A versão do presidente do SESC

Nota oficial

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, esclarece que o comentário feito na noite da última segunda-feira (27/02), durante inauguração do Centro Educacional do Sesc em Caruaru, não teve qualquer caráter de crítica à governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB).

Muito pelo contrário: a intenção foi tão somente lamentar a ausência dela, por saber que a governadora teve e mantém até hoje a educação como uma de suas prioridades. Ele comentou ter certeza de que a governadora desejaria ter podido participar, especialmente por ser em sua terra natal. Ou seja, trata-se de um lamento, mas com pleno entendimento de que Raquel Lyra não pôde participar devido a sua agenda.

Veja outras postagens

Estadão

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aceitará o convite para ser candidato ao governo de Minas Gerais. O acordo está praticamente fechado e Pacheco somente recuará se houver algum imprevisto em relação à sua mudança de partido.

Em reunião realizada ontem, no Palácio do Planalto, Lula disse ao senador que precisava dele em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País. Candidato a novo mandato, o presidente não conseguiu até agora montar um palanque forte em Minas, onde o PT está isolado. Desde a redemocratização, o postulante ao Planalto que consegue mais votos em Minas vence a disputa presidencial.

Integrantes do governo Lula avaliam que a crise envolvendo Dias Toffoli e o Banco Master já contaminou a imagem do Supremo Tribunal Federal (STF) e sugerem, nos bastidores, que o ministro tire uma licença e se afaste temporariamente da Corte para tentar conter o desgaste institucional.

O discurso oficial é o de que o governo não vai se meter em assuntos internos do STF, mas há preocupação real de que julgamentos e decisões do tribunal passem a ser alvo de revisões e ataques, sobretudo em casos sensíveis, como os processos ligados aos atos golpistas de 8 de janeiro. As informações são do blog da Andréia Sadi.

Ipojuca - No Zap

O ex-ministro Gilson Machado Neto filiou-se, hoje, ao Podemos, em solenidade prestigiada pela direção nacional do partido. No ato, Gilson confirmou a sua pré-candidatura a deputado federal e afirmou que escolheu a legenda pela “carta branca” concedida pelo presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia.

“O partido me deixou à vontade para formar uma bancada de direita. Há divergências, mas a grande maioria vai apoiar Flávio Bolsonaro. Estamos construindo um apoio nacional. Quanto a Raquel Lyra, a direita até agora não lançou candidato a governador. Se lançar, terei carta branca. Se não lançar, vai acontecer o que ocorreu em 2022, quando a direita votou em peso em Raquel”, ressaltou Gilson.

Durante a solenidade, a presidente nacional do partido, Renata Abreu, afirmou que também está articulando uma aliança com um presidenciável de direita. “Eu mudo de partido, mas não mudo de camisa. Aqui, construirei novos caminhos que nos ajudarão a unir forças para apoiar o nosso líder para o pleito de 2026, Flávio Bolsonaro. Meu maior propósito é trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil, e isso farei no Podemos, que me deu total liberdade para atuar como sempre fiz”, disse o pré-candidato.

Caruaru - IPTU 2026

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), criou um Projeto de Lei fixando o pagamento dos artistas no período de até 30 dias úteis após o Carnaval para aqueles que receberão os recursos vindos de convênios e patrocinadores. Já para a verba vinda dos cofres públicos, a gestão realizará o procedimento no período máximo de 60 dias. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal, hoje.

O projeto altera a Lei Municipal nº 5.306, de 30 de outubro de 2001, a conhecida Lei do Carnaval. A medida foi criada contemplando o devido cumprimento da ordem cronológica estabelecida pela Lei Federal que estabelece isonomia e impessoalidade.

A prefeita vetou o projeto criado pela vereadora Eugênia devido a várias irregularidades que tornavam inconstitucional a proposição anterior. O veto foi acatado pela Câmara. Com a previsão específica das fontes de recursos priorizadas, o projeto garante adequação orçamentária e financeira, respeito à ordem cronológica de pagamentos, além de assegurar previsibilidade e segurança tanto para os contratados quanto para a Administração Pública.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Bandeirantes Mídia instalou um outdoor no povoado de Santo Antônio da Cobra, no interior do Rio Grande do Norte, em homenagem a Dona Tânia Maria, personagem do filme Agente Secreto, a pedido do Burger King. A ação surpreendeu a homenageada ao levar a campanha para a cidade onde ela mora. A iniciativa repercutiu positivamente entre os moradores e movimentou a comunidade com a ação publicitária inusitada.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O cantor e compositor Josildo Sá criou, nesta semana que abre o carnaval de Pernambuco, um frevo em homenagem ao seu grande amigo e morador do bairro do Poço da Panela, ‘Seu Vital’. Em vídeo enviado ao blog, Josildo deu uma palhinha da música e prometeu cantá-la em seu show, no polo do Poço, na próxima segunda-feira. Confira:

Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) tem reforçado o apoio, por meio de emendas parlamentares, ao sistema de captação e aproveitamento de água da chuva desenvolvido em Pernambuco, uma tecnologia que já transforma a realidade de comunidades no Estado e agora ganha projeção nacional com implantação também no Pará. A iniciativa foi criada pela Pluvi Ambiental, a partir de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco, e vem se consolidando como referência em soluções hídricas sustentáveis.

No Recife, já são 516 unidades instaladas em áreas de morro, garantindo acesso à água potável para centenas de famílias. Com recursos destinados por Fernando Monteiro, 87 famílias do bairro do Passarinho, na comunidade do Alto da Telha, passaram a contar com água encanada e melhores condições de vida. “Estamos falando de uma tecnologia premiada, desenvolvida em Pernambuco, que leva dignidade para quem mais precisa. Tenho orgulho de apoiar esse projeto com emendas parlamentares para que mais casas sejam beneficiadas”, destacou o deputado.

A experiência pernambucana passou a inspirar outras regiões do país. No Pará, já foram instalados 10 sistemas coletivos na Ilha do Combu, em Belém, contemplando escolas, posto de saúde e pequenos negócios ligados à bioeconomia local. A implantação ocorre por meio do programa Água para Todos, do Governo do Pará, ampliando o acesso à água potável e fortalecendo atividades que movimentam a economia sustentável da região.

O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) desafiou a governadora Raquel Lyra (PSD) a cancelar a realização do Circuito Nacional de Vaquejada, previsto para novembro, na Arena de Pernambuco. Isto porque a gestora tem tentado se aproximar da causa animal “de forma desastrosamente contraditória”, segundo o deputado.

“Se desse lado daí, governadora, tem quem é a favor dos animais de verdade, vai ter que se posicionar”, disparou Romero. “Cancele a vaquejada e assine um decreto proibindo as carroças em Pernambuco”, pediu, em um vídeo gravado em frente ao estádio publicado em suas redes sociais. “Durante 3 anos, o governo não deu atenção a isso. Falamos sobre a realidade dos animais em Pernambuco lá no comecinho de 2023. Ou seja, está atrasado e só fez em ano eleitoral”, alfinetou.

Para Romero, a causa animal não é “palco eleitoral e deve ser tratada com seriedade”. “Não dá pra viver em um estado onde o governo anuncia castramóvel e financia do outro lado o sofrimento para os animais. Não dá pra dizer que defende a causa animal e passar pano pra vaquejada. Dinheiro nenhum vale mais que a vida de um animal. Recife mostrou que é possível acabar com essa exploração [o fim das carroças], agora tem que acontecer em Caruaru, tem que acontecer em Jaboatão, em Olinda, em Garanhuns”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, amanhã, às 15h, a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que está sendo expandida para produzir medicamentos estéreis (líquidos), no Cabo, Região Metropolitana do Recife. No sábado, ele conhece o desfile do Galo da Madrugada a convite do prefeito João Campos (PSB).

O Hotel Sesc Triunfo celebra duas décadas de história acompanhando transformações, recebendo diferentes gerações e consolidando-se como parte da experiência de quem visita à cidade. Mais do que um meio de hospedagem, o espaço se firmou como um local de acolhimento e convivência, onde cada detalhe da estadia é pensado para conectar pessoas e valorizar o bem-estar.

Comemorar 20 anos é reconhecer uma trajetória construída com cuidado, dedicação e compromisso com o Turismo Social, marca do Sesc. Uma história feita de vivências, encontros e memórias, que segue aberta para novos capítulos e muitos destinos pela frente.

Por Antonio Magalhães*

A Quarta-Feira de Cinzas é sempre melancólica. Depois que ela chega se esvai toda a explosão de alegria carnavalesca real ou aloprada com álcool e outras substâncias. E este ano o casal presidencial pode estar brincando o último CarnaLula no poder. O réquiem será o desfile no Rio da escola de samba “Acadêmicos de Niterói”.

Um evento que homenageia o presidente da República por conta de uma verba governamental de R$ 7 milhões. Nossos milhões para burlar a legislação eleitoral. É uma lembrança fora do lugar, uma vez que em 18 anos de comando do país, o petismo pouco mudou o perfil socioeconômico da população. Os brasileiros continuam pobres, dependentes do poder público e foliões alucinados que comemoram não se sabe o quê.

Por João Alberto

João Campos ou Victor Marques, quem for o prefeito no próximo ano, deve ter um cuidado especial para evitar a clara decadência do Baile Municipal. Conheço bem a festa, pois estive em todas desde que comecei minha carreira. Na primeira etapa, eram eventos alinhados, na sede do Clube Português, em traje a rigor e reunindo, nos camarotes, muitas e muitas figuras de destaque, incluindo convidados famosos do Rio e de São Paulo e desfilantes de fantasias consagrados.

Era organizado por uma comissão presidida pela primeira-dama do Recife, com pessoas envolvidas no baile. Participei de várias delas, presididas por Magdalena Arraes, Jane Magalhães, Silvia Cavalcanti e Geralda Farias (no tempo de Jarbas Vasconcelos). O Municipal tinha apenas duas orquestras que se revezavam e conseguiam manter o clima no intervalo em que eram substituídas. Não precisava de shows. O concurso de fantasias, com nomes famosos e colunáveis na comissão julgadora, sempre atraía muito interesse.