A crônica domingueira

Não é fácil romper os laços da terra natal. Qualquer partida, mesmo prevista e esperada, traz medo, uma incerteza angustiante pelo futuro duvidoso, uma nuvem espessa de interrogações. Artistas cantam a dor da partida. A mais célebre canção virou uma espécie de hino de despedida dos retirantes sertanejos do seu torrão: “A Triste Partida”, de Patativa do Assaré, cantada por Luiz Gonzaga.

Outras canções, de diferentes estilos, também abordam o tema, como “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil. “A Triste Partida” retrata a dura realidade da migração, a saudade do lar e das raízes, da terra-mãe. Em “Aquele Abraço”, Gilberto Gil utiliza a música para se despedir de um amigo que está indo embora, com um toque de celebração pela partida.

Veja outras postagens

O deputado estadual Romero Albuquerque (União) fez duras críticas ao que ele chamou de “manipulação” dos dados sobre segurança pública no estado. Isso porque o governo comemorou a menor taxa de mortes violentas intencionais, mas, segundo Romero, não mencionou o aumento dos feminicídios no estado.
“Querem confundir o povo, mentindo que a segurança pública está avançando no estado. Mas a realidade é outra”, afirmou.

“Querem enganar quem com essa propaganda desonesta? Comemoram uma queda de 9,6% nas mortes intencionais em 2025, mas “esquecem” de falar dos 15,7% de aumento nos feminicídios. Esse é o maior índice em 8 anos”, dispara Romero.

O cantor Delmiro Barros realiza nesta quarta-feira (14) a gravação do DVD “Velho e Na Moda”, em Santa Terezinha, projeto que registra seus 30 anos de carreira. A produção reúne repertório voltado à música de raiz e será realizada com estrutura técnica voltada ao registro audiovisual do trabalho do artista.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou nesta semana mudanças no secretariado municipal. As alterações atingem as pastas de Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Fazenda. Segundo a gestão, os secretários foram exonerados por decisão administrativa, e novos nomes já foram definidos para parte das áreas.

Rafael Arruda assume a Secretaria de Gestão Urbana, enquanto Cláudia Tabosa passa a acumular as pastas da Fazenda e da Olinprev. Já Eveline Aragão ficará interinamente à frente da Secretaria de Saúde, substituindo Ana Callou, que solicitou exoneração. O nome do novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Social ainda será anunciado pela Prefeitura.

Caruaru - IPTU 2026

METRÓPOLES

A empresa de ônibus do pai da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), opera de forma irregular no estado desde o início da gestão da filha. O governo estadual é o responsável pela fiscalização do setor.

Um documento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) obtido pelo Metrópoles revela que os veículos da Logo Caruaruense rodam sem vistorias há pelo menos três anos e com atraso no pagamento da Taxa de Certificado de Registro Cadastral (CRC), exigências que devem ser cumpridas para não colocar em risco a segurança dos passageiros.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Sertão pernambucano já tem data marcada para pulsar no ritmo da música, da tradição e do encontro popular. A Prefeitura de Manari anunciou oficialmente a programação da Tradicional Festa de Janeiro 2026, que acontece entre os dias 16 e 19 de janeiro e promete ser a maior edição já realizada no município. Com um line-up que reúne fenômenos nacionais como João Gomes, Amado Batista, Iguinho & Lulinha, Zé Vaqueiro e Desejo de Menina, Manari se firma, mais uma vez, como epicentro cultural do Sertão no começo do ano.

Ao longo de quatro dias, a cidade se transforma em um grande palco a céu aberto, reunindo o piseiro, o forró romântico, o forró tradicional e a música popular brasileira em uma programação pensada para diferentes gerações. A diversidade artística dialoga com a identidade cultural do povo manariense e reforça o caráter democrático da festa, que une tradição, entretenimento e desenvolvimento econômico.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O acordo de cavalheiros entre o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, é o último capítulo de uma impressionante batalha de lobbies que se assistiu nas últimas semanas na Esplanada dos Ministérios. Começando pelo Banco Master.

O tamanho da rede de proteção que o banco de Daniel Vorcaro montara em Brasília talvez ainda não seja totalmente conhecida. E poderá ainda gerar constrangimentos caso avance mesmo no Congresso um pedido feito pela Rede e pelo Psol de CPI. A rede tem políticos, talvez ministros de altas Cortes e – investiga-se – influenciadores digitais contratados. A rede foi a primeira a se mexer.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O crescimento dos registros de feminicídios em Pernambuco em 2025, o maior em oito anos, confirma falhas do governo do estado no combate aos crimes relacionados a gênero, segundo avalia o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto. Oitenta e oito mulheres foram mortas no ano passado no estado, indicando um aumento de 15,8% em comparação com os dados de 2024, quando o total de vítimas ficou em 76. Os dados são do governo e foram divulgados neste mês.

“Este crescimento acontece a partir de um contexto de inoperância e ineficiência que vem sendo denunciado pela Alepe há anos”, diz. Só em 2025, Porto fez quatro pronunciamentos cobrando eficiência, melhores condições de trabalho para policiais e, principalmente, mais comprometimento no combate à violência contra as mulheres.

A cidade de Serra Talhada vive a expectativa da entrega das 902 casas do Residencial Vanete Almeida, obra que passou anos parada e foi destravada com a articulação política da prefeita do município, Márcia Conrado (PT), com apoio do deputado federal Fernando Monteiro (PSD) e empenho do presidente Lula (PT). A cerimônia de entrega de todas as chaves está marcada para a próxima sexta-feira, 16/01, às 15h, e contará com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Para a prefeita Márcia Conrado, destravar essa obra não foi fácil. “Não foi rápido. Não foi simples. Mas foi tratado como prioridade. Com seriedade. E eu preciso registrar algo muito importante: há mais de cinco anos, eu, o deputado federal Fernando Monteiro e o presidente Lula colocamos essa obra no centro das nossas conversas, das nossas agendas e das nossas decisões”.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) apresentou, na última segunda-feira, sua nova marca institucional, que passa a representar visualmente a entidade em seus canais de comunicação, materiais oficiais e ações institucionais. A atualização integra um processo de modernização da identidade visual, alinhado à atuação da Amupe junto aos municípios pernambucanos.

A nova marca tem como elemento central o mapa do estado de Pernambuco, reforçando a representação territorial e o papel da entidade na articulação municipalista. O símbolo gráfico incorpora um arco multicolorido que atravessa o território, fazendo referência à diversidade regional, cultural e social dos municípios, além da ideia de conexão e integração entre as diferentes regiões do estado.

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inicia, amanhã, o período educativo dos novos dispositivos de fiscalização eletrônica de velocidade instalados no município. A iniciativa integra as ações de modernização do trânsito e reforça à segurança viária no município.

“Com a implantação dos redutores eletrônicos de velocidade, damos mais um passo na construção de uma cidade mais segura. Nosso principal objetivo é reduzir acidentes, preservar vidas e promover um trânsito mais seguro para motoristas, ciclistas e pedestres”, afirmou o prefeito Lula Cabral.

Ao todo, foram instalados 19 equipamentos de fiscalização eletrônica, que funcionarão de forma educativa até o dia 31 de janeiro. Durante esse período não ocorrerá aplicação de multas, servindo apenas para orientar os condutores sobre o respeito aos limites de velocidade e às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os radares funcionarão de maneira efetiva a partir de 1º de fevereiro.

A pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco segue avançando pelo interior do estado e ganhou, nos últimos dias, mais um reforço político considerado estratégico no Agreste Meridional. Trata-se do apoio de Dr. Diego, liderança de Tupanatinga que disputou a Prefeitura do município nas eleições de 2024 e obteve uma votação expressiva, consolidando-se como um dos principais nomes da oposição local.

“João Campos é exemplo de juventude, preparo e compromisso com a boa política. Uma gestão moderna, dinâmica e que mostra que é possível governar com inovação, diálogo e resultados. Momento de troca de experiências, aprendizado e inspiração para seguir trabalhando cada vez mais pela nossa gente”, disse Diego.

O gesto político fortalece a presença de João Campos em uma região que concentra o segundo maior eleitorado de Pernambuco e amplia sua capilaridade em municípios-chave do Agreste. Além de declarar apoio ao prefeito do Recife, Dr. Diego também confirmou alinhamento ao projeto político do jovem médico Bruno Marques, pré-candidato a deputado estadual e filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, reforçando um bloco político que aposta na renovação e no diálogo regional, ampliando sua presença no Agreste pernambucano.

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

A relatoria dos três projetos do Governo do Estado distribuídos hoje (14) na Comissão de Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) caiu nas mãos da oposição. O colegiado realizou reunião, nesta manhã, para escolha dos parlamentares que irão analisar as matérias na CCLJ.

O projeto 3692, que autoriza empréstimos com ou sem aval da União ficou com o presidente do grupo, Alberto Feitosa (PL). Já os empréstimos ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica (projeto 3693) ficaram com o deputado Sileno Guedes (PSB).