A governadora Raquel Lyra exibiu, ontem, em suas nas redes sociais, o cachorro kuvasz, de raça húngara, leal e de temperamento equilibrado. Cachorro de rua adotado pelos guardas palacianos e batizado de Magno pelo dote de obediência.
Raquel tenta, na verdade, atingir o notável jornalista e comunicador Magno Martins, referência em credibilidade. O cachorro reapareceu adestrado para suportar a gritaria do povo na porta do Palácio suplicando por saúde e segurança pública.
O Pernambuco de Raquel não é o mesmo Pernambuco de Marco Maciel, Jarbas e Eduardo. Ruy Barbosa, em discurso no Senado em 1914 disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
O Pernambuco de Raquel é ruidoso, autoritário e agressivo. É militante e emocional. É o Pernambuco do “manda quem pode e obedece quem tem juízo” e, também, a de alguns ingênuos e, por isso mesmo, festivos.
O Pernambuco de Cid Sampaio, Marco Maciel, Jarbas e Eduardo é o Pernambuco dos princípios e da seriedade de propósitos; o da lei acima de tudo e de todos; da honra e da dignidade; da virtude.
Nenhum desses mostrou cachorro e sim obras estruturantes. Magno mostra ao público tudo aquilo que ele quer e tem o direito de saber; tudo o que, de fato, ocorreu e interessa à população, sempre de acordo com a verdade dos fatos, sem truque e dissimulação.
No exercício de um mandato, ninguém pode fazer o que quer, ou mesmo o que acha bom e justo, mas apenas o que a lei ordena e voltada para o interesse coletivo.
A opinião pública está cansada de tanto ver triunfar as nulidades do governo de Raquel e de tanto prosperar a desonra contra pessoas de bem. Por tudo que acontece no Estado, somos levados a crer que os pernambucanos não querem para si o Pernambuco de Raquel, mas sim o Pernambuco de Marco Maciel, Jarbas e Eduardo Campos.
O Metrô do Recife retomará a operação aos domingos durante todo o mês de dezembro, após meses sem funcionamento regular nesse dia da semana. A decisão, anunciada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), atende a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife e tem como objetivo facilitar o deslocamento da população para o Centro da cidade, que registra aumento no fluxo de consumidores devido às compras de fim de ano. Aos domingos, o sistema funcionará das 5h às 23h.
Desde agosto de 2024, o metrô não operava aos domingos, salvo em situações excepcionais, como eleições ou provas do Enem, devido a obras de manutenção corretiva nas vias e demais sistemas das linhas Centro e Sul. Segundo a CBTU, os serviços eram concentrados nesse dia por conta do menor movimento de passageiros, o que reduzia o impacto das intervenções na rotina dos usuários. As informações são do portal CBN Recife.
A reabertura coincide com a ampliação do horário do comércio do Centro do Recife, que está funcionando de domingo a domingo, inclusive feriados, desde 15 de novembro. A medida acompanha o período de promoções como a Black Friday e a preparação para as festas natalinas e de Ano Novo. A CDL estima que a operação contínua do comércio, apoiada pelo funcionamento do metrô aos domingos, deve elevar em ao menos 10% as vendas nesta reta final do ano.
Apreendido pela Polícia Federal, o celular do banqueiro Daniel Vorcaro é hoje o maior foco de preocupação de políticos em Brasília. Caciques do governo Lula e da oposição tinham notórias relações c da oposição tinham notórias relações com o dono do Banco Master. Até que ponto as conversas dele com esses figurões ficaram registradas no aparelho ou na nuvem, não se sabe, mas muita gente anda preocupada em se afastar do caso.
Preso na noite da segunda-feira passada, Vorcaro anunciou a venda do Master ao grupo Fictor já sabendo que seria alvo de buscas em cinco endereços dele e em três do Master.
Sabia ainda que teria o passaporte apreendido e seria impedido de deixar o país. Mesmo assim tentou viajar.
Por falar dessa suposta venda do Master, os registros de entrada do luxuoso edifício da rua Surubim 373, em São Paulo, onde fica o Fictor, são ouro puro.
De olho nas compras de atacado para o fim de ano, o Shopping Estação Fashion foi inaugurado na última quarta-feira (19), no Centro. Com a entrega do espaço nesta primeira fase, cerca de 475 lojas já negociadas estão aptas a abrir as portas em três setores (azul, laranja e vermelho), além da praça de alimentação.
A primeira etapa prevê 500 lojas, das quais 475 já foram negociadas, totalizando 36,5% das 1,3 mil unidades previstas quando o empreendimento estiver em pleno funcionamento. O número coloca o novo shopping próximo de gigantes nacionais — o Aricanduva, em São Paulo, segue como o maior do Brasil e da América Latina, com 579 lojas. As informações são do Diário do Nordeste.
A abertura das lojas, contudo, ficará a cargo de cada lojista e deve ocorrer até o fim deste ano, segundo Daniela Branquinho, gerente de marketing do empreendimento.
“A gente está inaugurando a primeira etapa do empreendimento. Estamos dando os últimos retoques nessa etapa, mas o que a gente quer mesmo é aproveitar o fim de ano. Esse é o momento que o fabricante mais vende, precisamos dar esse suporte para ele”, disse Daniela.
Na segunda-feira (17), ocorreu o evento oficial de inauguração, que contou com a presença de representantes do Estação Fashion, da construtora Preferencial, responsável pela construção do empreendimento, e de autoridades, como o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto (PSB).
A estimativa é de geração de 12 mil empregos diretos e indiretos quando o shopping estiver em pleno funcionamento. Ao todo, será investido, somente no empreendimento de atacado, R$ 75 milhões.
Já o hotel previsto para abrigar consumidores que venham de fora de Fortaleza permanece como o prazo mais longo. A entrega será para daqui a três anos e marcará a inauguração integral do complexo atacadista no Centro de Fortaleza.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) determinou a suspensão imediata do Pregão Eletrônico nº 067/2025, da Prefeitura de Arcoverde, destinado à aquisição de kits pedagógicos no valor estimado de R$ 8.813.093,34. A decisão consta em medida cautelar publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (19) e foi assinada pelo conselheiro relator Carlos Neves.
Segundo a decisão, a medida foi adotada após Representação Interna apresentada pela Gerência de Fiscalização de Procedimentos Licitatórios (GLIC), que identificou indícios de irregularidades graves na condução do processo licitatório. De acordo com o documento, o edital apresentou falta de justificativa técnica para o objeto, adoção de um kit pedagógico único para estudantes do 1º ao 5º ano, sem comprovação de pertinência, e risco de contratação antieconômica, o que contraria a Lei Federal nº 14.133/2021. As informações são do portal Moxotó da Gente.
O TCE também apontou restrição à competitividade, com especificações detalhadas que podem direcionar o certame, ausência do local de entrega no edital e inexistência de Parecer Técnico Pedagógico, considerado obrigatório para fundamentar a escolha do material.
Outro ponto destacado foi a fragilidade da pesquisa de preços, com cotações de empresas não identificadas e divergências entre o orçamento médio e o valor do Termo de Referência, levantando suspeitas de sobrepreço. A sessão de lances também chamou atenção pela curta duração — cerca de 30 minutos — e pela participação de apenas duas empresas, sendo que a vencedora tem endereço residencial e histórico incompatível com o objeto.
O conselheiro destacou que há “fundado receio de grave lesão ao erário”, justificando a concessão da cautelar com base nos requisitos previstos na Resolução TC nº 155/2021.
Com a decisão, ficam proibidos novos atos ligados à contratação, como empenho, liquidação ou pagamento. O Tribunal também determinou a instauração de Auditoria Especial para aprofundar a apuração das irregularidades.
A medida será analisada pela Câmara competente do TCE-PE para homologação.
No grande teatro administrativo chamado Pernambuco, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia virou mais um capítulo da nossa tragicomédia pública. Não há quem não tenha uma história para contar. Falta estrutura, médico, ambulância, falta tudo! Menos paciência do povo, porque essa já acabou faz tempo. No mais recente capítulo, um homem de 56 anos fez uma denúncia de maus tratos sofridos no Ruy de Barros. O vigilante relatou ter sido amarrado pelos braços e pernas, tendo os membros feridos por essa ação.
A morte da pequena Jade meses atrás expôs o que todos já sabiam: o atendimento é uma roleta russa, e o governo, como sempre, prefere acreditar que tudo isso é apenas narrativa. A Secretaria Estadual de Saúde até posou para foto com a família. Mas explicação pública? Ah, não. Transparência? Só se for no vidro da sala de reunião. O povo que espere.
Nas ruas, o assunto é um só: gente sofrendo por falta de ambulância, transferência que não sai, atendimento que demora e a sensação de que estamos regredindo para a Idade Média sanitária. Mas não se preocupe porque o governo estadual garante que está tudo bem.
Restou a duas cidadãs, em busca de respostas, aproveitarem a ida do senador Humberto Costa à Rádio Itapuama para entregar a ele documentos que apontam denúncias de mau atendimento no Hospital Regional. A abordagem surpreendeu o parlamentar, que explicou não ter ingerência direta sobre a gestão da unidade, ressaltando que a responsabilidade é do governo Raquel Lyra. Ainda assim, a iniciativa das mulheres foi vista como um gesto legítimo de quem tenta ser ouvido e denunciar falhas que afetam a população.
No meio disso tudo, o povo segue morrendo na porta do hospital. As Policlínicas não conseguem dar conta da demanda. A impressão que fica é a de abandono. Mas não é abandono: é projeto. É política pública. No mais, Arcoverde segue esperando. E o governo segue fingindo que não ouviu.
Já falei neste espaço de reflexões sobre a vida do sentimento da inveja. Não estou triste, não se trata do meu caso. Pelo contrário, a vida, graças ao meu bom pai celestial, só tem me dado motivos para sorrir. Mas me pediram para escrever sobre este terrível sentimento da tristeza.
Que não deixa de ser atual e importante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 12 milhões de brasileiros sofrem de uma chamada tristeza crônica. A tristeza é uma emoção natural e ao mesmo tempo complexa, geralmente desencadeada por perdas, frustrações ou decepções.
Manifesta-se pelos sintomas de desânimo e melancolia, reflexos da falta de motivação, baixa autoestima, angústia e solidão. Embora seja uma reação passageira, é fundamental distingui-la da depressão, que é uma condição clínica mais grave e persistente.
Tristeza, na verdade, é uma emoção básica universal, como alegria, raiva, medo e nojo. Normalmente, se traduz como resposta a eventos difíceis, perdas ou frustrações, sendo uma parte importante do nosso processo de adaptação e enfrentamento.
Pode ser sentida física e mentalmente, com sintomas como falta de alegria e motivação, baixa autoestima, angústia e dor. Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza, na maioria dos casos, tende a ser passageira e não interfere gravemente nas funções diárias. A pessoa geralmente se recupera sozinha.
Já a depressão é uma condição clínica que requer atenção especial. Pode ser persistente e causar alterações significativas na vida, como falta de energia para tarefas básicas. É importante não reprimir a emoção, mas sim entender o que está causando a tristeza. Conversar com amigos, familiares ou um profissional pode ajudar.
Uma alimentação equilibrada e sono de qualidade podem melhorar o bem-estar e espantar a tristeza. Se a tristeza for persistente e intensa, é fundamental procurar um psicólogo ou médico. Mas há sempre recursos por perto: bons livros, atividades físicas, ioga, meditação e filmes de comédia. Um grande amor para dividir as dores e buscar as alegrias dos bons momentos da vida ajuda muito também.
A dor de hoje, não tenha dúvida, pode ser a história de superação de amanhã. Afinal, o que hoje parece difícil demais, amanhã se torna uma história de superação. A alegria sempre encontra uma maneira de voltar. Não há sombra sem luz, nem luz sem sombra. Viver significa lutar.
Para encontrar força e esperança, basta ter a consciência de que somos mais fortes do que imaginamos. Na minha rotina, olho sempre para frente, nunca para o retrovisor. A esperança é a luz que me guia através das sombras da tristeza. A cada manhã, olho para o infinito e penso positivo, que posso sempre escalar a montanha, mesmo de pedras, para mudar o curso da história da vida.
Se você está triste, reflita comigo: não adianta ficar triste se a vida exige de nós que superemos todos os desafios. Supere-se, não dê lugar às mazelas em sua vida. Expulse a tristeza com um belo sorriso, tome um banho de atitudes para acabar com o desânimo e prepare-se para um novo tempo. Seja o dono de suas atitudes, faça atividades novas, invente, saia da mesmice — seu corpo e alma agradecem.
Para levantar o astral da crônica, lembrei-me do “Samba da Bênção”, interpretada por Maria Bethânia, que explora a essência do samba ao destacar o equilíbrio entre alegria e tristeza, refletindo a complexidade da alma brasileira.
A letra afirma: “É melhor ser alegre que ser triste”, mas logo acrescenta: “pra fazer um samba com beleza, é preciso um bocado de tristeza”. Esses versos mostram que o samba autêntico nasce da mistura de sentimentos, onde a dor é transformada em arte e esperança. A canção sugere que o samba é mais do que entretenimento; é uma expressão profunda, quase sagrada, como indica o trecho: “O bom samba é uma forma de oração”, e a tristeza “tem sempre uma esperança de um dia não ser mais triste não”.
Quem será a estrela do Salão do Automóvel de São Paulo?
São Paulo – Começou a maior disputa das montadoras nacionais e internacionais para ter um de seus carros como a estrela da 31ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Há sete anos o evento não acontecia e espera receber mais de 1 milhão de pessoas circulando pelo Distrito Anhembi. No primeiro dia de coletivas para a imprensa, representantes de dez montadoras Renault, Geely, Omoda Jaecoo, GWM, WEG (fabricante de carregadores), Honda, Kia, Hyundai, Toyota e GAC — se apresentaram para um público de jornalistas e influenciadores, e se esforçaram para mostrar cada uma das novidades até o dia 30 de novembro.
Além de tentar mostrar as qualidades de seus modelos, havia uma espécie de disputa para eleger seus carros como estrelas do evento. A Honda se saiu melhor com a volta do coupé Prelude. A Renault abriu as apresentações com quatro modelos do seu portfólio de híbridos a combustão: o Boreal, o Koleos, o Kardian e o concept car Niagara representaram a marca que também lançou sua nova campanha publicitária no palco do Salão. “Viva a nova Renault!” surgiu ao som da música “O que é o que é?”, de Gonzaguinha.
Parceria – A Geely, parceira da Renault na produção e venda dos carros eletrificados no Brasil, anunciou que já está sendo produzido no Brasil para lançamento no segundo semestre de 2026 o Geely EX5 EM-i. Ele é um SUV híbrido plug-in que inicialmente será importado, mas está na estratégia de produção da Geely-Renault no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná, com meta de abastecer o mercado brasileiro e de vários países da américa do sul. A GWM levou para o Anhembi o novo Haval H6 em suas quatro versões e o H9 — novo SUV a diesel. A marca também levou para exposição o Tank 700, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, e o Way GWM G9 Max, que tem o estilo de uma minivan bem luxuosa.
Toyota – A japonesa apresentou o Yaris e o Yaris Cross que estarão disponíveis para test-drive no seu estande. O SUV vai ser a porta de entrada da marca ao Brasil. A pré-venda, já iniciada, será limitada a 8.500 unidades que serão entregues no primeiro semestre de 2026 a R$ 161.390.A GAC cancelou sua entrevista coletiva no Salão do Automóvel, mas garantiu que continua no evento, onde irá apresentar o seu carro voador, o GAC Govy Airbag. A parceria da montadora chinesa com a HPE — que controla a produção das marcas japonesas Mitsubishi e Suzuki — não se confirmou.
Stellantis e seus seis estandes – A holding chegou com o Avenger, da Jeep, seguiu com novidades da Peugeot e logo após trouxe a nova Dakota. Por fim, apresentou a Leapmotor. Confira detalhes:
Fiat – Apresenta o Abarth 600e Scorpionissima e o Fastback Abarth 2026, além de uma ação imersiva inspirada na série Stranger Things, exibindo o Pulse Abarth desenvolvido especialmente para o evento. O estande reúne ainda Strada, Toro e Titano, reforçando o protagonismo da marca no segmento de picapes. Nos test-drives, estarão disponíveis a Titano Ranch e as versões Abarth de Pulse e Fastback. O espaço também conta com lojas Fiatwear e Abarthwear, lounge e atividades com inteligência artificial e a exibição de um carro-conceito que antecipa o novo direcionamento de design da marca.
Leapmotor – Faz sua primeira aparição em um grande evento no Brasil. A marca expõe os dois modelos já confirmados: o SUV C10 Elétrico e o C10 Ultra-Híbrido. Ambos já estão à venda. A marca apresenta ainda o B10, SUV médio que chega ao mercado nacional em janeiro.
Jeep – Exibe no Salão do Automóvel 2025, pela primeira vez ao grande público, o Avenger, modelo que será produzido no Brasil a partir de 2026. A marca apresenta também o conceito Convoy, uma interpretação exclusiva do Jeep Gladiator inspirada em veículos militares. Traz ainda ao evento o novo Jeep Cherokee.
Ram – Apresenta pela primeira vez no Brasil a nova Ram Dakota, picape média que chega ao mercado em 2026.
Peugeot – Leva ao Salão um estande de conceito futurista, com tons metálicos e iluminação LED perimetral. Pela primeira vez, o público poderá conferir de perto o Peugeot E-208 GTi. Também estarão no test-drive os recém-lançados Peugeot 208 GT T200 Hybrid e 2008 GT T200 Hybrid. Há, ainda, o Peugeot Memory, jogo inspirado em modelos icônicos da marca, com direito a brindes, e a WEC Gallery, que destaca a presença da marca no World Endurance Championship (WEC), o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Citroën – Apresenta pela primeira vez o Basalt Vision em exibição presencial, destacando seu design mais esportivo. O estande conta ainda com o Ami Point, instalação vertical que exibe os modelos Ami Tonic e Ami Buggy. Para test-drive, estarão disponíveis C3 XTR, Aircross XTR 7L Turbo 200 e Basalt Dark Edition Turbo 200.
Colaboração de Walberto Maciel, especial para a coluna De bigu com a modernidade
Compass chega a 600 mil unidades – O SUV Compass atingiu, no início de novembro, a marca de 600 mil unidades produzidas no país. Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), o SUV é também exportado para diversos países da América do Sul. Como quase todos os produtos das marcas do grupo, o model oferece uma ampla variedade de pacotes de equipamentos e conteúdos.
A versão topo de linha, a Blackhawk, é equipada com o motor Hurricane 2.0, que entrega 272 cv de potência e 40,72kgfm de torque, faz de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. E ainda tem capacidade off-road, com tração 4×4. Na versão Série S, tem ajuste elétrico para o banco do passageiro e abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença. Equipado com o motor T270 Turbo Flex, detecção de tráfego cruzado traseiro, rodas de 19”, monitoramento de ponto cego, revestimento interno do teto preto e teto solar panorâmico.
Vem aí mais uma chinesa, a Jetour – A próxima marca da China a desembarcar por aqui será a Jetour, também do Grupo Chery — sócia da Caoa e dona da Geely. Ela pretende trazer pelo menos seis modelos até o ano que vem. Todos híbridos do tipo plug-in. E o chamariz, topo de linha, será o T2, um SUV de visual mais quadradão parecido com o GWM Tank 300. O que ela oferece de diferente? O prazo de garantia será de sete anos para o carro e oito anos para o sistema elétrico. Os produtos da marca são esportivos e com bons pacotes de equipamentos — embora os preços não sejam conhecidos.
Mas, por exemplo, a gama para o mercado brasileiro pode ofertar central multimídia de 15,6″ com processador Snapdragon 8155 da Qualcomm, painel de instrumentos digital de 10,25″ e teto solar panorâmico de 64″. E outras coisas mais para surpreender mesmo, como vidros dianteiros acústicos, iluminação ambiente com 128 cores, 10 airbags e sistema de som Sony com 12 alto-falantes. A operação brasileira da Jetour inicia os trabalhos no Brasil com 40 concessionárias e um estoque inicial superior a 1,5 mil – sendo que o primeiro lote chega em dezembro.
Empresas de olho nos carregadores elétricos – A Edenred Ticket Log, empresa de soluções de mobilidade na América Latina, realizou um estudo com 300 gestores de frotas para entender os avanços da eletrificação no país. O levantamento mostra que 76% das empresas que já contam com veículos elétricos realizam o carregamento em suas próprias sedes — e 42% delas já possuem fornecedores com soluções específicas para isso.
Entre aquelas que ainda não eletrificaram suas frotas, 87% planejam instalar pontos de carregamento nos próximos anos. A pesquisa da marca também ouviu os gestores sobre a quantidade de pontos de recarga presentes nas empresas, a fim de identificar a infraestrutura atual e seus desafios. O resultado mostra que as empresas que possuem veículos elétricos contam, em média, com oito carregadores em suas instalações.
Dentre elas, 33% possuem apenas um carregador, enquanto outras 33% trabalham com dois a cinco carregadores. Já 13% das companhias possuem entre seis e dez unidades, enquanto outras 13% contam com mais de 11 carregadores em suas bases. Quando questionadas sobre as dificuldades para carregarem os veículos em suas sedes, 16% citaram a capacidade dos carregadores e infraestrutura como dificuldades e outros 8% citaram o alto custo dos carregadores e de manutenção. Além do carregamento nas próprias sedes, as empresas ouvidas pela Edenred Ticket Log também afirmaram utilizar outros locais externos, como a casa de seus colaboradores (17%) ou hubs de recarga públicos (26%).
Nas capitais – Ainda segundo o estudo da Edenred, a distribuição de veículos elétricos no Brasil está concentrada nas capitais, que abrigam cerca de 70% desses veículos, enquanto o restante está localizado em cidades do interior. O Sudeste lidera com a maior quantidade de veículos eletrificados, seguido pela região Sul. Juntas, essas duas regiões representam 68% de toda a frota nacional.
O Nordeste e o Centro-Oeste têm participação semelhante, com 14,2% e 14,5%, respectivamente, enquanto a região Norte representa pouco mais de 3%. A infraestrutura para viabilizar a utilização de veículos elétricos também tem acompanhado essas tendências: em fevereiro de 2025, o Brasil chegou a 14,8 mil pontos de recarga espalhados pelo país. Em comparação a novembro de 2024, houve um crescimento de 22% na infraestrutura, o que impulsiona o processo de eletromobilidade, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
“O cenário mostra grandes oportunidades para o processo de eletrificação de frotas no Brasil. Apesar das barreiras existentes, fica claro que há um movimento de empresas em direção à inovação e à descarbonização, mas que necessita de soluções integradas que simplifiquem esse processo”, conta Bruno Barbosa, diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil. Além da evidente redução nas emissões de gases de efeito estufa, essa transição traz benefícios operacionais muito concretos, como a otimização da gestão de energia e a integração com soluções de mobilidade inteligente.
Vem aí a nova F 450 GS – Vale a pena esperar? A BMW Motorrad já tem pronta a nova F 450 GS, uma trail da linha GS com soluções técnicas inéditas, como a embreagem automática Easy Ride Clutch, que vem de série na versão Trophy e é opcional nas demais. Mas não há informações sobre quando a novidade chegará às lojas. O motor é bicilíndrico de 420cm³ capaz de gerar 48cv e 4,38 kgfm de torque. O consumo médio declarado é de 26,3 km/l, dando autonomia de 350 quilômetros (o tanque é de 14 litros). O câmbio é de seis marchas, com assistente de trocas rápidas disponível a partir da versão Exclusive. O sistema Easy Ride Clutch dispensa o uso manual da embreagem, mas a alavanca, no entanto, permanece funcional para o motociclista intervir quando desejar, como em situações off-road.
Japonesa, mas com mercado latino – “Vamos fazer com que um a cada seis veículos vendidos pela Nissan no mundo seja da América Latina”, promete Guy Rodríguez, presidente da Nissan na região. Este é o segundo aniversário da empresa por aqui, resultado da sinergia entre a Mexicana (NMEX), a Importers Business Unit (NIBU) e a América do Sul (NSAM). Produzido no Brasil e no México, a chegada do novo Nissan Kicks foi uma das grandes conquistas deste ano. Além destes mercados, o modelo desembarcou também em lugares como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Paraguai etc. Com plataforma, motor e design completamente novos, o modelo foi submetido a testes de rodagem equivalentes a cinco voltas no mundo antes de chegar às ruas.
Comércio de usados registra desvalorização – O mercado automotivo brasileiro registrou desvalorização dos veículos usados em outubro de 2025, segundo apontam os dados do Índice Webmotors, que calcula todos os meses as variações percentuais dos valores dos modelos anunciados na plataforma. Segundo o levantamento, os carros seminovos e usados apresentaram queda de -0,547% nos preços, ampliando a desvalorização em -0,070 ponto porcentual em comparação a setembro, quando o índice havia registrado -0,477%.
Por outro lado, o mercado de veículos 0km apresentou estabilização, com desvalorização em -0,109% em outubro. Embora o indicador siga negativo, ele representa uma redução de +0,041 ponto percentual na depreciação em relação a setembro, quando o índice foi de -0,150%. No segmento de de eletrificados, os 0km registraram valorização de +0,183% em outubro, revertendo completamente a tendência negativa dos -0,492% registrados em setembro – numa melhora de +0,675 ponto porcentual.
Os elétricos usados, por outro lado, desvalorizaram -1,406% em outubro, contra -0,818% no mês anterior, representando um aumento de -0,588 ponto porcentual na depreciação. Os híbridos zero quilômetro registraram desvalorização de -0,052% em outubro, reduzindo a depreciação em +0,097 ponto percentual com relação a setembro. Já os híbridos usados mantiveram-se praticamente estáveis, com desvalorização de -1,020% em outubro contra -1,019% no mês anterior.
Autista ou com Down terá acompanhamento em exame de direção – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1240/25, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever que as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) ou com síndrome de Down tenham direito a realizar o exame de direção veicular acompanhadas de uma pessoa de sua preferência para auxílio emocional e psicológico.
O relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), recomendou a aprovação do texto, que é do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB). Mandel observou que a presença de acompanhante não compromete a integridade do exame veicular, nem interfere na avaliação da capacidade do candidato. “Trata-se pura e simplesmente da diferença entre ser e não ser aprovado”, considerou o relator. “Em outras palavras, a proibição do acompanhamento pode facilmente se transformar em vedação de acesso a um instrumento de suma importância para que uma pessoa disponha de autonomia no mundo contemporâneo”, disse. O texto segue para análise agora da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Ranger terá versão eletrificada – A Ford confirmou que vai iniciar a produção da Ranger híbrida plug-in na América do Sul em 2027, ampliando a oferta da picape com a chegada da sua primeira versão eletrificada na região. Para a produção do novo modelo, a empresa está realizando um aporte adicional de US$ 170 milhões na fábrica de Pacheco, na Argentina.
Esse montante se soma aos US$ 700 milhões já aplicados no período de 2021-2025 na planta, que foi totalmente transformada para o lançamento da nova geração da Ranger, incluindo uma nova fábrica de motores e a introdução das versões cabine simples da picape. Com isso, o investimento total foi elevado a US$ 870 milhões. A Ranger híbrida plug-in vai oferecer a experiência de condução de um veículo elétrico com zero emissões, combinada com a autonomia estendida de um veículo híbrido, tornando-se uma aliada tanto para o trabalho quanto para o lazer. Em 2025, a Ranger comemora 30 anos no mercado sul-americano.
Test drive: fator decisivo na compra – A experiência de testar um veículo elétrico ou híbrido foi o fator mais mencionado pelos atuais proprietários para efetuar a aquisição de um modelo com essa tecnologia. É isso o que revela uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, com usuários que já possuem um eletrificado por meio de pesquisa quantitativa.
Para 44% dos respondentes, o Test Drive foi o que mais despertou interesse para efetuar a compra de um eletrificado. Na sequência, eles mencionaram que tomaram a decisão após ver um modelo pessoalmente (21%), após ler conteúdo sobre a tecnologia nas redes sociais (12%), matérias em jornais ou revistas (8%), comerciais e propagandas na TV (1%) e outros motivos, como economia, isenção de rodízio, consciência ambiental etc (14%). “Identificamos que informação de qualidade e experiências com os veículos são fatores que realmente fazem a diferença para ajudar o consumidor em sua tomada de decisão”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
A pesquisa também buscou entender quais são os diferenciais dos modelos eletrificados que seus proprietários mais valorizam atualmente. Em uma lista de múltipla escolha, a autonomia superior foi o mais mencionado (68%), seguido por tecnologia avançada (50%), conforto e recursos do interior (48%), facilidade e economia na manutenção (44%), desempenho e aceleração (43%), design moderno e inovador (38%), sustentabilidade e menor impacto ambiental (23%), conectividade e integração com dispositivos móveis (21%), e outros (7%). O levantamento colheu mais de 1,3 mil respostas em abril de 2025 e conta com margem de erro de 4%.
Dez dicas para dirigir com segurança – Conduzir um carro de forma segura vai além de respeitar a lei: envolve cuidar da própria vida, da dos passageiros e de todos que circulam no trânsito. Pequenas atitudes podem reduzir significativamente o risco de sinistros de trânsito e, além disso, evitar multas. Seguindo boas práticas, motoristas e motociclistas ganham mais segurança, economia e tranquilidade no dia a dia. Confira, então, uma cartilha feita pelo Portal do Trânsito e Mobilidade.
1. Mantenha a documentação em dia Certifique-se de que a CNH e o CRLV do veículo estão atualizados. Documentos vencidos podem gerar multas gravíssimas e retenção do veículo em fiscalizações.
2. Respeite os limites de velocidade Cada via possui limites específicos: áreas urbanas, rodovias e áreas escolares. O excesso de velocidade é uma das principais causas de sinistros e gera multas altas e pontos na CNH.
3. Use o cinto de segurança sempre Todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto, mesmo no banco de trás. O cinto é uma das formas mais eficazes de reduzir ferimentos em caso de colisão.
4. Evite distrações ao volante Celular, alimentação, maquiagem e outras atividades aumentam significativamente o risco de acidentes. Mantenha foco total na direção, especialmente em áreas movimentadas.
5. Faça manutenção preventiva no veículo Pneus, freios, luzes, limpadores de pára-brisa e óleo devem ser verificados regularmente. Veículos em bom estado reduzem chances de falhas mecânicas que podem causar acidentes.
6. Atenção em condições adversas Chuva, neblina, sol forte ou pista escorregadia exigem atenção redobrada e redução de velocidade. Ajuste a condução de acordo com as condições da via.
7. Use a CNH digital A CNH digital possui a mesma validade jurídica da versão impressa e facilita a comprovação da habilitação durante fiscalizações. Além disso, evita multas por não portar o documento físico.
8. Planeje rotas e horários Evitar horários de pico e vias com histórico de acidentes ajuda a reduzir estresse e risco de colisões. Planejamento prévio também pode economizar combustível e tempo.
9. Cuidado ao transportar crianças e passageiros Use cadeirinhas ou assentos adequados para crianças, capacetes para motociclistas e passageiros. Garanta que todos estejam bem acomodados e seguros antes de iniciar a viagem.
10. Respeite pedestres e ciclistas Dê prioridade a pedestres e ciclistas, principalmente em faixas, ciclovias e cruzamentos. A atenção a esses grupos ajuda a prevenir acidentes e cumprir a legislação de trânsito.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Apesar da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a vigília que estava marcada para ocorrer neste sábado (22), por iniciativa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), deve ocorrer.
O senador convocou o ato pelas redes sociais na tarde deste sábado e reiterou o convite aos apoiadores, em live transmitida, para que sigam rumo à frente do condomínio de Bolsonaro. As informações são do portal Metrópoles.
“Neste momento difícil e de total ruína da democracia, peço a todos que não se precipitem em nada, por exemplo, não vão para frente da sede da PF. Quem puder, venha para a vigília hoje, às 19h, para buscamos antes de qualquer coisa a força de Deus”, escreveu Flávio nas redes sociais.
A vigília convocada por Flávio é citada na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao decretar a prisão preventiva de Bolsonaro. O pedido encaminhado pela Polícia Federal (PF) à Corte afirma que a aglomeração colocaria em risco os agentes, além do próprio Bolsonaro, em uma eventual fuga.
O documento cita a postagem de Flávio Bolsonaro, que “incita adeptos” de Bolsonaro “a se deslocarem até as proximidades da residência do condenado”.
“O senador da República faz uso do mesmo modus operandi empregado pela organização criminosa que tentou um golpe de Estado no ano de 2022, utilizando a metodologia da milícia digital para disseminar por múltiplos canais mensagens de ataque e ódio contra as instituições”, diz trecho da decisão de Moraes.
24 horas
Moraes determinou que a defesa de Bolsonaro se manifeste em 24 horas para explicar por que o ex-chefe do Palácio do Planalto tentou violar a tornozeleira eletrônica, que utilizava desde 18 de julho — poucos dias depois de ter tido a prisão domiciliar decretada pelo ministro.
Após a manifestação da defesa, Moraes determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) também se pronuncie no mesmo prazo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (22) que é “uma pena” que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) tenha sido preso.
“Foi isso o que aconteceu? É uma pena”, afirmou o republicano, após ter sido questionado por jornalistas sobre suas considerações a respeito da prisão de Bolsonaro. As informações são do portal g1.
Bolsonaro foi preso em casa na manhã deste sábado (22) e levado à sede da Polícia Federal em Brasília, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a prisão.
A ordem expedida pelo ministro apontou riscos à ordem pública e indícios de que Bolsonaro estava planejando uma fuga. Segundo Moraes, o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal informou sobre uma violação da tornozeleira eletrônica de Bolsonaro às 0h08. A equipe que faz a segurança de Bolsonaro foi imediatamente acionada pela Secretaria de Administração Penitenciária do governo federal, responsável pelo aparelho. A escolta, então, confirmou a violação e fez a troca à 1h09.
Trump já havia tentado intervir no julgamento de Bolsonaro
O presidente norte-americano se pronunciou diversas vezes ao longo do processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em seu perfil no Truth Social, por exemplo, o republicano fez mais de uma publicação indicando que o julgamento era uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente e pedindo que o deixassem “em paz”.
O presidente norte-americano também chegou a mencionar o julgamento de Bolsonaro na ordem que oficializou o tarifaço ao Brasil, publicada no final de julho.
No documento, Trump afirmou que Bolsonaro e seus apoiadores são alvo de “graves violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil”, e reiterou que o governo brasileiro tem perseguido, intimidado, assediado e censurado cidadãos.
Desde então, no entanto, o republicano não publicou novas considerações sobre o tema. Em outubro, durante reunião com Trump para tratar sobre o tarifaço, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria afirmado que o julgamento de Bolsonaro seguiu o processo legal do país. A informação foi divulgada à imprensa pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
Nas últimas semanas, novas ordens foram emitidas pela Casa Branca, reduzindo a tarifa imposta pelos EUA às exportações brasileiras para diversos produtos.
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) deve alegar que o ex-presidente tentou romper a tornozeleira eletrônica durante um surto. O objetivo é dissociar o fato – que deve ser comprovado pela perícia da Polícia Federal – de uma tentativa de fuga.
Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) em sua casa em Brasília, onde cumpria prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares na investigação sobre tentativa de impedir o julgamento da tentativa de golpe. As informações são do portal g1.
Ao decretar a prisão, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou uma violação da tornozeleira de Bolsonaro à 0h08.
Para Moraes, a informação “constata a intenção do condenado [Bolsonaro] de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga”, que seria facilitada pela vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a frente do condomínio do ex-presidente.
Bolsonaro admitiu que tentou romper a tornozeleira. Aliados querem fazer valer a versão de que a ação está relacionada a privação de sono ou interferência de medicamentos. Um deles afirma que o ex-presidente acreditava haver equipamento de escuta no aparelho.
Líder do PL na Câmara, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ) afirmou ao Estadão que o episódio mostra como o estado emocional de Bolsonaro está “totalmente alterado”.
Um dos argumentos será o de que o episódio aconteceu na madrugada, muitas horas antes do início da vigília.
A Praia do Manguinho, em Enseada dos Corais, recebeu neste sábado (22) a primeira edição do programa Praia Para Todos, iniciativa da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho voltada a oferecer banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A proposta busca garantir acesso seguro e digno ao lazer, ampliando a inclusão nas áreas de praia do município.
A atividade contou com cadeiras anfíbias e acompanhamento de instrutores capacitados, permitindo que os participantes entrassem no mar com conforto. Kits com bolsa, camisa UV e viseira foram distribuídos, e crianças presentes receberam pulseiras de identificação, reforçando o cuidado com segurança. Ao longo da manhã, houve ainda alongamento, dança, funcional, vôlei e frescobol.
A estreia reuniu cerca de cem participantes, incluindo idosos e pessoas com deficiência. Para muitas famílias, a estrutura oferecida representou a possibilidade de viver experiências antes restritas. “Ver minha filha entrando no mar, sentindo a água, sorrindo… isso não tem preço”, relatou Isabel Santos, mãe de Kawane, que tem deficiência física. O programa será realizado quinzenalmente aos sábados e não exige inscrição prévia.
Paralelamente, a Secretaria de Assistência Social promoveu o Praia Legal, ação educativa voltada ao combate ao trabalho infantil nas orlas. Para o prefeito Lula Cabral, iniciativas como essa reforçam o compromisso do município com políticas públicas voltadas à inclusão. “Estamos garantindo acesso, lazer e respeito. Esse é o tipo de política que transforma vidas e fortalece a nossa cidade”, afirmou.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi internado na tarde deste sábado (22) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após apresentar arritmia cardíaca. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, Caiado recebeu atendimento e “encontra-se estável, consciente e clinicamente bem, em monitorização contínua.”
A nota com o estado de saúde, assinada pela médica Ludhmila Hajjar, informa que os exames realizados indicaram a necessidade “de uma ablação para correção definitiva do distúrbio do ritmo cardíaco. O procedimento está programado para ocorrer nas próximas 48 horas. O governador permanece em observação, com boa evolução clínica, e seguirá sob cuidados especializados até a realização do procedimento.”
Mais cedo neste sábado, Caiado se pronunciou sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um vídeo publicado nas redes sociais no qual ele afirmou que o episódio se trata de “mais um triste capítulo da vida política nacional”.
A prisão preventiva de Bolsonaro foi decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do processo da trama golpista.
Em sua decisão, o ministro citou a violação da tornozeleira eletrônica durante a madrugada e o risco de fuga para embaixada dos EUA. Moraes mencionou ainda risco à ordem pública, considerando que uma vigília de apoiadores havia sido convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho dele.
Além de manifestar solidariedade a Bolsonaro e para a família dele, o governador Ronaldo Caiado ainda disse no vídeo que acredita que a decisão será revisada.
“O processo ao qual ele está sendo submetido nos últimos meses é uma clara tentativa de envergar sua dignidade até o limite que um homem pode suportar. A suposição de uma fuga a partir de uma vigília é algo tão improvável quanto a suposição da derrubada do Estado Democrático de Direito promovida por um bando de baderneiros. Acredito e torço por uma revisão rápida desta decisão pelo colegiado do Supremo Tribunal Federal. É o mais correto”, expressou o governador.
Visita cancelada
Após a prisão de Bolsonaro, as visitas que estavam agendadas e que tinham sido autorizadas pelo STF foram canceladas. A decisão afeta pelo menos 26 visitas pedidas ou já autorizadas nos últimos dias, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Nota da assessoria de Ronaldo Caiado
“O governador Ronaldo Caiado foi internado na tarde de hoje no Hospital Vila Nova Star, após apresentar arritmia cardíaca. Ele recebeu atendimento e encontra-se estável, consciente e clinicamente bem, em monitorização contínua.
Os exames realizados indicaram a necessidade de uma ablação para correção definitiva do distúrbio do ritmo cardíaco. O procedimento está programado para ocorrer nas próximas 48 horas.
O governador permanece em observação, com boa evolução clínica, e seguirá sob cuidados especializados até a realização do procedimento.