Agricultores interditam saídas do Trevo Ibó em protesto contra Codevasf

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Agricultores dos projetos de irrigação Pedra Branca, Fulgêncio e Brígida realizam, desde às 4h desta manhã, um protesto no Km 82 da BR 116, em Belém de São Francisco, com a interdição das quatro saídas do Trevo do Ibó, e outro protesto com interdição no Km 323 da BR 316, em Floresta.

A alegação dos agricultores, que estão sem fornecimento de água e energia há três dias, é de que após a Codevasf devolver, no dia 21 de setembro, a responsabilidade pelos perímetros a Chesf, nenhum dos órgãos quer mais assumir a responsabilidade pelo custeio e manutenção do perímetro. 

A manifestação no Trevo do Ibó é um apelo dos reassentados para que o Governo Federal intervenha e solucione urgentemente esse problema, que afeta diretamente a vida e o sustento de milhares de famílias na área irrigada. Neste momento, a PRF busca liberar a área interditada.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O cantor Batista Lima é atração confirmada no 3º Festival do Morango, que será realizado entre os dias 26 e 28 de setembro em Brejo da Madre de Deus. O artista se apresenta no sábado (27), trazendo ao palco seus maiores sucessos. O evento já havia anunciado outras atrações: Dilsinho, que sobe ao palco na sexta-feira (26), e Edson Gomes, ícone do reggae nacional, que se apresenta no domingo (28).

Além dos shows, o festival destaca a produção de morango que coloca Brejo da Madre de Deus como maior produtor da fruta em Pernambuco. A programação inclui feira gastronômica, apresentações culturais, artesanato e visitações aos plantios.

Camaragibe - Refis 2025

Poder360

O Partido Liberal (PL) publicou, hje, em seu perfil no Instagram uma mensagem de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que começou a ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) junto com outros 7 réus por tentativa de golpe de Estado. Na publicação, o partido classificou o julgamento como “uma tentativa clara de calar quem pensa diferente” e declarou que “Bolsonaro nunca estará sozinho”.

Além da publicação, o PL compartilhou em seus stories conteúdos de setoriais estaduais, como post do PL-SC com a mensagem “Força, capitão! Santa Catarina e outros 58 milhões de brasileiros estão com você e sua família (…)”. O partido também reproduziu posts de apoiadores.

No X (antigo Twitter), o partido publicou um vídeo com discurso de Bolsonaro acompanhado da legenda: “Hoje assistiremos a maior perseguição política da história do Brasil. A democracia deles só funciona quando cala quem pensa diferente. Mas a VOZ do povo é LIVRE! Bolsonaro Free”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, hoje, que o texto para anistiar condenados envolvido nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro está quase pronto e deve ser apresentado nos próximos dias. “Espero nos próximos dias apresentar esse projeto de lei com uma redação final de uma anistia ampla, geral e restrita, para a gente cumprir a nossa obrigação”, declarou Flávio durante entrevista coletiva de imprensa.

Segundo o senador, o texto “está na iminência de ficar pronto” e que ainda será definido quem assinará como autor. Perguntado se conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre o tema, Flávio respondeu: “Tenho certeza que, se esse projeto chegar ao Senado, ele vai pautar. Independente de haver forças contrárias, que também são contra Bolsonaro, mas que a gente tem que ir para o voto, não tem mais o que fazer”.

Flávio Bolsonaro afirmou também que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está “indignado” com o julgamento do STF, iniciado hoje. “Ele está lá firme, mas está indignado com isso que não dá para se chamar de um processo, já que foi manipulado desde o início por Alexandre de Moraes”, falou, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal que é relator do caso. As informações são do portal Estadão.

Toritama - Tem ritmo

Do G1/PE

Um protesto por moradia interdita os dois sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, no Derby, na região central Recife. A manifestação começou pouco depois do meio-dia de hoje e pneus e entulhos foram queimados na via para interromper o trânsito na região.

Os pneus foram queimados perto do antigo Colégio Americano Batista. Em seguida, os manifestantes foram para a frente do Hospital da Restauração, com faixas e cartazes com palavras de ordem. A Polícia Militar foi acionada, bem com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O Corpo de Bombeiros também foi enviado ao local para apagar o fogo. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre quem organizou o protesto.

Palmares - Forró Mares

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, suspendeu a sessão do primeiro dia de julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus pela trama golpista. O processo será retomado por volta das 14h, com o início das sustentações orais dos advogados de defesa.

Nas primeiras horas, o ministro Alexandre de Moraes leu o relatório do processo, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, fez a acusação formal contra os réus.

Ipojuca - No grau

Por meio da parceria entre o prefeito Evilásio Mateus e a deputada estadual Roberta Arraes, Araripina conquistou, junto ao Governo do Estado, dois novos ônibus escolares para reforçar a frota da rede municipal de ensino. Os veículos são 0 km, modernos, acessíveis e totalmente equipados, garantindo mais conforto e segurança para o transporte diário dos estudantes.

Com esta conquista, a gestão municipal fortalece sua estrutura educacional e reafirma o compromisso de oferecer mais qualidade e oportunidades para os estudantes de Araripina.

“São conquistas como essas que me fazem lutar todos os dias para melhorar a vida das pessoas, sobretudo na educação municipal, valorizando os cidadãos, dando condições para que nossas crianças possam usufruir de escolas bem estruturadas e de um transporte digno, para que todos tenham a oportunidade de estudar e realizar seus sonhos. Quero agradecer a parceria da nossa deputada Roberta Arraes e da governadora Raquel Lyra”, disse Evilásio.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanha o primeiro dia do julgamento por tentativa de golpe de Estado em sua casa, em Brasília, ao lado dos filhos Carlos e Jair Renan. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) preside uma audiência pública no Senado. Bolsonaro é réu na ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura a suposta trama para reverter o resultado das eleições de 2022.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em outro processo, no qual é investigado por suposta tentativa de coagir o Supremo em articulação com o filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por meio de autoridades americanas, para tentar reverter a ação penal do golpe. Ambos foram indiciados nesse caso.

A casa de Bolsonaro, localizada em um condomínio em Brasília, permanece sem movimentação neste primeiro dia de julgamento. Desde o último dia 30, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, a Polícia Penal do Distrito Federal vigia a área externa da residência. A medida, recomendada pela Polícia Federal, estabelece ainda que todos os carros que saírem do local sejam revistados. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também acompanha o julgamento ao lado do ex-presidente, de acordo com a assessoria do partido e com familiares.