar o que gostaria de ouvir.

O influenciador Pablo Marçal se filiou, nesta sexta-feira (6), ao União Brasil. Em seu primeiro discurso no partido, Marçal pregou a “união”, evitou falar em cargos específicos que quer disputar, acenou aos seus eleitores das eleições municipais de 2024 e pediu perdão a adversários políticos.

Em sua primeira fala no evento de filiação, em São Paulo, Marçal disse, ao lado do presidente do União, Antonio Rueda, e do presidente do PP, Ciro Nogueira, que ele só não irá dar certo no partido “se esses dois não quiserem”. As informações são do jornal O Globo.

Um avião que seguia de São Paulo para Fernando de Noronha precisou realizar um pouso de emergência no Recife, nesta sexta-feira (6), após suspeita da presença de um artefato explosivo a bordo. Nenhuma irregularidade foi confirmada, e todos os passageiros desembarcaram em segurança na capital pernambucana.

O voo G3 1774, da companhia Gol Linhas Aéreas, partiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e alternou o trajeto durante o percurso após a companhia ter sido comunicada sobre uma “possível ameaça à segurança de voo”. Com informações da Folha de Pernambuco e do Diário de Pernambuco.

Por Jarbas Filho*

Nesta sexta-feira é comemorada a Data Magna de nosso estado. O Dia de Pernambuco. Ou melhor, o dia de Pernambuco, Meu País. Há 209 anos, Pernambuco se desamarrava de Portugal e tornava-se um País independente. Graças à luta de bravos guerreiros, que não toleravam as imposições da corte. Gente de todas as raças.

Por 75 dias, a Terra de Altos Coqueiros tornou-se independente. Antes da revolução, que teve início em 6 de março de 1817, ser sufocada pelos portugueses. Mas aquela luta foi o embrião do sentimento republicano, libertário de Portugal. A principal revolução em todo território brasileiro. Ajudando no processo de independência, que viria mais tarde.

Ciro Gomes (PSDB) está cada vez mais perto de confirmar candidatura ao governo do Ceará. O ex-ministro explicou que ainda não oficializou a entrada na disputa porque avalia a gravidade dos problemas do estado. “Está bem pertinho, e eu quero com muita humildade dizer porque eu não tomei essa decisão ainda. É que a situação do Estado do Ceará precisa, antes de um candidato, precisa de uma solução”, declarou. Segundo ele, a eventual candidatura depende da possibilidade de enfrentar desafios como a atuação de facções criminosas, a situação da saúde pública e o modelo de desenvolvimento econômico do estado.