A Agro FTI, uma empresa com centenas de premiações em exposições regionais e nacionais, sendo o atual heptacampeão como melhor criador do ranking Nacional da raça Santa Inês, e reconhecida pela qualidade e genética do seu rebanho de bovinos e ovinos, está apresentando os primeiros clones de ovinos do Brasil colocando, em breve, no mercado o sêmen do clone do icônico FTI Vicente TE 1669, um animal muitas vezes premiado e que faz parte da história da ovinocultura brasileira, tendo sido tri grande campeão nacional e atual melhor reprodutor do ranking nacional nos últimos dois anos.
O projeto é liderado pelo empresário João Carlos Tavares de Melo, um dos “I” da marca FTI (Fazenda Três Irmãos) – fundada por seu pai, Marcelo Tavares de Melo, há 30 anos e reconhecida pelo trabalho em defesa da raça Sindi no Brasil. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.
Leia maisO clone do FTI Vicente TE 1669 foi desenvolvido pelo laboratório Fortgen Biotecnologia Animal, localizado em Fortaleza (CE), visando a produção de um clone capaz de reproduzir as mesmas características do animal clonado.
O sucesso do projeto exigiu certificação das autoridades e protocolos da Associação Brasileira de Criadores De Ovinos (ARCO).
O projeto visa construir uma nova base de linhagem capaz de perpetuar as características do FTI Vicente, cujo material e projeto já resultaram em quatro clones na sede da FTI.

A proposta da empresa é que os novos animais possam ser doadores de sêmen que, ao serem colocados no mercado, irão ajudar na melhoria genética do plantel do Nordeste, ampliando a oferta de carne com melhoria de carcaças.
A empresa programa apresentar o primeiro clone nascido há um ano, ao lado de seus outros três irmãos mais novos, nascidos em outubro e novembro de 2022, e que, em breve, serão doadores de sêmen. O momento está previsto para o leilão em comemoração aos 30 anos da Agro FTI, celebrados no segundo semestre deste ano.
João Carlos Tavares de Melo acredita que o trabalho da Agro FTI será uma importante contribuição ao setor por ser pioneiro no Brasil e por agregar conhecimento genético desenvolvido regionalmente.
Aos 30 anos, a empresa está comemorando um pacote de realizações e conquistas no mercado de desenvolvimento e melhoramento genético, cujo desempenho em 2022 a levou a grandes conquistas garantidas pela qualidade e genética de procedência. No segmento de bovinos, em 2022, a Agro FTI comercializou mais de 215 animais, provando seu emprenho, dedicação e compromisso ao Agro brasileiro.
Leia menos

















