Amupe reúne prefeitos para discutir pautas municipalistas

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoveu, nesta terça-feira (8), uma Assembleia Extraordinária de Prefeitos e Prefeitas em sua sede no Recife, com o objetivo de discutir temas estratégicos que impactam diretamente a gestão local. O encontro contou com a participação de gestores de diversas regiões, que conheceram novas ferramentas de apoio e capacitação para a administração pública municipal.

Durante a sessão, Érika Lacet, secretária da Controladoria Geral do Estado, apresentou o Conselho Estadual de Controle Interno de Pernambuco (Coneci/PE) e destacou a Escola de Controle Interno como ferramenta de formação de servidores municipais. Em seguida, Hermano Toscano, da Receita Federal, detalhou o funcionamento da plataforma nacional de emissão de Nota Fiscal Eletrônica e sua relevância para reduzir o “Custo Brasil”. O consultor da CNM, Eduardo Stranz, atualizou os participantes sobre a PEC 66 (novo parcelamento previdenciário e precatórios), o PLP 141/2024 (gastos com terceirizações), o aumento de 1,5% do FPM, mudanças no imposto de renda e os pisos salariais da limpeza urbana e da educação básica. A coordenadora regional do Unicef, Immaculada Pietro, também apresentou o panorama do Selo Unicef em Pernambuco, com adesão de 138 municípios até o momento.

Na fase final, a gerente técnica da Amupe, Ana Nery, falou sobre o programa Amupe Capacita, que oferecerá mais de 100 cursos para qualificar mais de 5 mil servidores até o fim do ano, e o presidente Marcelo Gouveia lançou o Portal da Iluminação Pública — em parceria com a Neoenergia — para otimizar a gestão das contas de energia das prefeituras. Gouveia reforçou o compromisso da entidade com a melhoria da gestão pública: “A Amupe reafirma seu compromisso de estar sempre ao lado dos municípios, buscando soluções e fortalecendo a administração para melhorar a vida do povo pernambucano”.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

No Leite, referência em gastronomia no Nordeste, recepcionando meu amigo Cláudio Humberto, um dos maiores colunistas do País, com sua Tais, uma das editoras do Correio Braziliense. Também meu amigo Francisco José, com sua Beatriz Castro.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (31), alerta de chuvas para quatro regiões de Pernambuco. Segundo o instituto, o aviso vale até 10h de amanhã na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste do estado.

O alerta prevê chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a tendência de precipitação para a segunda-feira no estado. Segundo a Apac, é esperada chuva fraca nas quatro regiões. No Sertão não deve chover.

Palmares - Forró Mares

O recente anúncio da pavimentação do pequeno trecho que falta para concluir o calçamento da estrada que liga a BR-232 ao CEDEC/Santuário da Divina Misericórdia, em Serra das Varas, resgata uma história que começou com a atuação do então deputado estadual Júlio Cavalcanti, que destinou recursos da ordem de R$ 1 milhão para a obra.

Foi através de suas emendas parlamentares que a obra saiu do papel, com a primeira etapa do calçamento executada ainda em 2013, garantindo o início da pavimentação de um dos acessos mais importantes para a zona rural de Arcoverde. A iniciativa surgiu após um pedido feito pelo Padre Adilson Simões, que na época destacava a necessidade de melhores condições de acesso ao Santuário da Divina Misericórdia, local que se consolidou como referência religiosa e turística na região.

Ao comentar o anúncio da conclusão, Júlio Cavalcanti afirmou: “Fico muito feliz em ver que essa obra, tão sonhada pelo Padre Adilson e por toda a comunidade do Santuário, finalmente será concluída. Quando destinamos as primeiras emendas para iniciar o calçamento, foi com o compromisso de melhorar a vida das pessoas e dar condições dignas de acesso a um espaço de fé e turismo tão importante para Arcoverde. Ver esse sonho prestes a se realizar é motivo de alegria e gratidão.”